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Energia Renov?vel: os Biocombust?veis.

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Energia qu?mica no cotidiano

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conceituar biocombust?vel;

- Classificar alguns tipos de biocombust?veis;

- Reconhecer as vantagens e desvantagens dos biocombust?veis;

- O processo de produ??o do biodiesel;

- O processo de produ??o do etanol.

Duração das atividades

18 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o da aula, os alunos dever?o ter conhecimento sobre as estruturas, nomenclatura e propriedades dos compostos org?nicos e fun??es org?nicas, como ?ster e ?lcool, como tamb?m sobre o efeito estufa.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONHECENDO BIOCOMBUST?VEIS

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa bem como em espa?os extrasala. Ser?o utilizados computadores com acesso a internet, projetor data-show, caderno para anota??es, celular ou m?quina digital, caneta e l?pis. O docente dever? dividir a turma em quatro grupos, destacando que ? fundamental a participa??o de todos os alunos para a realiza??o da atividade.

1.1 O QUE S?O BIOCOMBUST?VEIS?

Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos: ?Voc?s j? ouviram falar em Biocombust?veis??; ?E o que s?o Biocombust?veis??. As respostas dos alunos devem ser anotadas na lousa e fotografadas (ou registradas de outra forma que possibilite uma consulta posteriormente).

Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos acerca das principais caracter?sticas de um biocombust?vel, o docente dever? solicitar a leitura da seguinte reportagem:

http://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/

Em seguida, os alunos dever?o refletir e discutir sobre biocombust?veis a partir dos seguintes questionamentos: ?Quando surgiu o biocombust?vel??; ?Por que o biocombust?vel ? um assunto muito discutido apenas nos ?ltimos anos??; ?Qual ? a import?ncia de pesquisar sobre este assunto??; ?Os biocombust?veis podem poluir??; ?Por que tantos investimentos em compostos que podem de alguma forma causar polui??o??.

1.2 CRIANDO UM BLOG

O docente dever? propor aos alunos a cria??o de um Blog. Este ser? utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre biocombust?veis ou sobre quaisquer outros assuntos, pois este recurso pedag?gico poder? ser explorado a partir de outros temas e/ou atividades.  

Inicialmente, o professor criar? o Blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajud?-lo a criar a p?gina do Blog. Seguem instru??es para a cria??o de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.

? importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma p?gina na internet, principalmente no que diz respeito ? clareza e a objetividade, lembrando-os ainda do ?alcance? que os escritos deles poder?o ter atrav?s de um blog.

Sugere-se que o professor acompanhe os coment?rios postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.

1.3 ESCREVENDO SOBRE O TEMA PESQUISADO

Os alunos pesquisar?o sobre v?rios subtemas relacionados aos biocombust?veis. Em seguida, cada grupo dever? elaborar um texto, com no m?nimo 15 linhas, baseado nos sites e artigos sugeridos e ainda nos conhecimentos pr?vios sobre o assunto. Este texto ser? postado no blog da turma.

O professor dever? informar aos alunos que al?m de postarem a elabora??o dos seus textos, podem postar v?deos e imagens relacionados ao seu respectivo tema, lembrando-se de mencionar as refer?ncias de cada site ou autor. Algumas postagens no Blog dever?o ser feitas em hor?rios diferentes das aulas (ver os cronogramas das tr?s atividades), assim o professor dever? orientar os alunos a realizarem suas postagens em casa, na lan-house ou no laborat?rio de inform?tica educativa da escola.

Seguem abaixo a divis?o dos temas e sugest?es de fontes de pesquisa por grupo:

1.  Vantagens e desvantagens do biocombust?vel

>http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp

Artigo: Biocombust?vel, o mito do combust?vel limpo, dispon?vel em:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/03-QS-3207.pdf (Sugest?o do Portal do Professor).

>Artigo: O papel do Brasil no estabelecimento do mercado internacional de biocombust?veis.                                                                                                                                   

T?pico: Vantagens e desvantagens da substitui??o dos combust?veis f?sseis por biocombust?veis, dispon?vel em  http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892007000400003&script=sci_arttext  

Orienta??o: o grupo dever? abordar as vantagens e desvantagens dos biocombust?veis, esclarecendo o impacto da sua utiliza??o em larga escala.

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2. Biocombust?vel: O Biodiesel

> http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm

>Artigo:Biodiesel

T?picos: O Biodiesel e a sua hist?ria / Biodiesel: ?? Brasil, verde que d?...?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000009570.pdf

Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito, hist?ria e o uso do Biodiesel.

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3. Biocombust?vel: O Etanol

>http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/etanol.htm

>http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm

>Artigo:O biocombust?vel no Brasil

T?pico: ETANOL NO BRASIL

 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000200003&script=sci_arttext&tlng=es        

Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito e a produ??o do Etanol no Brasil.

