Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
descriminar objetos por suas diferentes caracter?sticas de cor, forma, posi??o, entre outras;
Discernir entre o maior e o menor, diferente e igual, o escuro e claro, interno, externo e luminosidade;
utilizar recursos do computador, tais como softwares (Tangran) e outros e editor de desenho, Tux paint.
conversa informal com as crian?as sobre o que sabem sobre as formas, cores e tamanhos de objetos.
- Em seguida, entregar para as crian?as 2 impressos com gravuras: um para pintar, outro para percorrer o caminho das estrelinhas.
?
Imagem da pr?pria autora
?
Imagens retiradas do site http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.html
?
Aula 05
- Organizar os alunos em duplas para utilizar os recursos do computador.
1? - Uso do programa GCompris, que est? instalado nas m?quinas, junto ao sistema Linux educacional, explorando jogos educativos que desenvolvem as habilidades de coordena??o motora, identifica??o de cores, formas e tamanhos.
2? - Uso do editor de desenho -Tux Paint - para o desenvolvimento da coordena??o motora e identifica??o de cores.
3? - Uso do jogo Tangram -jogo educativo instalado nas m?quinas que desenvolve as habilidades de coordena??o motora, formas geom?tricas e cores
Imagens da pr?pria autora
- FERREIRO, Marielise, A Hora da Escola, Coordena??o Motora,volume IV, Editora LDTA, Erechim, RS, 1992
- http://neusamariabento.blogspot.com.br/2011/09/atividades-dia-e-noite.htm - acesso em 16/07/2012
Avalia??o ocorrer? de forma cont?nua analisando se as crian?as est?o assimilando os conceitos trabalhados, tais como: no??o de cores, tamanho, posi??o e forma.