Danilo Ara?jo Marques; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
?
- Compreender os principais mecanismos de reestrutura??o da URSS tomados pelos l?deres sovi?ticos que subiram ao poder ap?s a morte de Josef St?lin.
- Refletir sobre a tentativa de uma reconcilia??o com os ?verdadeiros ideais bolcheviques?, buscando, sobretudo, contrapor-se ao per?odo stalinista.
- Dar enfoque nas principais medidas reformistas que se estenderam entre as administra??es dos l?deres Nikita Kruschev e Mikhail Gorbachev.
- Pensar em como tais tentativas de reforma e reconcilia??o acabaram por ajudar no decl?nio do bloco sovi?tico.
?
- Revolu??o Russa de 1917.
- Regime pol?tico de Josef St?lin e stalinismo.
- Regimes de Nikita Kruschev, Leonid Brejnev e Mikhail Gorbachev.
- Plano Marshall.
- Guerra Fria.
AULA 1
Introdu??o
Como ? de se esperar que as tem?ticas da Revolu??o Russa, dos ideais bolcheviques e do chamado stalinismo j? tenham sido trabalhadas em sala de aula com os alunos, esta aula j? ter? in?cio na subida de Nikita Kruschev ao mais alto cargo de primeiro-secret?rio do Partido Comunista da Uni?o das Rep?blicas Socialistas Sovi?ticas (URSS). O per?odo Kruschev, que se estende de 1953 a 1964, n?o por acaso, ficou conhecido como o ?Per?odo do degelo?, pois, foi a partir de sua administra??o, que se iniciaram algumas reformas b?sicas na pol?tica e na economia do bloco, com o intuito de exorcizar o ?fantasma stalinista? e seus costumes que permeavam os setores pol?ticos e sociais da URSS de ent?o.
Imagem de Nikita Kruschev. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nikita_Khruchchev_Colour.jpg
?
Feita esta breve introdu??o, o professor dever? focar-se em tr?s das principais reformas propostas por Kruschev ao governo da URSS, a saber:
1?. Frouxid?o do controle sob a ?rea socialista: COMECON mais dinamizado.
Aqui, primeiramente, o professor dever? esclarecer aos alunos o que ? o COMECON, ou seja, o Council for Mutual Economic Assistanceou Conselho para Assist?ncia Econ?mica M?tua, que fora fundado em 1949 com o objetivo de integrar e alinhar economicamente as na??es do Leste Europeu, em resposta ao Plano Marshall proposto pelos Estados Unidos da Am?rica ? reestrutura??o econ?mica da Europa Ocidental p?s-Segunda Grande Guerra. Ap?s isso, dever? explicar aos alunos que Kruschev prop?s uma maior independ?ncia e mobilidade econ?mica aos pa?ses integrantes do COMECON (Uni?o Sovi?tica, Alemanha Oriental, Tchecoslov?quia, Pol?nia, Bulg?ria, Hungria e Rom?nia)com rela??o ao centro pol?tico-administrativo da URSS presente na R?ssia.
2?. Nova pol?tica de rela??es internacionais com o bloco capitalista (EUA).
O professor dever? explicar que Nikita Kruschev havia sido um dos principais mentores da coexist?ncia pac?fica entre a URSS e os EUA, fato que foi decisivo na chamada Crise dos M?sseis. Preparando os alunos para suas atividades, o professor dever? mostrar a eles a seguinte imagem de capa da revista Veja:
Capa da Veja (outubro de 1962) sobre a Crise dos M?sseis. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml
?
3?. Processo de desestaliniza??o e do mito criado em torno do antigo l?der Josef St?lin.
Aqui, o professor dever? fazer uma breve introdu??o sobre em que consistiram as den?ncias feitas por Kruschev ?s limita??es ? liberdade impostas pelo regime de St?lin e o culto ? sua personalidade.
?
Desenvolvimento da aula
Feitas tais breves introdu??es das tr?s reformas propostas por Nikita Kruschev e pontuadas para a presente aula, o professor dever? dividir a sala em tr?s grupos, de maneira que cada grupo ficar? respons?vel por uma quest?o referente a cada um daqueles t?picos abordados. Considerando que o professor j? tenha ministrado uma aula sobre o regime de Josef St?lin, as quest?es para os grupos s?o as relacionadas abaixo.
