Portal do Professor

Início do Conteúdo

Civilização Inca

Autor e Co-autor(es)

Edenilce Rodrigues da Silva Luna imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª AVANI CARGNELUTTI FEHLAUER

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história deste povo pré-colombiano, destacando a cultura, religião, organização social, política, arquitetura e artes.
Compreender as diferenças culturais para pensar criticamente a nossa cultura.
Reconhecer a dominação européia no continente americano.

Duração das atividades

(03) três aulas de (50) cinqüenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura do texto sobre as civilizações pré-colombianas no livro didático.
Explanação sobre os povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus.

Estratégias e recursos da aula

Organizar os alunos em grupos de 05 (cinco) alunos.


Assistir ao vídeo para incentivar as pesquisas.
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=221509


Na sala de tecnologia educacional pesquisar:
http://www.historiadomundo.com.br/inca/civilizacao-inca.htm


http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm


http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=imperio+inca&rlz=1W1ADBS_pt-BR&um=1&ie=UTF-8&ei=1EN3SvyWMs-StgfF1NGWCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4


http://www.perou.org/peru/incas.php?lg=pt


http://www.historiadomundo.com.br/inca/queda-imperio-inca.htm

 Os alunos poderão encontrar outras fontes de pesquisas.


Após as pesquisas os alunos deverão montar uma explanação em slides, utilizando os recursos necessários tais como:
Notebook e data show, uso da sala de tecnologia educacional com acesso a internet, aplicativo power point, pendrive, cd, livros, revistas históricas e outros.

Recursos Complementares

Avaliação

●Será contínua através da observação do interesse e participação dos alunos em todos os passos das aulas;
●Organização do material pesquisado;
●Apresentação do assunto em slides com explanação dos alunos.