Portal do Professor

Início do Conteúdo

Praticando resenha por meio da cria??o de slides interativos com os laptops do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)

Autor e Co-autor(es)

Ana Paula de Deus Mesck imagem do usuário

BAGE - RS ESC MUN ENS FUN ROBERTO MADUREIRA BURNS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A sugest?o de trabalho veio da forma??o  que participo no grupo do PIBID ,pela Unipampa de Bag?/ RS.

O desafio proposto foi de trabalhar a produ??o de textos com slides, usando um texto publicado na revista ?poca.

Cada professor escolheria o g?nero a ser trabalhado e a din?mica adequada a sua aula.

Eu optei por trabalhar o g?nero resenha, pois os alunos apresentam resist?ncia com a escrita deste g?nero,, objetivando:

  • despertar o senso cr?tico e a argumenta??o dos alunos;
  • mostrar a possibilidade de explorar os computadores do projeto UCA sem acessar a internet;
  • ampliar o l?xico dos alunos, com o uso do dicion?rio, e
  • desmitificar o ato de escrever.

Duração das atividades

10h/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para conseguir ?xito nesta aula, eu preparei os alunos na seguinte ordem:

1? apresentar as fun??es do teclado, e solicitar a digita??o de textos simples e curtos, dispon?veis no livro did?tico adotado, permitindo aos alunos que n?o possuem computador em casa, uma base para fazer o trabalho, neste momento devem ser explorada a quest?o da acentua??o,  e da corre??o ortogr?fica, da pontua??o, margens, par?grafos e visual do texto.

2? mostrar aos alunos as possibilidades de formata??o da letra (fonte): cores, tamanhos e modelos de fonte; deixando um tempo livre para que os alunos tenham seguran?a em formatar e autonomia na digita??o dos seus textos;

3? explicar aos alunos a import?ncia de salvar os trabalhos feitos, padronizando nomes de arquivos e pastas no laptop.

4? ler o texto sugerido com os alunos, dar a eles endere?o eletr?nico onde o texto est? dispon?vel, liberando o acesso para a pesquisa.

5? abrir o programa dispon?vel para a cria??o de slides e permitir que os alunos explorem as ferramentas de produ??o: fundos, efeitos de transi??o e formata??o de fontes;

6? ler a resenha de um filme e destacar caracter?sticas do g?nero com os alunos.

Depois de cumprir estas etapas, lembrando que  em v?rios "passos" os alunos apresentar?o d?vidas e ser? necess?rio retomar, solicitar que os alunos leiam e o texto e fa?am a resenha.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos chegar?o ao resultado final interagindo com os colegas e com os meios, trabalhando em um sistema colaborativo.

Passo a passo:

1) Leitura do texto pelo professor pedindo que os alunos prestem muita aten??o e anotem palavras desconhecidas.

2) O professor indica a fonte de pesquisa e os alunos buscam na internet o texto, dispon?vel no link:

http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2011/10/internet-faz-mal-ao-cerebro-trecho.html

3) Todos tem a oportunidade de ler as palavras que desconhecem o significado, o professor anota as palavras no quadro.

4) Os alunos s?o divididos em grupos de no m?ximo 4 alunos para por as palavras em ordem alfab?tica e descobrir o significado; esta busca ? feita usando os laptops (UCA) e os dicion?rios dispon?veis na escola.

5) Cada grupo cria e compartilha com os outros colegas o "gloss?rio de descobertas" do texto. 

6) Os alunos digitam o resultado final  do gloss?rio em um arquivo de texto.

7) Os alunos  debatem sobre o assunto apresentado no texto: A internet faz mal ao c?rebro?

8) O professor apresenta oralmente o g?nero resenha.

9) Os alunos anotam informa??es sobre o texto.

10) O professor apresenta aos alunos o programa de cria??o de slides instalado nos laptops (UCA).

11) Os alunos  exploram a  ferramenta e as possibilidades interativas na cria??o de slides  com que eles se identifiquem.

12) O professor apresenta a possibilidade de inser??o de v?deos e a turma busca pelo youtube v?deos pertinentes ?s resenhas produzidas.

13) Os alunos criam os slides e trocam experi?ncias com os colegas de sala,, recriando v?rias vezes at? chegar a vers?o final.

14) O professor revisa o texto e sugere adequa??es/ corre??es ortogr?ficas e visuais.

15) Os alunos finalizam o trabalho.

16) Os trabalho s?o apresentados  para a comunidade educativa, em uma mostra de trabalhos da escola, onde cada aluno estava com o seu laptop, apresentando  sua apresenta??o e respondendo as d?vidas dos visitantes.

.

Apresentei no quadro o n?mero m?nimo de slides, pedindo que o primeiro fosse a apresenta??o e o ?ltimo um agradecimento;

Revisei os textos dos trabalhos;

Os alunos apresentaram aos colegas.

Recursos Complementares

Por ser uma comunidade carente, v?rios tem nos laptops do projeto UCA o primeiro e ?nico contato com a inform?tica, muitos alunos ainda est?o temorosos com o uso por este motivo o v?deo que segue ? muito importante.

http://www.youtube.com/watch?v=jo3rl2kxB4g

Avaliação

Considerei a participa??o de cada aluno; a produ??o textual enfatizando as argumenta??es e a desenvoltura no debate com os colegas, e na apresenta??o para a comunidade educativa,

Partindo dos objetivos propostos para o trabalho, os alunos defenderam seus pontos de vista e argumentaram com os colegas, acharam divertido trabalhar com a cria??o de slides, e viram que a "utilidade" dos laptops est? al?m do acesso ? internet, pesquisaram as palavras que n?o conheciam e usaram algumas nas produ??es, escreveram textos curtos sem "reclama??es".

Tendo em vista o resultado da aula, afirmo que usar as ferramentas digitais como aliadas nas aulas exige letramento digital do professor, para que possa conduzir o trabalho com os alunos; mas o resultado ? surpreendente.