Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Guerra dos Cem Anos

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os motivos que levaram ? guerra.

- Os principais personagens.

- Duas formas de combate: arqueiros versus cavaleiros.

- As principais batalhas da Guerra dos Cem Anos.

- Guerra feudal ou guerra mon?rquica?

- As dimens?es do conflito.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O conceito de guerra.

- A evolu??o do modo de combate durante a Idade M?dia.

- A forma??o e estrutura hist?rico-geogr?fica dos reinos de Fran?a e Inglaterra.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

A Guerra dos Cem Anos, para muitos, marca o per?odo de transi??o entre a Idade M?dia e a Idade Moderna, na medida em que seus protagonistas se caracterizavam por serem Monarquias com alto grau de centraliza??o de poder nas m?os do rei.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Nesta primeira aula, como forma de despertar a curiosidade dos estudantes para o tema, o professor dever? iniciar a aula perguntando a seus alunos a respeito de alguns personagens da Guerra dos Cem Anos:

- J? ouviram falar em Eduardo III? Em Filipe, o Belo? Em Eduardo, o Pr?ncipe Negro? E em Joana d?Arc?

- O que fizeram? Qual a sua import?ncia na hist?ria?

Para ilustrar melhor estes personagens, o professor poder? apresentar as seguintes imagens durante o transcorrer do debate:

1 ? Eduardo III, rei da Inglaterra e pretendente ao trono franc?s.

Eduardo III

Dispon?vel em:

http://old.enciclopedia.com.pt/images/articles/edward3.jpg

?

2 ? Filipe, o Belo, rei franc?s de 1285 a 1314.

Filipe IV, o Belo

Dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_BXTQvtIa9gs/TIPiiBMRGfI/AAAAAAAAABw/mIVC6bUREyE/s400/philippe_iv_le_bel.jpg

?

3 ? Ef?gie de Eduardo, o Pr?ncipe Negro, na Catedral de Cantu?ria.

Eduardo, o Principe Negro

Dispon?vel em: http://djtravel.homestead.com/files/canterbury_-_black_prince.jpg

?

4 ? Joana d?Arc, hero?na francesa.

Joana d'ARC

Dispon?vel em:

http://www.sitedecuriosidades.com/im/g/BCFA7.jpg

Dispondo os seus alunos em um grande c?rculo, o professor dever? incit?-los a um debate a respeito da Guerra dos Cem Anos:

- O que os personagens apresentados na primeira parte da aula t?m em comum?

- Os alunos est?o familiarizados com os eventos da Guerra dos Cem Anos?

- Quem foram os principais belicosos nesta Guerra?

O professor dever? guiar seus alunos ao longo do debate, de modo que, caso eles se mostrem um pouco indecisos ou pouco conhecedores do tema, ele possa abordar o assunto, incentivando a mem?ria dos seus alunos por meio de filmes, livros e outras obras que abordaram o assunto, como os filmes Henrique V, de Kenneth Branagh, baseado na obra hom?nima de William Shakespeare, e Joana d?Arc, de Luc Besson.

Segunda Aula

Dando in?cio ? segunda aula, o professor dever? apresentar aos seus alunos o seguinte v?deo do Brasil Escola, dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=5R_bdK026Qk&feature=related

Para complementar as informa??es passadas pelo v?deo, os alunos dever?o ler o texto abaixo, dispon?vel em:

http://www.brasilescola.com/historiag/guerra-cem-anos.htm

Uma vez lido o texto e apresentado o v?deo, o professor dever? iniciar uma discuss?o com seus alunos, tendo em vista os seguintes pontos:

- Origem do conflito;

- Problemas em quest?o;

- Pot?ncias beligerantes;

- Caracter?sticas estruturais e pol?ticas dos envolvidos;

- Consequ?ncias da guerra.

Uma vez que o professor veja atingidos esses pontos, de maneira satisfat?ria dentro da discuss?o, ele dever? pedir aos alunos que redijam uma pequena reda??o a respeito do tema, abrangendo os mesmos pontos do debate. O texto dever? ter entre 20 e 25 linhas.

Terceira Aula

Para a terceira aula, o professor dever? levar seus alunos ? Sala de Inform?tica onde, divididos em grupos, far?o uma pesquisa iconogr?fica sobre a Guerra dos Cem Anos. As imagens poder?o ser relativas tanto ?s personagens, quanto aos principais eventos. Elas ser?o usadas para uma Exposi??o dentro da escola e dever?o conter uma legenda identificando e explicando cada uma delas. Abaixo, damos alguns exemplos:

1 ? Joana d?Arc.

Legenda: Joana d?Arc quando da coroa??o do Rei Carlos VII, de Fran?a, na Catedral de Reims. Joana D?Arc desejava que o ent?o delfim, Carlos, fosse coroado segundo as mais antigas tradi??es francesas. Para tanto, ela liderou o ex?rcito at? chegar ? Reims, onde, segundo a tradi??o franca, teriam sido coroados todos os reis da Fran?a. Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_GnnEJaMQCHg/TAKNAgaM7LI/AAAAAAAAAqY/JHaoV2EIsK8/s400/240PX-~1.JPG

Coroa????o

2 ? Batalha de Castillon.

Legenda: Batalha de Castillon. Cena retrata a morte do comandante ingl?s John Talbot. A Batalha de Castillon foi a ?ltima batalha entre franceses e ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. Ap?s a vit?ria decisiva dos franceses, estes recuperaram a cidade de Bordeaux e quase toda a totalidade do territ?rio, restando aos ingleses apenas a cidade de Calais. Imagem dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Battle_of_Castillon.jpg

Batalha de Castillon

As imagens poder?o ser obtidas da Internet ou de revistas especializadas, e dever?o ser coladas em papel apropriado: cartolinas, papel jornal, etc. Uma vez feitos os cartazes, estes dever?o ser afixados onde o professor achar mais apropriado, por exemplo, o p?tio ou corredores da escola.

Conclus?o

Com o fim das aulas, os alunos compreender?o que a Guerra dos Cem Anos pode ser considerada um marco na hist?ria. N?o apenas por servir como uma refer?ncia de transi??o entre o medieval e o moderno, mas tamb?m por decretar o decl?nio da cavalaria como arma de combate preponderante no campo de batalha, o consequente decl?nio da nobreza e a ascens?o do poder mon?rquico, que detinha, cada vez mais, as r?deas do governo em suas m?os.

Recursos Complementares

?

- Sugest?o de filme a ser consultado pelos alunos e professores:Joana d?Arc de Luc Besson, de Luc Besson. 1999.

- Sugest?o de filme a ser consultado pelos alunos e professores: Henrique V, de Kenneth Branagh. 

Avaliação

?

O professor basear? sua an?lise na participa??o dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do. Quanto ? produ??o dos cartazes e a consequente Exposi??o, o professor dever? analisar a participa??o de cada aluno em sua formula??o e tamb?m os textos das legendas, utilizando, para tal, os mesmos crit?rios empregados para a avalia??o das reda??es.