Portal do Professor

Início do Conteúdo

O cartaz como suporte da comunica??o visual

Autor e Co-autor(es)

Andr?a Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Canal
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Estruturas morfol?gicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Compreender a fun??o do cartaz na vida cotidiana

?         Conhecer a produ??o de cartazes do artista Toulouse-Lautrec

?         Estudar os elementos fundamentais que comp?em um cartaz

?         Criar um cartaz educativo

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h?

Estratégias e recursos da aula

1a aula

Inicie a aula com uma exposi??o de cartazes comuns, que podem ser conseguidos pela cidade ou prepare slides com as sugest?es abaixo:

cartaz dengue  http://gp.art.br/wp-content/uploads/2011/02/cartaz_dengue.jpg

?

cartaz puc  http://www.lapisraro.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/11/SX000109X_cartaz_Arcos40x60.jpg

?

cartaz bienal  http://ffw.com.br/noticias/files/2011/10/17408_cartaz-29-bienal-de-sp.jpg

?

cartaz ??gua http://2.bp.blogspot.com/_1PhgcFRxihM/SwRipwJ0huI/AAAAAAAAAJ8/ZP7FjN-LeiA/s1600/cartaz+serra+negra+com+g%C3%A1s.jpg

?

Pe?a ao grupo que observe bem cada um deles e fa?a as seguintes perguntas:

?

1.    De que ? composto um cartaz?

2.    Quais t?m fun??o apelativa e quais t?m fun??o informativa?

3.    Para que servem os cartazes? Qual ? a sua fun??o?

4.    Qual ? a import?ncia dos cartazes em nossa sociedade?

D? um tempo para que os alunos e alunas possam responder em seus cadernos.

?

2a aula

Pe?a que apresentem, espontaneamente, em voz alta, as respostas das perguntas da aula anterior, discutindo-as. ? interessante fixar novamente os cartazes no quadro para que os mesmos sejam analisados conforme as respostas dadas pelo alunado.

? preciso ficar claro para o grupo que um cartaz ?:

  • um meio de comunica??o visual que re?ne texto e imagem, procurando comunicar mensagens 
  • podem ser classificadas de apelativas (tem intuito de vender um produto ou ideia) ou informativas (anunciando algum fato, evento, etc.).
  • geralmente o cartaz ? executado em papel e pode ser impresso manualmente ou no sistema off-set e fixado em locais p?blicos.
  • sua principal fun??o ? divulgar uma informa??o visualmente, mas muitos s?o apreciados por sua beleza est?tica, composi??o, formas e cores.
  • o cartaz tem tamb?m valor hist?rico, pol?tico, art?stico e social.

Em seguida, apresente alguns dos cartazes do artista Toulouse-Lautrec (1864-1901):

?

Cartaz Toulouse

http://balaiodas7.files.wordpress.com/2011/06/lautrec_moulin_rouge_la_goulue_poster_18911.jpg

?

Cartaz Toulouse 2

http://3.bp.blogspot.com/_yoAn_RvUN6s/S84DIIP2SKI/AAAAAAAAB-M/i_bWpaiBprA/s1600/lgst2769%2Bambassadeurs-toulouse-lautrec-poster.jpg

?

Leia o texto abaixo junto com o grupo de alunos. Este texto cont?m algumas informa??es sobre a produ??o de cartazes do artista mencionado:

?Ao mesmo tempo em que Toulouse-Lautrec era aclamado por muitos, tamb?m era criticado seriamente por outros que n?o consideravam seus trabalhos como obras de arte, mas publicidade, arte suja que servia apenas para a venda. Toulouse-Lautrec respondia ?s cr?ticas com sua forma brilhante de criar. O pintor, antes de fazer um cartaz, passava por todos os passos para a cria??o de uma obra, em algumas vezes, ele at? criava telas completas, produzindo verdadeiras obras de arte, para depois reproduzi-las de forma mais simples na litografia. Essa massifica??o de suas obras, a utiliza??o de elementos persuasivos e de contexto da ?poca fizeram dos cartazes de Toulouse-Lautrec, uma obra de arte que vendia, um cartaz publicit?rio. Salienta-se que os cartazes de Toulouse-Lautrec s?o um elo perdido entre arte e propaganda. Ele estabeleceu esta liga??o atrav?s de pontos est?ticos e persuasivos que lhe deram fama e reconhecimento aos retratados pelo pr?prio pintor (...) Toulouse-Lautrec era desprovido de preconceitos e censura. Assim, deu ao cartaz um tom de dramaticidade, com uma forma persuasiva e sutil publicidade. O referido pintor dava a mesma import?ncia para o cartaz perante suas demais obras art?sticas e assim tamb?m criou elementos conceituais para a pr?pria publicidade. Toulouse-Lautrec deixou bem claro em suas obras que o desenho e seu tra?o s?o a pura forma de express?o, esta que deu o toque na vida e na pr?pria obra.?  http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos/artigo_diegopiovesan.pdf

?

