FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Yasmin Pinheiro Vidal
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Qu?mica | Energia qu?mica no cotidiano |
- Conceituar biocombust?vel;
- Classificar alguns tipos de biocombust?veis;
- Reconhecer as vantagens e desvantagens dos biocombust?veis;
- O processo de produ??o do biodiesel;
- O processo de produ??o do etanol.
Para a realiza??o da aula, os alunos dever?o ter conhecimento sobre as estruturas, nomenclatura e propriedades dos compostos org?nicos e fun??es org?nicas, como ?ster e ?lcool, como tamb?m sobre o efeito estufa.
ATIVIDADE 1: CONHECENDO BIOCOMBUST?VEIS
INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa bem como em espa?os extrasala. Ser?o utilizados computadores com acesso a internet, projetor data-show, caderno para anota??es, celular ou m?quina digital, caneta e l?pis. O docente dever? dividir a turma em quatro grupos, destacando que ? fundamental a participa??o de todos os alunos para a realiza??o da atividade.
1.1 O QUE S?O BIOCOMBUST?VEIS?
Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos: ?Voc?s j? ouviram falar em Biocombust?veis??; ?E o que s?o Biocombust?veis??. As respostas dos alunos devem ser anotadas na lousa e fotografadas (ou registradas de outra forma que possibilite uma consulta posteriormente).
Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos acerca das principais caracter?sticas de um biocombust?vel, o docente dever? solicitar a leitura da seguinte reportagem:
http://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/
Em seguida, os alunos dever?o refletir e discutir sobre biocombust?veis a partir dos seguintes questionamentos: ?Quando surgiu o biocombust?vel??; ?Por que o biocombust?vel ? um assunto muito discutido apenas nos ?ltimos anos??; ?Qual ? a import?ncia de pesquisar sobre este assunto??; ?Os biocombust?veis podem poluir??; ?Por que tantos investimentos em compostos que podem de alguma forma causar polui??o??.
1.2 CRIANDO UM BLOG
O docente dever? propor aos alunos a cria??o de um Blog. Este ser? utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre biocombust?veis ou sobre quaisquer outros assuntos, pois este recurso pedag?gico poder? ser explorado a partir de outros temas e/ou atividades.
Inicialmente, o professor criar? o Blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajud?-lo a criar a p?gina do Blog. Seguem instru??es para a cria??o de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.
? importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma p?gina na internet, principalmente no que diz respeito ? clareza e a objetividade, lembrando-os ainda do ?alcance? que os escritos deles poder?o ter atrav?s de um blog.
Sugere-se que o professor acompanhe os coment?rios postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.
1.3 ESCREVENDO SOBRE O TEMA PESQUISADO
Os alunos pesquisar?o sobre v?rios subtemas relacionados aos biocombust?veis. Em seguida, cada grupo dever? elaborar um texto, com no m?nimo 15 linhas, baseado nos sites e artigos sugeridos e ainda nos conhecimentos pr?vios sobre o assunto. Este texto ser? postado no blog da turma.
O professor dever? informar aos alunos que al?m de postarem a elabora??o dos seus textos, podem postar v?deos e imagens relacionados ao seu respectivo tema, lembrando-se de mencionar as refer?ncias de cada site ou autor. Algumas postagens no Blog dever?o ser feitas em hor?rios diferentes das aulas (ver os cronogramas das tr?s atividades), assim o professor dever? orientar os alunos a realizarem suas postagens em casa, na lan-house ou no laborat?rio de inform?tica educativa da escola.
Seguem abaixo a divis?o dos temas e sugest?es de fontes de pesquisa por grupo:
1. Vantagens e desvantagens do biocombust?vel
>http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp
Artigo: Biocombust?vel, o mito do combust?vel limpo, dispon?vel em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/03-QS-3207.pdf (Sugest?o do Portal do Professor).
>Artigo: O papel do Brasil no estabelecimento do mercado internacional de biocombust?veis.
T?pico: Vantagens e desvantagens da substitui??o dos combust?veis f?sseis por biocombust?veis, dispon?vel em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892007000400003&script=sci_arttext
Orienta??o: o grupo dever? abordar as vantagens e desvantagens dos biocombust?veis, esclarecendo o impacto da sua utiliza??o em larga escala.
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2. Biocombust?vel: O Biodiesel
> http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm
>Artigo:Biodiesel
T?picos: O Biodiesel e a sua hist?ria / Biodiesel: ?? Brasil, verde que d?...?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000009570.pdf
Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito, hist?ria e o uso do Biodiesel.
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3. Biocombust?vel: O Etanol
>http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/etanol.htm
>http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm
>Artigo:O biocombust?vel no Brasil
T?pico: ETANOL NO BRASIL
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000200003&script=sci_arttext&tlng=es
Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito e a produ??o do Etanol no Brasil.
