Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Correla??es entre meio ambiente e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos atitudes respons?veis que se deve ter para a preserva??o e a manuten??o da natureza. Al?m de habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Cient?fica em sala de aula ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. O Projeto de Pesquisa busca evid?ncias para o di?logo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento, atrav?s da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participa??es dos alunos, dos professores e das ci?ncias envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observa??o, o registro, a compara??o, a investiga??o, que favorecem a solu??o de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generaliza??o em diferentes situa??es e contextos das experi?ncias vividas.
O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70 (Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/ aprender/ fazendo). Acesso em 10/08/2012.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 01/08/2012.
(Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem ?Observar, registrar e comprovar hip?teses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse ? o caminho para a Inicia??o Cient?fica.?).
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 01/08/2012.
(Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio.).
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40123
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40631
Acessados em 01/08/2012.
Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.
Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki ( ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar o s?tio:
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. O que ? um Wiki? (Este v?deo explica o que ? Wiki e qual ? o seu objetivo.). Acesso em 01/08/2012.
Professor, voc? poder? incentivar os alunos a usarem outros tipos de Wikis como:
A Zoho Wiki ? uma plataforma para cria??o de Wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de vers?es, subp?ginas, tags, ?rea de administra??o, rss feeds e endere?os otimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conte?dos entre eles.
http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html. Orienta??es de como criar e utilizar essas tecnologias. Acesso em 01/08/2012.
http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens. Acesso em 01/08/2012.
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ??gua para todos: saneamento B?sico e Sa?de?, que ser? desenvolvido nesta aula.
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Estrat?gias e recursos da aula
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma viajou para outra cidade e ap?s ingerir ?gua contaminada foi parar no hospital com diarreia e febre. A turma ficou interessada em pesquisar sobre o processo de tratamento da ?gua e esgoto da cidade e investigar as doen?as causadas pela falta de infraestrutura em algumas regi?es do nosso pa?s.
Promova um momento de sensibiliza??o do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, apresente a m?sica aos alunos de forma criativa, cantando ou dramatizando. Depois, leia a letra da m?sica. Ela fala sobre a ?gua de um jeito diferente.
TEIXEIRA, Francisco M. P. e CHIANCA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber. Geografia 3? Ano. S?o Paulo: Leya, 2011 p.118.
Quest?es para serem discutidas ap?s a leitura da letra da m?sica.
Agora imagine o caminho que a ?gua est? percorrendo na m?sica. Fa?a um desenho desse caminho representando cada parte da letra da m?sica.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O ciclo da ?gua?.
Inicialmente, proponha que a turma fa?a uma investiga??o sobre o trajeto que a ?gua faz at? chegar a nossas casas e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre esse tema. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto: ??gua para todos: saneamento b?sico e sa?de?.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Caso prefira, organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:
Observa??o: ? importante dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.
A cada etapa do Projeto ? fundamental o registro que poder? ser feito de v?rias maneiras:
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que os alunos querem aprender com o estudo sobre ??gua para todos: saneamento b?sico e sa?de?. Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
Em seguida, ? necess?rio construir juntamente com os alunos, os problemas a serem definidos, os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa. Faz-se necess?rio, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interroga??o.
Logo ap?s, as quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses, que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que ser?o testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Hip?tese: Existe um lugar em que a ?gua ? tratada misturando l?quidos e passando de um cano para outro.
Hip?tese: Ficamos doentes se tomarmos ?gua suja e sem filtrar.
Hip?tese: N?o, j? vi no jornal que algumas cidades n?o t?m esgoto. As crian?as brincam na ?gua polu?da ou nas enchentes.
Hip?tese: Porque ficamos doentes.
Hip?tese: Por meio de canos que ficam embaixo da terra.
Professor, n?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o dos problemas levantados e das poss?veis solu??es.
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4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
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Professor, retome a discuss?o anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
Solicite que os alunos discutam entre os colegas como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as Fontes de Pesquisa, ou seja, precisamos decidir quais os recursos utilizaremos para respondermos as perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, fotografias dentre outras.
Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades poder?o ser desenvolvidas durante v?rias semanas.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, solicite que os alunos desenhem, numa folha de papel como acham que acontece o tratamento de ?gua e a distribui??o de ?gua pot?vel at? as nossas casas.
Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).
Estimule os alunos a usarem a imagina??o. Depois pe?a que mostrem seus desenhos aos colegas e professor. Organize uma exposi??o no mural da sala de aula.
Explorando o texto online
Inicialmente, propomos uma investiga??o online para os alunos identificarem os processos de instala??o de redes de ?gua e esgoto e de tratamento da ?gua.
Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
Discuta com a turma as informa??es presentes nos textos, durante a leitura dos mesmos.
http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm (Este texto comenta o tratamento da ?gua e as doen?as causadas por ?gua contaminada.) Acesso em 01/08/2012.
http://www.mananciais.org.br/2011/09/saneamento-no-brasil/ (Este texto informa sobre a import?ncia do saneamento b?sico no Brasil, das regi?es privilegiadas e as que precisam de uma aten??o especial por parte do governo). Acesso em 01/08/2012.
