Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os ciclos da ?gua

Autor e Co-autor(es)

ROSANGELA MENTA MELLO imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o ciclo da ?gua na natureza e a sua rela??o com a vida. Compreender que as suas atitudes s?o muito importantes para a preserva??o do meio ambiente.

Duração das atividades

2 a 3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que os estudantes conhe?am os fen?menos naturais, tais como a chuva, os raios solares, a neve, a evapora??o e transpira??o. Observem a natureza em que vivem e acompanhem as mudan?as naturais.

Estratégias e recursos da aula

1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO

 

  • Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".
  • A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema proposto.
  • Solicitar à turma que observe na semana a seguir o tempo, verificando se houve chuvas, secas, etc. Se houver um riacho, rio, lagoa, próximos da escola, incentive-os a observarem o nível da água, sua coloração, estado de conservação das matas ciliares, etc

2. PROBLEMATIZAÇÃO:

 

Diante das questões levantadas pela turma, vamos definir as que são mais significativas para o estudo dos ciclos da água. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possuem.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:

  • Dimensão científica: De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Qual a origem da água no planeta terra? O homem pode mudar o ciclo da água? Qual a importância do ciclo da água para o meio ambiente?
  • Dimensão histórica: Há quanto tempo a água vem transformando a vida em nosso planeta? Como o ser humano, historicamente, vem interferindo no ciclo da água?
  • Dimensão social: A água está disponível para toda a humanidade? Existem pessoas que não tem acesso a água? Qual a relação da qualidade da água e a qualidade de vida da população de nosso bairro, cidade, município...?

 

3 INTRUMENTALIZAÇÃO:


Atividade 1

 

É neste momento que iniciamos a construção do conhecimento, através de diversas atividades de pesquisa, leitura, discussões que proporcionem a aprendizagem.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/433/imagens/simulador_clico.jpg

Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir um vídeo sobre o "Ciclo da Água", disponível em http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/ . Desta forma cada estudante poderá avançar ou retroceder na apresentação do vídeo. Caso não seja possível, o professor poderá fazer o download e utilizar o DVD e a TV. É importante que o vídeo seja bem compreendido, por este motivo, o professor pode passá-lo várias vezes, ou seja, fazendo paradas para discussões, trocas de idéias, relacionando-o com o cotidiano das crianças.


Após a apresentação organize com sua turma uma discussão de cada um dos tópicos (evaporação, transpiração, sublimação, condensação, precipitação, escoamento, analisando os fenômenos naturais e como estes se relacionam. Procure questionar sobre as dúvidas levantadas inicialmente (prática social inicial do conteúdo), para que os alunos estabeleçam uma relação dos seus conhecimentos prévios com a apresentação do vídeo. Questione sobre o clima atual para que a turma perceba a importância do ciclo da água, da preservação do meio ambiente, para manutenção das estações do ano, da temperatura ideal, da umidade do ar, etc.

Conforme a série da sua turma, proponha um registro da atividade realizada, seja através de desenhos, produção de textos (histórias em quadrinhos, cartazes, poemas, propagandas conscientização da comunidade, etc.)

   
   

 

 Atividade 2


Sugerimos a seguinte atividades coletiva:

  • Durante todo mês vamos observar o clima em nossa comunidade, registrando em um cartaz do tempo. Por exemplo:
DATA SOL/CHUVA/NUBLADO TEMPERATURA ESTAÇÃO DO ANO
01/08/08      
02/08/08      
. ....      

Sempre d iscutir com a turma, no decorrer dos meses as mudanças climáticas e sua importância para o ciclo da água e preservação do meio ambiente. Este quadro nos dá uma referência para trabalharmos muitos temas importantes com a turma, por exemplo: verificar quando ocorrem longos períodos de estiagem, pouca umidade do ar, altas temperaturas, geadas...


Atividade 3

 

Propomos a construção de um terrário, para observar o ciclo da água, o desenvolvimento da vida, sua relação com a umidade do ar, da terra. Veja o passo a passo abaixo:

 

 

 

Nesta atividade poderão ser realizadas muitas discussões e produções escritas, dependendo do nível da turma, sempre relacionando com as atividades anteriores.