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4. Biocombust?vel: O Biog?s
>http://www.brasilescola.com/geografia/biogas.htm
>Artigo:Biog?s? uma fonte alternativa de energia
T?pico: O BIOG?S
Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito e o processo de produ??o do Biog?s.
*Todos os sites foram acessados em 03/maio/2012.
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1.4 COMPARTILHANDO INFORMA??ES
Ap?s as publica??es de cada grupo, o professor dever? solicitar a todos os alunos que, individualmente, leiam e comentem as postagens dos outros grupos. Em seguida, os alunos dever?o elaborar questionamentos a serem respondidos por outros alunos seguindo a orienta??o estabelecida na tabela 1. O docente tamb?m dever? ler todas as publica??es e fazer os coment?rios e observa??es necess?rias a cada equipe.
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Tabela 1: Rela??o das postagens entre as equipes
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Postagens entre as equipes |
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Alunos da equipe 1 |
Alunos da equipe 4 |
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Alunos da equipe 5 |
Alunos da equipe 3 |
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Alunos da equipe 3 |
Alunos da equipe 2 |
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Alunos da equipe 4 |
Alunos da equipe 1 |
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Alunos da equipe 2 |
Alunos da equipe 5 |
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Fonte: cria??o do autor
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1.5 E AFINAL, O QUE EU COMPREENDO SOBRE BIOCOMBUST?VEL?
Para sistematizar o conte?do abordado, o professor dever? postar no Blog o seguinte questionamento: ?O que eu compreendo sobre biocombust?vel??. Todos os alunos ter?o quatro dias para a realiza??o dessa atividade. Ap?s esse per?odo, o professor dever? postar no Blog a foto (ou o registro) obtida no come?o da atividade sobre as informa??es e opini?es que os alunos tinham sobre biocombust?veis, a fim de que estes observem e comentem sobre a evolu??o dos seus conhecimentos ap?s as pesquisas, discuss?es e leituras dos textos.
Tabela 2: Cronograma da atividade 1.
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Atividade1 |
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Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
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1?Etapa |
O que s?o biocombust?veis |
1 hora/aula |
LIE |
|
2?Etapa |
Criando um Blog |
2 horas/aula |
LIE |
|
3? Etapa |
Escrevendo sobre o tema pesquisado |
4 horas/aula |
LIE |
|
4?Etapa |
Compartilhando informa??es |
3 dias |
Extrasala |
|
5?Etapa |
Coment?rio e observa??es do professor |
1 dia |
Extrasala |
|
6?Etapa |
E afinal, o que eu compreendo sobre biocombust?vel? |
4 dias |
Extrasala |
|
7?Etapa |
Postagem da foto e coment?rio sobre as mudan?as |
3 dias |
Extrasala |
Fonte: cria??o do autor
ATIVIDADE 2:
INSTRU??ES INICIAIS:
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa bem como em espa?os extrasala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. Os grupos devem permanecer com a mesma forma??o da atividade anterior.
Para a realiza??o desta atividade ser?o utilizados dois objetos educacionais:
1. O objeto Combust?vel - A qu?mica que move o mundo ? Biodiesel ? uma anima??o que simula o processo de produ??o do biodiesel, a partir da rea??o de transesterifica??o, e est? dispon?vel para download na p?gina do Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s do seguinte endere?o:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19371.
O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso sugere-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s ser realizada a extra??o mencionada, deve-se clicar no arquivo HTML para dar in?cio a anima??o.
2. O objeto A? tem qu?mica! Combust?veis renov?veis ? Biodiesel ? um v?deo com dura??o de 10 minutos. Este recurso apresenta os conceitos sobre o biodiesel, e sobre a sua produ??o, e est? dispon?vel para download na p?ginado Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s do seguinte endere?o:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13894.
Para a visualiza??o deste v?deo ? necess?rio que o computador possua ao programa Media Player Classic.
2.1. EXPLORANDO O BIODIESEL
Com o intuito de resgatar as discuss?es e leituras realizadas na atividade anterior, o professor dever? abordar o tema Biodiesel propondo os seguintes questionamentos: ?O que voc?s lembram sobre o assunto ?Biodiesel? da atividade passada??; ?Voc?s conhecem ou j? ouviram falar como ocorre ? produ??o do Biodiesel?? e ?Voc?s acham que essa produ??o ? muito complicada??.
Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? exibir os objetos educacionais para os alunos. Em seguida, ele dever? estimular a explora??o do conte?do abordado na anima??o e no v?deo atrav?s de um jogo de perguntas e respostas para cada um dos grupos (ver a proposta de distribui??o dos questionamentos). Os discentes poder?o visualizar novamente os objetos educacionais a fim de responderem suas quest?es. Os outros grupos tamb?m poder?o complementar as respostas dos colegas.
