Portal do Professor

Início do Conteúdo

SMS e a evolu??o do celular

Autor e Co-autor(es)

Kleber Gomes de Brito imagem do usuário

BOQUEIRAO - PB ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO CONSELHEIRO JOSE BRAZ DO REGO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a perspectiva da linguagem como instrumento de comunica??o, estruturada em torno de elementos e tendendo a diferentes fun??es.
  • Compreender a hist?ria e a evolu??o da tecnologia aplicada ? comunica??o, principalmente no que se refere ao aparelho celular.
  • Reconhecer a diversidade de recursos comunicacionais dispon?veis em um aparelho celular.
  • Compreender o sentido geral de um SMS.
  • Identificar procedimentos lingu?sticos  de constru??o da mensagem de texto.
  • Apropriar-se do conceito de elementos da comunica??o.
  • Apropriar-se do conceito de fun??es da linguagem.
  • Reconhecer os elementos da comunica??o e fun??es da linguagem no g?nero textual SMS (mensagem de texto).
  • Compreender as especificidades da situa??o de produ??o de um SMS, sobretudo a intera??o, a expressividade e a restri??o de tempo.
  • Entender a l?gica da abrevia??o de palavras na produ??o de um SMS.

Duração das atividades

8 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sabemos que ? o uso dos aparelhos celulares ?, segundo muitos professores, um problema recorrente em sala de aula. Alguns afirmam que o aparelho distrai o aluno, desviando-o do principal foco da escola: a aprendizagem. Verdade ? que mesmo antes da populariza??o dos aparelhos celulares ou mesmo de sua cria??o, a distra??o era um dos principais motivos apontados pelos professores como causadora do baixo desempenho dos alunos.

O aparelho celular se popularizou na ?ltima d?cada, bem como houve uma redu??o consider?vel no valor de muitos aparelhos que chegam, inclusive, a sair de gra?a para o consumidor que adere a um plano espec?fico de uma das tantas empresas de telefonia m?vel presentes hoje no Brasil.

Outro dado importante reside no fato de os celulares evolu?rem tanto a ponto de deixaram de ser apenas um aparelho telef?nico e se tornarem filmadoras, calculadoras, editores de imagens, tocadores de m?sica, players de v?deo, v?deo game, pequenos computadores em que se pode instalar e utilizar aplicativos dos mais diversos e, al?m de tudo isso, editam e transmitem mensagens de texto, as chamadas SMS.

Neste plano de aula, procuraremos desenvolver atividades que contemplem desde o estudo da hist?ria e evolu??o das comunica??es, dos aparelhos celulares, ? leitura e produ??o de mensagens de texto, que simulem as diversas situa??es de produ??o.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS

  • Textos impressos.
  • Apresenta??o de Power Point sobre a evolu??o dos aparelhos celulares (? interessante o pr?prio professor pesquisar e selecionar fotos e informa??es para que ele esteja por dentro do assunto, n?o apenas fazer download de uma apresenta??o pronta).
  • V?deos sobre a evolu??o das telecomunica??es e do aparelho celular (o professor pode pesquisar no Youtube  por "evolu??o dos celulares" e encontrar muitos v?deos dispon?veis. Recomendo que se busque pelo conceito do celular "Morph" da Nokia. Tanto professores quanto alunos se surpreender?o com os avan?os).
  • Aparelhos celulares antigos de diversos modelos.
  • Netbook e projetor multim?dia.
  • Acesso ? internet.
  • Aparelhos celulares (dos alunos)

?

ESTRAT?GIAS

Aulas 1 e 2

Inicie a aula perguntando quais alunos t?m e se est?o portando o aparelho celular. Em seguida, pedir para que eles descrevam quais as caracter?sticas dos celulares e o que o aparelho representa para eles.

Logo ap?s a apresenta??o dos alunos, solicite aos alunos que eles disponham em uma mesinha ou bir? os aparelhos celulares, que observem os formatos, tamanho e outras caracter?sticas que possam n?o ter sido apresentadas.

Passe o v?deo sobre a ?Evolu??o dos aparelhos celulares? e, ap?s a apresenta??o, discuta com os alunos que aspectos foram, para eles, mais relevantes nas transforma??es pelas quais os celulares passaram.

Solicite aos alunos que escrevam, no caderno, o que consideraram mais relevante nessa exposi??o inicial sobre a evolu??o da telefonia m?vel.

?

Aulas 3 e 4

Mostre aos alunos modelos de cartas, bilhetes, e-mails e SMS, e pe?a para que leiam e procurem destacar suas caracter?sticas.

Apresente slides sobre a comunica??o escrita e os elementos constituintes da comunica??o.

Solicite aos alunos que identifiquem, nos textos, os elementos constituintes da comunica??o.

Leia com os alunos, no Livro Did?tico (ou em material previamente elaborado pelo professor) , o cap?tulo correspondente ?s Fun??es da Linguagem, para lev?-los a compreender quais elementos est?o recebendo maior ?nfase nos textos lidos anteriormente.

?

Aulas 5 e 6

Solicite aos alunos que produzam uma lista com o n?mero do telefone celular dos alunos e do professor.

Envie mensagem de texto para os alunos, para que eles identifiquem as abrevia??es e compreendam o conte?do da mensagem, os elementos da comunica??o, as fun??es da linguagem.

Pe?a aos alunos que enviem torpedos com um coment?rio sobre a aula para o celular do professor, ou simule uma situa??o em que o aluno envia torpedo para o colega avisando que ir? faltar ? aula.

?

Aulas 7 e 8

Pe?a que os alunos leiam os torpedos recebidos e respondam-nos;

Promova uma discuss?o sobre a simplicidade e a velocidade com que a mensagem foi transmitida.

Solicite que os alunos destaquem o tipo de linguagem empregado, os elementos da comunica??o e as fun??es da linguagem da mensagem produzida e enviada.

Pe?a, por fim, aos alunos que compartilhem o que aprenderam durante as aulas.

Recursos Complementares

Avaliação

As avalia??es ocorrer?o basicamente em dois momentos:

(1) durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelo aluno em seu caderno, no aparelho celular, durante eventuais pesquisas que o professor passe;

(2) durante as produ??es de textos orais e escritos. Nesse sentido, aferiremos em que medida os alunos est?o alcan?ando um melhor desenvolvimento no que se refere aos conte?dos:

        (a) procedimentais (leitura, escrita, estrat?gias de pesquisa e estudo);

        (b) conceituais (o que ele deve saber sobre os conceitos propriamente ditos);

        (c) atitudinais (capacidade de trabalhar em grupo, respeito ?s ideias dos outros, saber ouvir, aceitar cr?ticas etc.).