![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Ensino M?dio | Artes | Teatro: Contextualiza??o |
Analisar a Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos;
Identificar as vantagens e desvantagens de cada tratamento dado ao lixo produzido;
Produzir uma dramatiza??o para conscientizar a comunidade escolar acerca do destino do lixo.
Conhecimento b?sico sobre o g?nero discursivo dramatiza??o
Esta atividade ocorrer? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), e ser?o necess?rios os seguintes recursos: caderno, caneta ou l?pis. A turma dever? ser dividida em cinco grupos, nos quais todos os alunos dever?o participar das atividades e respeitar as opini?es dos colegas.
Recomenda-se o professor inicie a aula lendo o seguinte trecho de uma reportagem:
?
O engenheiro agr?nomo Arnaldo Luiz Dutra, coordenador da Assessoria T?cnica de Planifica??o e Desenvolvimento do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), assinala que a m?dia de produ??o de lixo por pessoa no Brasil ? de 500 gramas di?rias. Dados do DMLU mostram que na capital ga?cha este n?mero j? aumentou para cerca de 700 gramas/dia. Para Arnaldo a situa??o ? preocupante, pois a popula??o da cidade continua praticamente est?vel ? um crescimento inferior a 1% ao ano ? e a produ??o de res?duos aumentando. "Com essa perspectiva, l? no ano 2015 vamos passar de um quilo por pessoa", calcula.
Fonte: http://www.sinpro-rs.org.br/extra/ago98/capa1.htm (Acesso: 28/04/2012)
?
Retomando o assunto abordado na quarta atividade da aula Conhecendo sobre o lixo ao longo do tempo < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42829 > o docente dever? propor os seguintes questionamentos aos alunos: ?As pessoas est?o mais conscientes sobre o cuidado com o lixo?? e ?Existe alguma lei para fiscalizar o destino do lixo e incentivar a reciclagem??. Em seguida, o professor dever? explicar que os grupos ir?o ler os artigos recomendados na Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos (Lei n? 12.305) <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm> (Acesso 09/03/2012) para produzirem um breve resumo do que aborda cada artigo, destacando o que acharam mais interessante no respectivo texto.
1? grupo ? Artigo 3?
2? grupo ? Artigo 6?
3? grupo ? Artigo 7?
4? grupo ? Artigo 13?
5? grupo ? Artigo 15?
Neste momento, os alunos estar?o lendo a lei e realizando as anota??es para depois produzirem um breve texto sobre o assunto proposto.
Os grupos dever?o apresentar os seus textos para o restante da turma. Com o objetivo de estimular um debate sobre a Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos, prop?em-se os seguintes questionamentos: ?Qual a import?ncia dessa lei??, ?Por que demorou tanto tempo para essa lei ser aprovada??.
O docente dever? ressaltar que a Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos foi criada com o intuito de incentivar a reciclagem e o tratamento adequado do lixo, de acordo com a qual os cidad?os t?m o dever de iniciar esse processo em casa atrav?s do descarte seletivo. Em seguida, o professor apresentar? a reportagem ?Pesquisadora comenta Plano Nacional de Res?duos S?lidos? <http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/26483> (Acesso: 09/03/2012) no blog da turma.
Com o intuito de estimular uma reflex?o acerca da efic?cia dessa Pol?tica Nacional, o professor dever? solicitar aos alunos que respondam no blog as seguintes indaga??es: ?Para voc?, qual ? o maior problema do pa?s em rela??o aos res?duos s?lidos??, ?O que precisa ser modificado na lei?? e ?Quais sugest?es voc? daria para resolver esse problema??. Cada aluno dever? realizar no m?nimo dois coment?rios, sendo um coment?rio sobre as indaga??es propostas e o outro sobre a opini?o de um colega. Os alunos ter?o um intervalo de tempo de tr?s a cinco dias para realizar essas postagens.
?
Esta atividade ser? desenvolvida em duas etapas a serem descritas a seguir:
No laborat?rio de inform?tica educativa, o professor dever? estimular uma reflex?o, por parte dos alunos, acerca do lixo que eles produzem diariamente, a partir de questionamentos como estes: ?Qual ? quantidade de lixo que voc? produz por dia??, ?Qual ? o destino deste lixo??. Com a turma dividida em cinco grupos, os alunos dever?o pesquisar sobre os destinos do lixo e seus tratamentos. Solicita-se que sejam pontuadas as vantagens e desvantagens de cada tratamento empregado.
Sugest?es de links:
1? grupo: Aterro sanit?rio
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/aterro-sanitario.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
2? grupo: Lix?o
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/lixao.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
3? grupo: Incineradores
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/incineracao-do-lixo.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
4? grupo: Usina de compostagem
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-compostagem/meio-ambiente-compostagem.php
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
5? grupo: Usina de reciclagem
http://meioambiente.culturamix.com/reciclagem/usina-de-reciclagem
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
Todos os links de site foram acessados no dia 09/03/2012
Terminada a pesquisa e as anota??es, cada grupo dever? produzir uma apresenta??o no BrOffice sobre sua tem?tica.