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4. Biocombust?vel: O Biog?s

>http://www.brasilescola.com/geografia/biogas.htm

>Artigo:Biog?s? uma fonte alternativa de energia

T?pico: O BIOG?S

http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/premio/arquivos_unicos_2008/ivonete_helena_machado_ensinomedio.pdf

Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito e o processo de produ??o do Biog?s.

*Todos os sites foram acessados em 03/maio/2012.

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1.4 COMPARTILHANDO INFORMA??ES

Ap?s as publica??es de cada grupo, o professor dever? solicitar a todos os alunos que, individualmente, leiam e comentem as postagens dos outros grupos. Em seguida, os alunos dever?o elaborar questionamentos a serem respondidos por outros alunos seguindo a orienta??o estabelecida na tabela 1. O docente tamb?m dever? ler todas as publica??es e fazer os coment?rios e observa??es necess?rias a cada equipe.

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Tabela 1: Rela??o das postagens entre as equipes

Postagens entre as equipes

Alunos da equipe 1

Alunos da equipe 4

Alunos da equipe 5

Alunos da equipe 3

Alunos da equipe 3

Alunos da equipe 2

Alunos da equipe 4

Alunos da equipe 1

Alunos da equipe 2

Alunos da equipe 5

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Fonte: cria??o do autor

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1.5 E AFINAL, O QUE EU COMPREENDO SOBRE BIOCOMBUST?VEL?

Para sistematizar o conte?do abordado, o professor dever? postar no Blog o seguinte questionamento: ?O que eu compreendo sobre biocombust?vel??. Todos os alunos ter?o quatro dias para a realiza??o dessa atividade. Ap?s esse per?odo, o professor dever? postar no Blog a foto (ou o registro) obtida no come?o da atividade sobre as informa??es e opini?es que os alunos tinham sobre biocombust?veis, a fim de que estes observem e comentem sobre a evolu??o dos seus conhecimentos ap?s as pesquisas, discuss?es e leituras dos textos.

Tabela 2: Cronograma da atividade 1.

Atividade1

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1?Etapa

O que s?o biocombust?veis

1 hora/aula

LIE

2?Etapa

Criando um Blog

2 horas/aula

LIE

3? Etapa

Escrevendo sobre o tema pesquisado

4 horas/aula

LIE

4?Etapa

Compartilhando informa??es

3 dias

Extrasala

5?Etapa

Coment?rio e observa??es do professor

1 dia

Extrasala

6?Etapa

E afinal, o que eu compreendo sobre biocombust?vel?

4 dias

Extrasala

7?Etapa

Postagem da foto e coment?rio sobre as mudan?as

3 dias

Extrasala

Fonte: cria??o do autor

ATIVIDADE 2:

INSTRU??ES INICIAIS:

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa bem como em espa?os extrasala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. Os grupos devem permanecer com a mesma forma??o da atividade anterior.

Para a realiza??o desta atividade ser?o utilizados dois objetos educacionais:

1. O objeto Combust?vel - A qu?mica que move o mundo ? Biodiesel ? uma anima??o que simula o processo de produ??o do biodiesel, a partir da rea??o de transesterifica??o, e est? dispon?vel para download na p?gina do Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s do seguinte endere?o:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19371.

O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso sugere-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s ser realizada a extra??o mencionada, deve-se clicar no arquivo HTML para dar in?cio a anima??o.

2. O objeto A? tem qu?mica! Combust?veis renov?veis ? Biodiesel ? um v?deo com dura??o de 10 minutos. Este recurso apresenta os conceitos sobre o biodiesel, e sobre a sua produ??o, e est? dispon?vel para download na p?ginado Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s do seguinte endere?o:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13894.

Para a visualiza??o deste v?deo ? necess?rio que o computador possua ao programa Media Player Classic.

2.1. EXPLORANDO O BIODIESEL

Com o intuito de resgatar as discuss?es e leituras realizadas na atividade anterior, o professor dever? abordar o tema Biodiesel propondo os seguintes questionamentos: ?O que voc?s lembram sobre o assunto ?Biodiesel? da atividade passada??; ?Voc?s conhecem ou j? ouviram falar como ocorre ? produ??o do Biodiesel?? e ?Voc?s acham que essa produ??o ? muito complicada??.

Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? exibir os objetos educacionais para os alunos. Em seguida, ele dever? estimular a explora??o do conte?do abordado na anima??o e no v?deo atrav?s de um jogo de perguntas e respostas para cada um dos grupos (ver a proposta de distribui??o dos questionamentos). Os discentes poder?o visualizar novamente os objetos educacionais a fim de responderem suas quest?es. Os outros grupos tamb?m poder?o complementar as respostas dos colegas.

