Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Indicadores de qualidade de vida e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
Ensino M?dio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:
Compreender as principais raz?es relacionadas ao problema da fome no mundo atual.
Identificar a rela??o existente entre a fome e a configura??o estrutural do sistema capitalista.
Refletir sobre os principais impactos sociais, pol?ticos e econ?micos da fome no mundo e, particularmente, no Brasil.
N?o ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
A pesquisa tem o objetivo de estimular os alunos para uma reflex?o acerca das seguintes quest?es: por que existe fome no mundo? Por que tantas pessoas morrem diariamente por raz?es relacionadas ? fome? O problema est? na produ??o de alimentos, nas pol?ticas sociais, nos fatores ambientais e/ou naturais, nas quest?es estruturais? Quais as principais causas da fome no mundo? E no Brasil, particularmente, quais s?o as principais raz?es? Quais os impactos sociais, pol?ticos e econ?micos da fome no mundo? Para a realiza??o da pesquisa os alunos ser?o orientados a selecionar e analisar diversas fontes, oficiais e n?o oficiais, para que possam buscar respostas ?s quest?es propostas e definir a??es a partir das mesmas.
Inicie as atividades propondo aos alunos a leitura atenta do poema O bicho, de Manuel Bandeira:
O bicho
Vi ontem um bicho
Quando achava alguma coisa;
O bicho n?o era um c?o, O bicho, meu Deus, era um homem. ? Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947 |
?
Roteiro para leitura e interpreta??o do poema:
a. Pe?a aos alunos que fa?am a leitura do poema em voz alta. Inicialmente, a leitura pode ser feita por um aluno que espontaneamente se disponha a ler para os colegas. Depois, proponha que todos juntos fa?am a leitura.
b. Oriente os alunos para que representem a ideia central do poema em forma de desenho. Os desenhos devem circular entre os alunos.
c. Proponha a interpreta??o de cada estrofe do poema, chamando a aten??o para a frase final do poeta: "O bicho, meu Deus, era um homem". Qual o sentimento demonstrado pelo poeta nesta frase? Como ela se relaciona ao que foi dito anteriormente?
d. Pergunte aos alunos se a situa??o representada no poema ? poss?vel na realidade vivenciada por eles e/ou se j? tiveram informa??o/contato com situa??o parecida.
e. Aproveite a oportunidade do trabalho para falar um pouco aos alunos a respeito do poeta Manuel bandeira, sua vida e obra.
f. Pergunte aos alunos: se voc? pudesse resumir a situa??o representada no poema em uma palavra, qual seria? Recolha as palavras sugeridas pelos alunos e fa?a um painel com as mesmas na sala de aula. Com certeza muitos deles falar?o uma palavra fundamental para os objetivos desta aula: FOME.
Ao final da atividade desenvolvida no item I, proponha aos alunos que aprofundem as suas reflex?es sobre o problema da fome no capitalismo a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema. Inicialmente, converse com os alunos sobre como se elabora um projeto de pesquisa e os itens que ele deve apresentar:
?
O problema da fome no capitalismo
A partir do desenvolvimento da pesquisa, com maior clareza a respeito do assunto abordado, os alunos poder?o elaborar um t?tulo mais original, condizente com o objeto central de investiga??o, no ?mbito do tema geral.
?
Por que queremos fazer uma pesquisa sobre o tema/assunto escolhido? Quais raz?es explicam a escolha do tema? ? uma pesquisa relevante? A pesquisa pode trazer contribui??es? Quais? Partindo dessas indaga??es os alunos devem elaborar a justificativa para a realiza??o da pesquisa.
Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, ? preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/quest?es os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira quest?o de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necess?rio, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. N?o basta uma consulta r?pida a um sistema de busca na internet!
Incentive os alunos a levantarem quest?es suscitadas no desenvolvimento da primeira atividade, a respeito do problema da fome no mundo. Quando os pr?prios alunos s?o incentivados a criarem as quest?es de pesquisa, o tema investigado passa a ter uma maior relev?ncia e significado para eles. O professor poder? colaborar nesse processo, orientando os alunos a definirem as suas quest?es a partir de eixos fundamentais relativos ao tema geral, como por exemplo:
1. As principais raz?es relacionadas ao problema da fome no mundo atual.
2. A rela??o entre a fome e a configura??o estrutural do sistema capitalista.
3.Os principais impactos sociais, pol?ticos e econ?micos da fome no mundo e, particularmente, no Brasil.
