Portal do Professor

Início do Conteúdo

A explora??o do ouro nas Minas Gerais

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Diniz Ferreira; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender com esta aula aspectos da hist?ria do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro. Alguns aspectos s?o: A descoberta do ouro, o surgimento das cidades, a rela??o entre a Col?nia e Portugal durante a explora??o do ouro, bem como a trajet?ria do trabalho escravo come?ando nos moinhos de a??car at? chegar as jazidas de ouro.  

Duração das atividades

Cinco aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos pr?vios sobre Hist?ria do Brasil Col?nia e os interesses de Portugal nas riquezas aqui existentes. Al?m disso dever? saber sobre as rela??es de trabalho existentes nesta ?poca, principalmente o trabalho escravo e sua influ?ncia na sociedade da ?poca. 

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

?

O Professor deve fazer uma breve introdu??o sobre como a descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira ?corrida, durante todo s?culo XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes e tamb?m os portugueses, passaram a migrar para as regi?es aur?feras, buscando o enriquecimento r?pido. Doce ilus?o, pois a explora??o de minas de ouro dependia de altos investimentos em m?o-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes propriet?rios rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.

?

ATIVIDADE 1 (  aula 1 ):

A atividade 1 consiste em uma apresenta??o aos alunos do tema proposto. Ela os ajudar? a se familiarizar com o determinado tema. No inicio da primeira aula o professor deve fazer uma breve introdu??o resumindo qual era o contexto em que se encontrava o Brasil no s?culo XVIII, s?culo em que se teve inicio a explora??o do ouro.  Para Iniciar a discuss?o com os alunos o professor dever? mostrar duas imagens: 

?

Engenho

Fonte:http://brasilarqui.files.wordpress.com/2010/03/engenho-de-acucar1.jpg

?

Mina de ouro

Fonte: http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/02/os-terratenentes-do-brasil-14-os.html

?

O professor dever? pedir aos alunos que analisem as imagens e achem as diferen?as b?sicas entre uma e outra. Ap?s a discuss?o dos alunos sobre as diferen?as entre as duas imagens, o professor dever? explicar o trabalho nas Minas de Ouro, enfatizando o que teve que mudar no Brasil para que a explora??o do ouro se consolidasse como o principal meio de riqueza. 

?

ATIVIDADE 2 (aulas 2 e 3)

?

Aula 2: A atividade 2 ser? um semin?rio. Para isso, o professor dividir? a sala em quatro grupos, que utilizar?o o hor?rio da aula 1 para pesquisar na internet sobre um dos  temas abaixo:

?

Grupo 1: Chegada dos bandeirantes em Minas Gerais. Sites para pesquisa:

O movimento das bandeiras e a descoberta do ouro - http://sp450anos.terra.com.br/interna/0%2C%2COI236128-EI2551%2C00.html

A corrida do ouro em Minas gerais - http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml

Ouro - Hist?ria- Minera??o no Brasil Col?nia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Minera??o no Brasil Col?nia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

?

Grupo 2:  A descoberta do ouro e a forma??o das primeiras cidades em Minas. Sites para pesquisa:

A corrida do ouro em Minas Gerais - http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml

Corrida do ouro - http://www.infoescola.com/brasil-colonia/corrida-do-ouro/

Ouro - Hist?ria- Minera??o no Brasil Col?nia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Minera??o no Brasil Col?nia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

?

Grupo 3: A explora??o do ouro e o trabalho escravo. Sites para pesquisa:

Minera??o no Brasil Col?nia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

Ouro - Hist?ria- Minera??o no Brasil Col?nia - http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Escravid?o no Brasil - http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm

?

Grupo 4: O decl?nio da Minera??o. Sites para pesquisa:

O Decl?nio da Minera??o - Ciclo da Minera??o no Brasil - Brasil Col?nia - http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=640&subcategoria=1121&id=3574

Minera??o no Brasil Col?nia - http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

?

A pesquisa tamb?m poder? ser feita em livros did?ticos, a crit?rio do professor.

Cada grupo dever? produzir um relat?rio de pesquisa ( com mais um menos uma p?gina)  a ser apresentado na aula seguinte, explicando como foi a pesquisa, quais as dificuldades que tiveram durante a pesquisa, e escrevendo resumidamente os pontos interessantes que encontraram no conte?do estudado.

?

Aula 3: Os alunos iniciar?o o semin?rio, e cada grupo apresentar? sua parte ao restante da turma. Os grupos ter?o cerca de 15 minutos para abordar resumidamente e ensinar aos demais o que aprenderam em sua pesquisa. ? necess?rio que os alunos entendam de forma geral a economia, a sociedade e a pol?tica da ?poca estudada, sabendo enquadrar seu tema no contexto hist?rico da ?poca.

?

ATIVIDADE 3 (aulas 4 e 5)

Aula 4:

 A atividade 3 consiste na observa??o de um filme document?rio, que exemplificar? o que foi discutido em sala.  O filme se chama ?Morro do Ouro Ambi??o e Agonia? e ? um v?deo document?rio / fic??o que mostra a epopeia da explora??o do ouro na antiga mina de Paracatu-MG onde o passado e o presente geram conflitos e revelam a influ?ncia s?cio ? econ?mica, hist?rica e cultural do Morro do Ouro para o Brasil. 

Onde encontrar: http://albernazfilmes.com/site/MorrodoOuro.php

?

Aula 5:

 Nesta aula o professor far? uma grande roda e iniciar? uma discuss?o sobre o filme. Ele perguntar? o que foi visto, e pedir? aos alunos para interligarem o conte?do do filme ao que foi estudado antes em sala. Depois da pequena discuss?o, o professor pedir? para que escrevam, durante os trinta minutos restantes da aula, um coment?rio de uma folha sobre o filme, relacionando-o com o semin?rio da aula anterior e dizendo o que acharam de mais interessante no document?rio. 

Recursos Complementares

?

Sugest?es de links para alunos:

Minera??o no Brasil Col?nia - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/mineracao-no-brasil-colonia.php. Acesso em 8 de junho de 2012.

A hist?ria do ouro no Brasil - http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-do-ouro-no-brasil/. Acesso em 8 de junho de 2012.

?

Sugest?es de links para professores:

Artigo sobre t?cnicas de explora??o do ouro e sua rela??o com a escravid?o

T?cnicas minerat?rias e escravid?o nas Minas Gerais  dos s?culos XVIII e XIX: uma an?lise comparativa: http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2006/D06A018.pdf. Acesso em 8 de junho de 2012. 

Avaliação

AVALIA??O

A avalia??o ser? processual. O professor levar? em considera??o a participa??o dos alunos em cada uma das atividades propostas, consist?ncia e coer?ncia no relat?rio de pesquisa bem como a qualidade da apresenta??o do grupo durante o semin?rio. A reda??o final, trazendo o coment?rio do filme deve ser avaliada de acordo com o conte?do estudado: Deve-se tentar perceber se o aluno conseguiu interligar bem as fontes escritas (livros e sites) das visuais ( filme) e compreender as vis?es presentes em cada uma delas. Ele n?o precisa aprofundar no tema, mas deve mostrar dom?nio no que foi discutido em sala durante as aulas.