B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
- Discutir e refletir sobre o processo de urbaniza??o, identificando suas causas e consequ?ncias;
- Identificar as formas de ocupa??o do espa?o urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que dela participam;
- Analisar as condi??es socioecon?micas, culturais e pol?ticas dos agentes e atores que atuam no espa?o e bem como suas capacidades de organiza??o/mobiliza??o na luta e/ou de seus interesses.
- Geografia urbana;
- Geografia da popula??o.
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula projetando para os alunos as imagens abaixo:
Dispon?vel em: <http://lsecities.net/media/objects/articles/worlds-set-apart?lang=pt-br>, acesso em: 18 Jun. 2012.
Dispon?vel em: <http://mamuteando.wordpress.com/2011/11/22/o-que-vem-antes-da-upp/>, acesso em: 18 Jun. 2012.
Dispon?vel em: <http://www.itaimpaulista.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=450&subsecao=20>, acesso em: 18 Jun. 2012.
- Professor(a), ap?s a exposi??o promova uma discuss?o junto aos alunos. Para ajud?-los nas discuss?es proponha algumas quest?es. Como sugest?o:
- O que voc?s conseguiram observar nas imagens mostradas? - Existem semelhan?as e diferen?as entre as imagens? - Podemos dizer que essas imagens retratam algum aspecto da urbaniza??o brasileira? - Voc?s consideram importantes e positivas as transforma??es ocorridas nas cidades? - Voc?s j? pararam para refletir sobre o espa?o urbano de onde vivem? |
2o. Passo:
Professor(a), disponibilize o texto encontrado no link abaixo para trabalhar o conceito:
Dispon?vel em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>, acesso em: 19 Ago. 2012. |
- Proponha algumas quest?es para nortear a leitura e um debate ao final.
a) De acordo com a cita??o da Maricato no primeiro par?grafo e com o argumento do Villa?a no segundo par?grafo, quais s?o as caracter?sticas mais marcantes das cidades/metr?poles brasileiras? b) Segundo o texto, o que ? segrega??o espacial urbana? c) Que consequ?ncias s?o geradas por esse processo de segrega??o? d) Como se d? o processo de segrega??o? |
Observa??o: Professor(a), pe?a aos alunos que anotem as respostas das quest?es no caderno para que eles tenham esse registro de forma escrita al?m do debate oral.
3o. Passo:
Professor(a), busque v?deos na internet para exemplificar a aula anterior e exiba para os alunos. Antes de realizar a exibi??o dos v?deos, pe?a aos alunos que, ao longo dos mesmos, tentem relacion?-los as imagens com a leitura do texto da aula anterior. Como sugest?o, reproduza os v?deos abaixo:
a- V?deo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 03"
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pq5uxFVAOAU>, acesso em: 06 Ago. 2012.
b- V?deo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 04"
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUGFGfwpL3k&feature=relmfu>, acesso em: 06 Ago. 2012.
c- V?deo - "Segrega??o em Salvador/BA"
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=c_iIlMY_Vvs>, acesso em: 06 Ago. 2012.
- Professor(a), ap?s a exibi??o promova uma discuss?o junto aos alunos. Para ajudar nas discuss?es proponha as quest?es abaixo:
a) De acordo com a leitura da aula anterior, quais aspectos os v?deos est?o evidenciando do espa?o urbano? b) Quem s?o os agentes que fazem pouco para minimizar os contrastes sociais e at? mesmo negligenciam os segregados sociais urbanos? c) Como acontece esse processo no espa?o urbano onde os alunos vivem? d) ? poss?vel diminuir ou acabar com as diferen?as sociais? |
- Professor(a), proponha um trabalho para casa:
Solicite para os alunos registrarem os espa?os segregados de onde eles vivem. Como sugest?o, em grupos formados por at? 4 alunos, pe?a para eles registrarem por meio de fotografias, v?deos ou mapas.
Observa??o: Eles poder?o editar as fotografias utilizando os pr?prios recursos tecnol?gicos que eles disp?em. O Windows tem um programa de f?cil utiliza??o chamado Windows Movie Maker que j? vem dentro do pacote de programas; Para a confec??o dos mapas, os alunos poder?o usar programas livres de f?cil utiliza??o - Google Earth (http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm), Google Maps (https://maps.google.com.br/) e Mapas Coletivos (http://www.mapascoletivos.com.br/static/about)
4o. Passo:
Professor(a), esta aula centrar? no repasse dos grupos para toda turma dos registros realizados:
Como sugest?o, pe?a que cada grupo siga o roteiro abaixo:
Parte 01 - Do espa?o escolhido - o grupo ir? falar de forma breve sobre a escolha do local registrado;
Parte 02 - Da forma do registro - o grupo falar? do meio escolhido para registrar (fotografia, v?deo ou mapa);
Parte 03 - Exibi??o do registro - o grupo ir? exibir o registro e ao mesmo tempo fazer as considera??es conceituais;
Parte 04 - Autoavalia??o - o grupo ir? colocar as dificuldades ou n?o para a execu??o da tarefa, envolvimento do grupo, entre outros aspectos que julgarem necess?rio.
INSTITUTO CLARO. Dispon?vel em: <https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/mobilidade-faz-do-espaco-urbano-um-grande-playground-para-estudantes-durante-a-gincana-global/>, acesso em: 07 Ago. 2012.
QUAIS OS ELEMENTOS QUE FORMAM UMA PAISAGEM URBANA, UMA PAISAGEM RURAL E UMA PAISAGEM LITORAL? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=350>, acesso em: 07 Ago. 2012.
QUAIS ESTRAT?GIAS POSSIBILITAM AOS ALUNOS PERCEBEREM AS ATIVIDADES ECON?MICAS PRESENTES NA PAISAGEM URBANA? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37924>, acesso em: 07 Ago. 2012.
EDI??O 55 - ESCOLA ABERTA - VIDAS E SABERES DA PERIFERIA URBANA. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1673>, acesso em: 07 Ago. 2012.
TRANSPORTE URBANO E O GRAU DE URBANIDADE. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27423>, acesso em: 07 Ago. 2012.
TV ESCOLA - SALTO PARA O FUTURO. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1241>, acesso em: 07 Ago. 2012.
Aqui o(a) professor(a), ir? avaliar o processo de entendimento e compreens?o dos alunos sobre a segrega??o espacial dentro do espa?o urbano. Avaliar a forma que eles v?m se portando frente ao desenvolvimento do espa?o urbano. ? importante levar em conta a participa??o em sala de aula e comprometimento durante a realiza??o das diversas quest?es propostas como parte da avalia??o. O(a) professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diferentes etapas das aulas.