Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
Ensino M?dio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
Diferenciar os conceitos de propriedade e posse.
Caracterizar e diferenciar tr?s tipos de propriedade: privada, p?blica e coletiva.
Reconhecer a propriedade privada como forma dominante nas sociedades capitalistas e elemento fundamental para a conserva??o do sistema.
O processo de forma??o e consolida??o do sistema capitalista.
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O conceito de propriedade ? fundamental para a compreens?o sobre o que ? e como funciona a sociedade capitalista. A propriedade privada ? a forma predominante nas sociedades capitalistas, mas existem tamb?m outras formas de propriedade, como por exemplo, a p?blica e a coletiva. A presente proposta de pesquisa visa caracterizar e diferenciar estas tr?s formas de propriedade, a partir da sele??o de fontes e procedimentos de pesquisa que permitam aos alunos uma maior compreens?o acerca do funcionamento do sistema capitalista, particularmente no Brasil.
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a. Inicie a aula colocando no quadro a frase acima.
b. Levante o seguinte questionamento aos alunos: Voc? j? leu ou j? viu esta frase, ou outra frase parecida com esta, escrita em algum lugar? Deixe que os alunos comentem livremente onde e em quais situa??es eles tiveram contato com a frase em destaque.
c. Em seguida, pergunte aos alunos: voc? sabe o que ? uma propriedade privada? Estimule os alunos a responderem a quest?o oralmente. Depois, coletivamente, professor e alunos devem construir o conceito de propriedade privada, o qual deve ser redigido no caderno. Para auxiliar na tarefa, oriente os alunos a fazerem uma leitura do texto abaixo indicado:
Propriedade privada ? um direito que d? ao seu titular diversos poderes, e ? objeto de estudo do direito civil. Propriedade privada compreende o direito de usar, gozar e dispor de uma determinada coisa, de modo absoluto e exclusivo (...) Existe tamb?m a propriedade privada dos meios de produ??o, que se constituem pelos meios de trabalho e pelos objetos de trabalho. Os meios de trabalho s?o os instrumentos de produ??o como m?quinas, equipamentos, ferramentas, tecnologia; as instala??es s?o como edif?cios, armaz?ns, escrit?rios; as fontes de energia utilizadas na produ??o que podem ser el?tricas, hidr?ulicas, nucleares, e?licas; e os meios de transporte. O processo de explora??o pela propriedade privada acontece quando o propriet?rio det?m os meios de produ??o e, atrav?s de diversas formas, apropria-se do trabalho (...). |
d. A partir da leitura realizada, converse com os alunos sobre a diferen?a entre a propriedade sobre bens de consumo e meios de produ??o e sobre como a deten??o dos ?ltimos confere ? determinado grupo social a domina??o sobre os demais grupos sociais.
2. Prossiga a aula propondo aos alunos a interpreta??o da charge abaixo indicada para o aprofundamento do conceito de propriedade privada:
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Aten??o, professor! "A charge ? um recurso importante para o ensino/estudo da Hist?ria n?o apenas por ser uma representa??o pict?rica ? o que de in?cio j? se define como uma provoca??o para os alunos ? mas tamb?m por ter como princ?pio inerente a possibilidade de reflex?o sobre uma determinada situa??o, fato, ideia. Ao fazer a op??o pelo trabalho com a charge ? importante reconhecer nesta linguagem um potencial para a reflex?o hist?rica, n?o a encarando como mera ilustra??o, como muitas vezes acontece, particularmente em manuais did?ticos. ? importante levar o aluno a perceber a historicidade presente em outras fontes e linguagens que n?o o texto escrito. Isso pode contribuir para agu?ar a sua capacidade de interpreta??o e esp?rito cr?tico, permitindo-lhe estabelecer rela??es entre fontes e/ou linguagens utilizadas no estudo de temas hist?ricos." Leide Divina A. Turini. A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de Hist?ria. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406 |
Roteiro para o trabalho com a charge:
a. O professor pode imprimir a charge e entregar aos alunos para que colem no caderno. Outra possibilidade ? pedir aos alunos que se conectem ? internet e acessem o link no qual a charge se encontra, no caso do projeto "Um computador por aluno", por exemplo, ou no caso de a escola possuir um Laborat?rio de Inform?tica.
b. Oriente os alunos a formarem duplas para observarem atentamente a charge, nos seus m?nimos detalhes. Em seguida, pe?a que as duplas discutam entre si as suas conclus?es a respeito da ideia central da charge. Oriente as duplas a fazerem, por escrito, primeiro a descri??o da situa??o representada na charge e depois a interpreta??o de sua ideia central, ou seja, a cr?tica feita por Angeli.
c. Em seguida, cada dupla deve apresentar as suas conclus?es para a turma. Ao final, o professor pode propor a reda??o coletiva da ideia central da charge.
