Sobre este módulo

Uma característica importante deste módulo é que ele servirá de introdução a todo o estudo da Física, servindo de motivação e pretendendo atender às curiosidades que os estudantes possam ter sobre qualquer domínio da física, visto que, ao viajarmos pelas dimensões, desde o micro, passando pela escala humana e chegando ao macro, estaremos também viajando por todas as áreas da física.

O eixo central desse módulo é o trabalho com o conceito unificador escalas. Esse conceito assume o papel dimensionador dos eventos estudados e também dos processos de transformações e regularidades. Pode-se referir a dimensões ergométricas, macro ou microscópicas, em nível espacial, durações normais, instantâneas ou remotas, e nível temporal.
Ao contrário da importância dada às unidades enquanto dimensão no ensino tradicional, o conceito unificador escala pretende contribuir para a capacidade de estimar, dimensionar com relativa precisão; atividade típica do trabalho científico, em particular dos físicos.

O aluno trabalhará com situações que ressaltam uma noção mais concreta das dimensões existentes no estudo da física.

Utilizando tanto estratégias no computador quanto em ações orientadas pelo professor, o módulo pretende dar o devido equilíbrio entre a extensão e a profundidade do assunto central desse módulo: as grandezas físicas e suas dimensões.

Público - Alvo

Alunos e professores das escolas públicas do ensino médio. Esse módulo poderá ser usado como introdução nas três séries, pois contempla conhecimentos básicos da Física.

Objetivos Gerais:

Iniciar a discussão do(s) método(s) científico(s);

Criar soluções para situações-problema apresentadas;

Interagir com os colegas em situações coletivas;

Expressar as medidas das grandezas físicas numa linguagem científica correta;

Identificar algumas áreas de estudo da física;

Discriminar modelo científico de concepção alternativa dos fenômenos físicos;

Discriminar o método científico empirista-indutivista de outros métodos científicos;

Levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;

Expressar opiniões sobre o papel da ciência e sua relação com a ética e moral dos atos científicos;

Utilizar as observações cotidianas (aquelas que todo mundo faz para tomar decisões como: o instante exato de atravessar a rua, qual o caminho mais curto, que produto comprar, que velocidade escolher para fazer uma determinada curva, ...) no estudo da Física;

Utilizar a investigação da natureza no estudo da Física;

Articular os conceitos de massa, tempo e comprimento com questões sociais, culturais, históricas e econômicas.