Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Entender que no Brasil h? uma diversidade de pessoas de outros pa?ses que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigena??o.
Conhecer culturas diferentes e ampliar sua percep??o sobre a diversidade presente no mundo.
Observar diferen?as de tipo f?sico, diferen?as de linguagem entre as pessoas.
Perceber como a sociedade cria estere?tipos para as diferentes pessoas.
?
N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vio.
?
|
?
|
4? MOMENTO: Assistir o v?deo ?Menina bonita do la?o de fita?: http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related
Pedir ?s crian?as que desenhem: a) a menina do la?o de fita e a m?e; b) o coelho e sua nova fam?lia; c) suas fam?lias.
5? MOMENTO:Mostrar a capa do livro ?Diversidade?:
"Ler" a imagem da capa com eles, fazendo perguntas sobre a ilustra??o:
Ler a hist?ria:
Com o auxilio de revistas, recortar gravuras de pessoas apresentando diferentes caracter?sticas: ra?a, cor, tamanho, peso, cabelo,... Construir um painel com as gravuras:
Socializar a atividade atrav?s de observa??es e discuss?es, enfatizando as diferen?as comuns entre as pessoas das gravuras;
Realizar atividades de auto descri??o para valoriza??o e percep??o das diferen?as individuais;
Solicitar aos alunos que leiam e reflitam sobre os versos finais do livro:
"Tudo ? humano, bem diferente.
Assim, assado, todos s?o gente!
Cada um na sua e n?o faz mal,
Diversidade ? que ? legal!
Vamos, venhamos, isso ? um fato!
Tudo igualzinho, ai como ? chato!
Fonte: http://www.livrosecultura.com.br/product_info.php?products_id=351
6? MOMENTO:Assistir o v?deo ?Nigu?m ? Igual a Ningu?m?
http://www.youtube.com/watch?v=XrVjqhSh8jM&feature=related
Atrav?s deste v?deo ser? trabalhado o Tema transversal ?tica, abordando os assuntos: auto-aceita??o, respeito ? individualidade, descoberta da identidade, comunidade, emo??es, conflitos, viv?ncias e sociabilidade:
Pedir para os alunos desenharem seus corpos, ou seja, construir um auto-retrato, exporem em um varal para valoriza??o e percep??o das diferen?as individuais;
Enfocar o respeito por si e pelo outro.
Fonte: autora
Sugest?o das atividades do livro:http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/06/projeto-caminho-do-letramento-menina.html
?
Sugest?o de filmes:
?
Sugest?o de v?deos:
?
Blogs:
O processo de avalia??o ser? cont?nuo, atrav?s de observa??es e registros que ir?o documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, interpreta??o, express?o, criticidade, comunica??o, criatividade, autonomia, respeito as regras e a diversidade.