?
Oriente os alunos no processo de defini??o das fontes e dos procedimentos para a realiza??o da pesquisa. Inicialmente, discuta com os alunos a respeito dos diferentes tipos de fontes que eles podem utilizar na pesquisa: fontes orais, escritas, imag?ticas ou iconogr?ficas, materiais, arquitet?nicas.
Para auxiliar neste trabalho de rememora??o dos diferentes tipos de fontes hist?ricas, tema j? discutido com os alunos em anos anteriores, proponha a consulta a links que tratam da tem?tica, como por exemplo:
Aula "Fontes hist?ricas: diferentes tipos": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832
Texto "As fontes hist?ricas": http://conviteahistoria.webnode.com.br/ahistoria/as-fontes-historicas/
?
Os alunos devem organizar um cronograma para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, apontando o tempo previsto para cada uma delas:
??
|
1. Elabora??o do Projeto de Pesquisa 2. Levantamento das fontes e defini??o dos procedimentos de pesquisa 3. An?lise do material selecionado a partir das quest?es de pesquisa 4. Escrita do texto de conclus?o da pesquisa 5. Apresenta??o dos resultados da pesquisa |
?
Como atividade introdut?ria, proponha aos alunos a an?lise do Infogr?fico do Programa Alimentar Mundial (PAM), da Organiza??o das Na??es Unidas (ONU), sobre a fome. Confira:
http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf
O Infogr?fico ? interessante porque permite visualizar as ?reas que mais sofrem o problema da fome no mundo. Embora a interpreta??o dos dados seja relativamente f?cil, o Infogr?fico est? em ingl?s. Desta forma, ? importante solicitar a colabora??o do professor de Ingl?s nesta atividade.
A partir da interpreta??o do recurso, oriente os alunos a sistematizarem, por escrito, as suas conclus?es.
?
Al?m do Infogr?fico que traz um panorama mundial da fome, para que os alunos aprofundem as suas reflex?es sobre o problema, proponha a leitura, interpreta??o e debate dos dois textos abaixo:
Principalmente os efeitos da crise econ?mica mundial teriam contribu?do para o agravamento do problema, adverte o relat?rio de 2009 sobre a fome no mundo, divulgado nesta quarta-feira (14/10) em Roma pela Organiza??o das Na??es Unidas para Agricultura e Alimenta??o (FAO). Segundo o relat?rio, a quantidade de famintos em todo o planeta aumentou para 1,02 bilh?o de pessoas. Este ? o maior n?mero desde 1970, informou a FAO. Em termos estat?sticos, uma em cada seis pessoas no planeta n?o disp?e de alimenta??o suficiente. Em rela??o ao ano passado, aumentou em 100 milh?es o n?mero de pessoas que n?o t?m o suficiente para comer. A maioria dos subnutridos e famintos vivem em pa?ses em desenvolvimento, explicou o relat?rio.
Link: |
"Aproximadamente 925 milh?es de pessoas no mundo n?o comem o suficiente para serem consideradas saud?veis. Isso significa que uma em cada sete pessoas no planeta vai para a cama com fome todas as noites". (Fonte: FAO, 2012) Confira o texto na ?ntegra em: http://www.onu.org.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fome-em-2012/ |
?
Roteiro de Atividades:
a. Oriente os alunos a procurarem termos, express?es, palavras desconhecidas e organizarem um vocabul?rio para esclarecimento/defini??o das mesmas.
b. Pe?a que fa?am anota??es no caderno a respeito das ideias centrais dos dois textos.
c. Em seguida, promova um debate entre os alunos para que possam expor as suas primeiras considera??es a respeito dos textos propostos.
?
Din?mica - DEBATE:
I- O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a din?mica, fazendo a inscri??o dos alunos que desejam falar, controlando o tempo das falas, levantando quest?es que devem ser priorizadas na discuss?o, intervindo se houver eventuais problemas, como alunos que fugirem da tem?tica ou que n?o respeitarem a fala dos colegas, anotando quest?es que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da din?mica, entre outros.
II- No decorrer do debate a participa??o ? livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necess?rio. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos que solicitaram um tempo sejam contemplados e possam expor as suas considera??es sobre o tema.
