Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
?
- Conhecer as formas geom?tricas:
- Identificar as diversas formas geom?tricas em lugares diferentes;
- Conhecer jogos referentes ?s formas geom?tricas.
- Conversa informal sobre a diversidade de formas dos objetos que est?o a nossa volta, come?ando pela sala de aula, tais como: o quadro, a cadeira, a mesa, a porta, a borracha, etc....
1? Aula: 40 minutos
Organizar o espa?o para que todos possam estar bem, apresentar algumas figuras geom?tricas, em madeira e pl?stico, e assim iniciar a conversa e investigar at? onde eles conhecem as figuras geom?tricas que foram apresentadas a eles.
Imagens da pr?pria autora
Explicar que quase tudo que usamos tem forma geom?trica, como o l?pis, borracha, caderno e assim por diante.
Pedir para que os alunos escolham formas geom?tricas para fazerem um desenho, que ser? colocado no mural da escola. Dispor de material como: papel, lapis de cor, se necess?rio cola e tesoura e deixar que fa?am seus desenhos. Distribuir uma atividade impressa para que identifiquem e pintem as figuras geom?tricas conforme as cores pedidas. No mosaico abaixo pedir que identifiquem as figuras geom?tricas colorindo conforme as cores indicadas acima.
?
Desenho da aluna da autora da aula http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/
Depois de prontos os desenhos, pedir para eles observarem as seu redor para ver se tem alguma figura geom?trica e quais s?o elas? Se tem alguma igual ou parecida com aquelas que eles observaram a poucos instantes atr?s.
2? Aula: 40 minutos
Para podermos realizar essa aula buscaremos as formas geom?tricas existente em nossa volta, ou seja, em nosso dia a dia como (tri?ngulo, ret?ngulo, circulo e quadrado), podemos observar que at? os conte?dos que estudamos em matem?tica envolvem figuras geom?tricas. Dispor de atividade impressa para as crian?as pintarem as figura geom?tricas, contarem e relacionarem as figuras aos numerais.
?
?
Figura dispon?vel em http://www.cirandacultural.com.br Figura dispon?vel em: http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/
Figura dispon?vel em: http://marlenesapucaia.blogspot.com.br/2010/10/atividades-de-matematica-23expressoes.html
3? Aula: 40 minutos
Apresentar ?s crian?as um poema impresso sobre as formas geom?tricas. Orientar para que fa?am a leitura individual e depois em voz alta. Em seguida cantar com os mesmos. Ap?s, as crian?as poder?o pintar as formas geom?tricas que aparecem abaixo do texto.
Poema
Imagem retirada: http://marlarte.blogspot.com.br/2010/08/blog-post_6032.html
?
4? Aula: 40 minutos
1? Atividade: Fazer um passeio pela escola e aos arredores da mesma com os alunos, perguntando aos mesmos o que veem e quais formas geom?tricas s?o iguais ou parecidas com as que observaram em sala.
2? Atividade: Organizar as alunos na sala e pedir para que desenhem algo que eles observaram l? fora, e que tem forma de figuras geom?tricas. Dispor de folha sulfite, l?pis de cor, ajudando sempre que for necess?rio.
Desenho feito por um aluno:
Da pr?pria autora
?
5? Aula: 40 minutos
?
figura retirada: http://www.escolakids.com/tangram.htm
?
Considerando que o trabalho realizado na Sala de Recursos Multifuncional se d? com poucos alunos, organize os mesmos em duplas (A e B) e explique que eles far?o um jogo, utilizando o Tangram, no qual uma equipe ser? a emissora e a outra, a receptora.
Entregue um Tangram completo para cada equipe, coloque as equipes sentadas na mesma posi??o (e n?o uma de frente para a outra), com um biombo (ou algum objeto semelhante) para separ?-las e impedir que uma veja o que a outra est? fazendo. Diga ? equipe A que ela dever? construir o que desejar com as pe?as do Tangram e, quando terminar, sem mover nenhuma pe?a, dever? ditar para a equipe B o que fez para que os alunos possam construir a mesma figura. Lembre-se de que a quantidade de pe?as utilizada ? uma vari?vel que interfere na complexidade do problema. Se julgar adequado, proponha que as crian?as utilizem apenas uma parte delas. Enquanto a equipe A constr?i a figura, pe?a para a equipe B aguardar.
Ao final, retire o biombo e pe?a que as crian?as comparem as figuras constru?das e vejam como ficaram. Nesse momento, ? bem prov?vel que as figuras tenham ficado bem diferentes, considerando que as crian?as da equipe A podem n?o ter conseguido ditar com muita precis?o e nem ter atentado para detalhes espaciais importantes, como a posi??o da figura e sua localiza??o, e nem ter usado o vocabul?rio geom?trico adequado. Proponha uma discuss?o analisando as duas figuras e questione as crian?as sobre o porqu? de terem ficado t?o diferentes. Pergunte o que a equipe A deveria ter dito para a equipe B conseguir chegar mais perto da constru??o da figura, e quais informa??es a equipe A deu para a equipe B que n?o foram necess?rias. Inverta os grupos e realize, novamente, o mesmo jogo. Ao final, discuta com todos e analise o que mudou entre a primeira vez que jogaram e agora.
Sugest?o retirada e adequada do site: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml
?
6? Aula - 40 minutos
Organizar as crian?as para usarem os computadores, da Sala de Recursos Multifuncional, para explora??o de jogos educativos tais como: Cores e formas que exploram as figuras geom?tricas de diferentes formas e posi??es e explora??o de alguns sites para exercitar o jogo do Tangram.
Site de pesquisa indicado: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml
http://lindauramatematica.blogspot.com.br/2011/04/matematica-ludica-o-uso-do-tangram.html
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1148
http://lucianakerche.blogspot.com.br/2011/03/figuras-para-montar-com-o-tangram.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=542
?
Observar se as atividades est?o sendo realizadas pelos alunos, considerando a participa??o, aten??o e envolvimento dos mesmos em todos os momentos: nas atividades de sala, nos passeios; se eles conseguiram fazer seus desenhos usando as formas geom?tricas e observar se realmente aprenderam sobre figuras geom?tricas.