Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Ensino M?dio | Biologia | Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica |
Compreender o significado de bio?tica;
Refletir sobre as pol?micas relacionadas ao tema;
Conhecer algumas controv?rsias cient?ficas na hist?ria.
No??es sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ?tica.
?
A ci?ncia e seus desdobramentos t?cnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras ?pocas esteve associada a diferentes for?as, n?o ? raro estar, na atualidade, associada ? t?cnica e seus resultados.
Neste contexto ? indispens?vel refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente as quest?es entre a ci?ncia e os valores (morais).
?
?
Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocopia de uma reportagem/not?cias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas gen?ticas, eutan?sia, exterm?nio de esp?cies, transg?nicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/not?cias e escolham um orador que dever? socializar com a turma o conte?do e as impress?es do grupo sobre o tema.
?
Sugest?es de reportagens
71 casos de maus-tratos a animais foram registrados em Bauru, SP ? Dispon?vel em http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/05/71-casos-de-maus-tratos-animais-foram-registrados-em-bauru-sp.html. Acesso em jul de 2012
Pol?cia constatou 200 casos de maus tratos contra animais em 2011. Dispon?vel em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1211498. Acesso em: jul de 2012
Vaca clonada na Argentina come?a a produzir leite similar ao materno. Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaca-clonada-na-argentina-comeca-a-produzir-leite-similar-ao-materno,885006,0.htm. Acesso em jul de 2012.
Pol?micos, testes gen?ticos come?am a ser oferecidos no consult?rio m?dico. Dispon?vel em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,polemicos-testes-geneticos-comecam-a-ser-oferecidos-no-consultorio-medico,670705,0.htm. Acesso em jul de 2012.
Justi?a nega eutan?sia a mulher em estado vegetativo desde 1973 ap?s estupro. Dispon?vel em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110307_enfermeira_eutanasia_is.shtml. Acesso em jul de 2012.
'Eutan?sia' de pacientes n?o terminais comove Uruguai. Dispon?vel em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120319_enfermeiros_uruguai_mc_rc.shtml. Acesso em jul de 2012.
Exterm?nio sem precedentes. Ritmo de extin??o de esp?cies de animais ? dez mil vezes maior que o natural. Dispon?vel em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/14053-exterminio-sem-precedentes-ritmo-de-extincao-de-especies-de-animais-e-dez-mil-vezes-maior-que-o-natural. Acesso em jul de 2012.
Ruim para o produtor e para o consumidor. Dispon?vel em http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em jul de 2012
Laborat?rio produz mosquitos transg?nicos para combater dengue. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/laboratorio-produz-mosquitos-transgenicos-para-combater-dengue.html. Acesso em jul de 2012.
Depois das apresenta??es o professor dever? lan?ar a pergunta: Qual ?rea ligada a Filosofia reflete sobre esses temas?
Os alunos colocar?o suas opini?es e o professor dever? conduzir o debate explicando que a Bio?tica ? o ramo da filosofia que estuda essas quest?es. Para dar sequ?ncia a essa explica??o o professor poder? utilizar um v?deo sobre Bio?tica.
?
?
Na sequ?ncia o professor deve apresentar o v?deo Multiponto - Bio?tica [1/4] sobre a defini??o de bio?tica solicitando que os alunos anotem no caderno informa??es que respondam a pergunta: o que ? Bio?tica?
?
Sugerimos algumas op??es para uso do v?deo com a turma - Baixar os v?deos do YouTube ou de outra fonte, gravar em CD/DVD e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader, que pode ser instalado no computador para baixar os v?deos na internet e salvar diretamente em diversos formatos. Mais informa??es no site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube. Acesso em: mai 2012. - Pode-se levar os estudantes ao laborat?rio de inform?tica ou conectar um computador com internet na TV ou num aparelho multim?dia para assistir direto do site. - Outra op??o ? gravar o v?deo num pendrive e utiliza-lo numa TV com entrada USB. |
?
Roteiro de an?lise do v?deo:
1- Qual a diferen?a entre a ?tica e a bio?tica?
2- Dentro do campo cient?fico, qual a fun??o dos comit?s de ?tica?
|
V?deo: Multiponto - Bio?tica [1/4] Descri??o: Este v?deo prop?em uma reflex?o sobre a complexa rela??o entre ?tica e desenvolvimento cient?fico, a partir do olhar de quem trabalha com pesquisas em c?lulas-tronco, experi?ncias com animais e produ??o de transg?nicos. Dura??o: 8' 19" FONTE: YouTube. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g9Pmavlq1S0, Acesso em jul de 2012. |
Depois de passar o v?deo, o professor dever? promover a reflex?o sobre as quest?es propostas no roteiro, conduzindo ? percep??o de que bio?tica ? uma das formas de ?tica aplicada, cujo objetivo ? tratar das quest?es relacionadas a valores nas ci?ncias da vida.
