Edlaine Carvalho da Silva, Neusa Gomes de Melo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como aprecia??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Valoriza??o dos v?nculos afetivos |
O projeto tem como base o cl?ssico infantil ?Os Tr?s Porquinhos? , a partir dele pode-se:
- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;
- Despertar o gosto, o h?bito e o prazer pela leitura;
- Aproxim?-los de diversas manifesta??es culturais;
- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, m?sica...),
- Mostrar que atrav?s da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares;
- Passar ? crian?a diversos conceitos com: ?tica, moral, respeito ao pr?ximo, ao diferente, entre outros.
N? h? necessidades de conhecimentos pr?vio.
Preparar o ambiente: Fazer uma roda de conversa e apresentar a hist?ria para as crian?as. Aguce a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de viajar na hist?ria, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.
Comece ent?o a despertar a vontade de ouvir a hist?ria. Ex: Conhe?o uma hist?ria que fala de tr?s porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Voc?s querem ouvir?
?
?
?
Contando a hist?ria: Em uma roda contar a hist?ria dos Tr?s Porquinhos utilizando-se de livros e dedoches. Em seguida deixar as crian?as manusearem o(s) livro(s) e os dedoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a hist?ria.
?
?
?
Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agrad?vel e prazeroso, para que as crian?as possam apreciar a obra liter?ria atrav?s de um teatro contado pela professora. Durante a apresenta??o, fa?a uma intera??o entre os personagens e as crian?as. Os personagens da hist?ria podem chamar pelo nome das crian?as e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crian?as se ele assopra a casa ou n?o, se ele entra pela chamin? ou n?o; o porquinho pode perguntar as crian?as se eles est?o vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Tamb?m pode pedir ?s crian?as que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa intera??o ? muito importante na constru??o do saber, e desperta nas crian?as curiosidade, confian?a e autoestima por fazerem parte da hist?ria.
?
?
V?deo: Neste momento as crian?as podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na hist?ria. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao v?deo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais s?o as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um v?deo curto para que n?o fique t?o cansativo. Se escolherem fazer outra atividade, pule para o 5? momento.
A seguir o link de um v?deo dos tr?s porquinhos bem divertido.
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
?
Arte e Pintura: "Os porquinhos": Com anteced?ncia, converse com os pais para expor o projeto que ser? realizado, e pe?a para mandarem 3 garrafas pet (tipo ca?ulinha) por crian?a, para que possam confeccionar porquinhos.
Divida os alunos em grupos pequenos, disponibilize tinta cor de rosa (acr?lica) sobre as mesas, e pe?a para as crian?as pintarem todo o entorno da garrafinha. A finaliza??o (orelhas, olhinhos, patas e rabinho) fica por conta do professor. Obs: Se a aula for realizada com crian?as maiores, pode deixar essa finaliza??o por conta deles tamb?m.
?
?
Arte e Pintura: "A maquete:" Com a turma separada em pequenos grupos, vamos come?ar a constru??o de uma maquete da hist?ria.
Pe?a para um grupo pintarem em uma placa de isopor, uma ?rea verde que ser? a floresta, e uma ?rea azul que ser? um rio que passar? pelo meio da floresta.
Em caixas de leite cortadas ao meio e previamente encapadas pelo professor, (Obs: Se a aula for realizada com crian?as maiores, eles podem encapar as caixas), pe?a para outro grupo fazerem colagens com recortes de papel em uma caixa, palha (pode ser grama seca) em uma segunda caixa, e palitos de sorvete em uma terceira caixa, para a confec??o das casinhas dos porquinhos que ir? compor a maquete.
Ao redor da placa de isopor, limitando a floresta, colocam-se ?rvores que foram pintadas por todas as crian?as. Os personagens da hist?ria que ir? compor a maquete, tamb?m dever?o ser pintados pelas crian?as.
?
?
?
?
Exposi??o: Ap?s a realiza??o do projeto, expor no corredor da escola, e convidar toda a comunidade para que possam apreciar o trabalho das crian?as. Na exposi??o dever? conter fotos das crian?as tiradas durante a realiza??o das atividades, para que todos posasm ver o registro feito pelo professor e apreciar o trabalho das crian?as.
?
?
?
- Fantoches;
- Livros;
- Cola;
-Tintas;
- Garrafas pet;
- V?deo;
- M?quina fotogr?fica;
- Colchonetes;
- Pinc?is;
- Pap?is variados;
- DVD "Os tr?s porquinhos" - Produtora V?deo brinquedo;
- DVD "Os tr?s porquinhos"- Cole??o Cl?ssicos de Encantar- 2010;
- V?deo em libras dos tr?s porquinhos, http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg
- Livro para Ler no Escuro "Os tr?s porquinhos"- Editora Bicho Esperto;
- Cole??o Ita? de Livros Infantis: "Os tr?s porquinhos"- Equipe Girassol;
- Blog "De Olho No Futuro Atrav?s da Educa??o" http://deolhonofuturoatividades.blogspot.com.br/2012/04/projeto-tres-porquinhos.html;
- Blog da "Professora Jana?na Spolidorio" http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/11/09/os-tres-porquinhos/
A avalia??o ser? durante a realiza??o das atividades, atrav?s da observa??o di?ria, (criatividade, participa??o, interesse e relacionamento com os colegas), atrav?s de registros escritos e fotogr?ficos.