Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arte Sensorial: Valorizando a diversidade humana

Autor e Co-autor(es)

Frederico Marcelo Crochet imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Canal
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas morfol?gicas
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas sint?ticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Desenvolver um olhar cr?tico sobre os espa?os sociais e as pessoas com defici?ncia, em especial ?s pessoas com defici?ncia visual;

?         Conhecer obras art?sticas feitas por e para pessoas com defici?ncia;

?         Produzir uma exposi??o sensorial para pessoas com defici?ncia visual.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio. Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver as aulas 1, 2 e 3 com o professor de Geografia.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Para introduzir o tema, o professor perguntar? aos alunos se eles t?m contato com alguma pessoa com defici?ncia em sua fam?lia ou em seus ciclos de amizades e pedir? que os mesmos relatem experi?ncias positivas ou negativas pelas quais essas pessoas passam.

Se a pr?pria sala possuir algum aluno com defici?ncia, ? interessante que o mesmo possa ser escutado sobre acessibilidade, ou a falta dela, nas oportunidades e nos espa?os por ele frequentados.

Ao final da discuss?o, o professor dividir? a turma em duplas e vendar? um aluno de cada dupla para que ele possa vivenciar, momentaneamente, a sensa??o de estar cego.

O outro aluno da dupla far? o papel de guia do colega. ? importante que este deixe o aluno vendado segurar em seu bra?o e n?o o contr?rio. Sua tarefa ser? a de guiar o colega pelos espa?os da escola, o mais silenciosamente poss?vel sem deixar que ele esbarre em nenhum obst?culo nem em outra dupla.

O professor estar? ? frente da turma orientando sobre a dire??o que os alunos devem tomar, mas sem identificar os espa?os percorridos. Ao chegar ao destino desejado, o professor pedir? que os alunos vendados tentem identificar onde se encontram e em seguida permitir? que eles tirem as vendas para que possam saber se acertaram ou n?o.

Em seguida, o professor repetir? o exerc?cio, mas invertendo os pap?is de cegos e guias nas duplas.

De volta ? sala de aula, o professor deve buscar as sensa??es da experi?ncia atrav?s de perguntas como as abaixo citadas:

?         O que foi mais dif?cil, guiar ou ser guiado?

?         Qual a sensa??o de n?o conseguir enxergar?

?         O que voc? fez para conseguir se orientar?

Ao final da aula, o professor pedir? para os alunos que puderem que tragam para a aula seguinte, m?quinas fotogr?ficas digitais ou aparelhos celulares que captam imagens.

Aulas 2:

Lembrando a aula anterior, o professor perguntar? ? turma o que entendem por ?acessibilidade? e distribuir? aos alunos o texto ?Acessibilidade? de Catherine Roy presente no site http://vecam.org/article612.html, e atentar? para as necessidades de se pensar nesse termo de maneira mais global.

Ap?s o estudo do texto, o professor dividir? a turma em pequenos grupos (permitindo, com isso, que os alunos que n?o possuam aparelhos fotogr?ficos possam utilizar o dos colegas) e pedir? que esses grupos procurem pela escola exemplos de acessibilidade e/ou da falta da mesma e registrem imagens com os aparelhos.

Terminado o exerc?cio, o professor dar? a tarefa para que cada grupo monte uma exposi??o das imagens obtidas e a completem com imagens de outros locais como sua casa, seu bairro, espa?os culturais, hospitais etc.

Essa exposi??o deve ser digital e pode contar com a presen?a de pequenos v?deos produzidos por eles sobre o tema. ? importante incentiv?-los a trabalhar n?o somente com a acessibilidade arquitet?nica, mas tamb?m com a cultural e digital.

?

Aulas 3:

Com os trabalhos prontos, o professor deve disponibilizar um computador com data-show para que cada grupo apresente seus resultados.

Ao final das apresenta??es, o professor deve mediar um debate acerca das conclus?es encontradas pelos alunos sobre o tema trabalhado.

