Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo sobre o lixo ao longo do tempo

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Jacinta Macena de Sousa

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

MARA PAULA SANTOS SILVA

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: transforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Verificar as diversas concep??es de lixo e construir um significado pr?prio para este termo;

  • Analisar a hist?ria do lixo atrav?s de per?odos hist?ricos;

  • Desenvolver uma postura cr?tica sobre a evolu??o da consci?ncia ambiental da sociedade em rela??o ao lixo.

Duração das atividades

25 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre o suporte textual revista.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 ? O QUE ? O LIXO?

1.1 CONSTRUINDO UM SIGNIFICADO PARA O LIXO

Na sala de aula, o professor dever? apresentar as imagens da novela Avenida Brasil (ver figuras 1 e 2) e propor os seguintes questionamentos: ?Na novela Avenida Brasil a personagem Rita ? abandonada no lix?o por sua madrasta. Por que foi escolhido esse espa?o??. Prop?e-se que o professor entregue para cada aluno uma tira de papel, onde ter?o que escrever uma frase que responda a pergunta ?O que ? lixo para voc???.

?

Figura 1 - Cena da novela Avenida Brasil

Figura 1 - Cena da novela Avenida Brasil

?

Figura 2 - Cena da novela Avenida Brasil

Figura 2 - Cena da novela Avenida Brasil

?

Recomenda-se que o professor leia a defini??o de lixo para que os alunos comparem os significados compreendidos por eles com os significados j? formalizados desta palavra:

lixo
li.xo
sm 1 Aquilo que se varre para tornar limpa uma casa, rua, jardim etc. 2 Varredura. 3 Restos de cozinha e refugos de toda esp?cie, como latas vazias e embalagens de mantimentos, que ocorrem em uma casa. 4 Imund?cie, sujidade. 5 Esc?ria, ral?. 6Inform Interfer?ncia de canais adjacentes. 7 Inform Conjunto de dados ou informa??es desatualizadas ou erradas, e que n?o s?o mais necess?rias. L. hospitalar: lixo formado por materiais usados em hospitais, como seringas descart?veis, ampolas de rem?dio vazias e outros objetos.  

?

Em seguida, com o aux?lio do professor, os alunos dever?o fazer um mural intitulado ?O que ? o lixo para a turma ____ (esta linha deve conter a s?rie e a turma correspondente)?? e anexar as frases produzidas.

1.2 REFLETINDO SOBRE O SIGNIFICADO DE LIXO PARA A SOCIEDADE

Com o objetivo de estimular a interpreta??o dos m?ltiplos sentidos da palavra lixo, o professor dever? apresentar as frases abaixo e solicitar aos alunos, divididos em quatro grupos, a escrita de um texto baseado na ideia de lixo expressa na frase. Recomenda-se a utiliza??o do programa BrOffice Texto.

?Jet ski bom ? jet ski no lixo?

?

?(...) Esses e-mails n?o passam agora de lixo.?

?

?A verdade, mesmo que demore um dia aparece. E nesse exato momento n?o quero estar perto do que mais me fez feliz, s? vou estar longe olhando, e vendo voc? mesmo jogar o seu futuro no lixo!?

?

?Somos constantemente bombardeados com lixo televisivo e muitas vezes nem reparamos.?

Fonte: http://scapegoat.blogs.sapo.pt/4250.html (Acesso: 10/05/2012)
?

?A m?sica brasileira est? passando por uma fase de pobreza art?stica. Queremos menos lixo comercial e mais arte.?

?

O docente dever? explicar que a turma ir? desenvolver um projeto sobre o lixo com o intuito de colaborar na reflex?o sobre a maneira como compreendemos e lidamos com este assunto. Para isso ser? criado um blog para a turma.

Observa??o: o texto produzido na etapa 1.2 desta atividade dever? ser a primeira postagem no blog da turma.

?

ATIVIDADE 2 - CRIANDO UM BLOG

1? ETAPA: CRIA??O DAS REGRAS DO BLOG

No Laborat?rio de Inform?tica, prop?e-se que o professor indague os alunos sobre: ?O que ? um blog??, ?Quem possui blog?? e ?Voc?s acompanham algum blog??. Posteriormente o docente dever? convidar a turma a realizar uma leitura coletiva da reportagem Meu querido blog <http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_040.html> (Acesso: 10/05/2012). Em seguida, prop?e-se que docente e alunos produzam algumas regras para o blog da turma utilizando a reportagem proposta, esta tamb?m dever? ser postada no blog. Sugerem-se algumas regras: todo o material de terceiros utilizado na p?gina do blog precisa ser referenciado (apresentar a fonte de origem); respeitar as opini?es dos colegas, como tamb?m ler as postagens e coment?-las.

