Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
? Compreender a fun??o do cartaz na vida cotidiana
? Conhecer a produ??o de cartazes do artista Toulouse-Lautrec
? Estudar os elementos fundamentais que comp?em um cartaz
? Criar um cartaz educativo
N?o h?
1a aula
Inicie a aula com uma exposi??o de cartazes comuns, que podem ser conseguidos pela cidade ou prepare slides com as sugest?es abaixo:
http://gp.art.br/wp-content/uploads/2011/02/cartaz_dengue.jpg
?
http://www.lapisraro.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/11/SX000109X_cartaz_Arcos40x60.jpg
?
http://ffw.com.br/noticias/files/2011/10/17408_cartaz-29-bienal-de-sp.jpg
?
?
Pe?a ao grupo que observe bem cada um deles e fa?a as seguintes perguntas:
?
1. De que ? composto um cartaz?
2. Quais t?m fun??o apelativa e quais t?m fun??o informativa?
3. Para que servem os cartazes? Qual ? a sua fun??o?
4. Qual ? a import?ncia dos cartazes em nossa sociedade?
D? um tempo para que os alunos e alunas possam responder em seus cadernos.
?
2a aula
Pe?a que apresentem, espontaneamente, em voz alta, as respostas das perguntas da aula anterior, discutindo-as. ? interessante fixar novamente os cartazes no quadro para que os mesmos sejam analisados conforme as respostas dadas pelo alunado.
? preciso ficar claro para o grupo que um cartaz ?:
Em seguida, apresente alguns dos cartazes do artista Toulouse-Lautrec (1864-1901):
?
http://balaiodas7.files.wordpress.com/2011/06/lautrec_moulin_rouge_la_goulue_poster_18911.jpg
?
?
Leia o texto abaixo junto com o grupo de alunos. Este texto cont?m algumas informa??es sobre a produ??o de cartazes do artista mencionado:
?Ao mesmo tempo em que Toulouse-Lautrec era aclamado por muitos, tamb?m era criticado seriamente por outros que n?o consideravam seus trabalhos como obras de arte, mas publicidade, arte suja que servia apenas para a venda. Toulouse-Lautrec respondia ?s cr?ticas com sua forma brilhante de criar. O pintor, antes de fazer um cartaz, passava por todos os passos para a cria??o de uma obra, em algumas vezes, ele at? criava telas completas, produzindo verdadeiras obras de arte, para depois reproduzi-las de forma mais simples na litografia. Essa massifica??o de suas obras, a utiliza??o de elementos persuasivos e de contexto da ?poca fizeram dos cartazes de Toulouse-Lautrec, uma obra de arte que vendia, um cartaz publicit?rio. Salienta-se que os cartazes de Toulouse-Lautrec s?o um elo perdido entre arte e propaganda. Ele estabeleceu esta liga??o atrav?s de pontos est?ticos e persuasivos que lhe deram fama e reconhecimento aos retratados pelo pr?prio pintor (...) Toulouse-Lautrec era desprovido de preconceitos e censura. Assim, deu ao cartaz um tom de dramaticidade, com uma forma persuasiva e sutil publicidade. O referido pintor dava a mesma import?ncia para o cartaz perante suas demais obras art?sticas e assim tamb?m criou elementos conceituais para a pr?pria publicidade. Toulouse-Lautrec deixou bem claro em suas obras que o desenho e seu tra?o s?o a pura forma de express?o, esta que deu o toque na vida e na pr?pria obra.? http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos/artigo_diegopiovesan.pdf
?
Lan?a a pergunta: Um cartaz pode ser uma obra de arte? Deixe que cada aluno a partir das informa??es obtidas sobre a fun??o dos cartazes publicit?rios e sobre os cartazes produzidos pelo artista tirem suas pr?prias conclus?es. Abra um espa?o para um pequeno bate-papo sobre esse tema, deixando claro que um cartaz pode assumir os dois pap?is, depender? de quem o produz e para qual finalidade.
Proponha, ainda, uma visita no site e pe?a ao grupo que navegue na galeria do artista, podendo conhecer v?rias pinturas e v?rios cartazes deste artista modernista franc?s: http://www.toulouse-lautrec-foundation.org/
?