Observe como em pouco espaço (terrário) é possível:

  • cultivar plantas,
  • criar pequenas espécies de animais,
  • ter um equilíbrio natural de umidade, temperatura, formando um micro ecossistema.

Lembre-se que o lugar em que será colocado o terrário é muito importante, pois o acesso a raios solares poderá interferir decisivamente na experimentação. Sugerimos que o professor distribua os terrários, feitos pelos alunos em vários lugares (com o sol da manhã, sol da tarde, no escuro, sem o sol direto), instigue a turma a elaborar hipóteses em seu caderno, sobre o que ocorrerá com o experimento; marque sempre um horário para que os alunos façam observações dos diferentes terrários e registrem no seu caderno.

Paralelamente a esta atividade as crianças podem pesquisar na comunidade como os agricultores, pecuaristas, produtores de alimentos analisam a questão ambiental atual, com destaque sobre o ciclo da água.



Atividade 4

 

Como atividade complementar vamos acessar este recurso de jogo on-line, do Portal do Professor (MEC) em recursos/mec_2992/CicloDaAgua.swfonde os estuda ntes poderão testar seus conhecimentos. P rofessor vá acompanhando a atividade e sugira as cria nças que ainda apresentam alguma dificuldade para retornar ao vídeo do início da aula.

 


 

Indicação de recursos

 

Sites:


1. TV Cultura: apresenta textos informativos, atividades e jogos (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm)
2. USP - CDCC, Programa ABC na Educação Científica "Mão na Massa": apresenta textos informativos, experiências dos ciclos da água. (http://educar.sc.usp.br/maomassa/ciclo_natureza.htm)
3. Escola Básica nº 1 de Setúbal: projeto com história infantil sobre o ciclo da água e textos informativos. (http://www.eb1-setubal-n1-areias.rcts.pt/agua.htm)
4. MCWA - Kids Water Fun: página em inglês com atividades sobre a água. (http://www.mcwa.com/kids.htm#air)

 

Vídeos:


1. Clickeducação: Ciclo da água (http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-717-,00.html)
2. INEP: lista de vídeos disponíveis (http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/lista.asp?cod=149442&Assunto=%C3%83%20GUA&Doc=OM&P=0&nl=20)

 

Atividades de campo:


1. Visita a instituição que distribui e trata a água da sua cidade.
2. Passeio em praças, parques e áreas próximas da escola que possua água corrente para estudo de campo.
3. Visita em uma indústria próxima a escola para analisar como é realizado o tratamento de efluentes (resíduos líquidos) na empresa e o seu consumo de água potável .

 

4 CATARSE:



É chegado o momento em que o aluno se aproxima da apresentação da solução do problema inicial. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos à elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes poderão elaborar o seu texto, seja na forma de uma redação, de uma história, de um desenho livre, um texto que expresse a síntese destas aulas. Este texto, também, poderá ser elaborado coletivamente.



5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:



Junto com a turma, organize um cartaz, para ser afixado no edital da escola com as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.

Por exemplo: Podemos evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta. Vamos preservar as matas, florestas e vegetação natural de nossa região, áreas verdes de nossa casa, nossa rua, pois estas mantêm o equilíbrio ecológico e a temperatura ideal para nosso planeta.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Ciclo da ?gua Anima??o/simula??o
Terr?rio Experimento pr?tico

Recursos Complementares

Vamos assistir ao v?deo A viagem da ?gua, apresentando a vida no planeta terra e a import?ncia da ?gua, ilustrando o seu ciclo, dispon?vel em: http://br.youtube.com/watch?v=oK1QOhLS7X8&feature=related

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ? redu??o da ?gua pot?vel em nosso planeta e como o ser humano pode colaborar para minimizar este problema ambiental. O professor acompanhar? a leitura das produ??es dos estudantes, fazendo as interven??es necess?rias.