| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Sabemos que ? o uso dos aparelhos celulares ?, segundo muitos professores, um problema recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o aparelho distrai o aluno, desviando-o do principal foco da escola: a aprendizagem. Verdade ? que mesmo antes da populariza??o dos aparelhos celulares ou mesmo de sua cria??o, a distra??o era um dos principais motivos apontados pelos professores como causadora do baixo desempenho dos alunos.
O aparelho celular se popularizou na ?ltima d?cada, bem como houve uma redu??o consider?vel no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair de gra?a para o consumidor que adere a um plano espec?fico de uma das tantas empresas de telefonia m?vel presentes hoje no Brasil.
Outro dado importante reside no fato de os celulares evolu?rem tanto a ponto de deixaram de ser apenas um aparelho telef?nico e se tornarem filmadoras, calculadoras, editores de imagens, tocadores de m?sica, players de v?deo, v?deo game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar aplicativos dos mais diversos e, al?m de tudo isso, editam e transmitem mensagens de texto, as chamadas SMS.
Neste plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem desde o estudo da hist?ria e evolu??o das comunica??es, dos aparelhos celulares, ? leitura e produ??o de mensagens de texto, que simulem as diversas situa??es de produ??o.
RECURSOS
?
ESTRAT?GIAS
Aulas 1 e 2
Inicie a aula perguntando quais alunos t?m e se est?o portando o aparelho celular. Em seguida, pedir para que eles descrevam quais as caracter?sticas dos celulares e o que o aparelho representa para eles.
Logo ap?s a apresenta??o dos alunos, solicite aos alunos que eles disponham em uma mesinha ou bir? os aparelhos celulares, que observem os formatos, tamanho e outras caracter?sticas que possam n?o ter sido apresentadas.
Passe o v?deo sobre a ?Evolu??o dos aparelhos celulares? e, ap?s a apresenta??o, discuta com os alunos que aspectos foram, para eles, mais relevantes nas transforma??es pelas quais os celulares passaram.
Solicite aos alunos que escrevam, no caderno, o que consideraram mais relevante nessa exposi??o inicial sobre a evolu??o da telefonia m?vel.
?
Aulas 3 e 4
Mostre aos alunos modelos de cartas, bilhetes, e-mails e SMS, e pe?a para que leiam e procurem destacar suas caracter?sticas.
Apresente slides sobre a comunica??o escrita e os elementos constituintes da comunica??o.
Solicite aos alunos que identifiquem, nos textos, os elementos constituintes da comunica??o.
Leia com os alunos, no Livro Did?tico (ou em material previamente elaborado pelo professor) , o cap?tulo correspondente ?s Fun??es da Linguagem, para lev?-los a compreender quais elementos est?o recebendo maior ?nfase nos textos lidos anteriormente.
?
Aulas 5 e 6
Solicite aos alunos que produzam uma lista com o n?mero do telefone celular dos alunos e do professor.
Envie mensagem de texto para os alunos, para que eles identifiquem as abrevia??es e compreendam o conte?do da mensagem, os elementos da comunica??o, as fun??es da linguagem.
Pe?a aos alunos que enviem torpedos com um coment?rio sobre a aula para o celular do professor, ou simule uma situa??o em que o aluno envia torpedo para o colega avisando que ir? faltar ? aula.
?
Aulas 7 e 8
Pe?a que os alunos leiam os torpedos recebidos e respondam-nos;
Promova uma discuss?o sobre a simplicidade e a velocidade com que a mensagem foi transmitida.
Solicite que os alunos destaquem o tipo de linguagem empregado, os elementos da comunica??o e as fun??es da linguagem da mensagem produzida e enviada.
Pe?a, por fim, aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante as aulas.
EVOLU??O DO CELULAR (TEXTO)
EVOLU??O DO CELULAR (V?DEO)
USO PEDAG?GICO DO APARELHO CELULAR
BLOG CR?NICAS DE PROFESSOR (RELATO E IMAGENS DAS AULAS)
?
?
As avalia??es ocorrer?o basicamente em dois momentos:
(1) durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno em seu caderno, no aparelho celular, durante eventuais pesquisas que o professor passe;
(2) durante as produ??es de textos orais e escritos. Nesse sentido, aferiremos em que medida os alunos est?o alcan?ando um melhor desenvolvimento no que se refere aos conte?dos:
(a) procedimentais (leitura, escrita, estrat?gias de pesquisa e estudo);
(b) conceituais (o que ele deve saber sobre os conceitos propriamente ditos);
(c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito ?s ideias dos outros, saber ouvir, aceitar cr?ticas etc.).