Sobre este módulo
Uma característica importante deste módulo
é que ele servirá de introdução a
todo o estudo da Física, servindo de motivação
e pretendendo atender às curiosidades que os estudantes
possam ter sobre qualquer domínio da física, visto
que, ao viajarmos pelas dimensões, desde o micro, passando
pela escala humana e chegando ao macro, estaremos também
viajando por todas as áreas da física.
O eixo central desse módulo é
o trabalho com o conceito unificador escalas. Esse conceito assume
o papel dimensionador dos eventos estudados e também dos
processos de transformações e regularidades. Pode-se
referir a dimensões ergométricas, macro ou microscópicas,
em nível espacial, durações normais, instantâneas
ou remotas, e nível temporal.
Ao contrário da importância dada às unidades
enquanto dimensão no ensino tradicional, o conceito unificador
escala pretende contribuir para a capacidade de estimar, dimensionar
com relativa precisão; atividade típica do trabalho
científico, em particular dos físicos.
O aluno trabalhará com situações
que ressaltam uma noção mais concreta das dimensões
existentes no estudo da física.
Utilizando tanto estratégias no computador
quanto em ações orientadas pelo professor, o módulo
pretende dar o devido equilíbrio entre a extensão
e a profundidade do assunto central desse módulo: as grandezas
físicas e suas dimensões.
Público - Alvo
Alunos e professores das escolas públicas
do ensino médio. Esse módulo poderá ser usado
como introdução nas três séries, pois
contempla conhecimentos básicos da Física.
Objetivos Gerais:
Iniciar
a discussão do(s) método(s) científico(s);
Criar
soluções para situações-problema
apresentadas;
Interagir
com os colegas em situações coletivas;
Expressar as medidas das grandezas físicas numa linguagem
científica correta;
Identificar algumas áreas de estudo da física;
Discriminar modelo científico de concepção
alternativa dos fenômenos físicos;
Discriminar o método científico empirista-indutivista
de outros métodos científicos;
Levantar hipóteses sobre fenômenos físicos;
Expressar opiniões sobre o papel da ciência e sua
relação com a ética e moral dos atos científicos;
Utilizar as observações cotidianas (aquelas que
todo mundo faz para tomar decisões como: o instante exato
de atravessar a rua, qual o caminho mais curto, que produto comprar,
que velocidade escolher para fazer uma determinada curva, ...)
no estudo da Física;
Utilizar a investigação da natureza no estudo da
Física;
Articular os conceitos de massa, tempo e comprimento com questões
sociais, culturais, históricas e econômicas.