Portal do Professor

Início do Conteúdo

Segrega??o espacial urbana

Autor e Co-autor(es)

Sanderson dos Santos Romualdo imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir e refletir sobre o processo de urbaniza??o, identificando suas causas e consequ?ncias;

- Identificar as formas de ocupa??o do espa?o urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que dela participam;

- Analisar as condi??es socioecon?micas, culturais e pol?ticas dos agentes e atores que atuam no espa?o e bem como suas capacidades de organiza??o/mobiliza??o na luta e/ou de seus interesses.

Duração das atividades

03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Geografia urbana;

- Geografia da popula??o.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula projetando para os alunos as imagens abaixo:

segrega????o 1

Dispon?vel em: <http://lsecities.net/media/objects/articles/worlds-set-apart?lang=pt-br>, acesso em: 18 Jun. 2012.

segrega??ao 2

Dispon?vel em: <http://mamuteando.wordpress.com/2011/11/22/o-que-vem-antes-da-upp/>, acesso em: 18 Jun. 2012.

segrega??ao 3

Dispon?vel em: <http://www.itaimpaulista.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=450&subsecao=20>, acesso em: 18 Jun. 2012.

- Professor(a), ap?s a exposi??o promova uma discuss?o junto aos alunos. Para ajud?-los nas discuss?es proponha algumas quest?es. Como sugest?o:

QUEST?ES

- O que voc?s conseguiram observar nas imagens mostradas?

- Existem semelhan?as e diferen?as entre as imagens?

- Podemos dizer que essas imagens retratam algum aspecto da urbaniza??o brasileira?

- Voc?s consideram importantes e positivas as transforma??es ocorridas nas cidades?

- Voc?s j? pararam para refletir sobre o espa?o urbano de onde vivem?

2o. Passo:

Professor(a), disponibilize o texto encontrado no link abaixo para trabalhar o conceito:

Texto: SEGREGA??O ESPACIAL URBANA
Dispon?vel em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>, acesso em: 19 Ago. 2012.

- Proponha algumas quest?es para nortear a leitura e um debate ao final.

QUEST?ES

a) De acordo com a cita??o da Maricato no primeiro par?grafo e com o argumento do Villa?a no segundo par?grafo, quais s?o as caracter?sticas mais marcantes das cidades/metr?poles brasileiras?

b) Segundo o texto, o que ? segrega??o espacial urbana?

c) Que consequ?ncias s?o geradas por esse processo de segrega??o?

d) Como se d? o processo de segrega??o? 

Observa??o: Professor(a),  pe?a aos alunos que anotem as respostas das quest?es no caderno para que eles tenham esse registro de forma escrita al?m do debate oral.

AULA 02

3o. Passo:

Professor(a), busque v?deos na internet para exemplificar a aula anterior e exiba para os alunos. Antes de realizar a exibi??o dos v?deos, pe?a aos alunos que, ao longo dos mesmos, tentem relacion?-los as imagens com a leitura do texto da aula anterior. Como sugest?o, reproduza os v?deos abaixo: 

a- V?deo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 03"

GLOBO REP??RTER RECICLAGEM

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pq5uxFVAOAU>, acesso em: 06 Ago. 2012.

b- V?deo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 04"

 GLOBO REP??RTER RECICLAGEM

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUGFGfwpL3k&feature=relmfu>, acesso em: 06 Ago. 2012.

c- V?deo - "Segrega??o em Salvador/BA"

 GLOBO REP??RTER RECICLAGEM

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=c_iIlMY_Vvs>, acesso em: 06 Ago. 2012.

- Professor(a), ap?s a exibi??o promova uma discuss?o junto aos alunos. Para ajudar nas discuss?es proponha as quest?es abaixo:

QUEST?ES

a) De acordo com a leitura da aula anterior, quais aspectos os v?deos est?o evidenciando do espa?o urbano?

b) Quem s?o os agentes que fazem pouco para minimizar os contrastes sociais e at? mesmo negligenciam os segregados sociais urbanos?

c) Como acontece esse processo no espa?o urbano onde os alunos vivem?

d) ? poss?vel diminuir ou acabar com as diferen?as sociais?

- Professor(a), proponha um trabalho para casa:

Solicite para os alunos registrarem os espa?os segregados de onde eles vivem. Como sugest?o, em grupos formados por at? 4 alunos, pe?a para eles registrarem por meio de fotografias, v?deos ou mapas.

Observa??o: Eles poder?o editar as fotografias utilizando os pr?prios recursos tecnol?gicos que eles disp?em. O Windows tem um programa de f?cil utiliza??o chamado Windows Movie Maker que j? vem dentro do pacote de programas; Para a confec??o dos mapas, os alunos poder?o usar programas livres de f?cil utiliza??o - Google Earth (http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm), Google Maps (https://maps.google.com.br/) e Mapas Coletivos (http://www.mapascoletivos.com.br/static/about)

AULA 03

4o. Passo:

Professor(a), esta aula centrar? no repasse dos grupos para toda turma dos registros realizados:

Como sugest?o, pe?a que cada grupo siga o roteiro abaixo:

Parte 01 - Do espa?o escolhido - o grupo ir? falar de forma breve sobre a escolha do local registrado;

Parte 02 - Da forma do registro - o grupo falar? do meio escolhido para registrar (fotografia, v?deo ou mapa);

Parte 03 - Exibi??o do registro - o grupo ir? exibir o registro e ao mesmo tempo fazer as considera??es conceituais;

Parte 04 - Autoavalia??o - o grupo ir? colocar as dificuldades ou n?o para a execu??o da tarefa, envolvimento do grupo, entre outros aspectos que julgarem necess?rio.

Recursos Complementares

INSTITUTO CLARO. Dispon?vel em: <https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/mobilidade-faz-do-espaco-urbano-um-grande-playground-para-estudantes-durante-a-gincana-global/>, acesso em: 07 Ago. 2012.

QUAIS OS ELEMENTOS QUE FORMAM UMA PAISAGEM URBANA, UMA PAISAGEM RURAL E UMA PAISAGEM LITORAL? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=350>, acesso em: 07 Ago. 2012.

QUAIS ESTRAT?GIAS POSSIBILITAM AOS ALUNOS PERCEBEREM AS ATIVIDADES ECON?MICAS  PRESENTES NA PAISAGEM URBANA? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37924>, acesso em: 07 Ago. 2012.

EDI??O 55 - ESCOLA ABERTA - VIDAS E SABERES DA PERIFERIA URBANA. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1673>, acesso em: 07 Ago. 2012.

TRANSPORTE URBANO E O GRAU DE URBANIDADE. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27423>, acesso em: 07 Ago. 2012.

TV ESCOLA - SALTO PARA O FUTURO. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1241>, acesso em: 07 Ago. 2012.

Avaliação

Aqui o(a) professor(a), ir? avaliar o processo de entendimento e compreens?o dos alunos sobre a segrega??o espacial dentro do espa?o urbano. Avaliar a forma que eles v?m se portando frente ao desenvolvimento do espa?o urbano. ? importante levar em conta a participa??o em sala de aula e comprometimento durante a realiza??o das diversas quest?es propostas como parte da avalia??o. O(a) professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diferentes etapas das aulas.