Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Percep??o visual da crian?a trabalhando a coordena??o visomotora

Autor e Co-autor(es)

izabel batista javoski imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL XANXERE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • descriminar objetos por suas diferentes caracter?sticas de cor, forma, posi??o, entre outras;

  • Discernir entre o maior e o menor, diferente e igual, o escuro e claro, interno, externo e luminosidade;

  • utilizar recursos do computador, tais como softwares (Tangran) e outros e editor de desenho, Tux paint.

Duração das atividades

5 aulas de 1h cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conversa informal com as crian?as sobre o que sabem sobre as formas, cores e tamanhos de objetos.

Estratégias e recursos da aula

- Em seguida, entregar para as crian?as 2 impressos com gravuras: um para pintar, outro para percorrer o caminho das estrelinhas.

?

pintura

Imagem da pr?pria autora

Labirintoatividade noite e dia

?

Imagens retiradas do site  http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.html

?

Aula 05

- Organizar os alunos em duplas para utilizar os recursos do computador.

1? - Uso do programa GCompris, que est? instalado nas m?quinas, junto ao sistema Linux educacional, explorando jogos educativos que desenvolvem as habilidades de coordena??o motora, identifica??o de cores, formas e  tamanhos. 

2? - Uso do editor de desenho -Tux Paint -  para o desenvolvimento da coordena??o motora e identifica??o de cores.

3? - Uso do  jogo Tangram -jogo educativo instalado nas m?quinas que desenvolve as habilidades de coordena??o motora, formas geom?tricas e cores

foto de alunosImagens da pr?pria autora foto de alunos no Lab. Inform.

Recursos Complementares

- FERREIRO, Marielise, A Hora da Escola, Coordena??o Motora,volume IV, Editora LDTA, Erechim, RS, 1992

- http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.htm - acesso em 16/07/2012

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

Avaliação

Avalia??o ocorrer? de forma cont?nua analisando se as crian?as est?o assimilando os conceitos trabalhados, tais como: no??o de cores, tamanho, posi??o e forma.