Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto Abril Liter?rio: "Os tr?s porquinhos."

Autor e Co-autor(es)

Elaine Cristina Belini da Silva imagem do usuário

GUARULHOS - SP Prefeitura de Guarulhos

Edlaine Carvalho da Silva, Neusa Gomes de Melo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como aprecia??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Valoriza??o dos v?nculos afetivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O projeto tem como base o cl?ssico infantil ?Os Tr?s Porquinhos? , a partir dele pode-se:

- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;

- Despertar o gosto, o h?bito e o prazer pela leitura;

- Aproxim?-los de diversas manifesta??es culturais;  

- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, m?sica...),

- Mostrar que atrav?s da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares;

- Passar ? crian?a diversos conceitos com: ?tica, moral, respeito ao pr?ximo, ao diferente, entre outros.

Duração das atividades

Uma semana. ( De acordo com a realiza??o das atividades, poder? haver uma flexibilidade e esse tempo pode ser estendido.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N? h? necessidades de conhecimentos pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

1? momento:

Preparar o ambiente: Fazer uma roda de conversa e apresentar a hist?ria para as crian?as. Aguce a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de viajar na hist?ria, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.

Comece ent?o a despertar a vontade de ouvir a hist?ria. Ex: Conhe?o uma hist?ria que fala de tr?s porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Voc?s querem ouvir?

?

 Roda

 "Imagem do pr?prio autor"
(Roda de conversa para apresenta??o da hist?ria)

?

?

2? momento:

Contando a hist?ria: Em uma roda contar a hist?ria dos Tr?s Porquinhos utilizando-se de livros e dedoches. Em seguida deixar as crian?as manusearem o(s) livro(s) e os dedoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a hist?ria.

?

 Contando         Contando  
"Imagens do pr?pirio autor"
(Roda de hist?ria com dedoches)

 Contando       Contando

"Imagens do pr?prio autor"
(Manuseio de livros e dedoches/ reconto da hist?ria)

?

?

3? momento:

Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agrad?vel e prazeroso, para que as crian?as possam apreciar a obra liter?ria atrav?s de um teatro contado pela professora. Durante a apresenta??o, fa?a uma intera??o entre os personagens e as crian?as. Os personagens da hist?ria podem chamar pelo nome das crian?as e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crian?as se ele assopra a casa ou n?o, se ele entra pela chamin? ou n?o; o porquinho pode perguntar as crian?as se eles est?o vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Tamb?m pode pedir ?s crian?as que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa intera??o ? muito importante na constru??o do saber, e desperta nas crian?as curiosidade, confian?a e autoestima por fazerem parte da hist?ria.

?

teatro               teatro                 teatro

"Imagens do pr?prio autor"
(Teatro de fantoches)

?

4? momento:

V?deo: Neste momento as crian?as podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na hist?ria. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao v?deo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais s?o as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um v?deo curto para que n?o fique t?o cansativo. Se escolherem fazer outra atividade, pule para o 5? momento.

A seguir o link de um v?deo dos tr?s porquinhos bem divertido.

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

?

5? momento:

Arte e Pintura: "Os porquinhos": Com anteced?ncia, converse com os pais para expor o projeto que ser? realizado, e pe?a para mandarem 3 garrafas pet (tipo ca?ulinha) por crian?a, para que possam confeccionar porquinhos.

Divida os alunos em grupos pequenos, disponibilize tinta cor de rosa (acr?lica) sobre as mesas, e pe?a para as crian?as pintarem todo o entorno da garrafinha. A finaliza??o (orelhas, olhinhos, patas e rabinho) fica por conta do professor. Obs: Se a aula for realizada com crian?as maiores, pode deixar essa finaliza??o por conta deles tamb?m.

?

 porquinhos       Porquinhos        Porquinhos

"Imagens do pr?prio autor"
(Pintura em garrafas pet para constru??o de porquinhos)

?

6? momento:

Arte e Pintura: "A maquete:" Com a turma separada em pequenos grupos, vamos come?ar a constru??o de uma maquete da hist?ria.

Pe?a para um grupo pintarem em uma placa de isopor, uma ?rea verde que ser? a floresta, e uma ?rea azul que ser? um rio que passar? pelo meio da floresta.  

Em caixas de leite cortadas ao meio e previamente encapadas pelo professor, (Obs: Se a aula for realizada com crian?as maiores, eles podem encapar as caixas), pe?a para outro grupo fazerem colagens com recortes de papel em uma caixa, palha (pode ser grama seca) em uma segunda caixa, e palitos de sorvete em uma terceira caixa, para a confec??o das casinhas dos porquinhos que ir? compor a maquete.

Ao redor da placa de isopor, limitando a floresta, colocam-se ?rvores que foram pintadas por todas as crian?as. Os personagens da hist?ria que ir? compor a maquete, tamb?m dever?o ser pintados pelas crian?as.

?

maquete          maquet

"Imagens do pr?prio autor"
(Pintura em isopor para constru??o da maquete)

?

Maquete        Maquete       Maquete

"Imagens do pr?prio autor"
(Colagens em caixas de leite para constru??o das casinhas dos trr?s porquinhos)

?

?

7? momento:

Exposi??o: Ap?s a realiza??o do projeto, expor no corredor da escola, e convidar toda a comunidade para que possam apreciar o trabalho das crian?as. Na exposi??o dever? conter fotos das crian?as tiradas durante a realiza??o das atividades, para que todos posasm ver o registro feito pelo professor e apreciar o trabalho das crian?as.

?

Exposi????o    exposi????o    exposi????o

 exposi????o    exposi????o    exposi????o

exposi????o

"Imagens do pr?prio autor"
(Exposi??o Liter?ria das atividades produzidas pelas crian?as)

?

?

   

Recursos Complementares

- Fantoches;

- Livros;

- Cola;

-Tintas;

- Garrafas pet;

- V?deo;

- M?quina fotogr?fica;

- Colchonetes;

- Pinc?is;

- Pap?is variados;

- DVD "Os tr?s porquinhos" - Produtora V?deo brinquedo;

- DVD "Os tr?s porquinhos"- Cole??o Cl?ssicos de Encantar- 2010;

- V?deo em libras dos tr?s porquinhos, http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg 

- Livro para Ler no Escuro "Os tr?s porquinhos"- Editora Bicho Esperto;

- Cole??o Ita? de Livros Infantis: "Os tr?s porquinhos"- Equipe Girassol;

- Blog "De Olho No Futuro Atrav?s da Educa??o" http://deolhonofuturoatividades.blogspot.com.br/2012/04/projeto-tres-porquinhos.html;

- Blog da "Professora Jana?na Spolidorio" http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/11/09/os-tres-porquinhos/

Avaliação

A avalia??o ser? durante a realiza??o das atividades, atrav?s da observa??o di?ria, (criatividade, participa??o, interesse e relacionamento com os colegas), atrav?s de registros escritos e fotogr?ficos.