Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva |
?
- Conhecer o que ? folclore.
- Reconhecer as lendas brasileiras.
- Identificar os personagens folcl?ricos atrav?s da linguagem de sinais.
- Recontar as lendas por interm?dio de libras.
- Apresentar as lendas em forma de pe?a teatral utilizando libras e express?es faciais, bem como as corporais.
?
?
1? Aula: 1? Atividade:Para iniciar a aula o professor pode perguntar se os estudantes conhecem hist?rias como: Saci Perer?; O Curupira; O Boto; entre outras. Em seguida projete a imagem abaixo por meio do data show, a fim de estimular os estudantes a contarem lendas que conhecem.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kM2iEKb9Ix8
?
?
2? Atividade:Nessa atividade os estudantes podem formar duplas para realizar as atividades no Laborat?rio de Inform?tica. Professor voc? pode orientar a pesquisa. Sugerimos o site: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/, para conhecer as lendas brasileiras. Pe?a aos alunos que explorem o blog, que vejam as lendas e, leia aquela que lhe agradou.
?
2? Aula:
1? Atividade: Inicie a atividade mostrando a imagem abaixo:
?
fonte: http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/
Professor, pergunte aos estudantes:
- Quem s?o esses personagens?
- Algu?m leu a lenda sobre eles? Se sim, conte o que encontrou?
- Obteve informa??es novas ? cerca das lendas j? conhecidas? Quais?
?
2? Atividade: Apresentar o v?deo: Os Lend?rios, por interm?dio de recursos de m?dias, com objetivo de fornecer mais informa??es sobre a tem?tica em estudo: Lendas folcl?ricas.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kM2iEKb9Ix8
?
3? Aula:
1? Atividade: Antes de iniciar a atividade, diga aos estudantes que prestem aten??o na linguagem utilizada na apresenta??o do v?deo: A lenda da Iara em libras.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WZlIr5NPZK4
?
2? Atividade: Ap?s o v?deo pergunte aos estudantes: Qual foi a linguagem utilizada na encena??o da lenda? Conseguiram entender a historia? Conheciam a linguagem empregada? Quem faz uso desses sinais e por qu??
?
3? Atividade: Entregue uma c?pia com os personagens das lendas. Diga aos estudantes que esses sinais representam os nomes dos personagens em libras.
?
?
Pe?a aos estudantes que recortem as imagens, cole no caderno e descreva suas caracter?sticas f?sicas e psicol?gicas. Depois pe?a que recorte as letras do alfabeto, forme o nome do personagem e cole ao lado da imagem.
?
?
Fonte:http://www.smartkids.com.br/conteudo/passatempos/portugues/alfabeto-libras.gif
?
4? Aula:Dividir a classe conforme a quantidade de personagens necess?rios para encena??o das lendas (exemplo: tr?s grupos com cinco estudantes). Ap?s, pe?a aos integrantes que se re?nam para pesquisar no Laborat?rio de Inform?tica sobre a lenda escolhida, oriente que busquem v?deos sobre a atividade, que pesquisem palavras em libras referentes ao texto, pois o mesmo ser? apresentado em forma de teatro caracterizado e, utilizando somente a linguagem de sinais, gestos, express?es faciais e corporais.
?
5? e 6? Aula: Professor, essas aulas ser?o utilizadas para realizar os ensaios, confec??o do cen?rio e vestimentas dos personagens. ? importante acompanhar diretamente os grupos, dar suporte e orienta??es caso tenham dificuldades para realizar alguma atividade.
?
7? Aula: Pedimos ao professor que organize junto ao gestor escolar um momento para que os grupos apresentem suas pe?as com base nas lendas folcl?ricas. Sugerimos que fossem encenadas na semana ou no dia do folclore (22 de agosto). Professor fotografe e/ou grave em v?deo as atividades para divulga??o no blog da escola, no jornal escolar e local. Vale ressaltar que esses recursos servir?o como material de apoio pedag?gico da institui??o.
?
Aten??o: Sempre que realizarem apresenta??es na escola recomendamos aos gestores e professores que pe?am autoriza??o por escrito aos pais ou respons?veis, para utilizar a imagem dos estudantes em divulga??es nas diversas m?dias.
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1227
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=2
http://lendasfolcloricas.blogspot.com.br/
?
Durante o desenvolvimento das atividades, sugerimos que o professor avalie qual o conceito de folclore os estudantes constru?ram durante as pesquisas, se ampliaram o conhecimento e repert?rio sobre as lendas brasileiras, se conseguem utilizar a linguagem de sinais corretamente para contar as lendas, bem como se desenvolveram as express?es corporais e faciais, associadas ? linguagem de libras durante a apresenta??o teatral.