Ap?s a compreens?o do que ? bio?tica, explicar aos alunos que os problemas ?ticos envolvendo o trato com a vida em geral n?o s?o recentes e nem consensuais, pois existem situa??es hist?ricas que ainda hoje levantam pol?micas e diferentes opini?es, entre elas a eugenia.
O filme Gattaca ? Experi?ncia Gen?tica - se passa em um futuro, talvez bem pr?ximo, em que as t?cnicas de engenharia gen?tica seriam capazes de orientar a produ??o de filhos "perfeitos". No entanto, alguns casais ainda seguem o "m?todo tradicional" e deixam que as leis da meiose e da fecunda??o ao acaso gerem seus filhos, chamados "In-V?lidos". ? assim que nasce o personagem principal do filme, Vincent, determinado a fazer parte de uma equipe em um voo para Tit?, uma lua de Saturno. Para isso, por?m, ele tem de esconder sua "identidade gen?tica", j? que possui um problema card?aco s?rio, que provocar? sua morte por volta dos 30 anos.
Neste trecho do filme, os pais de Vincent procuram convenc?-lo a aceitar sua situa??o de inv?lido. Na sequ?ncia, ele tenta uma vaga de emprego, mas nem chega a concluir o processo seletivo, pois sua condi??o gen?tica pode ser facilmente reconhecida.
Trecho do filme Gattaca ? A Experi?ncia Gen?tica.
Descri??o: Nesse trecho do filme, os pais de Vincent procuram convenc?-lo a aceitar sua situa??o de inv?lido. Na sequ?ncia, ele tenta uma vaga de emprego, mas nem chega a concluir o processo seletivo, pois sua condi??o gen?tica pode ser facilmente reconhecida. Dura??o: 1 min. 41 seg
|
Roteiro de discuss?o do trecho (Adaptado de www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. Acesso em jul de 2012) |
?
Depois do v?deo o professor organizar? um debate.
?
Roteiro de a??o para o debate
? Selecionar dois alunos (debatedores) que tenham apresentado interesse e que tenham posi??es divergentes sobre o tema.
? Cada debatedor escolhe um colega para auxili?-lo.
? O professor ser? o moderador.
? Um aluno ter? a fun??o de secretariar o debate, anotando no quadro negro os argumentos.
? O restante da turma (plateia) poder? dirigir perguntas aos debatedores.
? Antes do debate as carteiras dever?o ser dispostas de forma que os debatedores e o moderador assumam lugar de destaque na sala de aula.
? O moderador inicia o debate apresentando o tema, os debatedores e as normas do evento.
? Os dois debatedores apresentam seus argumentos sobre a teoria que defendem, bem como, argumentos que refutem a teoria contr?ria.
? Depois dessa primeira fase o moderador faz um apanhado geral e abre pra que a classe lance suas perguntas aos debatedores.
? Para finalizar o moderador consulta a turma sobre a validade dos argumentos e finaliza fazendo uma avalia??o sobre o procedimento adotado.
?
Depois do debate, propor a leitura de um trecho do artigo ?Delineando fronteiras: reflex?o sobre os limites ?ticos para a aplica??o de tecnologias gen?ticas?, especificamente o item "Argumentos e perspectivas contr?rios ? interven??es gen?ticas", p?ginas 62, 63 e 64. Dispon?vel em http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/603/737. Acesso em jul de 2012.
Apresentar os seguintes questionamentos sobre o texto e solicitar que os alunos fa?am as anota??es no caderno:
1. O que ? eugenia?
2. Qual a rela??o entre o nazismo e a eugenia?
3. Quais pr?ticas eug?nicas eram realizadas nos Estados Unidos antes mesmo do nazismo na Alemanha?
4. Como se caracteriza o ideal eugenista no Brasil?
5. Qual a rela??o entre a personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, com o ideal eugenista?
?
Sobre a leitura: - Ao se utilizar um fragmento ? importante contextualizar a leitura. - A leitura pode ser feita a partir de fotoc?pias entregues aos alunos ou diretamente na web, conduzindo os alunos at? o Laborat?rio de Inform?tica ou ainda, levar para a sala de aula um computador com projetor e projetar a reportagem na parede. - Solicitar que a leitura seja feita individualmente |
Orientar os alunos sobre a produ??o de um texto dissertativo, de 10 a 15 linhas, a partir de suas anota??es, tentando responder as quest?es levantadas sobre o texto.
