EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo dos ciclos da água. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possuem.
Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:
É neste momento que iniciamos a construção do conhecimento, através de diversas atividades de pesquisa, leitura, discussões que proporcionem a aprendizagem.
Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir um vídeo sobre o "Ciclo da Água", disponível em http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/ . Desta forma cada estudante poderá avançar ou retroceder na apresentação do vídeo. Caso não seja possível, o professor poderá fazer o download e utilizar o DVD e a TV. É importante que o vídeo seja bem compreendido, por este motivo, o professor pode passá-lo várias vezes, ou seja, fazendo paradas para discussões, trocas de idéias, relacionando-o com o cotidiano das crianças.
Conforme a série da sua turma, proponha um registro da atividade realizada, seja através de desenhos, produção de textos (histórias em quadrinhos, cartazes, poemas, propagandas conscientização da comunidade, etc.) |
Sugerimos a seguinte atividades coletiva:
DATA | SOL/CHUVA/NUBLADO | TEMPERATURA | ESTAÇÃO DO ANO |
01/08/08 | |||
02/08/08 | |||
. .... |
Sempre d iscutir com a turma, no decorrer dos meses as mudanças climáticas e sua importância para o ciclo da água e preservação do meio ambiente. Este quadro nos dá uma referência para trabalharmos muitos temas importantes com a turma, por exemplo: verificar quando ocorrem longos períodos de estiagem, pouca umidade do ar, altas temperaturas, geadas...
Propomos a construção de um terrário, para observar o ciclo da água, o desenvolvimento da vida, sua relação com a umidade do ar, da terra. Veja o passo a passo abaixo:
Nesta atividade poderão ser realizadas muitas discussões e produções escritas, dependendo do nível da turma, sempre relacionando com as atividades anteriores.
Observe como em pouco espaço (terrário) é possível:
Lembre-se que o lugar em que será colocado o terrário é muito importante, pois o acesso a raios solares poderá interferir decisivamente na experimentação. Sugerimos que o professor distribua os terrários, feitos pelos alunos em vários lugares (com o sol da manhã, sol da tarde, no escuro, sem o sol direto), instigue a turma a elaborar hipóteses em seu caderno, sobre o que ocorrerá com o experimento; marque sempre um horário para que os alunos façam observações dos diferentes terrários e registrem no seu caderno.
Paralelamente a esta atividade as crianças podem pesquisar na comunidade como os agricultores, pecuaristas, produtores de alimentos analisam a questão ambiental atual, com destaque sobre o ciclo da água.
Como atividade complementar vamos acessar este recurso de jogo on-line, do Portal do Professor (MEC) em recursos/mec_2992/CicloDaAgua.swfonde os estuda ntes poderão testar seus conhecimentos. P rofessor vá acompanhando a atividade e sugira as cria nças que ainda apresentam alguma dificuldade para retornar ao vídeo do início da aula.
Sites:
1. TV Cultura: apresenta textos informativos, atividades e jogos (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm)
2. USP - CDCC, Programa ABC na Educação Científica "Mão na Massa": apresenta textos informativos, experiências dos ciclos da água. (http://educar.sc.usp.br/maomassa/ciclo_natureza.htm)
3. Escola Básica nº 1 de Setúbal: projeto com história infantil sobre o ciclo da água e textos informativos. (http://www.eb1-setubal-n1-areias.rcts.pt/agua.htm)
4. MCWA - Kids Water Fun: página em inglês com atividades sobre a água. (http://www.mcwa.com/kids.htm#air)
Vídeos:
1. Clickeducação: Ciclo da água (http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-717-,00.html)
2. INEP: lista de vídeos disponíveis (http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/lista.asp?cod=149442&Assunto=%C3%83%20GUA&Doc=OM&P=0&nl=20)
Atividades de campo:
1. Visita a instituição que distribui e trata a água da sua cidade.
2. Passeio em praças, parques e áreas próximas da escola que possua água corrente para estudo de campo.
3. Visita em uma indústria próxima a escola para analisar como é realizado o tratamento de efluentes (resíduos líquidos) na empresa e o seu consumo de água potável .
É chegado o momento em que o aluno se aproxima da apresentação da solução do problema inicial. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos à elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes poderão elaborar o seu texto, seja na forma de uma redação, de uma história, de um desenho livre, um texto que expresse a síntese destas aulas. Este texto, também, poderá ser elaborado coletivamente.
Junto com a turma, organize um cartaz, para ser afixado no edital da escola com as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.
Por exemplo: Podemos evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta. Vamos preservar as matas, florestas e vegetação natural de nossa região, áreas verdes de nossa casa, nossa rua, pois estas mantêm o equilíbrio ecológico e a temperatura ideal para nosso planeta.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da ?gua | Anima??o/simula??o |
Terr?rio | Experimento pr?tico |