Sugest?es de sites de netiquetas:

Introdu??o ? Netiqueta ? http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

Netiquetas ? Regras de etiqueta na WEB ? http://www.sds.pe.gov.br/online/netiqueta.htm

Como escrever na WEB ? http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4390

Todos os sites foram acessados no dia 10/06/2012

2? ETAPA: AN?LISE DE BLOGS

Recomenda-se que o professor explique que a turma ser? dividida em cinco grupos para verificar as caracter?sticas de alguns blogs como: cor (de fundo, t?tulo e das letras), tamanho da letra do texto, organiza??o do blog, refer?ncia as fontes de origem, inser??o de imagens, v?deos e links e caracter?sticas dos posts.

Sugest?es de blogs para atividade:

Blog Ci?ncia Meio Ambiente ? http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/

Blog do Planeta ? http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/

Blog Meio Ambiente ? http://planetafala.blogspot.com.br/

Blog Nosso Meio Ambiente ? http://nossomeioambiente01.blogspot.com.br/

Blog Conex?o Meio Ambiente ? http://conexaomeioambiente.blogspot.com.br/

Todos os blogs foram acessados no dia 10/05/2012

Ap?s a referida a an?lise, o professor dever? questionar os alunos: ?Dos blogs analisados qual ? o mais atrativo? Por qu???; ?Qual dos blogs voc?s n?o gostaram? Por qu???; ?Em quais blogs voc?s dariam sugest?es? Por qu???. Ap?s a discuss?o, o docente, juntamente com os alunos, dever? produzir uma tabela com as caracter?sticas pertinentes ao blog da turma. Segue uma sugest?o para o formato da tabela proposta:

TABELA 1 ? CARACTER?STICAS DO BLOG

BLOG

COR DE FUNDO DO BLOG

?

COR DO T?TULO DO BLOG

?

COR DAS LETRAS DO TEXTO

?

TAMANHO DA LETRA DO TEXTO

?

ORGANIZA??O DO BLOG

?

REFER?NCIA A FONTE DE ORIGEM

?

INSER??O DE V?DEOS, IMAGENS E LINKS

?

CARACTER?STICAS DOS POSTS

?

Fonte: Cria??o da autora
?

?

3? ETAPA: PRODU??O DO BLOG DA TURMA

Utilizando um retroprojetor o professor dever? apresentar o site que hospedar? o blog, sugere-se o Blogger <http://www.blogger.com>.

Para criar o blog da turma, professor e alunos dever?o seguir as instru??es abaixo:

  1. Acessar o site Blogger <http://www.blogger.com> e clicar em iniciar para criar uma conta no Google;

  2. Fornecer o e-mail a ser cadastrado;

  3. Criar a senha (esta dever? ser de conhecimento da turma);

  4. Apresentar o nome de exibi??o (ex.: blogturma2escolaEEFM____) que ser? utilizado para assinar as postagens;

  5. Criar um t?tulo;

  6. Verificar a disponibilidade do endere?o do blog;

  7. Fazer uma escolha com a turma do layout do blog levando em conta as caracter?sticas observadas na etapa anterior;

  8. Para fazer a descri??o do blog o professor dever? acessar a lista de postagens (ver figura 3)

?

Figura 3- Interface do blog

Figura 3 - Interface do blog

Fonte: http://www.blogger.com (Acesso: 10/05/2012)

?

       9. No lado esquerdo, selecionar a op??o configura??es. As configura??es est?o divididas em b?sico (t?tulo, descri??o e privacidade), publica??o (endere?o do blog) e permiss?es (autores do blog e leitores do blog), na qual sugerimos que os alunos sejam autores do blog.

      10. Para modificar a estrutura do blog dever? ser selecionada a op??o Modelo (modelos, plano de fundo, ajustar larguras, layout e avan?ado) e depois clicar sobre aplicar ao blog.

       11. Clicar sobre visualizar blog para verificar a apresenta??o da p?gina.

Terminada a produ??o do blog, o professor dever? postar as regras para o blog da turma (1? etapa da atividade 2) e cada grupo ficar? encarregado de postar o texto sobre as compreens?es da sociedade acerca do lixo (item 1.2 da atividade 1). Sugere-se que seja postada uma imagem do mural ?O que ? lixo para turma?? (item 1.1 da atividade 1).

