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A pol?tica externa brasileira de J?nio Quadros e Jo?o Goulart e as rela??es com o golpe civil-militar de 1964

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Taciana Garrido; L?gia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

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Nesta aula, o aluno poder? compreender a pol?tica externa dos governos brasileiros de J?nio Quadros e Jo?o Goulart e a repercuss?o de suas atitudes internacional e nacionalmente. Ser? poss?vel vislumbrar a rela??o entre o temor anticomunista presente no bloco ocidental durante a Guerra Fria, as diretrizes brasileiras em pol?tica externa que alimentaram o receio de um levante comunista no Brasil e o golpe civil-militar.  

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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? necess?rio que os alunos tenham conhecimentos acerca dos governos de J?nio Quadros e Jo?o Goulart e o contexto hist?rico do golpe civil-militar de 1964. 

Estratégias e recursos da aula

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INTRODU??O:

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O professor deve fazer uma introdu??o contextualizando o breve governo de J?nio Quadros e o governo de Jo?o Goulart na esfera internacional, sobretudo sobre as rela??es com os EUA. Os encontros desses dois presidentes com figuras ilustres de Cuba, como Fidel Castro e Che Guevara, e dirigentes da China comunista, como a visita de Jo?o Goulart a este pa?s em 1961, devem ser tamb?m trabalhados. O significado desses pa?ses comunistas para o principal parceiro do pa?s naquele momento, os Estados Unidos, deve ser abordado em sala de aula. ? fundamental que o professor introduza a tem?tica do pensamento anticomunista presente na esfera civil-militar envolvida no golpe de 1964; e o alinhamento ao Ocidente, sobretudo ?s diretrizes do governo norte-americano.

Che Guevara recebe de J??nio Quadros a medalha Cruzeiro do Sul, 1961

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Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2007/ju359pag09.html

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DESENVOLVIMENTO:

1? AULA

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Atividade 1: Na primeira aula, o professor, numa breve introdu??o, deve enfatizar algumas contradi??es do governo J?nio Quadros, lembrando que, embora J?nio se declarasse veementemente contra o comunismo, sua pol?tica externa se aproximava de pa?ses sob a influ?ncia de Moscou. Para isso, deve-se trabalhar com a imagem de J?nio Quadros condecorando o l?der revolucion?rio Che Guevara, em 1961, com a medalha de maior honra nacional, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

No momento seguinte os alunos devem ser divididos em 4 grupos para pesquisar, na sala de inform?tica,  not?cias da ?poca no acervo do Jornal do Brasil, charges e imagens, que pode ter seu conte?do acessado atrav?s do link http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19660719&b_mode=2. Dois grupos ficar?o respons?veis pelas not?cias sobre pol?tica externa durante o governo J?nio Quadros, sendo um respons?vel pelas repercuss?es internas e outro pelas repercuss?es externas das tomadas de decis?es do governo. O mesmo se passar? com os outros dois grupos, que se reunir?o em torno do notici?rio referente ? pol?tica externa de Jo?o Goulart.

Sites sugeridos para pesquisa:

A trajet?ria pol?tica de Jo?o Goulart - http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/A_politica_externa_independente

Jo?o Goulart visita John Kennedy - http://www.youtube.com/watch?v=l__5_PHdVo0&feature=relmfu

Governo J?nio Quadros (1961). mandato pol?mico de sete meses - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-janio-quadros-1961-mandato-polemico-de-sete-meses.jhtm

Governo Jo?o Goulart (1961 - 1964) - Polariza??o conduz ao golpe - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-joao-goulart-1961-1964-polarizacao-conduz-ao-golpe.jhtm

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 A pesquisa deve iniciar a partir da edi??o de 21 de agosto de 1961, dois dias depois da cerim?nia de condecora??o de Che Guevara pelo ent?o presidente J?nio Quadros, que esta dispon?vel atrav?s do link:                                   http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19610821&printsec=frontpage&hl=pt-BR (Jornal do Brasil de 21 de agosto de 1961, p.3.). Na mesma p?gina, o professor pode chamar a aten??o para a not?cia sobre Jo?o Goulart, ent?o vice-presidente, e sua visita ? China, pa?s de governo comunista.

