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Produzindo um Artigo de Opini?o

SOILA CANAM

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TERRA NOVA DO NORTE - MT

ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

ELENIR F?TIMA FANIN

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TERRA NOVA DO NORTE - MT

NTM - TERRA NOVA DO NORTE

K?tia Fabiane Scheid Bianchim

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TERRA NOVA DO NORTE - MT

ESCOLA MUNICIPAL XANXERE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o g?nero artigo de opini?o;

- Perceber os conectivos presentes no g?nero artigo de opini?o;

-  Reconhecer a argumenta??o e a linguagem discursiva do g?nero artigo de opini?o;

-  Reconhecer a import?ncia de expor seu ponto de vista em rela??o aos temas pol?micos;

- Perceber a import?ncia da adequa??o lingu?stica do g?nero;

-  Relacionar e diferenciar not?cias de artigo de opini?o;

- Identificar temas pol?micos sobre o lugar onde vive e expor sua opini?o sobre o mesmo;

- Ler, ouvir e analisar artigos de opini?o dos semifinalistas da olimp?ada de portugu?s, reconhecendo bons argumentos;

- Conhecer e participar do concurso das Olimp?adas de L?ngua Portuguesa;

- Escrever um artigo de opini?o, observando as marcas de autoria, as conven??es da escrita,  a adequa??o ao g?nero e explora??o do tema ?O lugar onde vivo?.

Duração das atividades

10 Aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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- Breve discuss?o sobre o que os alunos conhecem do g?nero artigo de opini?o, reconhecendo a import?ncia de conhecer, argumentar e expor sua opini?o sobre diversos temas.

Estratégias e recursos da aula

1? e 2? aulas: Conhecendo o g?nero

O professor pode iniciar a aula falando aos alunos sobre o concurso da Olimp?ada de L?ngua Portuguesa, de forma que os estudantes entendam como funciona e sua import?ncia. Para isso, poder? usar o data show com acesso ? internet e abrir no site http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ que trata sobre o assunto, para estimul?-los a participar. Ou ainda baixar o v?deo no endere?o citado acima que trata sobre o concurso e passar no data show.  E ainda, refor?ar que a tem?tica proposta ? Produ??o de Artigo de Opini?o - tamb?m faz parte do planejamento e necessidade de aprendizado previsto para a s?rie dos mesmos. 

Ap?s a contextualiza??o,  pergunte aos alunos o que sabem sobre o g?nero, onde leem este tipo de texto e quais as caracter?sticas b?sicas desta modalidade de texto.

Em seguida, pe?a a um aluno que leia em voz alta a  Not?cia Ex.: ?Menino de 9 anos ? internado ap?s agress?o em escola? retirado do caderno da olimp?ada de portugu?s (Ag?ncia Estado 18/09/2009). Artigo de opini?o: Ex: ?Corrup??o cultural ou organizada?? retirada Folha de S?o Paulo, 28/06/2009 de Renato Janine Ribeiro.

TEXTO NOT?CIA

Menino de 9 anos ? internado ap?s agress?o em escola ( Ag?ncia Estado )

      O menino Marco Ant?nio, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa et?ria dentro da sala de aula e na sa?da de uma Escola Estadual, anteontem, numa cidade pr?xima ? regi?o de Ribeir?o Preto (SP). Devido ? agress?o, ele foi internado e passou por exames de tomografia e resson?ncia magn?tica em Ribeir?o Preto. Marco ter? alta hospitalar amanh? e usar? colar cervical por 15 dias.

      Segundo a m?e, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque ? gago. Ap?s a agress?o na escola, ele n?o mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3? s?rie), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na sa?da da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.

      Na manh? de ontem, Marco acordou com o pesco?o imobilizado. A av? o levou ? escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela dire??o. Revoltada, a m?e quer processar a escola e ainda retirar os tr?s filhos de l? - Marco ? o mais velho dos irm?os. A delegada Maria Jos? Quaresma, da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e ser?o ouvidos nos pr?ximos dias.

