Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a situa??o dos catadores de materiais recicl?veis

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Jacinta Macena de Sousa

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

MARA PAULA SANTOS SILVA

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar as diverg?ncias entre a Constitui??o do Brasil e a realidade dos cidad?os no que diz respeito ao trabalho nos lix?es;

  • Refletir sobre a igualdade perante a lei descrita na constitui??o do Brasil no contexto dos lix?es;

  • Identificar e refletir sobre os principais problemas enfrentados por catadores de materiais recicl?veis em seu trabalho.

Duração das atividades

16 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento b?sico sobre as caracter?sticas de um artigo de opini?o.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 ? ANALISANDO A CONSTITUI??O DO BRASIL E REFLETINDO SOBRE A REALIDADE

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade ocorrer? no laborat?rio de inform?tica educativa, e ser?o necess?rios os seguintes recursos:

  • caderno;

  • caneta e/ou l?pis.

Para o desenvolvimento desta atividade ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • A atividade ser? realizada em cinco grupos;

  • Respeito ?s opini?es dos colegas;

  • Participa??o ativa na aula.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre ?O que ? cidadania??, ?Quais s?o os direitos e deveres dos cidad?os??; ?Todas as pessoas gozam dos seus direitos??.  O docente dever? explicar que os grupos ir?o analisar a Constitui??o do Brasil <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm> (Acesso: 26/04/2012) e as reportagens sugeridas para constru?rem um artigo de opini?o com o t?tulo ?Cidadania, uma utopia ou realidade??. Cada artigo produzido dever? ser postado no blog da turma e comentado pelos demais grupos ap?s o momento da discuss?o.

Sugere-se a divis?o abaixo para a an?lise da Constitui??o do Brasil:

1? grupo ? Artigo 1?, 2?, 3? e 4?

2? grupo ? Artigo 5? (I a XXXIX)

3? grupo ? Artigo 5? (XL a LXXVIII)

4? grupo ? Artigo 6? e 7?

5? grupo ? Artigo 12?

Sugest?es de reportagens:

1? grupo ? SP: Crian?as trabalham catando lixo

http://anjoseguerreiros.blogspot.com.br/2009/05/sp-criancas-trabalham-catando-lixo.html

2? grupo ? Sa?de de catadores ? prec?ria, indica pesquisa

http://noticias.r7.com/saude/noticias/saude-de-catadores-e-precaria-indica-pesquisa-20100217.html

3? grupo ? Crian?as trabalham em lix?o para ajudar m?es

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030428_tlixo.shtml

4? grupo ? Problemas de sa?de castigam catadores

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/problemas-de-saude-castigam-catadores_1803/

5? grupo ? Crian?a n?o trabalha

http://primeirainfancia.org.br/antigo_wp/2011/06/crianca-nao-trabalha/

Todos os links foram acessados no dia 26/04/2012

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os grupos estar?o analisando a Constitui??o do Brasil e as reportagens sugeridas e produzindo um artigo de opini?o.

DISCUSS?O:

Neste momento, os grupos estar?o expondo para a turma seus artigos de opini?o. O professor poder? fazer os seguintes questionamentos:

?Qual opini?o de voc?s em rela??o ?s fam?lias que colocam os filhos para catarem lixo??; ?As fam?lias podem receber benef?cios cedidos pelo governo e mesmo assim enviar seus filhos para catar lixo??; ?Voc?s conhecem alguma fam?lia nessa situa??o?? e  ?Por que nem todas as pessoas gozam dos mesmos direitos??.

SISTEMATIZA??O:

Este ? o momento em que o docente ir? formalizar a atividade. Recomenda-se que o professor ressalte que a cidadania ainda n?o est? no seu estado pleno devido aos descasos com os cidad?os, os quais n?o possuem direito ? educa??o, trabalho, sa?de e lazer dignos. Para modificar essa situa??o todos precisam fazer sua parte e lutar por seus direitos, al?m de destacar que o governo e a sociedade devem cumprir seus deveres. O professor dever? apresentar o p?ster da campanha do dia mundial contra o trabalho infantil 2012 (imagem 1) e solicitar que os grupos produzam cartazes para combater o trabalho infantil. Estes dever?o ser anexados no flanel?grafo da escola e postados no blog da turma.

IMAGEM 1 ? P?STER DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 2012

IMAGEM 1 ??? P??STER DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 2012

Fonte: http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/gender/doc/poster12dejunho_850.pdf (Acesso: 26/06/2012)

?

ATIVIDADE 2 ? TODOS S?O IGUAIS PERANTE A LEI?

Recomenda-se que o professor leia o poema ?O bicho? de Manuel Bandeira. O docente dever? informar que esse poema foi publicado em 1948 e propor o seguinte questionamento: ?Ser? que essa situa??o retratada foi modificada??.