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Ao final da atividade desenvolvida no item I, proponha aos alunos que aprofundem as suas reflex?es a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema. Questione:
Toda propriedade no capitalismo ? privada? Existem outros tipos de propriedade?
Para que desenvolvam o trabalho, inicialmente converse com os alunos sobre como se elabora um projeto de pesquisa e os itens que ele deve apresentar:
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? 1. O tema de pesquisa. 2. A justificativa da pesquisa. 3. Os objetivos e quest?es da pesquisa. 4. As fontes e procedimentos para a realiza??o da pesquisa. 5. O cronograma para a realiza??o da pesquisa. |
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A partir do desenvolvimento da pesquisa, com maior clareza a respeito do tema trabalhado, os alunos poder?o elaborar um t?tulo mais original, condizente com o objeto central de investiga??o, no ?mbito do tema geral.
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Por que queremos fazer uma pesquisa sobre o tema/assunto escolhido? Quais raz?es explicam a escolha do tema? ? uma pesquisa relevante? A pesquisa pode trazer contribui??es? Quais? Partindo dessas indaga??es os alunos devem elaborar a justificativa para a realiza??o da pesquisa.
Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, ? preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/quest?es os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira quest?o de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necess?rio, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. N?o basta uma consulta r?pida a um sistema de busca na internet!
Incentive os alunos a levantarem quest?es suscitadas no desenvolvimento da primeira atividade, a respeito dos diferentes tipos de propriedade nas sociedades capitalistas. Quando os pr?prios alunos s?o incentivados a criarem as quest?es de pesquisa, o tema investigado passa a ter uma maior relev?ncia e significado para eles. O professor poder? colaborar nesse processo orientando os alunos a definirem as suas quest?es a partir de eixos fundamentais relativos ao tema geral, como por exemplo:
1. O conceito de propriedade e a diferen?a em rela??o ao conceito de posse.
2. Os diferentes tipos de propriedade existentes nas sociedades capitalistas: caracter?sticas e diferen?as.
3. Os impactos sociais da predomin?ncia da propriedade privada nas sociedades capitalistas, particularmente no Brasil.
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Oriente os alunos no processo de defini??o das fontes e dos procedimentos para a realiza??o da pesquisa. Inicialmente, discuta com os alunos a respeito dos diferentes tipos de fontes que eles podem utilizar na pesquisa: fontes orais, escritas, imag?ticas ou iconogr?ficas, materiais, arquitet?nicas.
Para auxiliar neste trabalho de rememora??o dos diferentes tipos de fontes hist?ricas, tema j? discutido com os alunos em anos anteriores, proponha a consulta a links que tratam da tem?tica, como por exemplo:
Aula "Fontes hist?ricas: diferentes tipos": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832
Texto "As fontes hist?ricas": http://conviteahistoria.webnode.com.br/ahistoria/as-fontes-historicas/
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Os alunos devem organizar um cronograma para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, apontando o tempo previsto para cada uma delas:
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1. Elabora??o do Projeto de Pesquisa 2. Levantamento das fontes e defini??o dos procedimentos de pesquisa 3. An?lise do material selecionado a partir das quest?es de pesquisa 4. Escrita do texto de conclus?o da pesquisa 5. Apresenta??o dos resultados da pesquisa |
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1. Na atividade I os alunos puderam discutir e elaborar o conceito de propriedade privada. Com o desenvolvimento da pesquisa, ser? poss?vel refletir sobre outras quest?es relacionadas ? quest?o da propriedade no capitalismo. Para iniciar, questione:
Propriedade ? o mesmo que posse?
a. Para iniciar a reflex?o sobre a quest?o proposta, oriente os alunos a buscarem o significado dos dois conceitos em uma enciclop?dia ou dicion?rio. Como sugest?o, eles podem acessar o link abaixo indicado, o qual traz a defini??o proposta por Paulo Sandroni:
Propriedade ?? o direito exclusivo que uma pessoa f?sica ou jur?dica tem sobre determinado bem, podendo transform?-lo, consumi-lo ou alien?-lo. Distingue-se da posse o desfrute de um objeto por uma pessoa, que s? se transforma em propriedade plena pelo reconhecimento jur?dico?. Posse ?? o poder material que uma pessoa tem sobre determinado bem, podendo utiliz?-lo economicamente?. Fonte: SANDRONI, Paulo. (Org. e Superv.). Dicion?rio de Economia. S?o Paulo: Circuito do Livro, 1992. Confira tamb?m no link: http://pt.scribd.com/doc/6965717/Paulo-Sandroni-NOVISSIMO-DICIONACIRIO-DE-ECONOMIA |
b. Proponha aos alunos que, em grupos de quatro alunos, busquem exemplos relativos aos dois conceitos, diferenciando-os. Cada grupo deve procurar apontar pelo menos tr?s exemplos de cada conceito aplicado ? realidade social e registrar no editor de texto do computador ou produzir um slide para ser apresentado posteriormente aos colegas.