3a, 4a, 5a aulas
Avance nos estudos sobre os elementos do cartaz, lembrando aos alunos que um cartaz tem que chamar aten??o do p?blico a que se destina e precisa dar ?seu recado? de maneira eficiente. Portanto, divida a turma em grupo de 04 estudantes e repasse o roteiro de trabalho que dever? ser seguido por completo.
Elabora??o do projeto do cartaz
1- Escolher o tema ou assunto que, nesse caso, ser? com teor educativo. Ou seja, um tema que se destine aos assuntos da escola e que atinja a comunidade escolar.
2- Decidir o conte?do da mensagem principal do cartaz
3- Quem tipo de imagem transmite melhor o tema?
4- Que tipo de letra (tipografia) se ad?qua melhor ao tema?
5- Como organizar as imagens e texto?
6- Quais cores s?o adequadas?
7- Qual t?cnica: guache, aquarela, colagem?
8- Fixa??o: qual ser? o melhor local no espa?o da escola para este cartaz?
?
Apresente alguns exemplos para ajudar a turma na cria??o e provocar algumas ideias inovadoras:
http://www.jacofesta.com/img/Noticias/20110317092119c02d6b60dede9080c131e5cc2bb32832.jpg
O trabalho de cor lembra o efeito de l?pis de cor e at? mesmo, caneta hidrocor. Portanto, ? uma t?cnica que pode ser explorada em cartazes.
?
http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/files/2011/11/banheiro01.jpg
Chame aten??o do grupo para este cartaz, ele n?o tem texto escrito. Toda a comunica??o est? sendo feita por meio da imagem.
http://3.bp.blogspot.com/-PDAsJE1X8Mg/TeLri3GgvVI/AAAAAAAAAOo/x1cLhdQIzoo/s400/lixo.jpg
Este cartaz d? a sugest?o de usar imagens de revistas e at? aproveitar a de outros cartazes, realizando uma montagem para alertar sobre o lixo jogado em qualquer lugar.
Este ? digital, mas o uso das cores e o tema s?o bastante sugestivos.
?
Acompanhe o desenvolvimento das etapas de elabora??o dos cartazes, tirando d?vidas e apontando problemas antes que os mesmos estejam prontos e com falhas. Oriente aos alunos que primeiro fa?am o esbo?o do cartaz com l?pis. Em seguida, ap?s an?lise, sigam com as t?cnicas escolhidas para finalizar a produ??o.
?
6a aula
Quando todos os cartazes estiverem prontos, ? o momento de cada grupo fixar o seu no local estabelecido no projeto. Uma boa sugest?o ? cobrir o cartaz com contact transparente, o que permitir? uma longevidade ao trabalho, especialmente se for fixado em ?rea externa ou que tenha ?gua por perto, como banheiros e bebedouros. Durante essa aula, cada grupo ir? analisar qual ? o melhor local para fixa??o do seu cartaz percorrendo os espa?os da escola e assim, fixando o seu cartaz de maneira que o mesmo cumpra sua fun??o de maneira mais adequada. Acompanhe os grupos e estimule a troca de ideias acerca de um melhor resultado e melhor visibilidade ao trabalho realizado.
N?o h?.
O envolvimento ? importante em todas as etapas das aulas, desde a observa??o dos cartazes recolhidos na cidade, logo na primeira aula. O question?rio com quest?es precisa ser corrigido e a proposta ? que a avalia??o seja oral, mas permita que aqueles/as que n?o responderam ou tiveram d?vidas, reescrevam as respostas de maneira mais satisfat?ria. Ao refletir e escrever, o aluno estar? assimilando informa??es importantes sobre o cartaz e sua fun??o. Na elabora??o do cartaz em grupo, ? preciso verificar se todos participaram efetivamente das oito fases para cria??o de um cartaz com tema relacionado ? escola. Verificar os seguintes crit?rios nos cartazes produzidos:
(1.) se o tema est? adequado ao espa?o escolar;
(2.) se a imagem se relaciona com o texto;
(3) se a imagem e o tamanho das letras s?o visualizados a certa dist?ncia;
(4.) se as cores foram bem empregadas;
(5.) execu??o adequada da t?cnica, seja desenho, colagem ou pintura;
(6.) se o local escolhido foi adequado.