Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas sint?ticas |
? Conhecer as diferentes formas de linguagem em HQs que acompanham pa?ses distintos;
? Incentivar o h?bito da pesquisa e leitura de literaturas em quadrinhos ou n?o;
? Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula;
? Trabalhar a apresenta??o oral dos alunos perante a turma;
? Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou internet;
. Produzir HQS com materiais simples de forma artesanal.
A aula ?Hist?rias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunica??o? publicada nesse portal pelo mesmo autor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249
Aula 1:
O professor deve iniciar essa aula no laborat?rio de inform?tica da escola, caso a sala de aula n?o seja equipada com computadores ligados a internet para os alunos.
O tema ser? introduzido a partir do site http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/sonia09.cfm onde os alunos navegar?o tendo aten??o as diferentes tend?ncias de HQ em pa?ses distintos.
O professor pedir? que os alunos anotem no caderno o que mais lhes chamou aten??o, para posterior discuss?o em sala de aula.
Finalizada esta etapa o professor projetar? imagens de personagens de diferentes partes do mundo, levantando algumas informa??es como g?nero e p?blico alvo de cada um.
Abaixo seguem alguns exemplos:
?
Asterix (Fran?a)
http://www.globomidia.com.br/sites/default/files/asterix-desenho.jpg
Personagem criado por Ren? Goscinny e Albert Uderzo para todos os p?blicos. Conta a hist?ria do mundo durante o imp?rio romano de forma livre e bem humorada atrav?s das aventuras de um guerreiro gaul?s.
?
Mafalda (Argentina)
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/mafalda.jpg
Personagem criada por Quino para o p?blico adulto. Trata-se de uma s?rie de tiras sat?ricas que mostra absurdos sociais e pol?ticos atrav?s dos olhos de uma crian?a.
?
Tintim (B?lgica)
http://avisoemdois.com.br/assets/imagery/tim-tim.jpg
Personagem criado por Herg? destinado ao p?blico juvenil. Conta as aventuras de um jovem rep?rter em suas viagens pelo mundo.
?
Tex (It?lia)
http://ts2.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=4805373221405829&id=3aa20cc97762b535649847f8006182a3
Personagem criado por Giovanni Luigi e Aurelio Gallepini destinado ao p?blico Juvenil e adulto interessado em contos de faroeste.
?
Lobo Solit?rio (Jap?o)
Personagem criado por Kazuo Koike destinado ao p?blico jovem e adulto. Conta a hist?ria de um samurai durante o Jap?o Oriental. Vale-se de hist?rias de a??o com bastante viol?ncia.
?
Chico Bento (Brasil)
http://2.bp.blogspot.com/_PmBxRCFZL0I/TBTwqu6ZnLI/AAAAAAAAC_0/XKJ76Q2vwpk/s320/Chico%2BBento.jpg
Personagem criado por Maur?cio de Souza destinado principalmente ao p?blico infanto-juvenil mostrando as aventuras de um menino da zona rural. Possui um apelo regionalista e ambiental.
?
Constantine (Inglaterra)
http://s2.stliq.com/c/l/1/1b/14035005_john-constantine-rientra-nell-universo-dc-3.jpg
Personagem criado por Alan Moore destinado ao p?blico adulto interessado em hist?rias sobrenaturais.
?
Calvin (Estados Unidos)
http://hem.passagen.se/rust29/images/HOBBE/C_BIG.GIF
Personagem criado por Bill Watterson mostrando o universo imagin?rio infantil atrav?s de um garoto de 6 anos. Voltado para todas as idades, tem um apelo especial nos adultos que relembram sua pr?pria inf?ncia nas hist?rias do menino.
?
Dados os exemplos, O professor dividir? a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e sortear? entre eles nomes de alguns pa?ses previamente levantados pela turma.
Cada grupo far? uma pesquisa sobre um personagem de HQ do pa?s para eles sorteado e apresentar? em forma de semin?rio.
O semin?rio deve atender as seguintes quest?es:
? Imagem do personagem (impressa, projetada ou desenhada pelos alunos)
? Caracter?sticas principais
? Criador e ano de cria??o
? Outras m?dias (desenho, filme, v?deo game etc.)
? Curiosidade sobre o personagem
? importante que o professor incentive a criatividade e a qualidade das apresenta??es.
As apresenta??es ser?o realizadas nas aulas seguintes e a ordem das mesmas deve ser definida por sorteio.
?
Aulas 2 e 3:
Uma vez definida a ordem de apresenta??o de cada grupo, o professor selecionar? o melhor local da escola para realiza??o do semin?rio.
Ao final de cada apresenta??o o professor deve propor novas discuss?es a cerca dos trabalhos apresentados.
Dessa forma os conte?dos culturais adquiridos ser?o maiores e melhor assimilados.
?
Aulas 4, 5 e 6:
Diante dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos pelo semin?rio e debate, os grupos ter?o agora a tarefa de produzir uma hist?ria em quadrinhos de no m?nimo 3 e no m?ximo 5 p?ginas.
As hist?rias devem de alguma forma, fazer men??o ao estilo de produ??o em HQ do pa?s ao qual o grupo fez sua pesquisa (exemplos: Estilo de desenho, tem?ticas de roteiros, organiza??o dos quadros na p?gina, etc.), e o grupo deve dividir as fun??es de cada membro nessa tarefa.
A produ??o da hist?ria deve respeitar a ordem definida na aula ?Hist?rias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunica??o? presente no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25249 com a produ??o do roteiro, desenho e acabamento.
O professor deve disponibilizar os materiais que os alunos julgarem necess?rios para realiza??o de suas hist?rias, e os alunos devem mostrar ao professor, desde a cria??o do roteiro, em que suas hist?rias fazem men??o ao estilo por eles pesquisados.
Com os trabalhos prontos, o professor deve organizar uma exposi??o dos mesmos identificando a participa??o de cada aluno na produ??o da HQ, seja como roteirista, desenhista, arte-finalista e etc.
Site com informa??es sobre diversos personagens famosos de HQ:
http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/
Texto cient?fico acerca das linguagens da HQ:
http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/edicao/01/Artigos/10.pdf
A avalia??o ser? realizada durante todo o processo e em especial no semin?rio e na exposi??o das HQs por eles produzidas. Ser?o levados em considera??o a participa??o e empenho na realiza??o das atividades, bem como a colabora??o individual durante as apresenta??es dos demais grupos.