Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
- ? necess?rio que a crian?a tenha no??es b?sicas de Libras tais como: associar os gestos ?s palavras.
1? Aula: Antes de iniciar a aula sugerimos que o professor converse com as crian?as sobre a utiliza??o da fala, bem como a dos gestos. E diga tamb?m, que podemos utilizar as duas formas juntas para nos comunicar. Vale ressaltar que o professor estimule os estudantes a representar as palavras atrav?s de express?es faciais e corporais.
?
Fonte: http://www.libras.org.br/lojalibras/iesde/18020.pdf
Para iniciar a aula ? necess?rio que o professor apresente oralmente m?sicas infantis, que cante com eles, pergunte sobre m?sicas que eles mais gostaram... depois explique que h? outras formas de cantar....apresente a m?sica em DVD ?As m?os? do Patati e Patat?. Em seguida pergunte ?s crian?as o que est?o fazendo as crian?as do v?deo? Quais as coisas que elas est?o fazendo e que voc?s fazem usando as m?os?
Apresentar o v?deo clipe ?As m?os?. Em seguida formar um c?rculo cantar e dizer que podem usar as m?os para representar as palavrinhas e se comunicar.
2? Aula:
1? Atividade: Iniciar com a din?mica da ?Caixa do Tato?. Colocar a caixa sobre a mesa, formar um semic?rculo, e pedir que as crian?as fa?am sil?ncio para o colega realizar a atividade com aten??o. O educador dever? chamar de um por um, respeitando o tempo da crian?a para que consiga analisar o objeto que ir? tocar dentro da caixa; ap?s usar o tato para sentir a textura e demais detalhes, a crian?a diz o que pode ser o objeto, em seguida retira da caixa para verificar se conseguiu conhec?-lo utilizando apenas a sensibilidade das m?os (depois que retirar da caixa dever? mostrar para todos da classe). Obs: Nessa caixa deve conter objetos que pertencem ao contexto das crian?as, ou seja, que tenham liga??o com atividades escolares e da fam?lia. Importante utilizar materiais com texturas diferentes, formas variadas, bem como os r?gidos e fl?cidos.
?
fonte: http://4.bp.blogspot.com/-7II1CGwfMiY/T7qPU8OZ38I/AAAAAAAAACE/6sB9iwWIiho/s1600/020608_3.jpg
Ap?s a din?mica perguntar ?s crian?as o que sentiram quando tocaram o objeto? Se tiveram facilidade ou n?o para reconhecer o objeto? Se gostaram da atividade?
Sugerimos que o professor converse com as crian?as a respeito dos nossos ?rg?os do sent ido: diga para que servem? Dizer tamb?m, que tem crian?a com pouca audi??o e n?o consegue ouvir, mas pode se comunicar, falar com outras pessoas usando libras (a linguagem de sinais). Ap?s, arrastar as carteiras para organizar os alunos dentro na sala formando meia lua, perguntar se conhecem a m?sica do ?homenzinho torto? em seguida cantar para eles, na sequ?ncia sugerir que eles o acompanhem cantando.
Homenzinho Torto
Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A b?blia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou.
Fonte: http://letras.mus.br/elaine-de-jesus/148357/
2? Atividade: O professor pode dizer que agora n?s vamos conhecer a m?sica usando apenas as libras, que s?o os gestos. ? importante dizer que as crian?as devem prestar aten??o na pessoa que est? no v?deo, observar como ela faz com as m?os, como movimenta os olhos, a boca... em seguida mostrar o v?deo clipe do homenzinho torto. Para isso pedir para as crian?as formarem um semi - c?rculo e acompanharem o v?deo se expressando atrav?s das libras.
Fonte http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=4EBEBb0M7Yo&NR=1
3? Atividade: Depois que assistirem ao v?deo clipe do?Homenzinho Torto? nas vers?es: da Aline Barros e do dispon?vel no youtube instigar os estudantes por interm?dio de perguntas tais como: O que h? de diferen?a entre as m?sicas? O que elas t?m de semelhan?as? Qual ? mais f?cil? Qual chama mais aten??o e por qu??
3? Aula: O professor poder? iniciar a atividade conversando com as crian?as sobre o tema da m?sica a ser trabalhada. Dizer que eles v?o conhecer outros modos de cant?-la e de interpret?-la. Ap?s apresentar? o v?deo clipe da can??o Fui morar numa casinha e, novamente pedir que eles prestem aten??o nos movimentos das m?os, dos corpos e nas express?es faciais.
Sugerimos que o professor e as crian?as utilizem a m?sica Fui morar numa casinha, e/ou as trabalhadas anteriormente, para apresentar e divulgar os trabalhos feitos, tanto para os pais, quanto para a comunidade escolar. Durante o evento o respons?vel pelas m?dias poder? filmar as apresenta??es, com intuito de formar material de acervo da escola e publica??es.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=znukEta8zzY&feature=related
Aten??o: Pedir permiss?o para os pais e/ou respons?veis para divulga??o das apresenta??es das crian?as no youtube ou outros canais de divulga??o.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24022
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24028
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
O professor dever? observar o desenvolvimento das habilidades motoras, bem como a associa??o entre linguagem de libras e a oral.