Suelen Fernanda Machado
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
- Perceber o ambiente no qual circula o g?nero discursivo not?cia, a linguagem utilizada, os diferentes ve?culos, os diferentes interlocutores etc.;
- Produzir uma not?cia atendendo ?s situa??es de produ??o como atendimento ao g?nero, interlocutor, finalidade etc);
- Conhecer e utilizar os elementos que comp?em o g?nero not?cia.
Conhecer previamente o g?nero not?cia.
Fonte: http://goo.gl/OZAof
"O jornal ? a verdadeira forma de rep?blica do pensamento. ? a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, ? a literatura comum, universal, democr?tica, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o jogo das convic??es." (Machado de Assis)
Professor, considerando que o grande desafio hoje ? fazer com que os alunos apresentem opini?es, falem em p?blico, tenham argumentos suficientes para debater, capacidade de afirmar ou discordar tanto na escrita, como na oralidade, ? de suma necessidade o trabalho com os g?neros da esfera jornal?stica e com a oralidade. Dessa forma, propomos uma aula com o g?nero discursivo not?cia.
Para interpretar bem um texto, ? preciso conhec?-lo, reconhecendo sua estrutura e compreendendo seu objetivo. Entender que as not?cias apresentadas nos diferentes jornais n?o s?o meramente uma reprodu??o dos fatos ou acontecimentos nos leva a compreender porque muitas vezes uma mesma not?cia ? veiculada em diferentes emissoras ou ve?culos, mas apresenta vers?es diferentes. As not?cias, reportagens, entrevistas, longe de ser um instrumento neutro, s?o na realidade a constru??o de um discurso, condicionado a ideologia, opini?o ou interesses do propriet?rio da m?dia em que est? relacionada. Observem os temas selecionados, o estilo de apresenta??o, a postura social do jornalista, todos estes aspectos est?o intimamente relacionados com os meios e as estrat?gias de produ??o.
Ap?s esta contextualiza??o, questione os alunos com as perguntas:
1) Voc? tem costume de ler jornais? E revistas? Quais?
2) Quais textos conhece que est?o dentro da esfera jornal?stica?
3) Os pais assinam algum jornal? Qual o conte?do?
4) Seus pais assistem o notici?rio quando est?o em casa?
5) Em quais emissoras?
6) Conhece algum jornalista, como ? a rotina dele?
?
|
Ap?s tais questionamentos, apresente a anima??o abaixo, para que os alunos de uma maneira interessante, conhe?am um pouco do universo desta profiss?o: ?
? Descri??o: A anima??o demonstra o cotidiano de uma jornalista que convive com as inova??es tecnol?gicas proporcionadas pelos novos softwares de inform?tica, degradando ainda mais a explora??o de sua m?o-de-obra. Tal explora??o ? representada na anima??o, pela hora extra que ? necess?ria ser feita para atingir a meta de 10 mat?rias para seu per?odo de trabalho. Retrata-se ainda na anima??o, o desgaste da vida moderna atrav?s da reflex?o da protagonista com rela??o ao tr?nsito dos carros e a circula??o de pessoas na cidade. |
1) A partir do v?deo, o que pode perceber sobre a rotina da jornalista Luiza?
2) A jornalista apresenta um ritmo de trabalho, qual seria esse ritmo? Exemplifique com as informa??es da anima??o.
3) O que pode observar sobre o surgimento das inova??es tecnol?gicas? O que representaram estas inova??es para a Luiza? Comente.
4) Voc? consegue perceber quais assuntos a jornalista Luiza utilizou para escrever?
5) O que pode perceber no trajeto da jornalista para casa?
6) Ser? que todos os jornalistas t?m o mesmo perfil?
?
|
|
|
| Uma sugest?o ? apresentar aos alunos trechos de filmes que apresentam o dia a dia de um jornalista e o universo da m?dia. Abaixo indicamos: | |
|
|
Todos os Homens do Presidente (All the President?s Men,1976 / Alan J. Pakula). Baseado na hist?ria real da investiga??o do esc?ndalo Watergate, que levou ? ren?ncia do presidente Nixon. Dois rep?rteres do Washington Post (Robert Redford e Dustin Hoffman) investigam a invas?o da sede do Partido Democrata durante a campanha presidencial americana em 1972. Uma verdadeira aula de jornalismo e de bom cinema. Dispon?vel em: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-jornalismo.html |
|
|
Cidad?o Kane (Citizen Kane,1941/ Orson Welles). Presente em todas as listas dos melhores filmes da hist?ria, e n?o ? para menos, sua edi??o fragmentada e n?o linear, com planos nada convencionais, al?m do roteiro perfeito, mudaram a forma de fazer cinema. A hist?ria come?a desvendando a vida de um grande magnata das comunica??es, a partir das entrevistas que um rep?rter faz com todos os que o conheceram, montando um mosaico, at? desvendar o mist?rio lan?ado no momento de sua morte. Dispon?vel em: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-jornalismo.html |
|
|
O Quarto Poder (Mad City, 1997/Costa Gavras). Em Madeline, Calif?rnia, um rep?rter de televis?o (Dustin Hoffman) que est? em baixa, mas j? foi um profissional respeitado de uma grande rede, est? fazendo uma cobertura sem import?ncia em um museu de hist?ria natural quando testemunha um seguran?a demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta e, n?o sendo atendido, amea?ar a diretora da institui??o com uma espingarda. Ele nada faz com ela, mas acidentalmente fere com um disparo acidental um antigo colega de trabalho. O rep?rter, de dentro do museu, consegue se comunicar atraindo a aten??o de todo o pa?s. O rep?rter utilizada de artimanhas para convencer o seguran?a e assim conseguir uma mat?ria exclusiva. Dispon?vel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-3852/ |
|
|
Mera Coincid?ncia (Wag the Dog, 1997/Barry Levinson). O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), poucos dias antes da elei??o se v? envolvido em um esc?ndalo sexual e, diante deste quadro, n?o v? muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Alb?nia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, al?m de desviar a aten??o p?blica para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros. Dispon?vel em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17370/
|
UOL: www.uol.com.br
Jornal Folha de S?o Paulo: http://www.folha.uol.com.br/
Gizmodo: site de tecnologia: http://site.gizmodo.com.br/
Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/
Revista Veja: http://veja.abril.com.br/
Revista Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/
Revista ?poca: http://revistaepoca.globo.com/