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Distribui??o dos questionamentos para os grupos:

Equipe 1:

- Quais as etapas da produ??o do Biodiesel?

- Qual a diferen?a da cadeia qu?mica entre o Biodiesel e o Diesel?

Equipe 2:

- O que ? transesterifica??o?

- Quais os produtos obtidos na rea??o de transesterifica??o da produ??o do Biodiesel?

Equipe 3:

- Qual a composi??o dos ?leos vegetais usados na produ??o do Biodiesel?

- Qual o motivo de se adicionar um catalisador na rea??o de transesterifica??o?

Equipe 4:

- Cite a forma estrutural plana dos reagentes utilizados na rea??o de transesterifica??o?

- Qual o m?todo de separa??o utilizado para separar a glicerina e o ?ster (biodiesel)?

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2.2 DEBATENDO SOBRE BIODIESEL

Ap?s as respostas e coment?rios de todos os grupos, o professor dever? propor um debate no Blog com os seguintes questionamentos: ?Porque no Brasil a produ??o de biodiesel ? mais vantajosa??; ?Qual a influ?ncia dos biocombust?veis na produ??o de alimentos??. Cada grupo dever? fazer pelo menos uma postagem (com no m?nimo 10 linhas) sobre a tem?tica proposta pelo docente, bem como comentar as respostas dos outros grupos.

2.3 FORMALIZANDO A TRANSESTERIFICA??O DO BIODIESEL

Ap?s o debate feito no Blog, o professor formalizar? o conte?do no Laborat?rio de Inform?tica Educativa? LIE. O discente dever? desenhar no quadro branco o esquema sobre a ?Transesterifica??o do Biodiesel?, como apresentado na figura 1, e completaras lacunas vazias a partir da indica??o dos alunos. Recomenda-se que a cada lacuna preenchida o professor revise o conte?do correspondente.

Figura1: Transesterifica??o do Biodiesel

Fonte: Cria??o do autor

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Tabela 3: Cronograma atividade 2.

Atividade 2

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1?Etapa

Visualiza??o dos objetos educacionais

1hora/aula

LIE

2? Etapa

Postagem das respostas do questionamento do professor

2 horas/aula

LIE

3? Etapa

Debatendo no Blog sobre o Biodiesel

2 dias

Extrasala

4? Etapa

Sistematiza??o do conte?do

1hora/aula

LIE

Fonte: cria??o do autor

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ATIVIDADE 3

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa, na sala de aula e espa?os extraclasse com a turma dividida em quatro grupos. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, c?mera digital ou celular, caderno para anota??es, caneta e l?pis.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor dever? estimular a curiosidade dos alunos acerca do biocombust?vel Etanol a partir de questionamentos como os seguintes: ?Voc?s sabem como ? produzido o etanol??; ?Como deve ser o espa?o (f?brica, ind?stria) dessa produ??o??.

Em seguida, o docente dever? propor aos alunos a produ??o de um semin?rio com o seguinte tema: ?O processo de produ??o do Etanol?. O professor dever? distribuir os temas entre os grupos e orientar uma pesquisa na internet a partir dos links sugeridos abaixo:

Grupo 1. Etapas da produ??o etanol

http://www.brasilescola.com/quimica/producao-etanol.htm

Grupo 2. Conceito de fermenta??o

http://juliacesb3m.blogspot.com.br/2007/10/o-que-fermentao.html                            

Grupo 3. Etapas da fermenta??o

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/fermentacao.htm

Grupo 4. Destila??o

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/destilacaohttp://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=2&id=585

Grupo 5. Processo da destila??o do ?lcool

http://carros.hsw.uol.com.br/fazer-o-proprio-etanol2.htm

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p3.php

*Todos os sites tiveram acesso em 03/abril/2012

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Instru??es sobre o Semin?rio:

- Dever? ser marcado um dia e o tempo m?ximo para as apresenta??es dos semin?rios;

- Nesse semin?rio a exposi??o tem?tica ser? atrav?s da elabora??o de slides e uso do projetor de slides;

- Os alunos dever?o contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos;

- Ao final das apresenta??es os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada, e o professor dever? levantar uma problem?tica entre os alunos com a seguinte pergunta: ?Por que o processo de produ??o do etanol ? mais vantajoso do ponto de vista socioambiental do que o processo de produ??o da gasolina??;

- Ap?s a discuss?o do tema proposto, dever? ser aberto um tempo para perguntas da plateia e do professor;

- Um semin?rio deve conter introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos desenvolver?o a atividade proposta. Eles poder?o sentir dificuldades em compreender a diferen?a entre destila??o simples e destila??o fracionada. Para auxili?-los o professor poder? propor os seguintes questionamentos: ?O que significa a palavra fracionada??; ?Em quais estados f?sicos as subst?ncias de ambos os processos se encontram??. Com o primeiro questionamento, os alunos poder?o perceber que o termo fracionado est? relacionado ? destila??o realizada em etapas, em que l?quidos diferentes vaporizam em temperaturas diferentes. E com o segundo, espera-se a compreens?o de que a destila??o simples est? relacionada ? separa??o de s?lidos e l?quidos, e a destila??o fracionada ? separa??o homog?nea de l?quidos.

