Portal do Professor

Início do Conteúdo

A not?cia na era digital.

Autor e Co-autor(es)

KEILA VIEIRA DE LIMA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber o ambiente no qual circula o g?nero discursivo not?cia, a linguagem utilizada, os diferentes ve?culos, os diferentes interlocutores etc.;

- Produzir uma not?cia atendendo ?s situa??es de produ??o como atendimento ao g?nero, interlocutor, finalidade etc);

- Conhecer e utilizar os elementos que comp?em o g?nero not?cia.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer previamente o g?nero not?cia.

Estratégias e recursos da aula

mafalda

Fonte: http://goo.gl/OZAof

"O jornal ? a verdadeira forma de rep?blica do pensamento. ? a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, ? a literatura comum, universal, democr?tica, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o jogo das convic??es." (Machado de Assis)

Professor, considerando que o grande desafio hoje ? fazer com que os alunos apresentem opini?es, falem em p?blico, tenham argumentos suficientes para debater, capacidade de afirmar ou discordar tanto na escrita, como na oralidade, ? de suma necessidade o trabalho com os g?neros da esfera jornal?stica e com a oralidade. Dessa forma, propomos uma aula com o g?nero discursivo not?cia.

Para interpretar bem um texto, ? preciso conhec?-lo, reconhecendo sua estrutura e compreendendo seu objetivo. Entender que as not?cias apresentadas nos diferentes jornais n?o s?o meramente uma reprodu??o dos fatos ou acontecimentos nos leva a compreender porque muitas vezes uma mesma not?cia ? veiculada em diferentes emissoras ou ve?culos, mas apresenta vers?es diferentes. As not?cias, reportagens, entrevistas, longe de ser um instrumento neutro, s?o na realidade a constru??o de um discurso, condicionado a ideologia, opini?o ou interesses do propriet?rio da m?dia em que est? relacionada. Observem os temas selecionados, o estilo de apresenta??o, a postura social do jornalista, todos estes aspectos est?o intimamente relacionados com os meios e as estrat?gias de produ??o.

Ap?s esta contextualiza??o, questione os alunos com as perguntas:


1) Voc? tem costume de ler jornais? E revistas? Quais?
2) Quais textos conhece que est?o dentro da esfera jornal?stica?
3) Os pais assinam algum jornal? Qual o conte?do?
4) Seus pais assistem o notici?rio quando est?o em casa?
5) Em quais emissoras?
6) Conhece algum jornalista, como ? a rotina dele?

?

Ap?s tais questionamentos, apresente a anima??o abaixo, para que os alunos de uma maneira interessante, conhe?am um pouco do universo desta profiss?o:

?

?

Descri??o: A anima??o demonstra o cotidiano de uma jornalista que convive com as inova??es tecnol?gicas proporcionadas pelos novos softwares de inform?tica, degradando ainda mais a explora??o de sua m?o-de-obra. Tal explora??o ? representada na anima??o, pela hora extra que ? necess?ria ser feita para atingir a meta de 10 mat?rias para seu per?odo de trabalho. Retrata-se ainda na anima??o, o desgaste da vida moderna atrav?s da reflex?o da protagonista com rela??o ao tr?nsito dos carros e a circula??o de pessoas na cidade.

1) A partir do v?deo, o que pode perceber sobre a rotina da jornalista Luiza?

2) A jornalista apresenta um ritmo de trabalho, qual seria esse ritmo? Exemplifique com as informa??es da anima??o.

3) O que pode observar sobre o surgimento das inova??es tecnol?gicas? O que representaram estas inova??es para a Luiza? Comente.

4) Voc? consegue perceber quais assuntos a jornalista Luiza utilizou para escrever?

5) O que pode perceber no trajeto da jornalista para casa?

6) Ser? que todos os jornalistas t?m o mesmo perfil?

?

saibamais2

Uma sugest?o ? apresentar aos alunos trechos de filmes que apresentam o dia a dia de um jornalista e o universo da m?dia. Abaixo indicamos:

todos

Todos os Homens do Presidente (All the President?s Men,1976 / Alan J. Pakula). Baseado na hist?ria real da investiga??o do esc?ndalo Watergate, que levou ? ren?ncia do presidente Nixon. Dois rep?rteres do Washington Post (Robert Redford e Dustin Hoffman) investigam a invas?o da sede do Partido Democrata durante a campanha presidencial americana em 1972. Uma verdadeira aula de jornalismo e de bom cinema.

