Portal do Professor

Início do Conteúdo

Praticando intertextualidade atrav?s dos g?neros textuais

Autor e Co-autor(es)

SOILA CANAM imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Geografia Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Inferir informa??es impl?citas nos textos.

- Conhecer o processo da intertextualidade entre os diversos g?neros textuais.

- Estabelecer paralelos entre os textos por meio de analogias.

- Descrever as liga??es entre os g?neros textuais por interm?dio da linguagem oral e escrita.

- Estabelecer liga??es entre o texto e o contexto sociocultural local e global (quando poss?vel).

Duração das atividades

As atividades ser?o desenvolvidas entre o per?odo de 06 a 07 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento das atividades ? preciso que os estudantes conhe?am a realidade local onde est?o inseridos, bem como estejam familiarizados com assuntos socioculturais de cunho global.

Estratégias e recursos da aula

1? Aula:

1? Atividade: Inicie a aula perguntando aos estudantes onde nasceram? Caso tenha alunos naturais de outros munic?pios estimule-os a dizer se l? era igual aqui. Em seguida mostre os textos para serem analisados. Texto I: O pescador (de Tarsila do Amaral) e Texto II: Cidadezinha qualquer (de Carlos Drummond de Andrade). Questione os estudantes sobre: Os t?tulos, pergunte se d?o pistas sobre os textos? Qual o assunto dos textos? Quais s?o as semelhan?as entre os textos?

TEXTO I: O Pescador (Tarsila do Amaral)

Tarsila

Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/399574/gd/1217438940/Meus-trabalhos-O-Pescador-de-Tarsila-do-Amaral.jpg

TEXTO II: CIDADEZINHA QUALQUER

casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

Carlos Drummond de Andrade

Fonte: http://pensador.uol.com.br/frase/NTE5MTY4/

2? Atividade: Professor entregue o question?rio impresso para os estudantes responderem as quest?es abaixo tendo o texto I e II como objeto de reflex?o.

- Qual o assunto dos textos?

- Quais caracter?sticas os g?neros possuem em comum?

- Estabele?a compara??es entre a nossa cidade e a cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade.

?

2? Aula: Essa atividade ser? realizada em duplas no Laborat?rio de Inform?tica para pesquisar " O que ? intertextualidade?". Pedimos que o educador direcione a pesquisa inicial (sugerimos: http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm, pois a linguagem ? clara, simples e traz exemplos com anota??es, facilitando a compreens?o sobre o di?logo entre os textos), enfatize tamb?m que ? necess?rio citar os sites como refer?ncias bibliogr?ficas (assim os estudantes come?aram a ter no??es de normas para pesquisas). Ao t?rmino das atividades cada grupo far? exposi??o oral da sua pesquisa, dizendo quais sites foram utilizados, os conceitos que encontraram a cerca do tema: O que ? Intertextualidade? e a elabora??o do conceito de intertextualidade por parte dos integrantes das equipes. 

3? Aula 1? Atividade: Professor compartilhe os textos (impressos ou com aux?lio do data show) com os estudantes. Em seguida frise que observa??o dos textos verbal e n?o verbal ser?o imprescind?veis para responder as quest?es da 2? atividade.

 TEXTO I: O bicho

(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imund?cie do p?tio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
N?o examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho n?o era um c?o,
N?o era um gato,
N?o era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Fonte:http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira03.html#bicho

TEXTO II:

Lix??o

Fonte: http://redemetropolitana.com.br/imgs/f1060.jpg

  • 2? Atividade: A partir das leituras e reflex?es feitas no decorrer das aulas, sugerimos ao professor que provoque os estudantes com indaga??es para verificar se conhecem a realidade local onde est?o inseridos. Fa?a perguntas sobre: H? quantos anos moram na cidade? Quantos bairros e/ou comunidades fazem parte do munic?pio? Conhecem como vivem as pessoas do seu bairro, comunidade ou vila? H? problemas sociais e/ou econ?micos, e de que forma eles interferem na qualidade de vida dessas pessoas? 

    4? Aula: 1? Atividade: Pe?a aos estudantes que leiam o poema: Pegadas na areia, em seguida vejam a apresenta??o: Pegadas na areia (Pe. Zezinho e Ant?nio Maria). Ap?s, questione os estudantes sobre as semelhan?as entre os textos.

    Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=eotMu8e6_gM&NR=1

     Pegadas na areia

    Fonte:http://images.paraorkut.com/img/pics/glitters/p/pegadas_na_areia-13654.gif

     2? Atividade: Agora professor, pe?a aos estudantes que formem duplas, pois as atividades ser?o desenvolvidas no Laborat?rio de Inform?tica - LI. Seguindo o roteiro de pesquisa (entregar uma c?pia para cada grupo) com os seguintes itens: a) escolha uma tem?tica (escolha livre ?s equipes, desde que pertinentes a modalidadede ensino), ap?s inicie a pesquisa buscando o mesmo assunto, mas em g?neros distintos; b) escolher um g?nero verbal e outro n?o verbal; c) analisar os textos estabelecendo paralelos por meio de analogias; d) reflita e descreva o assunto impl?cito e/ou expl?cito nos textos ligando-os a realidade local, bem como a global. 

    5? Aula: 1? Atividade: Para iniciar essa aula sugerimos que o professor indague os estudantes sobre: Quais crit?rios de sele??o dos g?neros foram feitos? Pergunte se ouve dificuldade para realizar a atividade e por qu?? Professor caso haja necessidade auxilie o estudante nas atividades de pesquisa. 

    2? Atividade: Ap?s, os grupos dever?o utilizar o LI para organizar e preparar as apresenta??es em slides sobre as pesquisas feitas.

    6? Aula: Sugerimos ao professor que organize a sala em forma de semic?rculo, a fim de que todos possam observar as apresenta??es. Pe?a aos ouvintes, que fa?am sil?ncio e, caso haja perguntas ao apresentador, que as mesmas sejam anotadas e proferidas somente no t?rmino da exposi??o do grupo. 

    ?

    ?

  • Recursos Complementares

    Para conhecer mais sugest?es sobre a constru??o da intertextualidade.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19919

    http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/

    http://educacao.uol.com.br/portugues/intertextualidade-textos-conversam-entre-si.jhtm

    http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm

    Avaliação

    Durante o desenvolvimento das atividades o professor dever? observar se os estudantes t?m facilidade para estabelecer analogias entre os textos de g?neros diversos, se conseguem inferir informa??es impl?citas, bem como relacionar um g?nero textual ao outro tanto na forma oral, quanto escrita. Vale frisar que ? de suma relev?ncia analisar como os estudantes estabelecem liga??es entre o texto e o contexto local e global.