Portal do Professor

Início do Conteúdo

A varia??o lingu?stica na sala de aula

Autor e Co-autor(es)

pedro danilo faoro imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MIRAGUAI

Sidnei Sauer

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e na??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as varia??es lingu?sticas existentes nos mesmos.

  • Identificar as caracter?sticas, geogr?ficas e hist?ricas das obras.

  • Identificar e classificar as varia??es lingu?sticas.

  • Escrever textos que contemplem as varia??es do estado de origem do aluno.

  • Produzir textos escritos se utilizando da variedade lingu?stica de prefer?ncia do aluno.

Duração das atividades

4 aulas de 55 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam estar inseridos num contexto de linguagem, convivendo e tendo no??o das diferentes formas de linguagem (Varia??es).

Estratégias e recursos da aula

  • O trabalho com a varia??o lingu?stica nos textos liter?rios tem se expandido em meio as pr?ticas pedag?gicas porque a l?ngua portuguesa ? muito rica no que tange a variedade lingu?stica devido ? dimens?o continental do pa?s, a diversidade de nossa literatura e a migra??o de pessoas principalmente da Regi?o Sul para a Regi?o Centro-Oeste que contribui para a varia??o lingu?stica ser mais acentuada em nossa regi?o.

?

Sequ?ncia Did?tica

O professor deve ter bem definido quais as varia??es lingu?sticas que pretende trabalhar com sua turma antes de dar inicio a esta sequ?ncia. Assim poder? explorar as varia??es existentes na sala de aula prevista para esse trabalho: Variedade Geogr?fica, Variedade Diacr?nica, Variedades Sociais e Variedades Situacionais, bem como trabalhar a leitura, a interpreta??o e a produ??o de textos,  utilizando as varia??es lingu?sticas com o objetivo de conhecer e identificar as mesmas nas diferentes regi?es do pa?s.

?

1? Aula: pr?tica de leitura

1? Atividade

Esta aula inicial tem o objetivo espec?fico de ampliar o vocabul?rio da turma em rela??o ? varia??o lingu?stica.

Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos que os alunos j? t?m em rela??o ?s varia??es geogr?ficas. Perguntar oralmente aos alunos onde nasceram? De qual regi?o pertencem? Se eles conhecem  as marcas da linguagem de sua regi?o? Percebem as diferen?as entre o vocabul?rio da regi?o de origem e aquela falada onde eles vivem ou residem?  Agora o professor pode projetar no Data Show um trecho  do poema de Oswald de Andrade, que est? abaixo:

V?cio na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mi?
Para pior pi?
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E v?o fazendo telhados.

Oswald de Andrade

fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm

- Perguntar aos alunos se eles percebem a varia??o lingu?stica dentro do texto?

- Pedir para  que os alunos digam as varia??es encontradas.

- Pedir aos alunos se ? comum encontrar esse tipo de varia??o no local onde ele mora?

?

2? Atividade: O professor projeta a imagem abaixo no Data Show:

varia????o lingu??stica

http://www.google.com.br/search?q=varia%C3%A7%C3%A3o+linguistica&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=rIFQUKPAOYrl0QGjpID4BQ&ved=0CDMQsAQ&biw=914&bih=524

-  Perguntar oralmente: Se eles perceberam as varia??es lingu?sticas? E se elas trazem marcas de regionalismo? Quais?

Sugest?o: No caso de literatura, ler trechos de livros ou romances de escritores do Rio Grande do Sul como: ?rico Ver?ssimo e escritores nordestinos como: Graciliano Ramos e suas obras, bem como o trecho do livro ?Ana Terra? do autor ?rico Ver?ssimo e do livro ?Vidas Secas? do autor Graciliano Ramos ou ?Vida e Morte Severina? do autor Jo?o Cabral de Melo Neto. Professor voc? poder? contextualizar os aspectos geogr?ficos e o momento em que as obras foram escritas.

?

2? Aula: Linguagem oral

1? Atividade: O professor pode levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para realizar uma pesquisa orientada: procurar textos dos autores: Erico Ver?ssimo, Graciliano Ramos e Jo?o Cabral de Melo Neto.

2? Atividade: Ap?s a pesquisa dos textos, deve-se organizar uma  roda onde os alunos possam falar em rela??o ?s varia??es encontradas nos textos pesquisados, enfatizando:

  • Os textos lidos cont?m varia??es na forma dos personagens se expressarem?

  • Contam com express?es t?picas da Regi?o Sul e da Regi?o Nordeste? Quais?.

  • Os costumes e tradi??es fazem parte do texto?

  • Existem dificuldades na compreens?o dos sentidos devido ? linguagem utilizada?

?

3? Aula: L?ngua Escrita

Ap?s os estudos e pesquisas feitas os alunos dever?o utilizar a escrita numa atividade de produ??o,  enfocando a regi?o de origem dos seus pais e a regi?o onde eles residem na atualidade.  Em seguida, orient?-los para a produ??o de um texto  narrativo contendo:

  • T?tulo.

  • Personagens.

  • Caracteriza??o do espa?o e do tempo.

  • Desenvolvimento.

  • Cl?max.

  • Conclus?o.

?

4? Aula: An?lise e Reflex?o Sobre a L?ngua Utilizada nos Textos.

O professor deve orientar os alunos na reescrita do texto, fazendo as devidas corre??es. Em seguida pe?a que comparem as varia??es utilizadas pelos autores e por eles (alunos), levando em considera??o a geografia e a hist?ria dos escritores e dos alunos em suas produ??es, realizando as seguintes atividades:

  • Revis?o dos textos produzidos..

  • Reorganizando as ideias comparando com a l?ngua padr?o.

  • Revisando a pontua??o.

  • Fazendo as corre??es ortogr?ficas necess?rias.

  • Coes?o e coer?ncia.

  • Reescrevendo o texto se necess?rio.

?

Sistematiza??o

Os textos produzidos pela turma depois de revisados e reescritos poder?o ser expostos e compartilhados em um mural na sala de aula e na sala da biblioteca, para que todos os alunos e professores da escola e comunidade possam ter acesso ?s produ??es feitas pelos alunos, para serem publicadas no blog da escola e no blog individual de cada aluno.

Sugest?es de atividades extraclasse

  • Leitura de obras de Luis Fernando Ver?ssimo e Graciliano Ramos.

  • Assistir filmes da Regi?o Sul como: Incidente em Antares (Romance de Erico Ver?ssimo) Da Regi?o Nordeste: Vida e Morte Severina (romance de Jo?o Cabral de Mello Neto), Os Sert?es ( Romance de Euclides da Cunha).

  • Ap?s ler os textos e assistir os filmes,  alunos poder?o elencar as diferen?as que existem entre o Sul e o Nordeste, em rela??o ? linguagem: 1? elaborar uma lista de palavras de cada regi?o com os respectivos sentidos ou um texto dissertativo destacando as varia??es de cada regi?o considerando as quest?es sociais, geogr?ficas e hist?ricas de cada regi?o.

Recursos Complementares

BRASIL. Par?metros Curriculares Nacionais: L?ngua Portuguesa / MEC/SEF; Bras?lia, 1998.

GERALDY, Jo?o Vanderley (org). O Texto na sala de aula. S?o Paulo: ?tica, 1997.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica)

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita de forma cont?nua pelo processo de aprendizagem, pela leitura, interpreta??o e compreens?o das varia??es existentes e pela produ??o de texto utilizando as varia??es aprendidas durante as aulas. Observando se os alunos compreenderam que as varia??es existentes na linguagem n?o s?o erros, mas resultados de situa??es diferentes no uso da linguagem.