?
- Atividade do Grupo 1
Discorrer sobre a dita ?frouxid?o? do controle econ?mico sobre o COMECON e sua diferen?a em rela??o ao regime stalinista. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_Khrushchov
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1340-10520-,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nikita-kruschev.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_para_Assist%C3%AAncia_Econ%C3%B4mica_M%C3%BAtua
http://jcps1969.blogspot.com.br/2012/04/formacao-do-comecon.html
http://geografiaoseualcance.blogspot.com.br/2011/05/comecom.html
?
?
- Atividade do Grupo 2
Discorrer sobre a nova pol?tica de rela??es internacionais com os Estados Unidos da Am?rica, relacion?-lo ao conceito pol?tico de d?tente e enfatizar sua import?ncia na chamada Crise dos M?sseis de Cuba. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_Khrushchov
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1340-10520-,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nikita-kruschev.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9tente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_dos_m%C3%ADsseis_de_Cuba
http://www.brasilescola.com/historiag/crise-dos-misseis.htm
http://www.infoescola.com/historia/crise-dos-misseis-de-1962/
?
?
- Atividade do Grupo 3
Discorrer sobre o processo de desestaliniza??o da URSS e a sua liga??o com as den?ncias feitas no XX Congresso do Partido Comunista da URSS. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_Khrushchov
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1340-10520-,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nikita-kruschev.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desestaliniza%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discurso_secreto
http://www.marxists.org/portugues/mikoian/1956/02/discurso.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/XX_Congresso_do_Partido_Comunista_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
http://port.pravda.ru/cplp/portugal/13-11-2006/13808-carlosbrito-0/
?
Os alunos dever?o preparar uma apresenta??o que dever? ser feita ao final da aula. Dever?o, ainda, elaborar um trabalho escrito que ser? entregue ao professor na aula seguinte.
?
?
AULA 2
Introdu??o
Ap?s receber os trabalhos escritos, o professor dever? introduzir algumas caracter?sticas do regime seguinte ao de Nikita Kruschev, a saber, o de Leonid Brejnev, que durou de 1964 at? o ano de sua morte, em 1982. Brejnev chegou ao poder por meio de um golpe conservador dado a partir do voto de deposi??o de Kruschev do Partido, em 1964. Tal golpe visava ? estabilidade e ? efic?cia diante da instabilidade proposta pelo ?revisionismo? do per?odo anterior. Partindo da ala conservadora do Partido Comunista, Leonid Brejnev prop?s algumas mudan?as ?s reformas propostas por Kruschev, com o intuito de restaurar algumas pr?ticas da URSS stalinista. Brejnev morreu em 1982 e foi sucedido por I?ri Andropov, que morreu em 1984, e Konstantin Tchernenko, morto em 1985.
Imagem de Leonid Brejnev. Dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/biografias/leonid-brejnev.html
?
?
O professor dever? centrar-se em duas das principais reformas propostas por Leonid Brejnev, a saber:
1?. Recentraliza??o e reunifica??o do Partido: neo-stalinismo.
O professor dever? introduzir brevemente a conhecida Doutrina da Soberania limitada ou Doutrina Brejnev, a qual retoma o car?ter expansionista, o culto ? personalidade e a burocracia estatal do stalinismo.
2?. Manuten??o do programa de rela??es pac?ficas com os Estados Unidos da Am?rica proposto por Kruschev.
O professor dever? mostrar que, com Brejnev, houve uma maior aproxima??o das rela??es entre a URSS e os pa?ses do bloco capitalista, entre as administra??es norte-americanas de Richard Nixon, Gerald Ford e Jimmy Carter, a ponto de haver coopera??o cient?fica e espacial entre os EUA e a URSS.
?
Desenvolvimento da aula
Feitas tais breves introdu??es das duas caracter?sticas do regime de Leonid Bejnev, o professor dever? dividir a sala em dois grupos (misturando as forma??es anteriores), de maneira que cada grupo fique respons?vel por uma quest?o referente a cada um daqueles t?picos abordados. Considerando que o professor j? tenha ministrado uma aula sobre o regime de Josef St?lin, as quest?es para os grupos s?o as dispostas abaixo.