?

ATIVIDADE 3 ? HIST?RIA DO LIXO

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Inicialmente, o professor dever? estimular a reflex?o dos alunos acerca da hist?ria do lixo a partir do seguinte questionamento: ?Tudo tem uma hist?ria. Como voc?s acham que ? a hist?ria do lixo??. O docente dever? dividir a turma em cinco grupos e convid?-los a realizarem uma leitura conjunta do texto Hist?rico do Lixo <http://www.limpabrasil.com/site/sobre/historico-do-lixo/> (Acesso: 10/05/2012). Esta produ??o possui onze par?grafos, assim, sugere-se que a leitura seja organizada da seguinte forma:

professor (1? par?grafo)

1? grupo (2? e 3? par?grafos)                     2? grupo (4? e 5? par?grafos)

3? grupo (6? e 7? par?grafos)                    4? grupo (8? e 9? par?grafos)

5? grupo (10? e 11? par?grafos)

?

Ap?s a leitura do texto, os grupos dever?o pesquisar mais informa??es sobre aspectos relacionados ? hist?ria do lixo. Seguem sugest?es de sites de acordo com a tem?tica a ser explorada:

1? grupo ? Progresso e lixo/Crescimento da popula??o e lixo

http://www.clienteg3w.com.br/celiarusso/site/encarteunibanco_vol2.pdf

2? grupo ? Tratamento do lixo/Curiosidades sobre a hist?ria do lixo

http://comlurb.rio.rj.gov.br/emp_hist.htm

3? grupo ? Problem?tica do lixo/Tratamento do lixo

http://comgeres.com.br/cont/historia-do-lixo/

4? grupo ? Crescimento da popula??o e lixo/Problem?tica do lixo

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-lixo.htm

5? grupo ? Curiosidades sobre a hist?ria do lixo/Tratamento do lixo

http://www.ambsc.com.br/saiba_historia.htm

Todos os sites foram acessados no dia 10/06/2012

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento, os grupos estar?o realizando as leituras indicadas e anotando as informa??es conforme as tem?ticas propostas.

DISCUSS?O

Neste momento, os grupos estar?o apresentando para o restante da turma as suas anota??es. Sugere-se alguns questionamentos para estimular um debate acerca da hist?ria do lixo: ?O que influenciou a produ??o do lixo na sociedade??; ?O aumento na produ??o do lixo como problema social come?ou com a cria??o das cidades ou com a Revolu??o Industrial? Por qu???; ?Quais eram os problemas de saneamento b?sico antigamente??; ?Aconteceram mudan?as neste campo ao longo do tempo? Quais??; ?Progresso e meio ambiente podem caminhar juntos??; ?Por que as sociedades antigas n?o tinham uma consci?ncia ambiental em rela??o ? produ??o e destino do lixo??; ?Como ? a consci?ncia ambiental da sociedade atual em rela??o ao lixo produzido??; ?Todos os cidad?os t?m essa consci?ncia??.

SISTEMATIZA??O

O professor dever? ressaltar que cada per?odo hist?rico tem suas particularidades e que a produ??o do lixo foi aumentando quando a popula??o come?ou a evoluir.  Sugere-se que o professor, juntamente com os alunos, produza uma linha do tempo com os aspectos mais importantes da hist?ria do lixo a ser postada no blog da turma.

?

ATIVIDADE 4 ? PRODU??O DA REVISTA ELETR?NICA ?A EVOLU??O DA CONSCI?NCIA AMBIENTAL DA SOCIEDADE EM RELA??O AO LIXO?

Na biblioteca da escola, os alunos ir?o analisar revistas que servir?o como aux?lio para, posteriormente, produzirem uma revista eletr?nica sobre ?A evolu??o da consci?ncia ambiental da sociedade em rela??o ao lixo?.

1? ETAPA ? AN?LISE DE REVISTAS CONVENCIONAIS

Com a mesma forma??o dos grupos da atividade anterior, os alunos dever?o analisar as seguintes caracter?sticas das revistas: modelo da capa, ilustra??es e/ou imagens e linguagem e produzir uma tabela de acordo com o modelo abaixo:

?

TABELA 2 ? CARACTER?STICAS DE REVISTAS

REVISTA

CAPA

?