? poss?vel tamb?m trabalhar com o discurso proferido por Jo?o Goulart na China. (discurso de Jango aos chineses: http://www.youtube.com/watch?v=FyMf0I1RIu0) em um contraponto com a visita de Jo?o Goulart feita ao presidente norte-americano John Kennedy (http://www.youtube.com/watch?v=l__5_PHdVo0&feature=relmfu)

 O professor deve alertar aos alunos que estes fatos incomodaram n?o s? a corrente pol?tica conservadora brasileira, mas tamb?m o governo norte-americano de John Kennedy, que acabara de mirar a Ba?a dos Porcos, em Cuba, em uma tentativa frustrada de invas?o, durante a qual J?nio j? havia causado mal-estar ao manifestar apoio ao presidente cubano Fidel Castro.

Esses mesmos grupos trabalhar?o juntos na atividade 4, 5 e 6

           

Atividade 2: O professor pode pontuar que a pol?tica externa de J?nio, assim como a de Jo?o Goulart, buscava para o Brasil uma pauta de com?rcio e pol?tica exterior mais abrangente, n?o exclusivamente executada com pa?ses do bloco capitalista, e que isso n?o incorria, necessariamente, em um consenso ideol?gico entre os pa?ses negociantes. O professor deve propor um debate aos alunos, depois de aclarada a posi??o norte-americana sobre pa?ses comunistas, e ap?s a realiza??o das pesquisas de cada grupo na sala de inform?tica sobre as not?cias da ?poca, de como eles avaliam o modo como esta pol?tica brasileira foi recepcionada na imprensa estadunidense e pelos setores nacionais mais conservadores alinhados aos EUA.

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2? aula:

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Atividade 3: O professor dever? iniciar uma breve exposi??o sobre a Pol?tica Externa Independente (PEI) inaugurada por J?nio Quadros e que teve continuidade sob o governo de Jo?o Goulart, incluindo-se o per?odo parlamentarista, como uma unidade, isto ?, atentando para as diversas continuidades e semelhan?as de vis?o pol?tica existentes entre esse dois governantes. A mudan?a presidencial n?o provocou quebra de continuidade na conduta internacional do Brasil porque ela era informada por um conjunto de ideias que provinham do nacional-desenvolvimentismo-populista do per?odo. A Pol?tica Externa Independente - PEI (de J?nio a Goulart ? 1961-1964) foi um processo e n?o um projeto.  Os grupos devem apresentar sua sele??o de not?cias recolhidas para comprovar a tese da continuidade do projeto de Pol?tica Externa Independente. Nessa atividade, os dois grupos respons?veis pelo estudo mais aprofundado do governo J?nio Quadros e os outros dois respons?veis pelo de Jo?o Goulart devem eleger um representante que apresente a pesquisa do grupo.

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Essa sele??o de textos e imagens dever? ser incorporada ? atividade 5

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Atividade 4: Pode-se analisar com os alunos as diversas caricaturas publicadas na ?poca a respeito do ministro das rela??es exteriores de Jo?o Goulart, ministro San Tiago Santas. Nas caricaturas publicadas em jornais mais conservadores, o pol?tico aparecia, normalmente, segurando o martelo e a foice, principais s?mbolos do comunismo.

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Charge de San Tiago Dantas

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Fonte: MOTTA, Rodrigo Patto S?. Jango e o golpe de 1964 na caricaturaRio de Janeiro: J. Zahar, c2006.

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San Tiago Dantas

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Fonte: MOTTA, Rodrigo Patto S?. Jango e o golpe de 1964 na caricaturaRio de Janeiro: J. Zahar, c2006.