Explicar para os alunos que durante o regime nazista ocorreu o que ficou conhecido como eugenia nazista. Uma pol?tica social racial da Alemanha Nazista que posicionou no centro dos interesses do governo a melhoria da ra?a ariana.
Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) observem as imagens, as legendas e anotem nos cadernos suas impress?es sobre o ocorrido na Alemanha.
Para apresentar as imagens ? poss?vel utilizar o recurso multim?dia dispon?vel na escola, ou ainda, fotocopiar as imagens e distribu?-las aos alunos.
?
Crian?as com defici?ncia mental v?timas do racismo nazista (Internato de Rosenharz, 1930) Dispon?vel em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012. |
Cartaz propagand?stico (Munique,1940). Dispon?vel em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012. |
Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos |
Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos |
Estudos com g?meos no Instituto Kaiser Wilhelm de Antropologia (Berlim, 1928) Dispon?vel em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012. ? |
Ap?s a observa??o das imagens e os debates internos em cada grupo, propor a seguinte quest?o: qual a rela??o entre o conte?do das imagens com eugenia?
As participa??es dos alunos poder?o ser registradas no quadro e o professor pode explicar que durante os anos em que a Alemanha foi governada pelo Nazismo in?meras atrocidades foram cometidas. Preservar a pureza da ra?a ariana foi a justificativa usada na ?poca para a morte de centenas de milhares de pessoas com defici?ncia, doentes e membros de diversas minorias.
A argumenta??o sobre a suposta amea?a aos genes arianos baseava-se em diversas teorias que, desde meados do s?culo 19 e princ?pios do 20, entusiasmavam cientistas de toda a Europa.
Obs.: Caso o professor julgue necess?rio ? poss?vel fazer a leitura da reportagem na qual est?o inseridas as imagens utilizadas, bem como as informa??es acima citadas. Dispon?vel em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul de 2012.
O genoma ? o c?digo gen?tico do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material gen?tico podemos encontrar todas as informa??es para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano, a partir de seu conhecimento ? poss?vel saber a causa de v?rias doen?as, no entanto ? preciso refletir sobre a possibilidade de se utilizar as estrat?gias gen?ticas para solu??o de problemas sociais, reconhecendo um risco potencial para o surgimento de um movimento eug?nico baseado no conhecimento do genoma.
Para conhecer e refletir sobre o Projeto Genoma apresentar para os alunos o programa Genoma Longevo - Parte I e solicitar que ou?am o programa atentos as quest?es do roteiro.
?
Roteiro de an?lise do ?udio:
a) Quais quest?es ?ticas relacionadas ao Projeto Genoma s?o citadas no programa?
b) Qual a rela??o entre essas quest?es e as pr?ticas m?dicas nazistas?
?
O programa apresenta uma not?cia sobre a possibilidade de vivermos mais de 150 anos se as pesquisas sobre o genoma continuarem. Com isso, Leumas mostra como somos ?nicos ao estimar que h? quatro elevado a tr?s bilh?es combina??es poss?veis de genoma. Al?m disso, o programa apresenta a quantidade exponencial de pessoas que contribu?ram com o genoma de cada um. |
Lembrando que os alunos devem sempre anotar em seus cadernos as observa??es!
?
Ap?s essa sequ?ncia de atividades os alunos, no laborat?rio de inform?tica, dever?o fazer pesquisa sobre o n?vel atual das pesquisas gen?ticas, as suas implica??es e poss?veis resultados pr?ticos na vida humana.
Para evitar a repeti??o, o professor indicar? a cada grupo um tema:
Sugest?es de temas:
Pa?ses mais avan?ados nas pesquisas gen?ticas | Resultados pr?ticos (procedimentos m?dicos j? realizados) | Legisla??es referentes ao Projeto Genoma |
Pol?micas religiosas |
Resultados futuros esperados |
Dificuldades enfrentadas pelos cientistas |
Princ?pio da precau??o | Fontes de recursos financeiros empregados nas pesquisas |
Sugest?o de sites para pesquisa
Sugest?o para organizar a pesquisa
1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.
2. Defina os temas para cada uma das equipes.
3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
4. Os alunos dever?o anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
5. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
6. Os alunos dever?o anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
Com os resultados da pesquisa, o professor organizar? um debate on-line utilizando o MSN. O MSN ? uma ferramenta de comunica??o s?ncrona. Nessa atividade o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o interc?mbio entre as informa??es que os alunos pesquisaram e estimular a discuss?o escrita sobre o conte?do, atrav?s do bate-papo.
Na aula UCA ? A conversa pelo MSN na escola: uma proposta de integra??o (Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31239. Acesso em jul de 2012) a professora Walleska Bernardino Silva apresenta tutorial de como utilizar o MSN.