DISCUSS?O:

Cada equipe dever? apresentar o seu semin?rio para o restante da turma. O professor dever? filmar cada apresenta??o, e disponibilizar os v?deos para as equipes, para que estas editem e postem no Blog os seus respectivos v?deos (no campo ?Recursos Complementares? encontra-se um Tutorial sobre edi??o de v?deo). Ap?s as apresenta??es e postagem dos v?deos no Blog,o docente dever? iniciar uma discuss?o no Blog, com os seguintes questionamentos: ?Qual a import?ncia das etapas da produ??o do etanol??; ?O que acontece se houver falhas em alguma dessas etapas??.

SISTEMATIZA??O:

Ap?s o coment?rio de todas as equipes no Blog, o professor dever? formalizar o conte?do com os alunos em sala de aula. Para isso, o docente dever? escrever as afirmativas na lousa e junto com os alunos, completar as frases e as equa??es propostas.

Fonte: cria??o do autor

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Para finalizar esta atividade, os alunos dever?o responder as seguintes perguntas no Blog: ?Como foi a experi?ncia da elabora??o e apresenta??o do semin?rio??; ?O que foi mais f?cil compreender??; ?Houve alguma dificuldade no entendimento dos temas abordados??. Todos os alunos dever?o responder individualmente a estes questionamentos.

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Tabela 4: Cronograma atividade 3.

Atividade 3

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1?Etapa

Pesquisa nos sites indicados

1 hora/ aula

LIE

2? Etapa

Elabora??o dos semin?rios

2 horas/aula

LIE

3? Etapa

Apresenta??o dos semin?rios

2 horas/aula

LIE

4?Etapa

Edi??o e postagem dos v?deos no Blog

1 hora/aula

LIE

5?Etapa

Discuss?o entre os alunos no Blog

2 dias

Extrasala

6?Etapa

Sistematiza??o da atividade

1 hora/aula

Sala de aula

7?Etapa

Coment?rio dos alunos no Blog sobre os semin?rios

1 dia

Extrasala

Fonte: cria??o do autor

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Combust?vel - A qu?mica que move o mundo - Biodiesel Anima??o/simula??o
A? tem qu?mica ! Combust?veis renov?veis - Biodiesel V?deo

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos

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-V?deos

- Biodiesel no Jornal Nacional

http://www.youtube.com/watch?v=6KPdnhxWE7E&feature=related   

- Para acessar o Editor de v?deos do YouTube ser? necess?rio uma conta no Gmail, segue abaixo um tutorial de como criar uma conta no Gmail:

http://www.comocriar.net/como-criar-um-email-no-gmail

- Editor de v?deos do YouTube: ser um cineasta nunca foi t?o f?cil

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/editor-de-videos-do-youtube-ser-um-cineasta-nunca-foi-tao-facil/ 

- Editor de v?deos do YouTube

http://www.youtube.com/editor?popart=681928 
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- Objeto Educacional Combust?veis - A qu?mica que move o mundo ? Etanol dispon?vel em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19410.

Observa??o: Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio realizar a extra??o dos arquivos, para isso sugere-se o WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s ser realizada a extra??o, deve-se clicar no arquivo HTML para ser dar in?cio a anima??o. O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox).

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Sugest?es de links para professores

-Reportagem:

Etanol brasileiro ainda ? a mais promissora forma de uso da bioenergia

http://oglobo.globo.com/ciencia/etanol-brasileiro-ainda-a-mais-promissora-forma-de-uso-da-bioenergia-2690017

-V?deo:

Biocombust?veis - Energia Verde - Petrobras

http://www.youtube.com/watch?v=QxCMOSxDgwE

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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

- Blog: di?rio (de aprendizagem) na rede

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml

- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/criador-do-blog-historia-digital-da-dicas-de-como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/

- Como escrever na internet

http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50

- Outros Tutoriais sobre Blog

http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA 

http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger 

* Todos os site tiveram acesso em 04/junho/2012

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o ao conceito, tipos, vantagens e desvantagens dos biocombust?veis atrav?s da coer?ncia dos textos produzidos. Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos compreenderam o processo de produ??o do biodiesel analisando a relev?ncia das perguntas e respostas postadas no jogo virtual. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam as etapas do processo de produ??o do etanol por meio do desempenho das equipes ao apresentar o tema e da coer?ncia e objetividade das respostas no momento de discuss?o ap?s o semin?rio.