Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
? Reconhecer as diferen?as entre tecelagem, bordado e renda
? Pesquisar e listar a utiliza??o dessas t?cnicas artesanais no cotidiano
? Conhecer de que maneira essas t?cnicas artesanais foram reabilitadas por artistas na arte contempor?nea
N?o h?
1a aula
Inicie a aula apresentando um exemplar de tecelagem, de bordado e de renda para que o grupo veja e perceba os efeitos visuais que cada t?cnica produz. Se n?o conseguir esses exemplares, utilize as imagens abaixo sugeridas:
Tecelagem: ? uma das formas de artesanato mais antigo, ainda presente em nossa sociedade. Consiste no entrela?amento de fios formando uma trama/tecido. O processo de tecelagem se resume em: (1.) abertura da cala; (2.) inser??o da trama; (3.) batida do pente.
http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Tecelagem_hunikuin.JPG
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Bordado: ? a t?cnica de inserir, a m?o, elementos gr?ficos com o aux?lio de agulhas e fios variados sobre um tecido. ? uma heran?a portuguesa bastante explorada ainda hoje.
http://babeldasartes.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/chao-bordado-expo-540x405.jpg
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Renda: ? um tecido formado pelo entrela?amento de fios que criam uma malha transparente, fina e aberta. ? bastante aplicada em vestidos. Os dois principais tipos de renda s?o: renda de bilro e renda de agulha.
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http://2.bp.blogspot.com/-d_G5z2F7U1U/TdUqX45I9kI/AAAAAAAAD2o/sK2j17zGx4U/s1600/1974018.jpg
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Explique que cada uma dessas pr?ticas artesanais possui t?cnicas variadas e, por vezes, complexas de produ??o. Especule se na turma tem algu?m que produz ou conhece pessoas que realizam trabalhos com as t?cnicas mencionadas. Estimule a turma a participar dessa conversa introdut?ria para que o grupo perceba que as t?cnicas artesanais podem estar muito pr?ximas do cotidiano de alguns estudantes e at? mesmo, fazer parte das atividades culturais da regi?o onde vivem.
Apresente o v?deo indicado abaixo que mostra uma parcela do processo de tecer utilizando um tear artesanal: http://www.youtube.com/watch?v=wyUuDgdBCWw&feature=relmfu
Se na sua regi?o tiver algum artes?o/artes? que possa fazer uma demonstra??o ao vivo, essa experi?ncia para o alunado ? muito boa, pois o contato pessoal motiva ainda mais a curiosidade e a aprendizagem. O grupo tamb?m pode fazer perguntas e tirar d?vidas diretamente com quem est? na produ??o artesanal. Caso n?o tenha algu?m que possa conversar diretamente com o grupo, ap?s o v?deo e esse primeiro contato com as t?cnicas artesanais, ? momento de provocar a turma a reconhecer se essas produ??es est?o presentes no cotidiano e de que maneira elas fazem parte de nossas vidas.
Essa listagem pode ser feita coletivamente, onde cada aluno/a poder? sugerir objetos e acess?rios que utilizam a tecelagem, o bordado e a renda como elemento de uso cotidiano. ? poss?vel que apare?am: capas de almofadas, vestidos de noiva, vestidos de festa, tapetes, toalhas de mesa, colchas, cintos, bolsas, sand?lias, cortinas, bordas para toalhas e panos-de-prato, etc. Conforme o alunado for citando exemplos, escreva na lousa e pe?a que todos anotem os exemplos.
2a aula
Proponha uma visita no site da artes? ?rika Senra (1967-Juiz de Fora-MG): http://erikasenra.blogspot.com.br/
Chame aten??o do grupo para os produtos de moda criados pela artes?. Seu trabalho de tear tem um toque inovador e atual, ao mesmo tempo em que mant?m a tradi??o de s?culos em sua manufatura. Ou seja, re?ne o passado e o presente, a tradi??o e a inova??o, gerando renda e beleza.