CONCEITOS | EXEMPLO 1 | EXEMPLO 2 | EXEMPLO 3 |
POSSE |
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PROPRIEDADE |
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c. Para reunir esses exemplos, os alunos podem consultar sites de busca na internet, como Google, e tamb?m podem conversar com familiares, amigos, vizinhos, para que esses possam ajud?-los nesta tarefa, apresentando casos relacionados aos conceitos de posse e de propriedade, na concep??o deles.
d. Finalmente, nas apresenta??es de cada grupo, as conclus?es, d?vidas e questionamentos devem ser discutidos, sob a orienta??o do professor.
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2. Para iniciar esta reflex?o, a primeira orienta??o que deve ser feita aos alunos ? a leitura de textos que discutam os diferentes conceitos de propriedade, particularmente os conceitos de propriedade privada, propriedade p?blica e propriedade coletiva. Para tanto, os alunos devem ser estimulados a reunir, eles pr?prios, as fontes de pesquisa, sejam artigos de jornais e revistas, livros, textos digitalizados, entre outros.
a. Confira, abaixo, algumas sugest?es de leitura:
MONTELLATO, Andrea e outros.O que ? propriedade privada, p?blica e coletiva. In: Hist?ria Tem?tica. Terra e Propriedade. S?o Paulo: Scipione, 2001, p.15/16.
Artigo: "Quilombos, propriedades coletivas e divis?o de propriedades". http://direito.folha.uol.com.br/1/post/2010/7/quilombos-propriedades-coletivas-e-diviso-de-propriedades.html
Artigo: "Por Constitui??es baseadas no bem comum". http://ponto.outraspalavras.net/2012/01/20/por-uma-constituicao-baseada-nos-bens-comuns/
Artigo: "Reforma Agr?ria e limita??o da propriedade". http://www.limitedaterra.org.br/noticiasDetalhe.php?id=219
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GRUPOS DE LEITURA |
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a. Incentive os alunos a formarem grupos de leitura, onde possam trocar informa??es e socializar conclus?es sobre o material selecionado para a pesquisa.
b. Sugira a leitura a seguir: Como ler bem. http://www.brasilescola.com/dicasdeestudo/como-ler-bem.htm. Professor e alunos podem fazer a leitura e discuss?o do texto, antes da forma??o dos grupos de leitura. A boa leitura ? fundamental no processo de pesquisa. Fontes mal lidas e interpretadas n?o permitem a aquisi??o de conceitos e o aprofundamento do tema focalizado no estudo. Desta forma ? importante que os alunos:
I- Dividam as fontes que ser?o lidas e interpretadas por cada grupo.
II- Procurem termos, express?es, palavras desconhecidas e organizem um vocabul?rio para esclarecimento/defini??o do texto de cada fonte.
III- Fa?am anota??es no caderno a respeito das ideias centrais das fontes trabalhadas.
IV- Discutam no grupo suas d?vidas e conclus?es sobre as fontes de pesquisa selecionadas.
V- Socializem as leituras com todos os colegas da turma.
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b. Em um segundo momento, apresente aos alunos os quadrinhos abaixo. O professor pode imprimir e entregar aos alunos para que colem no caderno. Outra possibilidade ? pedir aos alunos que se conectem ? internet e acessem o link no qual a hist?ria em quadrinhos se encontra, no caso do projeto "Um computador por aluno", por exemplo, ou no caso de a escola possuir um Laborat?rio de Inform?tica.
Fonte: http://static.themetapicture.com/media/funny-capitalism-comic-tree.jpg Acesso em 10/08/2012
Roteiro para o trabalho com a hist?ria em quadrinhos:
I. Cada aluno, individualmente, deve observar atentamente os oito quadrinhos, buscando estabelecer a rela??o entre eles e a interpreta??o da ideia central da hist?ria.
II. Em seguida, o professor deve solicitar que oito alunos fa?am a descri??o do que veem em cada quadrinho (um quadrinho por aluno).
III. Feita a descri??o, ? hora de propor a interpreta??o. O professor pode auxiliar os alunos nesta tarefa levantando alguns questionamentos:
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IV. ? importante que ap?s a reflex?o oral, os alunos registrem as suas conclus?es, por escrito, no caderno.
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3. Caracterizando e diferenciando os tr?s tipos de propriedade: privada, p?blica e coletiva
a.Pe?a aos alunos que observem atentamente as imagens e fa?am a leitura do texto correspondente a cada uma delas. Em seguida eles devem escrever, onde se pede, o tipo de propriedade a que se referem a imagem e o texto, justificando a resposta com as caracter?sticas observadas no material analisado e nas leituras realizadas:
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http://hblog.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/07/apra1.jpg |
A Pra?a Tubal Vilela em Uberl?ndia ? ?