Dispon?vel em: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-jornalismo.html

kane

 Cidad?o Kane (Citizen Kane,1941/ Orson Welles). Presente em todas as listas dos melhores filmes da hist?ria, e n?o ? para menos, sua edi??o fragmentada e n?o linear, com planos nada convencionais, al?m do roteiro perfeito, mudaram a forma de fazer cinema. A hist?ria come?a desvendando a vida de um grande magnata das comunica??es, a partir das entrevistas que um rep?rter faz com todos os que o conheceram, montando um mosaico, at? desvendar o mist?rio lan?ado no momento de sua morte.

Dispon?vel em: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-jornalismo.html

4poder  O Quarto Poder (Mad City, 1997/Costa Gavras). Em Madeline, Calif?rnia, um rep?rter de televis?o (Dustin Hoffman) que est? em baixa, mas j? foi um profissional respeitado de uma grande rede, est? fazendo uma cobertura sem import?ncia em um museu de hist?ria natural quando testemunha um seguran?a demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta e, n?o sendo atendido, amea?ar a diretora da institui??o com uma espingarda. Ele nada faz com ela, mas acidentalmente fere com um disparo acidental um antigo colega de trabalho. O rep?rter, de dentro do museu, consegue se comunicar atraindo a aten??o de todo o pa?s. O rep?rter utilizada de artimanhas para convencer o seguran?a e assim conseguir uma mat?ria exclusiva.  Dispon?vel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-3852/
mera

 Mera Coincid?ncia (Wag the Dog, 1997/Barry Levinson). O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), poucos dias antes da elei??o se v? envolvido em um esc?ndalo sexual e, diante deste quadro, n?o v? muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Alb?nia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, al?m de desviar a aten??o p?blica para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros.

Dispon?vel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17370/

atividade1

Professor, ap?s a discuss?o das quest?es acima, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica para que pesquisem e leiam algumas informa??es presentes nos g?neros da esfera jornal?stica. Organize os alunos em 5 grupos para que fa?am leituras para ambienta??o nesta esfera social de comunica??o, abaixo algumas sugest?es de sites de not?cias para navegar:

jornalista

UOL: www.uol.com.br

Jornal Folha de S?o Paulo: http://www.folha.uol.com.br/

Gizmodo: site de tecnologia: http://site.gizmodo.com.br/

Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/

Revista Veja: http://veja.abril.com.br/

Revista Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/           

Revista ?poca: http://revistaepoca.globo.com/

Professor, na organiza??o dos grupos deixe claro o que ir?o pesquisar, pe?a que anotem diferentes informa??es que ser?o discutidas ap?s a pesquisa. Mencione que existem tamb?m liga??es entre os diferentes meios de comunica??o, por exemplo, podemos perceber que a revista ?poca e o jornal G1 s?o da Rede Globo. Dessa forma, as informa??es ter?o opini?o pr?xima..

Nesta mesma pesquisa, possibilite que os alunos acessem sites que contenham jornais televisivos, ?udios, entre outros. (O Youtube disponibiliza muitos programas completos). O importante ? que os alunos insiram-se neste universo de not?cias, selecione quais assuntos eles gostam de ler, fa?a com que leiam e interpretem as manchetes, propicie que leiam a mesma not?cia em diferentes meios de comunica??o, entre outros aspectos que julgar pertinente.

Ap?s a pesquisa, retorne a sala de aula e organize um quadro para sistematizar as informa??es.

Assuntos lidos Exemplos de manchetes Meios de comunica??o que navegaram Exemplo de uma mesma not?cia que leram em diferentes ve?culos Not?cias que mais gostaram
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?

? interessante tamb?m brincar um pouco com as principais manchetes da ?poca. No momento em que abrir os sites sugeridos, primeiramente leiam as manchetes e questione os alunos sobre qual ser? o assunto tratado. Como sugest?o explore tamb?m as rela??es tem?ticas entre elas, como se organizam, quais chamam mais aten??o na primeira p?gina do jornal, se os acontecimentos s?o atrativos, qual ? o suposto interlocutor para cada uma delas, etc. Em seguida, leiam a not?cia para fechar a discuss?o.