ILUSTRA??ES E/OU IMAGENS

?

LINGUAGEM

?

Fonte: Cria??o da autora

?

Ap?s a an?lise das revistas e a produ??o das tabelas, o docente dever? incentivar um debate sobre as caracter?sticas de uma revista a partir de questionamento como estes: ?Como ? a linguagem utilizada em uma revista??; ?A linguagem depende do p?blico-alvo??; ?A capa diz o que a revista aborda??; ?As imagens tem rela??o com o conte?do abordado??.

2? ETAPA ? PRODU??O DE MAT?RIAS PARA A REVISTA ELETR?NICA

O docente dever? explicar que os grupos ir?o produzir uma revista eletr?nica sobre o tema ?A evolu??o da consci?ncia ambiental da sociedade em rela??o ao lixo? que ser? postada no blog da turma. Recomenda-se que o professor explique que cada grupo ir? utilizar as informa??es da atividade anterior (atividade 3) para desenvolver, no BrOffice Texto, uma mat?ria que ter? de duas a quatro p?ginas. Esta produ??o dever? ser ilustrada com imagens pesquisadas na internet. ? importante solicitar aos alunos que no final de cada mat?ria coloquem as refer?ncias bibliogr?ficas, como tamb?m o nome dos integrantes da equipe.

3? ETAPA ? ELABORA??O DA CAPA DA REVISTA, ?NDICE E EDITORIAL

Sugere-se que os alunos, coletivamente, produzam a capa da revista, bem como o ?ndice e o editorial. Neste ?ltimo, eles ir?o expor suas opini?es em rela??o ao assunto abordado na revista. O docente dever? explicar que, em algumas revistas, o editorial vem sendo nomeado como carta ao leitor, por?m continua com a mesma fun??o.

4? ETAPA ? FINALIZA??O DA REVISTA ELETR?NICA

Ap?s conclu?rem a produ??o das mat?rias e elabora??o da capa da revista, ?ndice e editorial, o docente ir? utilizar o site <http://pt.calameo.com/> (Acesso: 10/06/2012) para unir estas produ??es realizadas separadamente e, desta forma, produzir a revista eletr?nica.

Para a produ??o da revista, inicialmente, ? necess?rio realizar um cadastro no site<http://pt.calameo.com/>ou se conectar atrav?s da conta do Facebook.

Em seguida, professor e alunos dever?o seguir as orienta??es abaixo:

  1. Criar uma conta gratuita;

  2. Preencher o cadastro com seus dados (e-mail, senha, apelido, nome e data de nascimento);

  3. Verificar seu e-mail para terminar o cadastro;

  4. Criar uma publica??o, para a qual ser? necess?rio: anexar um arquivo, colocar o t?tulo, escolher o formato (revistas, jornais, entre outros), categoria (educa??o, cultura, entre outros) e modo de publica??o (p?blico ou privado). Sugere-se a escolha das seguintes op??es:

Formato: revistas

Categoria: Educa??o

Modo de publica??o: P?blico

      5. Iniciar o carregamento dos arquivos dos grupos. Para isso, o professor ter? que ter acesso aos documentos produzidos pelos grupos.

Conclu?da a elabora??o da revista eletr?nica, o professor dever? postar no blog da turma o link da revista e solicitar que os alunos comentem as mat?rias produzidas estabelecendo uma rela??o com o que foi trabalhado e discutido durante as atividades anteriores.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

? A qu?mica e o lixo ? http://www.camaradecultura.org/aquino1.pdf (Acesso: 23/05/2012)

Sugest?es de links para professores:

? Lixo: a limpeza urbana atrav?s dos tempos ? http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf (Acesso: 23/05/2012)

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

? Conversa Peri?dica - A Origem do Lixo ? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35011 (Acesso: 26/06/2012)

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? averiguar se os alunos constru?ram um significado para a palavra ?lixo? a partir da verifica??o de concep??es j? estabelecidas sobre este termo. Na atividade 3, verificar se os alunos compreenderam a hist?ria do lixo a partir do desempenho apresentado no momento da discuss?o bem como nas contribui??es realizadas na constru??o da linha do tempo. Na atividade 4, examinar se os alunos desenvolveram uma postura cr?tica sobre a evolu??o da consci?ncia ambiental da sociedade em rela??o ao lixo atrav?s da coer?ncia e relev?ncia das ideias apresentadas.