?

Aula 4:

Voltando ao tema da acessibilidade, o professor buscar?, nessa aula, se aprofundar mais na quest?o art?stica, e para tanto, disponibilizar? aos alunos imagens e v?deos de trabalhos realizados por artistas com diferentes defici?ncias, como os abaixo relacionados.

Arthur Bispo do Ros?rio (defici?ncia mental)

11111111111

http://www.koralle.com.br/resizer/noticia_view/635/*/false/true/1332164100.jpg

?

Ray Charles (defici?ncia visual)

http://www.youtube.com/watch?v=aQXsM1l2wZ8&feature=related

?

Huang Guofu (defici?ncia f?sica)

2222222222222

http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/05/chin1.jpg

?

Candoco Dance Company (defici?ncia f?sica)

http://www.youtube.com/watch?v=mLe9ZSwU4aQ

?

Evgen Bavcar (defici?ncia visual)

333333333333333333333

http://www.entler.com.br/textos/ilustracoes/evgen_bavcar.jpg

?

Teatro Novo (S?ndrome de Down)

http://www.youtube.com/watch?v=rQII5n68bGA

?

Maria de Lourdes de Oliveira (defici?ncia f?sica)

444444444444444444444444

http://www.tintafresca.net/noticias/media/62/2005121601948889.jpg

?

Coral de Surdos de Sorocaba (defici?ncia auditiva)

http://www.youtube.com/watch?v=V4ItDNkrEDw

?

Ap?s as apresenta??es das imagens e v?deos e as devidas pondera??es sobre os mesmos, o professor explicar? o conceito de uma exposi??o sensorial para deficientes visuais, onde as obras n?o ficam distante do p?blico, e sim disponibilizadas para o toque. Portanto devem possuir volume para que sejam sentidas e n?o vistas.

Para facilitar essa compreens?o, o professor pode se utilizar das imagens abaixo:

555555555555555555555

http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4683189988820484&id=03f5a48c5e2657a59126c460c98dea13

?

66666666666666666666666

http://www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/publicacoes/bis/imagens/81-espculutral.jpeg

?

O professor avisar? que na aula seguinte cada aluno realizar? um trabalho art?stico com essa preocupa??o e que pra isso, eles podem trazer materiais diversos para obter volume em suas obras.

Aulas 5 e 6:

 Na sala de artes, o professor ouvir? e auxiliar? nas ideias de cada aluno. ? interessante que ele disponibilize materiais alternativos como pl?sticos, linhas, isopor, etc. para que os alunos possam se sentir ainda mais incentivados na produ??o de seu trabalho.

Com os trabalhos conclu?dos, o professor, junto aos alunos, escolher? um espa?o na escola onde os trabalhos ficar?o expostos e organizar?, entre eles, um rod?zio para que possam guiar toda a comunidade escolar pela exposi??o.

As pessoas que visitar?o a exposi??o estar?o vendadas e n?o poder?o ver as obras, somente senti-las. Se houver, na cidade, uma associa??o de cegos, a escola pode convid?-los para vivenciar a exposi??o.

Ap?s cada visita, o espectador escrever? suas impress?es sobre o exerc?cio. Este documento deve ser disponibilizado aos alunos que realizaram os trabalhos.

Recursos Complementares

Site com textos sobre a acessibilidade:

http://www.acessibilidadelegal.com/

Texto sobre as vantagens da acessibilidade, em especial a virtual:

http://renatoreis.net/blog/desenvolvimento-projeto/falando-sobre-o-que-e-acessibilidade-e-suas-vantagens/

Site contendo  grandes nomes da hist?ria que possu?am ou possuem algum tipo de defici?ncia:

http://www.crfaster.com.br/gfamosos.htm

Avaliação

A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos ser?o expostos e as obras visitadas por toda a comunidade escolar. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o de todas as etapas da atividade, bem como o entendimento do tema abordado.