      O caso, registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), ser? investigado e passado ? Curadoria da Inf?ncia e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educa??o informou que foi aberta uma apura??o preliminar para averiguar a den?ncia de agress?o entre alguns alunos da escola. "Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em rela??o aos estudantes, como, por exemplo, a transfer?ncia de unidade", disse a nota da Secretaria.

Ag?ncia Estado, 18/9/2009. (Para uso neste Caderno, os nomes, assim como outras informa??es que possam identificar os envolvidos, foram substitu?dos ou suprimidos).

TEXTO ARTIGO DE OPINI?O

Corrup??o cultural ou organizada?

 Renato Janine Ribeiro

       Precisamos evitar que a necess?ria indigna??o com as microcorrup??es "culturais" nos leve a ignorar a grande corrup??o.

      Ficamos muito atentos, nos ?ltimos anos, a um tipo de corrup??o que ? muito frequente em nossa sociedade: o pequeno ato, que muitos praticam, de pedir um favor, corromper um guarda ou, mesmo, violar a lei e o bem comum para obter uma vantagem pessoal. Foi e ? importante prestar aten??o a essa responsabilidade que temos, quase todos, pela corrup??o pol?tica - por sinal, praticada por gente eleita por n?s.

       Esclare?o que, por corrup??o, n?o entendo sua defini??o legal, mas ?tica. Corrup??o ? o que existe de mais antirrepublicano, isto ?, mais contr?rio ao bem comum e ? coisa p?blica. Por isso, pertence ? mesma fam?lia que trafegar pelo acostamento, furar a fila, passar na frente dos outros. ?s vezes ? proibida por lei, outras, n?o.

       Mas, aqui, o que conta ? seu lado ?tico, n?o legal. Deputados brasileiros e brit?nicos fizeram despesas legais, mas n?o ?ticas. ? desse universo que trato. O problema ? que a corrup??o "cultural", pequena, disseminada - que mencionei acima - n?o ? a ?nica que existe. Ali?s, sua exist?ncia nos poderes p?blicos tem sido devassada por in?meras iniciativas da sociedade, do Minist?rio P?blico, da Controladoria Geral da Uni?o (?rg?o do Executivo) e do Tribunal de Contas da Uni?o (que serve ao Legislativo).

       Chamei-a de "corrup??o cultural" pois expressa uma cultura forte em nosso pa?s, que ? a busca do privil?gio pessoal somada a uma rela??o com o outro permeada pelo favor. ?, sim, antirrepublicana. Dissolve ou impede a cria??o de la?os importantes. Mas n?o faz sistema, n?o faz estrutura.

        Porque h? outra corrup??o que, essa, sim, organiza-se sob a forma de compl? para pilhar os cofres p?blicos - e mal deixa rastros. A corrup??o "cultural" ? vis?vel para qualquer um. Suas pegadas s?o evidentes. Bastou colocar as contas do governo na internet para saltarem aos olhos v?rios gastos indevidos, os quais a m?dia apontou no ano passado.

        Mas nem a tapioca de R$ 8 de um ministro nem o apartamento de um reitor - gastos n?o republicanos - montam um compl?. N?o fazem parte de um sistema que vise a desviar vultosas somas dos cofres p?blicos. Quem desvia essas grandes somas n?o aparece, a n?o ser depois de investiga??es demoradas, que requerem talentos bem aprimorados - da pol?cia, de auditores de crimes financeiros ou mesmo de jornalistas muito especializados.

        O problema ? que, ao darmos tanta aten??o ao que ? f?cil de enxergar (a corrup??o "cultural"), acabamos esquecendo a enorme dimens?o da corrup??o estrutural, estruturada ou, como eu a chamaria, organizada.

         Ora, podemos ter certeza de uma coisa: um grande corrupto n?o usa cart?o corporativo nem gasta dinheiro da C?mara com a faxineira. Para que vai se expor com migalhas? Ele ataca somas enormes. E s? pode ser pego com dificuldade.