O bicho
Vi ontem um bicho
Na imund?cie do p?tio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
N?o examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho n?o era um c?o,
N?o era um gato,
N?o era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

(Manuel Bandeira)

Posteriormente, o professor dever? ler o seguinte trecho do 5? artigo da Constitui??o do Brasil, ?Todos s?o iguais perante a lei, sem distin??o de qualquer natureza?, e estimular os alunos a refletirem sobre essa igualdade a partir de diferentes estrat?gias. Inicialmente, o docente dever? questionar: Os cidad?os s?o considerados iguais perante a lei e sem nenhuma distin??o, mas no dia-a-dia como convivemos com as outras pessoas??, ?Consideramos todos como iguais??, ?Fazemos alguma distin??o entre as pessoas??. Em seguida, o professor dever? apresentar o document?rio ?Vidas no lixo? <http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=vidas_no_lixo> (Acesso: 25/04/2012) do diretor Alexandre Stockler e solicitar aos alunos uma compara??o da situa??o apresentada com o que ? exposto na Constitui??o do Brasil.

Antes da exibi??o de ?Vidas no lixo? o professor dever? fazer alguns direcionamentos para reflex?o durante o document?rio: ?Viver do lixo ? uma imposi??o??, ?Por que tantas pessoas veem o lixo como uma fonte de sobreviv?ncia?? e ?Por que a latinha ? considerada como ouro pelo catador??.

?

IMAGEM 2 ? DOCUMENT?RIO VIDAS NO LIXO

IMAGEM 2 ??? DOCUMENT??RIO VIDAS NO LIXO

Fonte: http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=vidas_no_lixo (Acesso: 25/04/2012)

O professor dever? propor alguns questionamentos para iniciar um debate sobre o preconceito nesse contexto: ?Os catadores t?m condi??es de modificar de vida??, ?O preconceito com os catadores ? relativo somente a sua profiss?o?? e ?Que outras caracter?sticas podem aumentar o preconceito? Por qu???.

O docente dever? acrescentar que os catadores de lixo foram reconhecidos pelo Minist?rio do Trabalho e Emprego com a profiss?o de catador de material recicl?vel que est? dividida em catador de sucata, triador de sucata e enfardador de sucata. 

Fonte: http://www.lixo.com.br/documentos/cbo_reconhecimento_da_profissao_de_catador.pdf (Acesso: 28/04/2012)

?

ATIVIDADE 3 ? CONHECENDO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR CATADORES DE LIXO

Esta atividade ocorrer? em espa?os extrassala e no laborat?rio de inform?tica educativa com a turma dividida em cinco grupos.

1? Etapa ? Planejando a entrevista

O professor dever? propor aos alunos a realiza??o de uma entrevista com um catador de lixo. Cada grupo far? uma lista com as perguntas que ser?o feitas ao entrevistado com base nas atividades desenvolvidas anteriormente. Seguem algumas sugest?es de questionamentos que poder?o ser utilizados pelos alunos:

  1. H? quanto tempo trabalha como catador?

  2. Que horas inicia e encerra o seu trabalho?

  3. Voc? acha que ? discriminado?

  4. Voc? conhece os riscos a que est? exposto?

  5. Voc? consegue ganhar mais ou menos quanto por m?s? A renda familiar vem apenas da coleta do lixo?

  6. O que ? lixo para voc?? Qual a import?ncia da reciclagem?

2? Etapa ? Realizando, registrando e explorando as entrevistas

Conclu?da a elabora??o das perguntas, os grupos dever?o entrar em contato com os catadores de lixo a serem entrevistados para marcarem o dia e local, como tamb?m explicar em que consistir? a entrevista. Sugere-se a grava??o da entrevista atrav?s da c?mera do celular, no entanto, dever? ser explicado antes para os entrevistados que instrumentos ser?o utilizados. Caso a entrevista n?o seja gravada, o professor dever? explicar que esta precisa ser registrada com a m?xima fidelidade aos depoimentos que est?o sendo realizados.

Os grupos dever?o socializar o conte?do coletado e postar no blog da turma. ? importante que o professor acompanhe o processo de revis?o do texto a ser publicado para propor poss?veis corre??es antes da postagem. Se a entrevista for gravada, os alunos ter?o que acessar o site do youtube <http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt> para fornecer o link do v?deo no blog.

Para finalizar esta atividade, os alunos dever?o comentar o que acharam mais interessantes nas entrevistas dos outros grupos. Fica a crit?rio do professor o n?mero de dias que os grupos ter?o para postar os seus coment?rios.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

? MIT elabora sistema para cooperativa de catadores http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1021894-mit-elabora-sistema-para-cooperativa-de-catadores.shtml ? Acesso: 21/05/2012

Sugest?es de links para professores:

? Blog: di?rio virtual que pode ser usado na escola http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68 (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

? Reaproveitamento do lixo: um retrato do cotidiano dos catadores de lixo [C?mara informa] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29009 ? Acesso: 21/05/2012

Avaliação

Na atividade 1, recomenda-se verificar se os alunos analisaram as diverg?ncias entre a constitui??o do Brasil e a realidade de cidad?os que trabalham em lix?es, a partir das informa??es colocadas no artigo de opini?o e nos cartazes produzidos. Na atividade 2, o professor poder? averiguar se os alunos refletiram sobre a igualdade perante a lei descrita na constitui??o do Brasil, no contexto dos lix?es, a partir da postura cr?tica observada no debate. Na atividade 3, sugere-se verificar se, a partir da entrevista e dos coment?rios no blog, os alunos identificaram e refletiram sobre problemas enfrentados pelos catadores de lixo.