| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
A sugest?o de trabalho veio da forma??o que participo no grupo do PIBID ,pela Unipampa de Bag?/ RS.
O desafio proposto foi de trabalhar a produ??o de textos com slides, usando um texto publicado na revista ?poca.
Cada professor escolheria o g?nero a ser trabalhado e a din?mica adequada a sua aula.
Eu optei por trabalhar o g?nero resenha, pois os alunos apresentam resist?ncia com a escrita deste g?nero,, objetivando:
Para conseguir ?xito nesta aula, eu preparei os alunos na seguinte ordem:
1? apresentar as fun??es do teclado, e solicitar a digita??o de textos simples e curtos, dispon?veis no livro did?tico adotado, permitindo aos alunos que n?o possuem computador em casa, uma base para fazer o trabalho, neste momento devem ser explorada a quest?o da acentua??o, e da corre??o ortogr?fica, da pontua??o, margens, par?grafos e visual do texto.
2? mostrar aos alunos as possibilidades de formata??o da letra (fonte): cores, tamanhos e modelos de fonte; deixando um tempo livre para que os alunos tenham seguran?a em formatar e autonomia na digita??o dos seus textos;
3? explicar aos alunos a import?ncia de salvar os trabalhos feitos, padronizando nomes de arquivos e pastas no laptop.
4? ler o texto sugerido com os alunos, dar a eles endere?o eletr?nico onde o texto est? dispon?vel, liberando o acesso para a pesquisa.
5? abrir o programa dispon?vel para a cria??o de slides e permitir que os alunos explorem as ferramentas de produ??o: fundos, efeitos de transi??o e formata??o de fontes;
6? ler a resenha de um filme e destacar caracter?sticas do g?nero com os alunos.
Depois de cumprir estas etapas, lembrando que em v?rios "passos" os alunos apresentar?o d?vidas e ser? necess?rio retomar, solicitar que os alunos leiam e o texto e fa?am a resenha.
Os alunos chegar?o ao resultado final interagindo com os colegas e com os meios, trabalhando em um sistema colaborativo.
Passo a passo:
1) Leitura do texto pelo professor pedindo que os alunos prestem muita aten??o e anotem palavras desconhecidas.
2) O professor indica a fonte de pesquisa e os alunos buscam na internet o texto, dispon?vel no link:
http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2011/10/internet-faz-mal-ao-cerebro-trecho.html
3) Todos tem a oportunidade de ler as palavras que desconhecem o significado, o professor anota as palavras no quadro.
4) Os alunos s?o divididos em grupos de no m?ximo 4 alunos para por as palavras em ordem alfab?tica e descobrir o significado; esta busca ? feita usando os laptops (UCA) e os dicion?rios dispon?veis na escola.
5) Cada grupo cria e compartilha com os outros colegas o "gloss?rio de descobertas" do texto.
6) Os alunos digitam o resultado final do gloss?rio em um arquivo de texto.
7) Os alunos debatem sobre o assunto apresentado no texto: A internet faz mal ao c?rebro?
8) O professor apresenta oralmente o g?nero resenha.
9) Os alunos anotam informa??es sobre o texto.
10) O professor apresenta aos alunos o programa de cria??o de slides instalado nos laptops (UCA).
11) Os alunos exploram a ferramenta e as possibilidades interativas na cria??o de slides com que eles se identifiquem.
12) O professor apresenta a possibilidade de inser??o de v?deos e a turma busca pelo youtube v?deos pertinentes ?s resenhas produzidas.
13) Os alunos criam os slides e trocam experi?ncias com os colegas de sala,, recriando v?rias vezes at? chegar a vers?o final.
14) O professor revisa o texto e sugere adequa??es/ corre??es ortogr?ficas e visuais.
15) Os alunos finalizam o trabalho.
16) Os trabalho s?o apresentados para a comunidade educativa, em uma mostra de trabalhos da escola, onde cada aluno estava com o seu laptop, apresentando sua apresenta??o e respondendo as d?vidas dos visitantes.
.
Apresentei no quadro o n?mero m?nimo de slides, pedindo que o primeiro fosse a apresenta??o e o ?ltimo um agradecimento;
Revisei os textos dos trabalhos;
Os alunos apresentaram aos colegas.
Por ser uma comunidade carente, v?rios tem nos laptops do projeto UCA o primeiro e ?nico contato com a inform?tica, muitos alunos ainda est?o temorosos com o uso por este motivo o v?deo que segue ? muito importante.
Considerei a participa??o de cada aluno; a produ??o textual enfatizando as argumenta??es e a desenvoltura no debate com os colegas, e na apresenta??o para a comunidade educativa,
Partindo dos objetivos propostos para o trabalho, os alunos defenderam seus pontos de vista e argumentaram com os colegas, acharam divertido trabalhar com a cria??o de slides, e viram que a "utilidade" dos laptops est? al?m do acesso ? internet, pesquisaram as palavras que n?o conheciam e usaram algumas nas produ??es, escreveram textos curtos sem "reclama??es".
Tendo em vista o resultado da aula, afirmo que usar as ferramentas digitais como aliadas nas aulas exige letramento digital do professor, para que possa conduzir o trabalho com os alunos; mas o resultado ? surpreendente.