         Se lembrarmos que Al Capone acabou na cadeia por ter fraudado o Imposto de Renda, crime bem menor do que as chacinas que promoveu, ? de imaginar que um megacorrupto tome cuidado com suas contas, com os detalhes que possam lev?-lo ? cadeia - e trate de esconder bem os caminhos que levam a seus neg?cios.

         Penso que devemos combater os dois tipos de corrup??o. A corrup??o enquanto cultura nos desmoraliza como povo. Ela nos torna "blas?". Faz-nos perder o empenho em cultivar valores ?ticos. Porque a rep?blica ? o regime por excel?ncia da ?tica na pol?tica: aquele que educa as pessoas para que prefiram o bem geral ? vantagem individual. Da? a import?ncia dos exemplos, altamente pedag?gicos. 

        Valorizar o la?o social exige o fim da corrup??o cultural, e isso s? se consegue pela educa??o. Temos de fazer que as novas gera??es sintam pela corrup??o a mesma ojeriza que uma forma??o ?tica nos faz sentir pelo crime em geral.

         Mas falar s? na corrup??o cultural acaba nos indignando com o pequeno criminoso e poupando o macrocorrupto. Mesmo uma sociedade como a norte-americana, em que corromper o fiscal da prefeitura ? bem mais raro, teve h? pouco um governo cujo vice-presidente favoreceu, antieticamente, uma empresa de suas rela??es na ocupa??o do Iraque.

          A corrup??o secreta e organizada n?o ? privil?gio de pa?s pobre, "atrasado". Por?m, se pensarmos que corrup??o mata - porque desvia dinheiro de hospitais, de escolas, da seguran?a -, ent?o a mais homicida ? a corrup??o estruturada. Precisamos evitar que a necess?ria indigna??o com as microcorrup??es "culturais" nos leve a ignorar a grande corrup??o. ? mais dif?cil de descobrir. Mas ? ela que mata mais gente.

Retirado da Folha de S. Paulo, 28/6/2009. Renato Janine Ribeiro, 59, ? professor titular de ?tica e filosofia pol?tica do Departamento de Filosofia da USP. ? autor, entre outras obras, de Rep?blica (Publifolha. Cole??o Folha Explica). (Texto retirado do material da Olimp?ada de L?ngua Portuguesa, caderno Pontos de Vista - 2010.)

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3? e 4? aulas ? Compartilhando conhecimento

- Distribua entre os alunos alguns exemplares de diversos g?neros e pe?a que eles classifiquem os mesmos e identifiquem dentre eles qual apresenta argumenta??o (que busca convencer o leitor e defende uma tese).

- Apresente questionamentos orais, tais como: o que voc? sabe sobre o g?nero artigo de opini?o? Onde circula esse g?nero? Qual o seu objetivo? Quem o escreve?

- Ap?s,  promova uma roda de conversa para que os alunos possam se expressar em rela??o ao assunto dos textos lidos. O professor poder? organizar a turma em pequenos grupos de tr?s componentes e distribuir entre eles v?rios jornais e artigos da colet?nea da olimp?ada de portugu?s. Os grupos ir?o escolher uma noticia e um artigo de opini?o, apontando itens que diferenciam um e outro expondo tamb?m caracter?sticas relevantes em um artigo de opini?o. Abaixo sugest?o de v?rios artigos de opini?o.

?         Charges e noticias. (Angeli)

?         Senado libera internet na elei??o, mas limita debate. (F?bio Zanini)

?         Internet e elei??o. ( Joaquim Falc?o )

?         Corrup??o cultural ou organizada? (Renato Janin Ribeiro)

?         S? h? noticia se for muito ruim. (Carlos Brickmann)

?         Projeto Vale- cultural chega ao congresso at? o final da semana. (?poca/Ag?ncia Brasil)

?         O que ? essencial para todos? (Gustavo Barreto)

?         Menino de 9 anos ? internado ap?s agress?o em escola (Ag?ncia Estado)

?         Brasileiros preferem floresta em p?. (Ricardo Young)

?         A ilegitimidade da lei antifumo. (Aguinaldo Pav?o)

?         Fumante n?o ? exclu?do. ? vitima. (Jussara Fiterman)

?         Cavaleiros da cana versus mecaniza??o. (Mariane Cheli de Oliveira)

Os textos est?o dispon?veis no site: http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ na colet?nea de textos sobre Artigo de Opini?o da Olimp?ada de L?ngua Portuguesa/ Escrevendo o futuro.