?
- Atividade do Grupo 1
Discorrer sobre a retomada de alguns dos princ?pios stalinistas na chamada Doutrina Brejnev. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Brejnev
http://www.algosobre.com.br/biografias/leonid-brejnev.html
http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,194-biografia-9,00.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_da_Soberania_Limitada
http://farolpolitico.blogspot.com.br/2007/02/brejnevismo.html
?
?
- Atividade do Grupo 2
Discorrer sobre a continua??o da pol?tica de paz com os pa?ses do bloco capitalista, as Conversa??es sobre Limites para Armas Estrat?gicas ou SALT I e II (Strategic Arms Limitation Talks) e o conceito pol?tico de d?tente. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Brejnev
http://www.algosobre.com.br/biografias/leonid-brejnev.html
http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,194-biografia-9,00.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/SALT
http://profmatheus.blogspot.com.br/2008/11/rssia-e-paz-mundial-v.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9tente
?
Os alunos dever?o preparar uma apresenta??o que dever? ser feita ao final da aula. Dever?o, ainda, fazer um trabalho escrito que ser? entregue ao professor na aula seguinte.
?
?
Aula 3
Introdu??o
Ap?s receber os trabalhos escritos, o professor dever? introduzir algumas caracter?sticas do regime seguinte ao de Brejnev, Andropov e Tcherneko, a saber, o de Mikhail Gorbachev, que durou de 1985 at? o ano de sua ren?ncia ao cargo de presidente da URSS, em 1992. Em sua elei??o, Gorbachev representou a renova??o do alto cargo de poder no Partido Comunista, bem como a necessidade de mudan?a e adapta??es ?s profundas muta??es sociais, a supera??o da estagna??o e o ingresso na acelera??o. O regime de Gorbachev corresponde aos ?ltimos anos de coes?o pol?tica do bloco sovi?tico. Seu regime foi marcado pelas reformas mais dr?sticas enfrentadas pela URSS, as quais acabaram por lev?-la ao seu colapso.
Imagem de Mikhail Gorbachev. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mikhail_Gorbachev_1987.jpg
?
O professor dever? enfatizar as duas principais e mais conhecidas reformas propostas por Leonid Brejnev, a saber:
1?. A reestrutura??o econ?mica da URSS a partir da pol?tica da Perestroika, que significa reconstru??o.
O professor dever? introduzir alguns aspectos dessa reconstru??o econ?mica e seu impacto na realidade sovi?tica. Dever?, ainda, fazer notar que as propostas da Perestroika extrapolavam o campo da economia, ao fazer duras cr?ticas ao tradicional centralismo estatal e ao impor a perspectiva de um socialismo renovado.
2?. A a??o da transpar?ncia pol?tica e do direito ? informa??o por meio da reforma proposta pela Glasnost (transpar?ncia).
Aqui, o professor ir? brevemente observar que Gorbachev, al?m de criticar os ditos ?segredos de Estado?, propunha uma maior liberdade pol?tica aos cidad?os e o direito ? informa??o aos mesmos.
?
Desenvolvimento da aula
Feitas as breves introdu??es destas duas grandes reformas propostas por Mikhail Gorbachev, o professor dever? dividir a sala em dois grupos (misturando as forma??es anteriores), de maneira que cada grupo ficar? respons?vel por uma quest?o referente a cada um daqueles t?picos abordados.
?
- Atividade do Grupo 1
Discorrer sobre a proposta central da Perestroika e o seu impacto na realidade sovi?tica, articulando-a ? proposta da Glasnost e o conceito pol?tico de d?tente. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Gorbachev
http://www.algosobre.com.br/biografias/mikhail-gorbatchov-mikhail-gorbachev.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perestroika
http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_2385.html
http://pt.shvoong.com/books/206698-perestroika/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasnost
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9tente
?
?