Em seguida mostre algumas imagens da produ??o da artista Sheila Hicks (1934- Nebrasca- USA), que ? uma das artistas que far? parte da 30? Bienal de S?o Paulo (2012):
http://1.bp.blogspot.com/-5W50xN-mD4Y/T6aOWGk7kCI/AAAAAAAAPQg/ilpVCLAugjQ/s1600/hicks2.jpg
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http://1.bp.blogspot.com/-6w4S-2P9hIk/TyQU6vVvA-I/AAAAAAAAAT4/C9t9rX4xFEI/s1600/Sheila-Hicks-Dance.jpg (observe a artista Sheila ao fundo na fotografia, isso nos permite perceber a dimens?o dessa obra)
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Ou proponha uma visita nos sites abaixo, acessando v?rias obras da artista:
http://www.icaphila.org/exhibitions/hicks.php
http://arteseanp.blogspot.com.br/2012/05/sheila-hicks-arte-textil.html
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Em seguida, lance as perguntas e pe?a que o alunado as responda numa folha:
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1. Qual a rela??o da produ??o de Hicks com o artesanato?
2. Qual a diferen?a entre o que Sheila Hilcks produz e ?rika Senra?
3. Qual ? a import?ncia da produ??o de ambas?
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3a aula
Ap?s o tempo dado para que a turma tente responder as quest?es lan?adas na aula anterior, proponha um espa?o de debate. Fa?a uma roda e retome as perguntas, uma a uma, e permita que o alunado exponha suas ideias e percep??es acerca do que foi estudado e apresentado durante as aulas.
Motive o grupo a opinar e esclare?a que a artista e artes? s?o produtoras culturais e que o trabalho de ambas pode se estender da tradi??o aos processos mais inovadores de cria??o. Que tanto a arte como o artesanato podem renovar nossos modos de ver as coisas e, atrav?s da cria??o, redimensionar materiais, formas, cores e os modos de apresenta??o. No caso, o que diferencia a produ??o de Hilcks e Senra, al?m das dimens?es, ? que Senra tem interesse em criar produtos para a moda com finalidade utilit?ria enquanto Hilcks se interessa pela constru??o de composi??es po?ticas inusitadas utilizando tecidos, fios e outros materiais com finalidade de provocar o imagin?rio do/a espectador/a.
Sheila Hilcks, assim como outras artistas, a citar as brasileiras Rosana Paulino, Rosana Palazyan, Beth Moys?s, Leda Catunda, s?o artistas contempor?neas que se interessam pelas pr?ticas artesanais antigas e as traduzem em proposi??es art?sticas. Essa proposta de trazer para o universo das po?ticas visuais tais pr?ticas teve seu in?cio por volta dos anos 60 (s?c. XX) como tentativa de romper as fronteiras entre artesanato e arte, como processo de apropria??o dos elementos culturais cotidianos, como forma de aproxima??o entre arte e vida e reabilita??o de pr?ticas consideradas ?menores? e ?femininas?.
? importante ressaltar que a arte contempor?nea vem cumprindo esse papel social de desestabilizar e promover desmanche de paradigmas convencionais que afetam o entendimento sobre ?o que ? arte? e ?quem ? o/a artista?.
Pe?a ao grupo que pesquise mais sobre outros nomes da arte contempor?nea que utilizam a tecelagem, o bordado e a renda utilizando a internet para visualizar imagens de proposi??es e dados sobre artistas que trabalham nessa linha. Pe?a que fa?am anota??es desses nomes e dados curiosos sobre os mesmos.
A participa??o ? t?pico importante para a avalia??o dessas aulas, especialmente no momento da discuss?o sobre as tr?s perguntas lan?adas. Recolha tamb?m as folhas com as respostas e fa?a uma corre??o criteriosa. A partir das respostas considere: ?satisfat?ria? ou ?precisa desenvolver?. N?o utilize conceitos fechados como ?certo? e ?errado?, pois mesmo tendo recebido v?rias informa??es anteriores, ? comum o alunado sentir dificuldade no momento de escrever sobre a produ??o art?stica contempor?nea. As respostas servir?o de par?metro para avan?ar ou refor?ar, em outras aulas, mais quest?es sobre a arte contempor?nea. Verifique tamb?m se o grupo fez as anota??es pedidas durante a aula e se listaram os nomes de artistas que trabalham com tecelagem, bordado ou renda na arte contempor?nea.