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Distribui??o dos questionamentos para os grupos:
Equipe 1:
- Quais as etapas da produ??o do Biodiesel?
- Qual a diferen?a da cadeia qu?mica entre o Biodiesel e o Diesel?
Equipe 2:
- O que ? transesterifica??o?
- Quais os produtos obtidos na rea??o de transesterifica??o da produ??o do Biodiesel?
Equipe 3:
- Qual a composi??o dos ?leos vegetais usados na produ??o do Biodiesel?
- Qual o motivo de se adicionar um catalisador na rea??o de transesterifica??o?
Equipe 4:
- Cite a forma estrutural plana dos reagentes utilizados na rea??o de transesterifica??o?
- Qual o m?todo de separa??o utilizado para separar a glicerina e o ?ster (biodiesel)?
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2.2 DEBATENDO SOBRE BIODIESEL
Ap?s as respostas e coment?rios de todos os grupos, o professor dever? propor um debate no Blog com os seguintes questionamentos: ?Porque no Brasil a produ??o de biodiesel ? mais vantajosa??; ?Qual a influ?ncia dos biocombust?veis na produ??o de alimentos??. Cada grupo dever? fazer pelo menos uma postagem (com no m?nimo 10 linhas) sobre a tem?tica proposta pelo docente, bem como comentar as respostas dos outros grupos.
2.3 FORMALIZANDO A TRANSESTERIFICA??O DO BIODIESEL
Ap?s o debate feito no Blog, o professor formalizar? o conte?do no Laborat?rio de Inform?tica Educativa? LIE. O discente dever? desenhar no quadro branco o esquema sobre a ?Transesterifica??o do Biodiesel?, como apresentado na figura 1, e completaras lacunas vazias a partir da indica??o dos alunos. Recomenda-se que a cada lacuna preenchida o professor revise o conte?do correspondente.
Figura1: Transesterifica??o do Biodiesel
Fonte: Cria??o do autor
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Tabela 3: Cronograma atividade 2.
|
Atividade 2 |
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Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
|
1?Etapa |
Visualiza??o dos objetos educacionais |
1hora/aula |
LIE |
|
2? Etapa |
Postagem das respostas do questionamento do professor |
2 horas/aula |
LIE |
|
3? Etapa |
Debatendo no Blog sobre o Biodiesel |
2 dias |
Extrasala |
|
4? Etapa |
Sistematiza??o do conte?do |
1hora/aula |
LIE |
Fonte: cria??o do autor
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ATIVIDADE 3
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa, na sala de aula e espa?os extraclasse com a turma dividida em quatro grupos. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, c?mera digital ou celular, caderno para anota??es, caneta e l?pis.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor dever? estimular a curiosidade dos alunos acerca do biocombust?vel Etanol a partir de questionamentos como os seguintes: ?Voc?s sabem como ? produzido o etanol??; ?Como deve ser o espa?o (f?brica, ind?stria) dessa produ??o??.
Em seguida, o docente dever? propor aos alunos a produ??o de um semin?rio com o seguinte tema: ?O processo de produ??o do Etanol?. O professor dever? distribuir os temas entre os grupos e orientar uma pesquisa na internet a partir dos links sugeridos abaixo:
Grupo 1. Etapas da produ??o etanol
http://www.brasilescola.com/quimica/producao-etanol.htm
Grupo 2. Conceito de fermenta??o
http://juliacesb3m.blogspot.com.br/2007/10/o-que-fermentao.html
Grupo 3. Etapas da fermenta??o
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/fermentacao.htm
Grupo 4. Destila??o
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/destilacaohttp://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=2&id=585
Grupo 5. Processo da destila??o do ?lcool
http://carros.hsw.uol.com.br/fazer-o-proprio-etanol2.htm
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p3.php
*Todos os sites tiveram acesso em 03/abril/2012
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Instru??es sobre o Semin?rio:
- Dever? ser marcado um dia e o tempo m?ximo para as apresenta??es dos semin?rios;
- Nesse semin?rio a exposi??o tem?tica ser? atrav?s da elabora??o de slides e uso do projetor de slides;
- Os alunos dever?o contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos;
- Ao final das apresenta??es os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada, e o professor dever? levantar uma problem?tica entre os alunos com a seguinte pergunta: ?Por que o processo de produ??o do etanol ? mais vantajoso do ponto de vista socioambiental do que o processo de produ??o da gasolina??;
- Ap?s a discuss?o do tema proposto, dever? ser aberto um tempo para perguntas da plateia e do professor;
- Um semin?rio deve conter introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos desenvolver?o a atividade proposta. Eles poder?o sentir dificuldades em compreender a diferen?a entre destila??o simples e destila??o fracionada. Para auxili?-los o professor poder? propor os seguintes questionamentos: ?O que significa a palavra fracionada??; ?Em quais estados f?sicos as subst?ncias de ambos os processos se encontram??. Com o primeiro questionamento, os alunos poder?o perceber que o termo fracionado est? relacionado ? destila??o realizada em etapas, em que l?quidos diferentes vaporizam em temperaturas diferentes. E com o segundo, espera-se a compreens?o de que a destila??o simples est? relacionada ? separa??o de s?lidos e l?quidos, e a destila??o fracionada ? separa??o homog?nea de l?quidos.
