Portal do Professor

Início do Conteúdo

A m?sica na contemporaneidade

Autor e Co-autor(es)

Frederico Marcelo Crochet imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes M?sica: Canal
Ensino M?dio Artes M?sica: Contextualiza??o
Ensino M?dio Artes M?sica: Estruturas morfol?gicas
Ensino M?dio Artes M?sica: Estruturas sint?ticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Valorizar a cultura musical brasileira e internacional;

?         Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;

?         Trabalhar a apresenta??o oral dos alunos perante a turma;

?         Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzir? o tema buscando levantar entre os alunos seus interesses musicais. ? inevit?vel que, mesmo em uma turma mais homog?nea, apare?am ritmos distintos levantados por eles.

? importante valorizar essa diversidade explicando aos alunos que ? natural a diferen?a de gostos musicais e que estes podem ir se modificando com o passar dos anos.

O professor tentar? ent?o definir o que pode ser considerado m?sica e buscar, com os alunos, as origens dessa manifesta??o art?stica. Para tanto ele pode se utilizar do texto ?Hist?ria da M?sica? do Professor Lindomar presente no site http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/.

Entendendo que a arte da m?sica compreende a combina??o de sons e sil?ncios com uma inten??o est?tica, o professor deve estar atento a coment?rios preconceituosos como: ?Isto n?o ? musica?, comumente usados para designar um determinado ritmo ao qual n?o nos sentimos atra?dos.

Para melhor ilustrar essa aula, o professor pode projetar em sala v?deos de diferentes ritmos, buscando variar as ?pocas e os pa?ses nos quais foram produzidos.

M?sica tribal Africana

http://www.youtube.com/watch?v=_G6ewcEMefw&feature=results_main&playnext=1&list=PLF95D7EE8B41B1B7B

?

M?sica Oriental

http://www.youtube.com/watch?v=2vlbcmPq3Uk

?

M?sica Cl?ssica

http://www.youtube.com/watch?v=_JVR9Mmwk9E

?

Samba

http://www.youtube.com/watch?v=TttkcU5sxaI&feature=related

?

Blues

http://www.youtube.com/watch?v=4Ny5ajCn0xw

?

Bai?o

http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo

?

Tango

http://www.youtube.com/watch?v=Ui6u9VjdmL0

?

Rock

http://www.youtube.com/watch?v=8yRdDnrB5kM

?

Sertanejo

http://www.youtube.com/watch?v=XpRyte3ZVso

?

Heavy Metal

http://www.youtube.com/watch?v=RPqAvVIPhsA

?

MPB

http://www.youtube.com/watch?v=S_VhxSagVpE

?

M?sica Eletr?nica

http://www.youtube.com/watch?v=siMSDEezSIA&feature=fvwrel

?

  Ap?s as apresenta??es dos v?deos, o professor deve levantar as impress?es dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento est?tico/hist?rico constru?do com a participa??o de todos.

O professor ent?o dividir? a turma em grupos de no m?ximo cinco alunos onde cada grupo ter? a tarefa de apresentar, em forma de semin?rio, uma pesquisa sobre um determinado ritmo musical. ? importante que os grupos n?o repitam os temas, por isso, se necess?rio, o professor dever? realizar um sorteio.

Os grupos devem seguir um roteiro de pesquisa e apresenta??o. Os trabalhos ter?o, obrigatoriamente, que trazer em seus conte?dos as origens, caracter?sticas, principais artistas e exemplos do ritmo pesquisado.

Os grupos ter?o duas semanas para prepararem seus semin?rios, e a ordem de apresenta??o ser? feita por sorteio.

Aula 2:

Retomando a aula anterior o professor pedir? para que cada grupo, por sua vez, lhe mostre como andam os preparativos para apresenta??o. ? necess?rio que se incentive as mais variadas formas de apresenta??es (cartazes, data-show, teatro etc.). Caso alguns alunos sejam ou conhe?am m?sicos ? interessante que a apresenta??o ao vivo seja incentivada.

Durante o planejamento dos alunos nos diversos temas por eles escolhidos, o professor dever? fazer sua pr?pria pesquisa sobre os mesmos, a fim de enriquecer os debates resultantes das apresenta??es.

Aulas 3 e 4:

Uma vez definida a forma de apresenta??o de cada grupo, o professor selecionar? o melhor local da escola para realiza??o da tarefa. ? importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para as apresenta??es.

Os alunos devem estar atentos para que suas apresenta??es atendam aos seguintes procedimentos:

?         Exposi??o tem?tica do assunto, valendo-se para isso das mais variadas e criativas estrat?gias: exposi??o oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.

?

?         Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da pesquisa realizada.

?

?         Levantar os temas sugeridos pelo grupo para posterior discuss?o. 

?

?         Fornecer bibliografia utilizada.

Ao final de cada apresenta??o, e se valendo de sua pr?pria pesquisa, o professor deve propor novas discuss?es acerca dos trabalhos apresentados.

Dessa forma os conte?dos culturais adquiridos ser?o mais facilmente assimilados.

?

Exemplos de apresenta??es musicais escolares variadas com a participa??o de artistas convidados e da pr?pria institui??o:

?

?

1111111111111

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSUBM9NKSnL-18wYmiUTIW-TPZMSUkgMSdUw8POnAa1LEc7dJBe

?

?

222222222222222222222

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSWci0z2NnkxHjwTtGXPRBfdQVxp47myoySjD6l824yLGJUrf0c

?

?

3333333333333333333

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRsQ37Ym3s4yYL3pJ05cthDI77_lXNJYwulmgFoX0gCfl2vpRJpew

?

?

44444444444444444444

https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRjDp-yI5nJrl305e60kw0M4diD04p57U5TKAaBwzhC9mIwH7LP

?

?

55555555555555555555555

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcT5-7XfOuUi_9lnVayViz7L2NpqHhn32al0u97a6S5Ysviz-s6A_w

?

?

6666666666666666666666

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTurbzYDhrsnE5RQbJOW3vvkKVPcImetYi11H9bV_L8AgikqzxryA

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos ser?o apresentados ? turma. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o das atividades, bem como a colabora??o individual durante as apresenta??es dos demais grupos.