- Atividade do Grupo 2
Discorrer sobre a proposta central da Perestroika e a sua articula??o com as agita??es nacionalistas e as diversas den?ncias de corrup??o dos altos cargos pol?ticos que levaram ? desintegra??o da URSS. As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Gorbachev
http://www.algosobre.com.br/biografias/mikhail-gorbatchov-mikhail-gorbachev.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasnost
http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_5623/artigo_sobre_glasnost_e_perestroika
http://www.desconversa.com.br/geografia/tag/glasnost-perestroika/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colapso_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colapso_econ%C3%B4mico_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
?
Os alunos dever?o preparar uma apresenta??o que dever? ser feita ao final da aula. Dever?o, ainda, elaborar um trabalho escrito que ser? entregue ao professor na aula seguinte.
?
?
Aula 4
Ap?s receber os trabalhos escritos, o professor dever? concluir a tem?tica proposta para esta aula, fazendo um apanhado geral de tudo o que foi discutido em sala de aula e lan?ando luz sobre a desintegra??o do bloco sovi?tico diante da onda de emancipa??o dos v?rios pa?ses que o compunham entre 1990 e 1991 e a ren?ncia de Mikhail Gorbachev do cargo de presidente da URSS. Como parte da conclus?o, dever? ainda notar que a proposta deste tema foi mostrar como, de uma maneira ou de outra, os regimes subsequentes ao regime de Josef St?lin foram marcados pelo conceito pol?tico de D?tente e, a partir das reformas propostas para a revitaliza??o dos ideais comunistas, distanciaram-se de alguns dos princ?pios stalinistas e aproximaram-se, cada vez mais, da democratiza??o dos pa?ses componentes da URSS, com especial ?nfase sobre a R?ssia.
O professor dever? reproduzir para os alunos o seguinte notici?rio plant?o dado no mesmo dia da ren?ncia de Mikhail Gorbachev, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1XY7qWbdXe0
Feito isso, por fim, o professor dever? dividir a sala em dois grupos (misturando as forma??es anteriores), os quais dever?o articular as t?picas trabalhadas em sala de aula com o colapso da URSS. Com base no que foi estudado, quais seriam as causas do fim da Uni?o Sovi?tica? Como essas causas se articulam?
As reflex?es poder?o tomar como refer?ncia os seguintes links:
http://www.brasilescola.com/historiag/urss.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-fim-da-uniao-sovietica.html
http://www.slideshare.net/mateussilva/a-desintegrao-da-urss
http://www.algosobre.com.br/historia/fim-da-urss-o.html
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/urss_crise_russa.aspx
?
- Links de apoio aos alunos:
http://www.dialetico.com/historia/historia_69.pdf
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2011/12/o-colapso-da-uniao-sovietica-e-o.html
?
- V?deos de apoio aos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=lmd4rSRfGKI
http://www.youtube.com/watch?v=hKoNqaacA8s
?
- Livros para aux?lio do professor:
CASTELLS, Manuel. O Fim do Mil?nio. Lisboa: Funda??o Calouste Gulbenkian, 2003.
FURET, Fran?ois. O passado de uma ilus?o: ensaios sobre a ideia comunista no s?culo XX. S?o Paulo: Ed. Siciliano, 1995.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve s?culo XX: 1914 ? 1991. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1995.
REIS FILHO, Daniel Aar?o. Uma revolu??o perdida: a hist?ria do socialismo sovi?tico. S?o Paulo: Funda??o Perseu Abramo, 1997.
?
A avalia??o ser? realizada em todas as etapas do aprendizado.
Durante o trabalho em grupo, os alunos ser?o avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a intera??o e o di?logo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opini?es divergentes.
As apresenta??es e os trabalhos escritos dever?o ser avaliados, levando-se em considera??o a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de transmiss?o coerente e consistente de suas opini?es, bem como da pertin?ncia ao assunto estudado.
As apresenta??es ser?o um meio de se avaliar a capacidade dos alunos para a organiza??o e transmiss?o, de forma concatenada, do aprendizado adquirido durante as atividades.
O trabalho final, relativo ? articula??o dos assuntos estudados com o fim da URSS, dever? ser avaliado em sua consist?ncia e coer?ncia.