A seguir, mostre uma apresenta??o onde o autor brinca com algumas manchetes em diferentes jornais e revistas.

Dispon?vel em: http://sitedaescola.com/aulas_inovadoras/keila/manchetes_fim_mundo.ppt

atividade2

Professor, apresente a not?cia abaixo para que seja realizada a leitura e interpreta??o. ? poss?vel realizar a leitura no laborat?rio de inform?tica ou imprimir para entreg?-la aos alunos. Nesta atividade temos como objetivo analisar a not?cia considerando a estrutura, o uso de adjetivos p?trios, da ironia, o papel rep?rter-colunista, entre outros aspectos do g?nero not?cia.

Pode bater, que o gigante ? manso

O presidente do Equador expulsa a Odebrecht do pa?s, sequestra os bens da empresa e amea?a dar calote no BNDES. E mais uma vez o Brasil apanha sem reclamar.

Duda Teixeira

noticia

Not?cia Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/011008/p_118.shtml

Ap?s a leitura apresente as quest?es para que os alunos respondam em seus cadernos:

1) Onde circula esse tipo de texto?

2) ? poss?vel perceber o posicionamento de Duda Teixeira (rep?rter-colunista) no t?tulo e no subt?tulo do texto. Comprove com express?es do texto.

3) Durante a not?cia s?o apresentados mais dois fatos relacionados aos pa?ses da Am?rica Latina que tomaram medidas contr?rias ao interesse do Brasil. Quais os pa?ses e as medidas tomadas?

4) Comente a intencionalidade do colunista ao veicular a express?o ?presidentes populistas?.

5) No primeiro par?grafo, temos a palavra ?esbravejam? derivada do adjetivo ?bravo?. No contexto ?Os presidentes populistas da Am?rica do Sul 'esbravejam' o tempo todo contra os Estados Unidos.? essa  express?o possui uma forte carga sem?ntica. Que diferentes efeitos de sentido podemos perceber ao substituirmos este verbo por ?reclamam?. Reescreva a frase, fazendo a substitui??o e comente os dois sentidos.

6) No 2? par?grafo do texto, o colunista emprega a palavra: hermanos? O que significa e a quem se refere essa palavra? Voc? infere ironia na veicula??o deste termo?  Justifique.

7) Durante o texto da reportagem, Teixeira utiliza aspas e discurso direto para transcrever a fala de algumas pessoas envolvidas no processo. A utiliza??o deste recurso de linguagem corrobora com o posicionamento do escritor. Comente esta afirmativa analisando as falas abaixo. Veja os exemplos abaixo:
a) "Houve, digamos, a??es preventivas por parte do Equador. N?o houve conflito",
b) "O Brasil est? pagando o pre?o por ter uma economia saud?vel, em crescimento e aberta para o mundo".
c) "Voc? imagina, na sua casa, quando voc? morava com tr?s ou quatro irm?os menores, voc? podia estar com a raz?o, mas eles ficavam te cobrando coisas".

8) No ?ltimo par?grafo, h? a express?o ?chega de apanhar calado?. Explique seu significado no contexto da reportagem.

9) Qual sin?nimo poderia ser utilizado para a express?o desfa?atez?

(Sugest?o: Apesar de vivermos hoje num outro contexto hist?rico, podemos identificar alguns governos como populistas, conforme a pr?pria reportagem da Veja. Pesquise em jornais, revistas, telejornais alguma atitude populista nos governantes da atualidade).

Professor, ap?s responderem as quest?es promova a socializa??o das respostas, anotando as informa??es apresentadas para uma avalia??o do que est?o apresentando.

atividade3

jornal

Fonte: http://goo.gl/WwILz

Professor, agora ? hora de produzir uma not?cia. Para a produ??o do texto ? importante orientar os alunos para que escolham fatos in?ditos, improv?veis, que venham despertar a curiosidade, interesse e empatia do leitor.

Comente que considerando o texto acima, percebemos que a not?cia ? um texto n?o muito extenso, tem como base fatos reais e incontest?veis. N?o deve apresentar argumentos, nem coment?rios pessoais, pois quem escreve exp?e os fatos e n?o opina sobre eles. Apenas apresente mostrando o contexto em que a not?cia est? inserida, as informa??es levantadas a partir de conversas, entrevistas, pesquisas etc.