III- Ao final do debate, o coordenador deve estipular um tempo m?nimo (por exemplo, 1 minuto) para que cada um dos membros participantes do debate possam expor as suas ?ltimas considera??es sobre o tema. Portanto, aqueles que falaram menos ou que n?o falaram nada durante o debate tamb?m ter?o a oportunidade de colocar as suas conclus?es.
IV- Para fechar a din?mica, o professor/coordenador apresenta as quest?es que anotou durante o debate, as quais necessitam de esclarecimentos, colocando as suas pr?prias considera??es sobre o tema.
?
a. Incentive os alunos a reunirem fontes que relacionem o problema da fome no mundo com a configura??o estrutural do sistema capitalista. Para introduzir a discuss?o, apresente a eles o recurso abaixo:
?
?
?
?
"O ?udio apresenta brevemente a problem?tica em torno do desenvolvimento social no Brasil, mostrando que a m? distribui??o de renda ? uma das causas da desigualdade social do pa?s. O programa traz a can??o "Pa?s da fome" do grupo de hip hop "Sabotage", que ilustra essa situa??o brasileira."
Dispon?vel no Portal do professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23067
?
b. Reproduza o ?udio para os alunos em sala de aula e promova uma discuss?o a respeito de como a m? distribui??o de renda est? relacionada ? desigualdade social no capitalismo. Em seguida, proponha a interpreta??o da m?sica "Pa?s da fome". As conclus?es da atividade devem ser anotadas no caderno.
?
c. Para que a rela??o entre a configura??o estrutural do capitalismo e a fome seja de fato compreendida e aprofundada pelos alunos, ? preciso que outras leituras sejam realizadas. Confira abaixo a indica??o de links para acesso a textos que poder?o ser explorados na discuss?o da tem?tica:
?
Textos:
A distribui??o de renda pobreza e fome. http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-distribuicao-de-renda--a-pobreza-e-a-fome.html
Fome de dignidade. http://super.abril.com.br/alimentacao/fome-dignidade-443836.shtml
Combate ? fome e ? mis?ria ? no Brasil texto bom analisa a falta de redistribui??o de renda. http://www.dinamicapublica.com.br/Revista/?p=418
?
Roteiro para leitura dos textos:
a. Incentive os alunos a formarem grupos de leitura, onde possam trocar informa??es e socializar conclus?es sobre o material selecionado para a pesquisa.
b. A boa leitura ? fundamental no processo de pesquisa. Fontes mal lidas e interpretadas n?o permitem a aquisi??o de conceitos e o aprofundamento do tema focalizado no estudo. Desta forma ? importante que os alunos:
I- Dividam as fontes que ser?o lidas e interpretadas por cada grupo.
II- Procurem termos, express?es, palavras desconhecidas e organizem um vocabul?rio para esclarecimento/defini??o do texto de cada fonte.
III- Fa?am anota??es no caderno a respeito das ideias centrais das fontes trabalhadas.
IV- Discutam no grupo suas d?vidas e conclus?es sobre as fontes de pesquisa selecionadas.
V- Socializem as leituras com todos os colegas da turma.
?
I- Os objetivos do Mil?nio e a quest?o da fome no mundo
Pergunte aos alunos:
Voc? j? ouviu falar nos Objetivos do Mil?nio?
?
Roteiro:
1. No Laborat?rio de Inform?tica, ou em sala de aula utilizando os computadores do Projeto Um computador por aluno (UCA), oriente cada aluno a acessar o seguinte link do IBGE: http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm.
?
2. Na p?gina indicada, os alunos ter?o contato com uma anima??o que explica sobre os "objetivos de desenvolvimento do mil?nio". Ela est? dividida em duas partes:
a. Primeira Parte - INTRODU??O: explica??o sobre o evento "C?pula do Mil?nio" promovido pela ONU em 2000 e algumas de suas delibera??es.
b. Segunda Parte - CLIQUE E CONHE?A OS OBJETIVOS: explica??o dos cinco primeiros objetivos de desenvolvimento do mil?nio.
?
3. Para explorar a primeira parte (Introdu??o), pe?a aos alunos que sigam as orienta??es abaixo:
a. Em sil?ncio e individualmente, cada aluno deve fazer uma leitura atenta de cada quadro da anima??o, primeira parte (Introdu??o).