DISCUSS?O:
Cada equipe dever? apresentar o seu semin?rio para o restante da turma. O professor dever? filmar cada apresenta??o, e disponibilizar os v?deos para as equipes, para que estas editem e postem no Blog os seus respectivos v?deos (no campo ?Recursos Complementares? encontra-se um Tutorial sobre edi??o de v?deo). Ap?s as apresenta??es e postagem dos v?deos no Blog,o docente dever? iniciar uma discuss?o no Blog, com os seguintes questionamentos: ?Qual a import?ncia das etapas da produ??o do etanol??; ?O que acontece se houver falhas em alguma dessas etapas??.
SISTEMATIZA??O:
Ap?s o coment?rio de todas as equipes no Blog, o professor dever? formalizar o conte?do com os alunos em sala de aula. Para isso, o docente dever? escrever as afirmativas na lousa e junto com os alunos, completar as frases e as equa??es propostas.
Fonte: cria??o do autor
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Para finalizar esta atividade, os alunos dever?o responder as seguintes perguntas no Blog: ?Como foi a experi?ncia da elabora??o e apresenta??o do semin?rio??; ?O que foi mais f?cil compreender??; ?Houve alguma dificuldade no entendimento dos temas abordados??. Todos os alunos dever?o responder individualmente a estes questionamentos.
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Tabela 4: Cronograma atividade 3.
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Atividade 3 |
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Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
|
1?Etapa |
Pesquisa nos sites indicados |
1 hora/ aula |
LIE |
|
2? Etapa |
Elabora??o dos semin?rios |
2 horas/aula |
LIE |
|
3? Etapa |
Apresenta??o dos semin?rios |
2 horas/aula |
LIE |
|
4?Etapa |
Edi??o e postagem dos v?deos no Blog |
1 hora/aula |
LIE |
|
5?Etapa |
Discuss?o entre os alunos no Blog |
2 dias |
Extrasala |
|
6?Etapa |
Sistematiza??o da atividade |
1 hora/aula |
Sala de aula |
|
7?Etapa |
Coment?rio dos alunos no Blog sobre os semin?rios |
1 dia |
Extrasala |
Fonte: cria??o do autor
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Combust?vel - A qu?mica que move o mundo - Biodiesel | Anima??o/simula??o |
| A? tem qu?mica ! Combust?veis renov?veis - Biodiesel | V?deo |
Sugest?es de links para alunos
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-V?deos
- Biodiesel no Jornal Nacional
http://www.youtube.com/watch?v=6KPdnhxWE7E&feature=related
- Para acessar o Editor de v?deos do YouTube ser? necess?rio uma conta no Gmail, segue abaixo um tutorial de como criar uma conta no Gmail:
http://www.comocriar.net/como-criar-um-email-no-gmail
- Editor de v?deos do YouTube: ser um cineasta nunca foi t?o f?cil
- Editor de v?deos do YouTube
http://www.youtube.com/editor?popart=681928
?
- Objeto Educacional Combust?veis - A qu?mica que move o mundo ? Etanol dispon?vel em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19410.
Observa??o: Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio realizar a extra??o dos arquivos, para isso sugere-se o WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s ser realizada a extra??o, deve-se clicar no arquivo HTML para ser dar in?cio a anima??o. O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox).
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Sugest?es de links para professores
-Reportagem:
Etanol brasileiro ainda ? a mais promissora forma de uso da bioenergia
-V?deo:
Biocombust?veis - Energia Verde - Petrobras
http://www.youtube.com/watch?v=QxCMOSxDgwE
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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
- Blog: di?rio (de aprendizagem) na rede
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml
- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino
- Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50
- Outros Tutoriais sobre Blog
http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger
* Todos os site tiveram acesso em 04/junho/2012
Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o ao conceito, tipos, vantagens e desvantagens dos biocombust?veis atrav?s da coer?ncia dos textos produzidos. Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos compreenderam o processo de produ??o do biodiesel analisando a relev?ncia das perguntas e respostas postadas no jogo virtual. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam as etapas do processo de produ??o do etanol por meio do desempenho das equipes ao apresentar o tema e da coer?ncia e objetividade das respostas no momento de discuss?o ap?s o semin?rio.