Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Canal |
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Estruturas morfol?gicas |
Ensino M?dio | Artes | M?sica: Estruturas sint?ticas |
? Valorizar a cultura musical brasileira e internacional;
? Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;
? Trabalhar a apresenta??o oral dos alunos perante a turma;
? Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet.
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio.
Aula 1:
O professor introduzir? o tema buscando levantar entre os alunos seus interesses musicais. ? inevit?vel que, mesmo em uma turma mais homog?nea, apare?am ritmos distintos levantados por eles.
? importante valorizar essa diversidade explicando aos alunos que ? natural a diferen?a de gostos musicais e que estes podem ir se modificando com o passar dos anos.
O professor tentar? ent?o definir o que pode ser considerado m?sica e buscar, com os alunos, as origens dessa manifesta??o art?stica. Para tanto ele pode se utilizar do texto ?Hist?ria da M?sica? do Professor Lindomar presente no site http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/.
Entendendo que a arte da m?sica compreende a combina??o de sons e sil?ncios com uma inten??o est?tica, o professor deve estar atento a coment?rios preconceituosos como: ?Isto n?o ? musica?, comumente usados para designar um determinado ritmo ao qual n?o nos sentimos atra?dos.
Para melhor ilustrar essa aula, o professor pode projetar em sala v?deos de diferentes ritmos, buscando variar as ?pocas e os pa?ses nos quais foram produzidos.
M?sica tribal Africana
http://www.youtube.com/watch?v=_G6ewcEMefw&feature=results_main&playnext=1&list=PLF95D7EE8B41B1B7B
?
M?sica Oriental
http://www.youtube.com/watch?v=2vlbcmPq3Uk
?
M?sica Cl?ssica
http://www.youtube.com/watch?v=_JVR9Mmwk9E
?
Samba
http://www.youtube.com/watch?v=TttkcU5sxaI&feature=related
?
Blues
http://www.youtube.com/watch?v=4Ny5ajCn0xw
?
Bai?o
http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo
?
Tango
http://www.youtube.com/watch?v=Ui6u9VjdmL0
?
Rock
http://www.youtube.com/watch?v=8yRdDnrB5kM
?
Sertanejo
http://www.youtube.com/watch?v=XpRyte3ZVso
?
Heavy Metal
http://www.youtube.com/watch?v=RPqAvVIPhsA
?
MPB
http://www.youtube.com/watch?v=S_VhxSagVpE
?
M?sica Eletr?nica
http://www.youtube.com/watch?v=siMSDEezSIA&feature=fvwrel
?
Ap?s as apresenta??es dos v?deos, o professor deve levantar as impress?es dos alunos sobre os mesmos, buscando fazer um levantamento est?tico/hist?rico constru?do com a participa??o de todos.
O professor ent?o dividir? a turma em grupos de no m?ximo cinco alunos onde cada grupo ter? a tarefa de apresentar, em forma de semin?rio, uma pesquisa sobre um determinado ritmo musical. ? importante que os grupos n?o repitam os temas, por isso, se necess?rio, o professor dever? realizar um sorteio.
Os grupos devem seguir um roteiro de pesquisa e apresenta??o. Os trabalhos ter?o, obrigatoriamente, que trazer em seus conte?dos as origens, caracter?sticas, principais artistas e exemplos do ritmo pesquisado.
Os grupos ter?o duas semanas para prepararem seus semin?rios, e a ordem de apresenta??o ser? feita por sorteio.
Aula 2:
Retomando a aula anterior o professor pedir? para que cada grupo, por sua vez, lhe mostre como andam os preparativos para apresenta??o. ? necess?rio que se incentive as mais variadas formas de apresenta??es (cartazes, data-show, teatro etc.). Caso alguns alunos sejam ou conhe?am m?sicos ? interessante que a apresenta??o ao vivo seja incentivada.
Durante o planejamento dos alunos nos diversos temas por eles escolhidos, o professor dever? fazer sua pr?pria pesquisa sobre os mesmos, a fim de enriquecer os debates resultantes das apresenta??es.
Aulas 3 e 4:
Uma vez definida a forma de apresenta??o de cada grupo, o professor selecionar? o melhor local da escola para realiza??o da tarefa. ? importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para as apresenta??es.
Os alunos devem estar atentos para que suas apresenta??es atendam aos seguintes procedimentos:
? Exposi??o tem?tica do assunto, valendo-se para isso das mais variadas e criativas estrat?gias: exposi??o oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.
?
? Apresentar os principais conceitos e ideias surgidos no decorrer da pesquisa realizada.
?
? Levantar os temas sugeridos pelo grupo para posterior discuss?o.
?
? Fornecer bibliografia utilizada.
Ao final de cada apresenta??o, e se valendo de sua pr?pria pesquisa, o professor deve propor novas discuss?es acerca dos trabalhos apresentados.
Dessa forma os conte?dos culturais adquiridos ser?o mais facilmente assimilados.
?
Exemplos de apresenta??es musicais escolares variadas com a participa??o de artistas convidados e da pr?pria institui??o:
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Texto sobre alguns ritmos brasileiros:
?
Texto sobre a Hist?ria da M?sica:
A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos ser?o apresentados ? turma. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o das atividades, bem como a colabora??o individual durante as apresenta??es dos demais grupos.