Portal do Professor

Início do Conteúdo

Diversidade Cultural e Afro descendente ? Brasil de todos os povos

Autor e Co-autor(es)

Maria Aparecida da Silva Estulano imagem do usuário

DOURADOS - MS EE RAMONA DA SILVA PEDROSO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender que no Brasil h? uma diversidade de pessoas de outros pa?ses que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigena??o.

  • Conhecer culturas diferentes e ampliar sua percep??o sobre a diversidade presente no mundo.

  • Observar diferen?as de tipo f?sico, diferen?as de linguagem entre as pessoas.

  • Perceber como a sociedade cria estere?tipos para as diferentes pessoas.

Duração das atividades

10 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

N?o h? necessidades de conhecimentos pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

?

?

         

1? MOMENTO: Fazer uma roda de conversa e apresentar o tema do projeto para as crian?as. Agu?ar a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de  conhecer e aprender sobre o tema.

Apresentar as hist?rias que ser?o trabalhadas, para que os alunos possam viajar na hist?ria.

2? MOMENTO :Apresentar a hist?ria Menina bonita do la?o de fita ? classe:

Mostrar a capa do livro aos alunos. "Ler" a imagem da capa com  eles, fazendo perguntas sobre a ilustra??o:

Ler o livro para os alunos, agora parando em cada p?gina,  mostrando as imagens e destacando as palavras e express?es que  valorizam a menina, que a retratam como bela:

Organizar uma roda de conversas. Reler o trecho: "O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela." Questionar: O que ? ser bonito? Como  uma pessoa deve ser para ser bonita? Mostrar ?s crian?as que nem sempre temos a mesma  opini?o sobre um assunto e que isso ? muito bom, pois o mundo seria  muito aborrecido se todos pensassem do mesmo jeito e se, por exemplo, s? existisse um ?nico modelo de beleza. Destacar que o importante ? respeitar as diferen?as. Conversar  com a classe sobre os padr?es de beleza existentes em "Menina bonita".

Menina bonita do la??o de fita

Fonte: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/02/menina-bonita-do-laco-de-fita.html

3? MOMENTO: Mostrar, num mapa-m?ndi ou globo, os cinco continentes - a Am?rica, a Europa, a ?sia, a ?frica e a Oceania, ressaltando que eles s?o divididos em pa?ses, cada um com seus costumes e tradi??es, suas festas, m?sicas e dan?as, suas religi?es e seu jeito de ser, pois ningu?m ? igual a ningu?m e ? isso que d? gra?a ? vida:

Conversar com as crian?as sobre as "fam?lias" (povos) que formam o Brasil: os ?ndios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, ?rabes, judeus etc. Explicar que esses povos foram se cruzando, para formar a grande fam?lia brasileira , que tem as caracter?sticas de suas origens. Lembrar aqui as contribui??es desses povos nas festas, na m?sica, na culin?ria, nas  hist?rias etc, e confeccionar o mapa do Brasil com os diversos povos.

4? MOMENTO: Assistir o v?deo ?Menina bonita do la?o de fita?: http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&feature=related

Pedir ?s crian?as que desenhem: a) a menina do la?o de fita e a m?e; b) o coelho e sua nova fam?lia; c) suas fam?lias. 

5? MOMENTO:Mostrar a capa do livro ?Diversidade?:

"Ler" a imagem da capa com eles, fazendo perguntas sobre a ilustra??o:

Ler a hist?ria:

Com o auxilio de revistas, recortar gravuras de pessoas apresentando diferentes caracter?sticas: ra?a, cor, tamanho, peso, cabelo,... Construir um painel com as gravuras:

Socializar a atividade atrav?s de observa??es e discuss?es, enfatizando as diferen?as comuns entre as pessoas das gravuras;

Realizar atividades de auto descri??o para valoriza??o e percep??o das diferen?as individuais;

Solicitar aos alunos que leiam e reflitam sobre os versos finais do livro:

"Tudo ? humano, bem diferente.

Assim, assado, todos s?o gente!

Cada um na sua e n?o faz mal,

Diversidade ? que ? legal!

Vamos, venhamos, isso ? um fato!

Tudo igualzinho, ai como ?  chato!

Livro

Fonte: http://www.livrosecultura.com.br/product_info.php?products_id=351

6? MOMENTO:Assistir o v?deo ?Nigu?m ? Igual a Ningu?m?

http://www.youtube.com/watch?v=XrVjqhSh8jM&feature=related

Atrav?s deste v?deo ser? trabalhado o Tema transversal ?tica, abordando os assuntos: auto-aceita??o, respeito ? individualidade, descoberta da identidade, comunidade, emo??es, conflitos, viv?ncias e sociabilidade:

Pedir para os alunos desenharem seus corpos, ou seja, construir um auto-retrato, exporem em um varal para valoriza??o e percep??o das diferen?as individuais;

Enfocar o respeito por si e pelo outro.

diversidadediversidade

Fonte: autora

Sugest?o das atividades do livro:http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/06/projeto-caminho-do-letramento-menina.html

Recursos Complementares

Sugest?o de livros para os alunos:

  • Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque
  • Turma da M?nica - Um amiguinho diferente
  • Alice no Pa?s das Maravilhas - Lewis Carrol

?

Sugest?o de filmes:

  • A cor do xadrez
  • Vista minha pele

?

Sugest?o de v?deos:

?

Blogs:

Avaliação

O processo de avalia??o ser? cont?nuo, atrav?s de observa??es e registros que ir?o documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, interpreta??o, express?o, criticidade, comunica??o, criatividade, autonomia, respeito as regras e a diversidade.