Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas sint?ticas |
? Desenvolver um olhar cr?tico sobre os espa?os sociais e as pessoas com defici?ncia, em especial ?s pessoas com defici?ncia visual;
? Conhecer obras art?sticas feitas por e para pessoas com defici?ncia;
? Produzir uma exposi??o sensorial para pessoas com defici?ncia visual.
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio. Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver as aulas 1, 2 e 3 com o professor de Geografia.
Aula 1:
Para introduzir o tema, o professor perguntar? aos alunos se eles t?m contato com alguma pessoa com defici?ncia em sua fam?lia ou em seus ciclos de amizades e pedir? que os mesmos relatem experi?ncias positivas ou negativas pelas quais essas pessoas passam.
Se a pr?pria sala possuir algum aluno com defici?ncia, ? interessante que o mesmo possa ser escutado sobre acessibilidade, ou a falta dela, nas oportunidades e nos espa?os por ele frequentados.
Ao final da discuss?o, o professor dividir? a turma em duplas e vendar? um aluno de cada dupla para que ele possa vivenciar, momentaneamente, a sensa??o de estar cego.
O outro aluno da dupla far? o papel de guia do colega. ? importante que este deixe o aluno vendado segurar em seu bra?o e n?o o contr?rio. Sua tarefa ser? a de guiar o colega pelos espa?os da escola, o mais silenciosamente poss?vel sem deixar que ele esbarre em nenhum obst?culo nem em outra dupla.
O professor estar? ? frente da turma orientando sobre a dire??o que os alunos devem tomar, mas sem identificar os espa?os percorridos. Ao chegar ao destino desejado, o professor pedir? que os alunos vendados tentem identificar onde se encontram e em seguida permitir? que eles tirem as vendas para que possam saber se acertaram ou n?o.
Em seguida, o professor repetir? o exerc?cio, mas invertendo os pap?is de cegos e guias nas duplas.
De volta ? sala de aula, o professor deve buscar as sensa??es da experi?ncia atrav?s de perguntas como as abaixo citadas:
? O que foi mais dif?cil, guiar ou ser guiado?
? Qual a sensa??o de n?o conseguir enxergar?
? O que voc? fez para conseguir se orientar?
Ao final da aula, o professor pedir? para os alunos que puderem que tragam para a aula seguinte, m?quinas fotogr?ficas digitais ou aparelhos celulares que captam imagens.
Aulas 2:
Lembrando a aula anterior, o professor perguntar? ? turma o que entendem por ?acessibilidade? e distribuir? aos alunos o texto ?Acessibilidade? de Catherine Roy presente no site http://vecam.org/article612.html, e atentar? para as necessidades de se pensar nesse termo de maneira mais global.
Ap?s o estudo do texto, o professor dividir? a turma em pequenos grupos (permitindo, com isso, que os alunos que n?o possuam aparelhos fotogr?ficos possam utilizar o dos colegas) e pedir? que esses grupos procurem pela escola exemplos de acessibilidade e/ou da falta da mesma e registrem imagens com os aparelhos.
Terminado o exerc?cio, o professor dar? a tarefa para que cada grupo monte uma exposi??o das imagens obtidas e a completem com imagens de outros locais como sua casa, seu bairro, espa?os culturais, hospitais etc.
Essa exposi??o deve ser digital e pode contar com a presen?a de pequenos v?deos produzidos por eles sobre o tema. ? importante incentiv?-los a trabalhar n?o somente com a acessibilidade arquitet?nica, mas tamb?m com a cultural e digital.
?
Aulas 3:
Com os trabalhos prontos, o professor deve disponibilizar um computador com data-show para que cada grupo apresente seus resultados.
Ao final das apresenta??es, o professor deve mediar um debate acerca das conclus?es encontradas pelos alunos sobre o tema trabalhado.
?
Aula 4:
Voltando ao tema da acessibilidade, o professor buscar?, nessa aula, se aprofundar mais na quest?o art?stica, e para tanto, disponibilizar? aos alunos imagens e v?deos de trabalhos realizados por artistas com diferentes defici?ncias, como os abaixo relacionados.
Arthur Bispo do Ros?rio (defici?ncia mental)
http://www.koralle.com.br/resizer/noticia_view/635/*/false/true/1332164100.jpg
?
Ray Charles (defici?ncia visual)
http://www.youtube.com/watch?v=aQXsM1l2wZ8&feature=related
?
Huang Guofu (defici?ncia f?sica)
http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/05/chin1.jpg
?
Candoco Dance Company (defici?ncia f?sica)
http://www.youtube.com/watch?v=mLe9ZSwU4aQ
?
Evgen Bavcar (defici?ncia visual)
http://www.entler.com.br/textos/ilustracoes/evgen_bavcar.jpg
?
Teatro Novo (S?ndrome de Down)
http://www.youtube.com/watch?v=rQII5n68bGA
?
Maria de Lourdes de Oliveira (defici?ncia f?sica)
http://www.tintafresca.net/noticias/media/62/2005121601948889.jpg
?
Coral de Surdos de Sorocaba (defici?ncia auditiva)
http://www.youtube.com/watch?v=V4ItDNkrEDw
?
Ap?s as apresenta??es das imagens e v?deos e as devidas pondera??es sobre os mesmos, o professor explicar? o conceito de uma exposi??o sensorial para deficientes visuais, onde as obras n?o ficam distante do p?blico, e sim disponibilizadas para o toque. Portanto devem possuir volume para que sejam sentidas e n?o vistas.
Para facilitar essa compreens?o, o professor pode se utilizar das imagens abaixo:
http://ts1.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4683189988820484&id=03f5a48c5e2657a59126c460c98dea13
?
http://www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/publicacoes/bis/imagens/81-espculutral.jpeg
?
O professor avisar? que na aula seguinte cada aluno realizar? um trabalho art?stico com essa preocupa??o e que pra isso, eles podem trazer materiais diversos para obter volume em suas obras.
Aulas 5 e 6:
Na sala de artes, o professor ouvir? e auxiliar? nas ideias de cada aluno. ? interessante que ele disponibilize materiais alternativos como pl?sticos, linhas, isopor, etc. para que os alunos possam se sentir ainda mais incentivados na produ??o de seu trabalho.
Com os trabalhos conclu?dos, o professor, junto aos alunos, escolher? um espa?o na escola onde os trabalhos ficar?o expostos e organizar?, entre eles, um rod?zio para que possam guiar toda a comunidade escolar pela exposi??o.
As pessoas que visitar?o a exposi??o estar?o vendadas e n?o poder?o ver as obras, somente senti-las. Se houver, na cidade, uma associa??o de cegos, a escola pode convid?-los para vivenciar a exposi??o.
Ap?s cada visita, o espectador escrever? suas impress?es sobre o exerc?cio. Este documento deve ser disponibilizado aos alunos que realizaram os trabalhos.
Site com textos sobre a acessibilidade:
http://www.acessibilidadelegal.com/
Texto sobre as vantagens da acessibilidade, em especial a virtual:
Site contendo grandes nomes da hist?ria que possu?am ou possuem algum tipo de defici?ncia:
A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos ser?o expostos e as obras visitadas por toda a comunidade escolar. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o de todas as etapas da atividade, bem como o entendimento do tema abordado.