Confira, abaixo, imagens relativas ? primeira parte da anima??o:
??
|
|
http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm. Acesso em 18/07/2012
?
b. Ap?s a leitura, os alunos devem registrar, por escrito, as principais informa??es obtidas no recurso. Sugira que as informa??es sejam anotadas em forma de esquema, como proposto no quadro abaixo:
?
4. A segunda parte do recurso traz a explica??o sobre os cinco primeiros objetivos do mil?nio. Oriente os alunos a clicarem no primeiro objetivo:
http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm. Acesso em 18/07/2012
?
5. Para explorar o 1o Objetivo, oriente os alunos a seguirem as instru??es abaixo:
a. Os alunos devem fazer a leitura e interpreta??o das duas metas relacionadas ? erradica??o da pobreza e da fome no mundo, as quais foram aprovadas no evento "C?pula do Mil?nio", no ano 2000. Os alunos tamb?m devem observar atentamente os mapas explicativos, os quais trazem informa??es sobre a situa??o da pobreza e da fome, evidenciando as regi?es mais carentes, como no exemplo abaixo:
b. Ap?s a observa??o atenta, oriente os alunos a sistematizarem, por escrito, as principais informa??es dos mapas apresentados em cada uma das duas metas, em forma de esquema, como no exemplo abaixo:
META 1 Reduzir para metade, entre 1990 e 2015, a propor??o das pessoas cujo rendimento ? menor que 1 d?lar PPC por dia. |
META 2 Reduzir para metade, entre 1999 e 2015, a propor??o das pessoas que sofrem de fome. |
Mapa 1: | Mapa 1: |
Mapa 2: | Mapa 2: |
Mapa 3: | Mapa 3: |
Mapa 4: | Mapa 4: |
Mapa 5: | Mapa 5: |
? | Mapa 6: |
? | Mapa 7: |
c. Ainda com a inten??o de explorar ao m?ximo o primeiro objetivo definido no encontro de 2000, o professor deve orientar os alunos a acessarem o site organizado pela REDE BRASIL VOLUNTARIO, no link: http://www.objetivosdomilenio.org.br/. Neste site, os alunos encontrar?o informa??es importantes a respeito das a??es, campanhas e projetos que est?o sendo realizados no Brasil para o cumprimento dos 8 objetivos definidos na "C?pula do Mil?nio", entre eles, o objetivo que se relaciona ? quest?o da fome. Confira uma imagem do site:
http://www.objetivosdomilenio.org.br/ . Acesso em 01/08/2012
?
A pesquisa deve motivar os alunos a buscarem respostas e tamb?m estimular a??es que permita aos estudantes participarem ativamente da hist?ria constru?da no seu bairro, na sua cidade, no seu estado e no seu pa?s. Desta forma, a proposta ? que eles re?nam informa??es sobre a quest?o da fome e da mis?ria em seu munic?pio.
Roteiro de Atividades:
a. Oriente os alunos, individualmente, a acessarem o Portal ODM - Acompanhamento Municipal dos Objetivos do Mil?nio. Confira o link:
http://www.portalodm.com.br/ Acesso em 10/08/2012
b. No espa?o "Sistemas de Indicadores Municipais on-line", cada aluno deve selecionar o Estado e o Munic?pio onde vive e clicar em acessar.
c. Ao acessar, o aluno poder? escolher um dos seguintes itens apresentados: Perfil, 1. Acabar com a fome e a mis?ria, 2. Educa??o B?sica de Qualidade para todos, 3. Igualdade entre sexos e valoriza??o da mulher, 4. Reduzir a mortalidade infantil, 5. Melhorar a sa?de das gestantes, 6. Combater a AIDS, a mal?ria e outras doen?as, 7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, 8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento:
?
d. Ao fazer a escolha, o aluno ter? acesso aos dados relativos ao tema escolhido. No caso do tema central da pesquisa, ao escolher o item 1, o aluno ter? acesso ?s seguintes informa??es relacionadas ao tema da fome e da mis?ria:
?
e. Os dados encontrados para o seu munic?pio devem ser organizados em um aplicativo do computador que estar?o utilizando. Em seguida, os alunos devem escolher outros munic?pios para que possam comparar os dados, segundo crit?rios definidos por eles mesmos, os quais podem ser, por exemplo:
?
