Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Linguagem das Hist?rias em Quadrinhos em diferentes partes do mundo

Autor e Co-autor(es)

Frederico Marcelo Crochet imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Canal
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas morfol?gicas
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas sint?ticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Conhecer as diferentes formas de linguagem em HQs que acompanham pa?ses distintos;

?         Incentivar o h?bito da pesquisa e leitura de literaturas em quadrinhos ou n?o;

?         Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;

?         Trabalhar a apresenta??o oral dos alunos perante a turma;

?         Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet;

.         Produzir HQS com materiais simples de forma artesanal.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 A aula ?Hist?rias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunica??o? publicada nesse portal pelo mesmo autor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor deve iniciar essa aula no laborat?rio de inform?tica da escola, caso a sala de aula n?o seja equipada com computadores ligados a internet para os alunos.

O tema ser? introduzido a partir do site http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/sonia09.cfm onde os alunos navegar?o tendo aten??o as diferentes tend?ncias de HQ em pa?ses distintos.

O professor pedir? que os alunos anotem no caderno o que mais lhes chamou aten??o, para posterior discuss?o em sala de aula.

Finalizada esta etapa o professor projetar? imagens de personagens de diferentes partes do mundo, levantando algumas informa??es como g?nero e p?blico alvo de cada um.

Abaixo seguem alguns exemplos:

?

Asterix (Fran?a)

11111111111111111111

http://www.globomidia.com.br/sites/default/files/asterix-desenho.jpg

Personagem criado por Ren? Goscinny e Albert Uderzo para todos os p?blicos. Conta a hist?ria do mundo durante o imp?rio romano de forma livre e bem humorada atrav?s das aventuras de um guerreiro gaul?s.

?

Mafalda (Argentina)

222222222222222222

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/mafalda.jpg

Personagem criada por Quino para o p?blico adulto. Trata-se de uma s?rie de tiras sat?ricas que mostra absurdos sociais e pol?ticos atrav?s dos olhos de uma crian?a.

?

Tintim (B?lgica)

333333333333333333333

http://avisoemdois.com.br/assets/imagery/tim-tim.jpg

Personagem criado por Herg? destinado ao p?blico juvenil. Conta as aventuras de um jovem rep?rter  em suas viagens pelo mundo.

?

Tex (It?lia)

444444444444444444444444

http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4805373221405829&id=3aa20cc97762b535649847f8006182a3

Personagem criado por Giovanni Luigi e Aurelio Gallepini destinado ao p?blico Juvenil e adulto interessado em contos de faroeste.

?

Lobo Solit?rio (Jap?o)

555555555555555555555

http://3.bp.blogspot.com/-t8ZIrEdJyB4/Tfa2vWgp3hI/AAAAAAAAAFo/7QbJyIeNd-w/s1600/lobosolitrio_thumb%255B1%255D.jpg

Personagem criado por Kazuo Koike destinado ao p?blico jovem e adulto. Conta a hist?ria de um samurai durante o Jap?o Oriental. Vale-se de hist?rias de a??o com bastante viol?ncia.

?

Chico Bento (Brasil)

66666666666666666666666

http://2.bp.blogspot.com/_PmBxRCFZL0I/TBTwqu6ZnLI/AAAAAAAAC_0/XKJ76Q2vwpk/s320/Chico%2BBento.jpg

Personagem criado por Maur?cio de Souza destinado principalmente ao p?blico infanto-juvenil mostrando as aventuras de um menino da zona rural. Possui um apelo regionalista e ambiental.

?

Constantine (Inglaterra)

7777777777777777777777

http://s2.stliq.com/c/l/1/1b/14035005_john-constantine-rientra-nell-universo-dc-3.jpg

Personagem criado por Alan Moore destinado ao p?blico adulto interessado em hist?rias sobrenaturais.

?

Calvin (Estados Unidos)

88888888888888888888

http://hem.passagen.se/rust29/images/HOBBE/C_BIG.GIF

Personagem criado por Bill Watterson mostrando o universo imagin?rio infantil atrav?s de um garoto de 6 anos. Voltado para todas as idades, tem um apelo especial nos adultos que relembram sua pr?pria inf?ncia nas hist?rias do menino.

?

Dados os exemplos, O professor dividir? a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e sortear? entre eles nomes de alguns pa?ses previamente levantados pela turma.

Cada grupo far? uma pesquisa sobre um personagem de HQ do pa?s para eles sorteado e apresentar? em forma de semin?rio.

O semin?rio deve atender as seguintes quest?es:

?         Imagem do personagem (impressa, projetada ou desenhada pelos alunos)

?         Caracter?sticas principais

?         Criador e ano de cria??o

?         Outras m?dias (desenho, filme, v?deo game etc.)

?         Curiosidade sobre o personagem

? importante que o professor incentive a criatividade e a qualidade das apresenta??es.

As apresenta??es ser?o realizadas nas aulas seguintes e a ordem das mesmas deve ser definida por sorteio.

?

Aulas 2 e 3:

Uma vez definida a ordem de apresenta??o de cada grupo, o professor selecionar? o melhor local da escola para realiza??o do semin?rio.

Ao final de cada apresenta??o o professor deve propor novas discuss?es a cerca dos trabalhos apresentados.

Dessa forma os conte?dos culturais adquiridos ser?o maiores e melhor assimilados.

?

Aulas 4, 5 e 6:

Diante dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos pelo semin?rio e debate, os grupos ter?o agora a tarefa de produzir uma hist?ria em quadrinhos de no m?nimo 3 e no m?ximo 5 p?ginas.

As hist?rias devem de alguma forma, fazer men??o ao estilo de produ??o em HQ do pa?s ao qual o grupo fez sua pesquisa (exemplos: Estilo de desenho, tem?ticas de roteiros, organiza??o dos quadros na p?gina, etc.), e o grupo deve dividir as fun??es de cada membro nessa tarefa.

A produ??o da hist?ria deve respeitar a ordem definida na aula ?Hist?rias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunica??o? presente no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249 com a produ??o do roteiro, desenho e acabamento.

O professor deve disponibilizar os materiais que os alunos julgarem necess?rios para realiza??o de suas hist?rias, e os alunos devem mostrar ao professor, desde a cria??o do roteiro, em que suas hist?rias fazem men??o ao estilo por eles pesquisados.

Com os trabalhos prontos, o professor deve organizar uma exposi??o dos mesmos identificando a participa??o de cada aluno na produ??o da HQ, seja como roteirista, desenhista, arte-finalista e etc.

Recursos Complementares

Site com informa??es sobre diversos personagens famosos de HQ:

http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/

Texto cient?fico acerca das linguagens da HQ:

http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/edicao/01/Artigos/10.pdf

Avaliação

A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial no semin?rio e na exposi??o das HQs por eles produzidas. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o das atividades, bem como a colabora??o individual durante as apresenta??es dos demais grupos.