Portal do Professor

Início do Conteúdo

Explorando as figuras geom?tricas com as crian?as da Sala de Recursos Multifuncional

Autor e Co-autor(es)

lucimar dos santos imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT EE CHAPEUZINHO VERMELHO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

- Conhecer as formas geom?tricas:

- Identificar as diversas formas geom?tricas em lugares diferentes;

- Conhecer jogos referentes ?s formas geom?tricas.

Duração das atividades

seis aulas de 40 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conversa informal sobre a diversidade de formas dos objetos que est?o a nossa volta, come?ando pela sala de aula, tais como: o quadro, a cadeira, a mesa, a porta, a borracha, etc....

Estratégias e recursos da aula

1? Aula: 40 minutos

Organizar o espa?o para que todos possam estar bem, apresentar algumas figuras geom?tricas, em madeira e pl?stico, e assim iniciar a conversa e investigar at? onde eles conhecem as figuras geom?tricas que foram apresentadas a eles.

tangram1Tangramtangram2Imagens da pr?pria autora

Explicar que quase tudo que usamos tem forma geom?trica, como o l?pis, borracha, caderno e assim por diante.

Pedir para que os alunos escolham formas geom?tricas para fazerem um desenho, que ser? colocado  no mural da escola. Dispor de material como:  papel, lapis de cor, se necess?rio  cola e tesoura e deixar que fa?am seus desenhos. Distribuir uma atividade impressa para que identifiquem  e pintem as figuras geom?tricas conforme as cores pedidas. No mosaico abaixo pedir que identifiquem as figuras geom?tricas colorindo conforme as cores indicadas acima.

?

      tangram4figuras geom??tricas                                                                                                                                                                                    

 Desenho da aluna da  autora da aula                                                 http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/

Depois de prontos os desenhos, pedir para eles observarem  as seu redor para ver se tem alguma figura geom?trica e quais s?o elas? Se tem alguma igual ou parecida com aquelas que eles observaram a poucos instantes atr?s.

2? Aula: 40 minutos

Para podermos realizar essa aula buscaremos as formas geom?tricas existente em nossa volta, ou seja, em nosso dia a dia como (tri?ngulo, ret?ngulo, circulo e quadrado), podemos observar que at? os conte?dos que estudamos em matem?tica envolvem figuras geom?tricas.  Dispor de atividade impressa para as crian?as pintarem as figura geom?tricas, contarem e relacionarem as figuras aos numerais.

?

?

exerc??cioatividade1

Figura dispon?vel em http://www.cirandacultural.com.br                               Figura dispon?vel em:   http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/  

formas e n??meros

Figura  dispon?vel em: http://marlenesapucaia.blogspot.com.br/2010/10/atividades-de-matematica-23expressoes.html

3? Aula: 40 minutos

Apresentar ?s crian?as um poema impresso sobre as formas geom?tricas. Orientar para que fa?am a leitura individual  e depois em voz alta. Em seguida cantar  com os mesmos. Ap?s, as crian?as poder?o pintar as formas geom?tricas que aparecem abaixo do texto.

Poema

 poesia

Imagem retirada:  http://marlarte.blogspot.com.br/2010/08/blog-post_6032.html

?

4? Aula: 40 minutos

1? Atividade: Fazer um passeio pela escola e aos arredores da mesma com os alunos, perguntando aos mesmos o que veem e quais formas geom?tricas s?o iguais ou parecidas com as que observaram em sala.

2? Atividade: Organizar as alunos na sala e pedir para que desenhem algo que eles observaram l?  fora, e  que tem forma de figuras geom?tricas. Dispor de folha sulfite, l?pis de cor, ajudando sempre que for necess?rio.

Desenho feito por um aluno:

desenho

Da pr?pria autora

?

5? Aula: 40 minutos

tangram6

?

figura retirada:  http://www.escolakids.com/tangram.htm

?

Considerando que o trabalho  realizado na Sala de Recursos Multifuncional se d? com poucos alunos, organize os mesmos em duplas (A e B) e explique que eles far?o um jogo, utilizando o Tangram, no qual uma equipe ser? a emissora e a outra, a receptora.

Entregue um Tangram completo para cada equipe, coloque as equipes sentadas na mesma posi??o (e n?o uma de frente para a outra), com um biombo (ou algum objeto semelhante) para separ?-las e impedir que uma veja o que a outra est? fazendo. Diga ? equipe A que ela dever? construir o que desejar com as pe?as do Tangram e, quando terminar, sem mover nenhuma pe?a, dever? ditar para a equipe B o que fez para que os alunos possam construir a mesma figura. Lembre-se de que a quantidade de pe?as utilizada ? uma vari?vel que interfere na complexidade do problema. Se julgar adequado, proponha que as crian?as utilizem apenas uma parte delas. Enquanto a equipe A constr?i a figura, pe?a para a equipe B aguardar.

Ao final, retire o biombo e pe?a que as crian?as comparem as figuras  constru?das e vejam como ficaram. Nesse momento, ? bem prov?vel que as figuras tenham ficado bem diferentes, considerando que as crian?as da equipe A podem n?o ter  conseguido ditar com muita precis?o e nem ter atentado para detalhes espaciais importantes, como a posi??o da figura e sua localiza??o, e nem ter usado o vocabul?rio geom?trico adequado. Proponha uma discuss?o analisando as duas figuras e questione as crian?as sobre o porqu? de terem ficado t?o diferentes. Pergunte o que a equipe A deveria ter dito para a equipe B conseguir chegar mais perto da constru??o da figura, e quais informa??es a equipe A deu para a equipe B que n?o foram necess?rias. Inverta os grupos e realize, novamente, o mesmo jogo. Ao final, discuta com todos e analise o que mudou entre a primeira vez que jogaram e agora. 

Sugest?o retirada e adequada do site: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml

?

6? Aula -  40 minutos

Organizar as crian?as para usarem os computadores, da Sala de Recursos Multifuncional, para explora??o de jogos educativos tais como: Cores e formas que exploram as figuras geom?tricas de diferentes formas e posi??es e explora??o de alguns sites para exercitar o jogo do Tangram.

Site de pesquisa indicado: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml


tangram5

http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

Recursos Complementares

Avaliação

?

Observar se as atividades est?o sendo realizadas pelos alunos, considerando a participa??o, aten??o e envolvimento dos mesmos em todos os momentos: nas atividades de sala, nos passeios; se eles conseguiram fazer seus desenhos usando as formas geom?tricas e observar se realmente aprenderam sobre figuras geom?tricas.