A pra?a teve muitos nomes, mas, em 1958, ela foi denominada de Pra?a Tubal Vilela, em homenagem ao administrador municipal do in?cio dos anos 50. V?rias modifica??es em seu projeto original foram realizadas desde ent?o, entretanto, a pra?a nunca deixou de ser o "cart?o-postal" da cidade de Uberl?ndia e, al?m de ser espa?o urbano de lazer e conviv?ncia, tem sido tamb?m ao longo dos anos palco para m?ltiplas manifesta??es pol?ticas culturais. Foi tombada como Patrim?nio Hist?rico Municipal em 22/11/2004.
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Tipo de Propriedade: | |
Justificativa: ? |
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? O quilombo de Ivaporunduva ? O Quilombo de Ivaporunduva est? localizado em Eldorado/Iporanga -SP, ?s margens do Rio Ribeira de Iguape. Possui 3 158,11 ha e mant?m 80% de sua ?rea coberta de Mata Atl?ntica. Composta por 80 fam?lias, a comunidade de Ivaporunduva tem popula??o de 308 pessoas, sendo 80 crian?as, 195 adultos e 33 idosos. ? o primeiro quilombo do Estado de S?o Paulo a ter sua ?rea totalmente registrada, gra?as a uma a??o judicial movida pela comunidade. ? um precedente que vai ajudar outras comunidades a conseguir seus t?tulos de terras. ? |
Tipo de Propriedade: | |
Justificativa: ? |
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A fazenda Ponte Alta ? A Fazenda Ponte Alta teve como primeiro propriet?rio Jos? Luiz Gomes, futuro Bar?o de Mambucaba. Fundou a Fazenda por volta de 1830, em sesmarias ocupadas por volta de 1808. Em 1855, com sua morte, a fazenda tornou-se propriedade de Jos? Gon?alves de Oliveira Roxo, futuro Bar?o de Guanabara, que edificou casa, j? no apogeu do caf?, com todas as suas benfeitorias. |
Tipo de Propriedade: | |
Justificativa: ? |
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b. Tr?s alunos podem ser escolhidos para a apresenta??o das suas conclus?es sobre a atividade. Na sequ?ncia, outros tr?s alunos tamb?m podem ser consultados para dizerem se concordam ou n?o com o colega e quais as suas observa??es sobre a atividade.
c. As d?vidas devem ser esclarecidas pelo professor.
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Como culmin?ncia das atividades propostas para o tema de pesquisa, os alunos devem produzir um texto a respeito dos "Diferentes tipos de propriedades nas sociedades capitalistas atuais".
Aten??o, professor! Esta atividade poder? ser trabalhada em conjunto com o professor da disciplina de Portugu?s, o qual orientar? os alunos na elabora??o do texto.
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RELAT?RIO DE PESQUISA
1. Oriente os alunos a organizarem os resultados do estudo realizado em um Relat?rio de Pesquisa.
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a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui o passo a passo para a elabora??o do projeto e, por conseguinte, a defini??o dos procedimentos de pesquisa e as conclus?es obtidas durante a an?lise e discuss?o das fontes. ? importante que os alunos apresentem no Relat?rio as suas conclus?es sobre:
b. O texto deve conter introdu??o, desenvolvimento e conclus?o.
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c. Para auxiliar os alunos na organiza??o do Relat?rio de Pesquisa, sugira a seguinte leitura:
RELAT?RIO DE PESQUISA: O QUE ? E COMO SE FAZ. http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf
d. Os relat?rios devem ser individuais e podem ser digitalizados para que possam circular entre os alunos. Caso haja possibilidade, os pr?prios alunos podem selecionar um ou mais relat?rios para publicar no jornal da escola.
e. Para a apresenta??o dos resultados de pesquisa, o professor deve definir uma data e um espa?o para que os alunos fa?am uma COMUNICA??O aos colegas, expondo as suas conclus?es sobre a pesquisa realizada.
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Nesta etapa de elabora??o do Relat?rio de Pesquisa ? importante contar com a colabora??o do professor de Portugu?s, o qual poder? orientar os alunos na reda??o do texto.
Propriedade privada e liberdade em Hegel e Marx. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/viewArticle/4221
A propriedade privada dos bens de produ??o e a regula??o. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/view/8973/9071
Propriedades coletivas, cooperativismo e economia solid?ria no Brasil. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-66282011000100005&script=sci_arttext
A propriedade da terra. http://www.eumed.net/libros/2008a/372/PROPRIEDADE%20DA%20TERRA.htm
Todos os links foram acessados em 10/08/2012
A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poder? avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, a partir das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados: atividades de interpreta??o de artigos, charges e fotografias, debates, relat?rio de pesquisa, entre outros. A avalia??o deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcan?ados pelos alunos.