f. Ap?s a captura das informa??es dos munic?pios selecionados, os alunos podem pedir a orienta??o do professor de Matem?tica para tabular os dados relacionados aos seguintes itens: Propor??o de moradores abaixo da linha da pobreza e indig?ncia ? 2010, Percentual da renda apropriada pelos 20% mais pobres e 20% mais ricos da popula??o ? 2000, Propor??o de crian?as menores de 2 anos desnutridas - 1999-2011. Para tabular os dados, existem gr?ficos de diferentes tipos: de colunas, de barras, de setores ou pizza, de linha etc. Com a orienta??o do professor, os alunos podem escolher o modelo mais adequado. Confira alguns exemplos:
?
|
|
|
?
g. Outras possibilidades de organiza??o dos dados podem ser discutidas e apresentadas pelos alunos, sob a orienta??o do professor.
h. O professor deve orientar os alunos para que, ap?s as apresenta??es dos gr?ficos ?s turmas, discutam os resultados e sistematizem as suas conclus?es, por escrito.
?
a. A proposta ? a realiza??o de um semin?rio, a partir do qual os alunos possam aprofundar as suas reflex?es e socializar as suas conclus?es com os colegas, a respeito do tema estudado.
b. Os alunos devem ser divididos em grupos para que possam apresentar e discutir as ideias centrais dos textos, buscando responder as quest?es de pesquisa formuladas no in?cio do processo de investiga??o.
c. Cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma e poder? utilizar o aplicativo de apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter? acesso.
d. Os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do das fontes pesquisadas com o professor, antes da realiza??o do Semin?rio.
e. Na organiza??o da apresenta??o por meio da produ??o de slides, cada grupo poder? elaborar gr?ficos, tabelas, quadros e utilizar dados num?ricos e/ou estat?sticos, al?m de ?udio, v?deos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se recursos e procedimentos variados forem utilizados.
f. ? fundamental que durante a apresenta??o de cada grupo seja reservado um tempo para que os demais colegas levantem quest?es e considera??es acerca das ideias apresentadas.
g. Cada grupo poder? enviar a apresenta??o produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo de computador e acessada sempre que necess?rio.
?
1. Oriente os alunos a elaborarem um relat?rio de pesquisa no qual organizem as fontes, os procedimentos, os dados e as conclus?es sobre o tema pesquisado.
a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui o passo a passo para a elabora??o do projeto e, por conseguinte, a defini??o dos procedimentos de pesquisa e as conclus?es obtidas durante a an?lise e discuss?o das fontes. ? importante que os alunos apresentem no Relat?rio as suas conclus?es sobre as quest?es de pesquisa.
b. O texto deve conter introdu??o, desenvolvimento e conclus?o.
c. Para auxiliar os alunos na organiza??o do Relat?rio de Pesquisa, sugira a seguinte leitura: RELAT?RIO DE PESQUISA: O QUE ? E COMO SE FAZ.
http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf
?
Aten??o: nesta etapa de elabora??o do Relat?rio de Pesquisa ? importante contar com a colabora??o do professor de Portugu?s, o qual poder? orientar os alunos na reda??o do texto final.
?
d. Os relat?rios devem ser individuais e podem ser digitalizados para que possam circular entre os alunos. Caso haja possibilidade, os pr?prios alunos podem selecionar um ou mais relat?rios para publicar no jornal da escola.
e.Para a apresenta??o dos resultados de pesquisa, o professor deve definir uma data e um espa?o para que os alunos fa?am uma COMUNICA??O aos colegas, expondo as suas conclus?es sobre a pesquisa realizada.
Nome | Tipo |
---|---|
Pa?s da fome [Canta cantos] | ?udio |
Fome. http://www.infoescola.com/sociologia/fome/
Fome no Brasil. http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm .
Site do Minist?rio de Desenvolvimento Social e Combate ? Fome no Brasil. http://www.mds.gov.br/
PAM - Programa Alimentar Mundial. http://www.wfp.org/
?
Aula: "Voc? tem fome de qu??" - Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=615
Aula: "Ilha das Flores". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26976
Aula: "Ilha das Flores: debatendo quest?es sociais no curta metragem". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25427.
?udio. Erradica??o da pobreza e da fome. Dispon?vel no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=340
Todos os links foram acessados em 10/08/2012.
A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poder? avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, a partir das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados: atividades de interpreta??o de artigos, m?sicas, mapas e infogr?ficos; debates, elabora??o de gr?ficos, relat?rio de pesquisa, entre outros. A avalia??o deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcan?ados pelos alunos.