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5? aula ? Expondo sua opini?o

Ap?s a an?lise, os grupos exp?em para os demais colegas as diferen?as e caracter?sticas que perceberam nos g?neros. Por ?ltimo, e n?o menos importante, o professor deve promover uma discuss?o sobre as caracter?sticas do g?nero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclus?es como:

?          Defini??o de t?tulos e tema;

?          Descri??o das caracter?sticas presentes no g?nero artigo.

?          Amplia??o de vocabul?rio

?          Interpreta??o de texto;

?          Conhecer express?es para articular em um artigo;

-          Identificar argumentos nos artigos de opini?o.

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6? aula: Argumentando sua opini?o

- Nesta aula o professor deve propor um debate na turma, dividindo a classe em dois grupos onde um ser? a favor e o outro contra utilizando como tem?tica uma quest?o pol?mica, como por exemplo ?Uso ou n?o de uniforme na escola?, " O uso do celular em sala de aula".  O professor exp?e na lousa os argumentos e depois analisa com os estudantes o grupo que melhor argumentou e defendeu suas opini?es.

7? aula: Pesquisando o lugar onde vivo

- Nesta aula ser? preciso organizar situa??es em que os alunos sejam convidados a pesquisarem sobre o lugar onde vivem, tema proposto da Olimp?ada de L?ngua Portuguesa. Dispor de jornais locais e acesso ao laborat?rio de inform?tica com internet, incentivando-os a pesquisar not?cias que foram ou que s?o destaque em sua cidade. O professor dever? orient?-los para que anotem dicas interessantes das not?cias escolhidas, como e quando aconteceram os fatos, quem foram os envolvidos no acontecimento e qual foi a quest?o pol?mica.

8? aula: Praticando a escrita

- Nesta aula o professor incentivar? os educandos a praticar o g?nero artigo de opini?o atrav?s da produ??o textual, sobre um tema que pesquisaram ou que assistiram no jornal local ou ouviram na r?dio. Dessa forma exercitar?o a escrita argumentativa.

9?  e  10? aulas: An?lise e reflex?o sobre a l?ngua

- Nesta aula o professor dever? ler e apontar melhoramentos no texto produzido na aula anterior. Salientando:

?Reorganiza??o das ideias;

?Pontua??o;

?Corre??o ortogr?fica;

?Coer?ncia e coes?o;

?Reescrita do texto.

Sugest?o:

- Os textos produzidos pela turma podem ser expostos e compartilhados em um mural da escola, ou ainda no blog da escola. ? importante socializar e divulgar as produ??es textuais dos estudantes. 

(Exemplo:  As produ??es textuais dos nossos estudantes ser?o divulgadas nos blogs: www.labxanxere.blogspot.com.brhttp://praticandogenerostextuaisnaescola.blogspot.com.br/)

Recursos Complementares

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CD-ROM ? OLIMP?ADA DE L?NGUA PORTUGUESA/ PONTOS DE VISTA

BAKHTIN, Mikhail. ?O todo sem?ntico da personagem?,  in: Est?tica da cria??o verbal. S?o Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRETON, Philippe. Argumentar em situa??es dif?ceis. Barueri: manole, 2005.

http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16284

Avaliação

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O professor dever? avaliar se o aluno conseguiu entender a estrutura do texto artigo de opini?o, bem como a import?ncia dos conectivos na constru??o dos argumentos e, ainda distinguir o g?nero artigo de opini?o dos demais g?neros textuais.