Com os resultados da pesquisa, o professor organizar? um debate on-line utilizando o MSN. O MSN ? uma ferramenta de comunica??o s?ncrona. Nessa atividade o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o interc?mbio entre as informa??es que os alunos pesquisaram e estimular a discuss?o escrita sobre o conte?do, atrav?s do bate-papo.
Organizando o debate:
- Os alunos ter?o cerca de 15 minutos para apresentar suas observa??es sobre os temas pesquisados;
- Lembrar os alunos que eles podem compartilhar arquivos, links e imagens;
- O professor conduzir? o fechamento das discuss?o coletivamente por mais cinco minutos.
Depois do debate e de posse das informa??es dos diversos temas pesquisados, os grupos dever?o organizar um PodCast.
?
Produ??o de um PodCast
P |
s grupos dever?o, baseados no ?udio "Genoma Longevo? e nas pesquisas j? realizadas sobre a Bio?tica, montar um texto para ?udio.
Algumas sugest?es de temas que podem ser tratados neste ?udio s?o:
* Eugenia;
* Eugenia e Nazismo;
* Projeto genoma;
* Pesquisas gen?ticas na atualidade;
* Defini??o de Bio?tica;
* Legisla??o e Bio?tica.
Cada grupo dever? produzir um programa de ?udio de at? 2 minutos sobre um dos temas. Para isto, sugerimos que o professor conhe?a o software Audacity, que ? um programa simples, gratuito e de f?cil manipula??o.
? Sobre o Audacity : O Audacity, um software livre de edi??o de ?udio, pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua os equipamentos necess?rios.Tutorial em dois volumes, voltado para os professores, busca fornecer as bases m?nimas para a manipula??o um ?udio a partir dessa ferramenta livre.
Volume 1- Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf. Acesso em jul de 2012. |
OBS.: Para garantir a qualidade do PodCast, instrua os alunos a redigirem o que v?o ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entona??o da voz ? importante, assim como a m?sica e os efeitos sonoros que eles desejem colocar.
A publica??o dos PodCasts poder? ser feita em s?tios espec?ficos, tamb?m, ? poss?vel publicar no site da escola ou ainda num blog. Os ?udios tamb?m podem compor um acervo na biblioteca de materiais produzidos pelos alunos. Caso a escola possua sistema de som ? poss?vel veicular essas produ??es.
?
Nome | Tipo |
---|---|
Genoma Longevo - Parte I | ?udio |
?udios
?Terapia celular ? Parte I? - Dispon?vel em -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul de 2012.
?Terapia celular ? Parte II? - Dispon?vel em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305. Acesso em jul de 2012.
?
Sites
Projeto Genoma Humano - Dispon?vel em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.
?
Trechos de Filme
Gattaca - T?cnicas de manipula??o gen?tica - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012
Gattaca - Pirataria gen?tica - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul de 2012
A Ilha - Bio?tica - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul de 2012
A Ilha - Produtos da ci?ncia - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012
A Ilha - Tecnologia e ci?ncia - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul de 2012
A ilha do Dr. Moreau - Manipula??o gen?tica - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul de 2012
?
Para leitura do professor:
E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Dispon?vel em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul de 2012
Revista Eletr?nica de Ci?ncias da Educa??o, Uso da internet como ferramenta de media??o pedag?gica no ensino presencial - Dispon?vel em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul de 2012
Unioeste, Por uma educa??o Bio?tica - Dispon?vel em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul de 2012
Scielo, ?tica e bio?tica: para dar in?cio ? reflex?o - Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul de 2012
?tica Educacional, Gattaca - O futuro? - Dispon?vel em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul de 2012
Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o n?vel de aprendizagem e de elabora??o diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avalia??o e indique o n?vel em que se enquadra. ? opcional colocar valores em cada n?vel.
Como voc? se situa diante das seguintes quest?es?
INICIANTE |
APRENDIZ |
PROFISSIONAL |
MESTRE |
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e n?o apresentou as atividades solicitadas. |
Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. |
Demonstrou bom dom?nio do assunto, conhecendo as concep??es apresentadas e apresentou ?timos argumentos que fundamentam sua opini?o sobre o tema. |
? Demonstrou excelente dom?nio do assunto, compreendendo as concep??es dos fil?sofos e apresentou excelentes argumentos para fundamentar sua opini?o sobre o tema. ? |
BELLINO, R. Fundamentos da bio?tica. S?o Paulo. Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bio?tica. S?o Paulo, ?tica, 1998.
CONTE, ?douard; ESSNER, Cornelia. A demanda da ra?a: uma Antropologia do Nazismo, Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.