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Ap?s a reprodu??o e a an?lise de imagens, os grupos formados durante a atividade 1 ir?o se reunir novamente para discutir a recep??o externa e das camadas mais conservadoras da sociedade (atentar-se para n?o tratar somente das esferas das for?as armadas) desse discurso e nas poss?veis rela??es com o golpe civil-militar de 1964. Para fomentar o debate, o professor pode reproduzir o v?deo da recep??o de J?nio Quadros por Fidel Castro em Cuba (http://www.youtube.com/watch?v=aek8PcdRE2E) e o ?udio do discurso de Jo?o Goulart no Com?cio da Central do Brasil proferido em 13 de mar?o de  1964, poucas semanas antes do golpe, em que ele declara desejo pela divis?o da terra. (http://www.youtube.com/watch?v=CApQLJhTTiI

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3? AULA

Atividade 5: Ap?s a pesquisa no Jornal do Brasil e sites recomendados, as exibi??es dos v?deos e ?udios, a discuss?o sobre as caricaturas do per?odo e os debates dos alunos, os quatro grupos anteriores ir?o se reunir?o em 2 grupos maiores, divididos por seu tema de pesquisa principal, qual seja, os governos de J?nio Quadros e Jo?o Goulart. Cada aluno deve contribuir com impress?es acerca do per?odo e de personagens do contexto hist?rico, visando a elabora??o de dois jornais, um a favor das condutas de J?nio e Jo?o Goulart de aproxima??o dos pa?ses socialistas como alternativa comercial e pol?tica; e outro alinhado ao pensamento anticomunista. Os alunos j? recolheram fotografias, caricaturas e not?cias da ?poca publicadas no Jornal do Brasil ao longo das ?ltimas atividades (atrav?s do link: http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19660719&b_mode=2). e neste momento devem pensar em como articul?-las no discurso jornal?stico para o jornal que est?o prestes a criar. Cada grupo dever? criar a primeira p?gina de um jornal, que deve conter t?tulo, o editorial, isto ?, a manifesta??o da conduta ideol?gica do corpo de jornalistas engajados na publica??o, imagens, caricaturas e uma mat?ria de capa que verse sobre o tema abordado durante todas as aulas.

4? AULA

Atividade 6: Apresenta??o do jornal pelos alunos, leitura das not?cias e interpreta??o das imagens

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CONCLUS?O: A partir da pesquisa, da elabora??o de um peri?dico, seguido de sua apresenta??o e discuss?o, os alunos ser?o capazes de desenvolver uma postura cr?tica em rela??o ? pol?tica externa brasileira e compreender que, apesar de ser direcionada para o exterior, muitas condutas foram interpretadas de diferentes maneiras internamente e contribu?ram para fomentar as cr?ticas e a rea??o das camadas conservadoras da sociedade civil e militar brasileira contra o governo de Jo?o Goulart, que culminaram no golpe civil-militar de 1964. Logo ap?s a apresenta??o dos dois jornais antag?nicos, os alunos dever?o ser capazes de comparar as diferentes vis?es e interpreta??es sobre a pol?tica externa independente dos governos de J?nio Quadros e Jo?o Goulart

Recursos Complementares

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Mais caricaturas em: MOTTA, Rodrigo Patto S?. Jango e o golpe de 1964 na caricaturaRio de Janeiro: J. Zahar, c2006.

Mais sobre a pol?tica externa brasileira: CERVO, Amado Luiz.; BUENO, Clodoaldo. A politica externa brasileira1822-1985. S?o Paulo: 1986.

http://brasilrepublicano.com.br/fontes/31.pdf

Avaliação

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Ser? analisada a capacidade argumentativa dos alunos presente no jornal, sua diagrama??o e texto argumentativo bem fundamentado em dados hist?ricos. O t?tulo e o editorial do jornal tamb?m ser?o avaliados pelo professor bem como todas as discuss?es feitas ao longo do tema. A participa??o e o envolvimento de cada um dos alunos ser?o avaliados em cada uma das atividades propostas bem como a coer?ncia e consist?ncia dos textos produzidos