Lan?a a pergunta: Um cartaz pode ser uma obra de arte? Deixe que cada aluno a partir das informa??es obtidas sobre a fun??o dos cartazes publicit?rios e sobre os cartazes produzidos pelo artista tirem suas pr?prias conclus?es. Abra um espa?o para um pequeno bate-papo sobre esse tema, deixando claro que um cartaz pode assumir os dois pap?is, depender? de quem o produz e para qual finalidade.

Proponha, ainda, uma visita no site e pe?a ao grupo que navegue na galeria do artista, podendo conhecer v?rias pinturas e v?rios cartazes deste artista modernista franc?s: http://www.toulouse-lautrec-foundation.org/

?

3a, 4a, 5a aulas

Avance nos estudos sobre os elementos do cartaz, lembrando aos alunos que um cartaz tem que chamar aten??o do p?blico a que se destina e precisa  dar ?seu recado? de maneira eficiente. Portanto, divida a turma em grupo de 04 estudantes e repasse o roteiro de trabalho que dever? ser seguido por completo.

Elabora??o do projeto do cartaz

1-    Escolher o tema ou assunto que, nesse caso, ser? com teor educativo. Ou seja, um tema que se destine aos assuntos da escola e que atinja a comunidade escolar.

2-    Decidir o conte?do da mensagem principal do cartaz

3-    Quem tipo de imagem transmite melhor o tema?

4-    Que tipo de letra (tipografia) se ad?qua melhor ao tema?

5-    Como organizar as imagens e texto?

6-    Quais cores s?o adequadas?

7-    Qual t?cnica: guache, aquarela, colagem?

8-    Fixa??o: qual ser? o melhor local no espa?o da escola para este cartaz?

?

Apresente alguns exemplos para ajudar a turma na cria??o e provocar algumas ideias inovadoras:

Cartaz 1  http://www.jacofesta.com/img/Noticias/20110317092119c02d6b60dede9080c131e5cc2bb32832.jpg

O trabalho de cor lembra o efeito de l?pis de cor e at? mesmo, caneta hidrocor. Portanto, ? uma t?cnica que pode ser explorada em cartazes.

?

cartaz 2  http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/files/2011/11/banheiro01.jpg

Chame aten??o do grupo para este cartaz, ele n?o tem texto escrito. Toda a comunica??o est? sendo feita por meio da imagem.

cartaz 3  http://3.bp.blogspot.com/-PDAsJE1X8Mg/TeLri3GgvVI/AAAAAAAAAOo/x1cLhdQIzoo/s400/lixo.jpg

Este cartaz d? a sugest?o de usar imagens de revistas e at? aproveitar a de outros cartazes, realizando uma montagem para alertar sobre o lixo jogado em qualquer lugar.

cartaz 4  http://1.bp.blogspot.com/-qSKafCnCIVc/TVRHVki00JI/AAAAAAAAAHs/Sa8Pi8_n3J4/s478/Cria%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BDid%25C3%25A0s%25C3%25B2%2BIlustra%25C3%25A7%25C3%25B5es%2B2.jpg

Este ? digital, mas o uso das cores e o tema s?o bastante sugestivos.

?

Acompanhe o desenvolvimento das etapas de elabora??o dos cartazes, tirando d?vidas e apontando problemas antes que os mesmos estejam prontos e com falhas. Oriente aos alunos que primeiro fa?am o esbo?o do cartaz com l?pis. Em seguida, ap?s an?lise, sigam com as t?cnicas escolhidas para finalizar a produ??o.

?

6a aula

Quando todos os cartazes estiverem prontos, ? o momento de cada grupo fixar o seu no local estabelecido no projeto. Uma boa sugest?o ? cobrir o cartaz com contact transparente, o que permitir? uma longevidade ao trabalho, especialmente se for fixado em ?rea externa ou que tenha ?gua por perto, como banheiros e bebedouros. Durante essa aula, cada grupo ir? analisar qual ? o melhor local para fixa??o do seu cartaz percorrendo os espa?os da escola e assim, fixando o seu cartaz de maneira que o mesmo cumpra sua fun??o de maneira mais adequada. Acompanhe os grupos e estimule a troca de ideias acerca de um melhor resultado e melhor visibilidade ao trabalho realizado.

Recursos Complementares

N?o h?.

Avaliação

O envolvimento ? importante em todas as etapas das aulas, desde a observa??o dos cartazes recolhidos na cidade, logo na primeira aula. O question?rio com quest?es precisa ser corrigido e a proposta ? que a avalia??o seja oral, mas permita que aqueles/as que n?o responderam ou tiveram d?vidas, reescrevam as respostas de maneira mais satisfat?ria. Ao refletir e escrever, o aluno estar? assimilando informa??es importantes sobre o cartaz e sua fun??o. Na elabora??o do cartaz em grupo, ? preciso verificar se todos participaram efetivamente das oito fases para cria??o de um cartaz com tema relacionado ? escola. Verificar os seguintes crit?rios nos cartazes produzidos:

(1.) se o tema est? adequado ao espa?o escolar;

(2.) se a imagem se relaciona com o texto;

(3) se a imagem e o tamanho das letras s?o visualizados a certa dist?ncia;

(4.) se as cores foram bem empregadas;

(5.) execu??o adequada da t?cnica, seja desenho, colagem ou pintura;

(6.) se o local escolhido foi adequado.