Cada grupo dever? utilizar imagens para ilustrar suas informa??es. Desse modo, o docente explicar? que as imagens e cita??es devem ser referenciadas (autor/site/data de acesso).
Ap?s a produ??o dos slides, cada grupo dever? postar no Slideshare suas apresenta??es <http://www.slideshare.net/>, para , posteriormente, serem postadas no blog da turma.
Para criar o slide no Slideshare, ser? necess?rio seguir as seguintes orienta??es:
Acessar o site Slideshare <http://www.slideshare.net/> e depois clicar em cima de Signup (Cadastre-se) para criar uma conta;
Fornecer o nome de usu?rio (ex.: blogturma2escolaEEFM____), senha e endere?o de e-mail;
Depois clicar em Upload (Carregar) e escolher a apresenta??o produzida pelo grupo;
Colocar o t?tulo e a descri??o da apresenta??o e escolher a categoria Educa??o;
Fornecer o link do slide do grupo no blog da turma.
No blog da turma, cada grupo dever? comentar sobre o tratamento do lixo abordado na apresenta??o de outro grupo.
?
Esta atividade ser? desenvolvida em tr?s etapas a serem descritas a seguir:
Com o intuito de estimular os alunos a refletirem sobre o papel de cada cidad?o na destina??o correta do lixo da escola, o professor indagar? os alunos: ?Lixo no ch?o! De quem ? o problema??, ?Qual o papel do cidad?o e do governo na destina??o do lixo da escola??. Em seguida, o docente dever? explicar que eles ir?o assistir a uma reportagem que foi exibida no programa Fant?stico. A reportagem pode ser exibida no LIE ou na sala de aula, segue abaixo o seu respectivo endere?o eletr?nico:
IMAGEM 1 - SALVADOR FICA EM PRIMEIRO LUGAR EM BLITZ DE LIXO URBANO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=76bd571igzU (Acesso: 21/06/2012)
A partir da reportagem e das informa??es obtidas nas atividades anteriores, os alunos dever?o produzir uma dramatiza??o conjunta como forma de conscientizar a comunidade escolar com o seguinte t?tulo, ?Lugar de lixo ? na lixeira!?. Desse modo, o professor dever? dividir a turma em equipes, como por exemplo: equipe de roteiro, equipe de atores, equipe de cen?rio e sonoplastia, equipe de figurino e maquiagem. Ap?s a defini??o da organiza??o da turma, professor e alunos dever?o montar um cronograma de ensaios e preparativos para a exibi??o da dramatiza??o.
Recomenda-se que o professor, com o aux?lio dos alunos, sensibilize a coordena??o da escola para a import?ncia da discuss?o do assunto em quest?o e solicite um hor?rio adequado para a exibi??o dessa dramatiza??o. Antes do dia da dramatiza??o, a turma dever? realizar a divulga??o atrav?s de cartazes, convite ?s outras turmas e fam?lias, tanto pessoalmente como atrav?s do blog da turma. Prop?e-se a produ??o de folders com um breve resumo da dramatiza??o, hor?rio e local da apresenta??o.
No dia da dramatiza??o, uma equipe dever? ficar respons?vel por fazer a grava??o e edi??o para ser colocada no youtube e no blog da turma.
?
? Tutorial do slideshare
http://www.slideshare.net/deborlandini/como-criar-uma-apresentao-de-slides-no-broffice-4293958 ? Acesso: 21/05/2012
? Como criar uma apresenta??o de slides no BrOffice
http://www.slideshare.net/jprsantos/tutorial-slideshare-partilhe-as-suas-apresentaes ? Acesso: 21/05/2012
? Lixo: Incinera??o n?o ? a solu??o http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/lixo-incinera-o-n-o-e-a-solu/ (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? Miniguia de produ??o de v?deos de curt?ssima metragem http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? E agora? Como resolver? http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=7&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1 ? Acesso: 21/05/2012
? Como fazer uma dramatiza??o em Hist?ria http://hist8alfandega.blogspot.com.br/2009/08/como-fazer-uma-dramatizacao-em-historia.html ? Acesso: 10/07/2012
? Reciclagem Lixo urbano: descarte e reciclagem de materiais http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35677 ? Acesso: 26/06/2012
Na atividade 1, recomenda-se verificar se os alunos entenderam a Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos e a sua import?ncia para a sociedade atrav?s da coer?ncia e postura apresentadas no texto produzido, bem como nas opini?es postadas no blog. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos identificaram as vantagens e desvantagens de cada tratamento empregado na destina??o do lixo a partir das informa??es contidas nos slides produzidos. Na atividade 3, prop?e-se uma auto-avalia??o sobre o envolvimento com a proposta de contribui??o para o seu aprendizado e para a conscientiza??o da comunidade escolar acerca da destina??o do lixo produzido.