Observem que este g?nero apresenta um t?tulo (manchete) que tem como objetivo atrair aten??o do leitor para a leitura do texto todo, em seguida um breve resumo com as informa??es essenciais do fato (lead), as informa??es principais e secund?rias, e a fonte da not?cia. Ressalte que ? escrita em terceira pessoa, pois ir? descrever os fatos. Lembre-se de responder as quest?es b?sicas como ?o qu?, quando, onde, como, quem, por que??

Retome a not?cia acima e explique que durante a leitura e elabora??o das atividades foi poss?vel perceber que ? imposs?vel ser imparcial, pois na elabora??o do t?tulo, na escolha das informa??es a serem inseridas, na inser??o das vozes sociais, nos adjetivos colocados estrategicamente para direcionar a opini?o do leitor, entre muitos outros aspectos h? uma sele??o por parte do jornalista, portanto, sua opini?o e a ideologia da emissora est?o impl?citas.

Lembre-se que a ?nica argumenta??o permitida numa not?cia ? aquela que ? reproduzida de outro texto, ou seja, um depoimento.

A produ??o desta not?cia ser? individual, por?m os temas ser?o selecionados em grupos. Separe os grupos de acordo com os temas sugeridos abaixo e propicie para que primeiramente pesquisem e organizem as informa??es e depois produzam a not?cia.

Ap?s a produ??o, corre??o e reescrita, pe?a aos grupos que montem um painel com as not?cias impressas, inserindo imagens, desenhos, ilustra??es para completar os sentidos dos textos. Em seguida, exponha este material para o restante da escola.

Outra sugest?o ? que depois de finalizada a produ??o textual, os alunos fa?am um jornal televisivo utilizando m?quina fotogr?fica ou celular. O v?deo poder? ter edi??o utilizando o software Movie Maker ou outro.  A ideia ? que os alunos sejam os apresentadores das not?cias e produtores do jornal.  No v?deo podem ser inseridas fotos, entrevistas, som, abertura e fechamento do jornal. Ap?s finaliza??o ? poss?vel que o professor crie um canal no Youtube para postar e socializar os trabalhos produzidos.

Sugest?o de temas: Fatos do cotidiano, Tecnologia, Televis?o, Not?cias da cidade, Relatar um fato hist?rico por meio de not?cia, Pol?tica, Exterior, Esporte, Cinema ou M?sica.

?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Desventuras de um dia ou a vida n?o ? um comercial de margarina Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Refer?ncias Bibliogr?ficas:

BOND, F. Fraser. Introdu??o ao jornalismo. Rio de Janeiro: Agir, 1959.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. S?o Paulo: Contexto, 1991.

LAGE, Nilson. Ideologia e t?cnica da not?cia. 2. ed. Petr?polis:Vozes, 1982.

PERFEITO, Maria Perfeito. CECILIO, Sandra Regina. COSTA-HUBES, Terezinha da Concei??o. Leitura e an?lise ling??stica: diagn?stico e proposta de interven??o.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gram?tica e intera??o: uma proposta para o ensino de gram?tica no 1? e 2? graus. S?o Paulo: Cortez, 1996.

ROJO, Roxane. G?neros do discurso e g?neros textuais: quest?es te?ricas e aplicadas. In: MEURER, J.L. et al. (Org.). G?neros: teorias, m?todos e debates. S?o Paulo: Par?bola Editorial, 2005. p. 184-207.

?

Refer?ncias de aulas para serem utilizadas dentro deste conte?do:

Esta aula aborda especificamente o que ? o Jornal Falado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28625.

Aula que explora o g?nero not?cia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20054.

Nesta aula o foco ? o trabalho com a entrevista com um jornalista: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18552.

Abordagem do texto jornalistico: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20920.

Aula diferente que prop?e uma produ??o de texto a partir de imagens: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23881.

Avaliação

Professor, a avalia??o n?o pode ser uma avalia??o classificat?ria, embasada no erro dos alunos, mas sim considerar os avan?os apresentados, a participa??o na interpreta??o dos textos e na produ??o das atividades.

Na produ??o da not?cia, considerar o planejamento, revis?o, reestrutura??o, refac??o do grupo.  Na apresenta??o oral avaliar os turnos de falar, a argumentatividade, a interlocu??o oral, considerando os avan?os lingu?sticos dos alunos.