Quest?es para serem discutidas:
Professor, segue abaixo outra sugest?o de texto informativo.
TEIXEIRA, Francisco M. P; CHIACANA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber ? Geografia 3?Ano. S?o Paulo: Leya, 2011.p. 98,99.
Em seguida, proponha aos alunos a cria??o de um ?F?rum Online? para discuss?o das informa??es pesquisadas.
Nele os alunos podem postar todas as discuss?es do trabalho e estabelecerem um interc?mbio com outras escolas de diversas regi?es do pa?s. Para isso, se precisar, solicite a colabora??o de algum estagi?rio ou monitor de inform?tica para auxiliar todo o processo de constru??o do ?F?rum?.
Um ?F?rum? ? mais din?mico que um site como tantos que estamos acostumados ver, ? uma comunidade de amigos que se re?nem para discutir suas informa??es, trocar ideias e divulgar curiosidades. Propor um ?F?rum? ? mais barato, porque ele re?ne as caracter?sticas do s?tio, mas sem dar tanto trabalho. ? como um Blog, porque voc? pode administrar com facilidade, atrav?s de um painel de controle muito simplificado.
http://www.youtube.com/watch?v=GgnN7Fg6ajg Acesso em 01/08/2012.
http://www.forumeiros.com/criar-um-forum Acesso em 01/08/2012.
Em seguida, organize os alunos para elabora??o de um pequeno texto online com as informa??es pesquisadas. Ao terminarem sugira que troquem seus textos com outros alunos, para que outros colegas possam analisar os dados e acrescentar de acordo com a sua experi?ncia e conhecimento sobre o assunto da Pesquisa.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Esta??o de Tratamento de ?gua e Esgoto!
Professor, agende em sua cidade, com anteced?ncia, uma visita dos alunos, ? Esta??o de Tratamento da ?gua e Esgoto, proponha um ?Trabalho de Campo?, para poderem explorar mais esse tema.
Pe?a aos alunos que providenciem equipamentos para a observa??o e registro do ?Trabalho de Campo?, como: m?quina fotogr?fica, filmadora, tablet, celular com c?mera.
Logo ap?s, o ?Trabalho de Campo? proponha uma discuss?o sobre o que os alunos aprenderam:
Professor, caso sua cidade n?o possua esse servi?o, segue abaixo imagens para discutir com os alunos sobre as etapas da ?gua numa esta??o de tratamento.
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http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/tratamento-de-esgotos (Este s?tio apresenta as diversas etapas de tratamento, que o esgoto passa antes de retornar ao meio ambiente.). Acesso em 01/08/2012.
http://wwwlceefmfranciscoguerreirochaves.blogspot.com.br/2012/06/objetivos-promover-reflexoes-sobre.html (Este s?tio explica as etapas de tratamento da ?gua at? chegar a nossas casas.). Acesso em 01/08/2012.
http://aimportanciadaaguaemnossasvidas.blogspot.com.br/2008/09/estao-de-tratamento-da-gua-eta.html (Este s?tio demonstra como a ?gua ? tratada nas esta??es de tratamento de ?gua, atrav?s de processos diversos, da capta??o at? a rede de distribui??o.). Acesso em 01/08/2012.
Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem desenhos contendo informa??es sobre as observa??es feitas na Esta??o de Tratamento.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?A esta??o de tratamento da minha cidade?.
Observa??o: Caso sua cidade ainda n?o possua esse servi?o, essa seria uma ?tima oportunidade para voc? e seus alunos elaborarem uma carta ao prefeito da cidade destacando a import?ncia de uma esta??o de tratamento de ?gua e esgoto em sua cidade.
MAQUETE DA ESTA??O DE TRATAMENTO
Professor, depois das leituras dos textos, das pesquisas online e do trabalho de campo, oriente os alunos na constru??o de uma maquete para a exposi??o. Para isso organize a turma em dois grupos, o 1? grupo ficar? respons?vel em criar a maquete da Esta??o de Tratamento de Esgoto e o 2? grupo a maquete da Esta??o de Tratamento de ?gua.
http://estamosnanet5ano2009.blogspot.com.br/2009/04/as-nossas-estacoes-de-tratamento.html Acesso em 12/08/2012.
Fa?a uma lista com os alunos dos materiais necess?rios e a quantidades de cada item para a constru??o das maquetes.
A ?gua ? um elemento indispens?vel para a vida dos seres humanos, plantas e animais. Apesar da ?gua ser t?o importante em nossa vida, muitas vezes n?o a utilizamos corretamente, causando desperd?cio. Al?m disso, grande parte da ?gua tratada ? perdida por vazamentos. Desperd?cio e vazamentos podem acarretar falta de ?gua para a popula??o.
Pesquise com seus familiares e responda as quest?es abaixo:
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7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
OS CAMINHOS DA ?GUA, ONTEM E HOJE
Professor, ? importante comparar os caminhos que a ?gua percorre at? chegar em nossas casas. Antigamente eram constru?dos aquedutos (um sistema de canais artificiais por onde a ?gua escoava) a ?gua sa?a dos lugares mais altos (onde se localizavam as nascentes) e chegavam aos chafarizes pela for?a da gravidade. As pessoas iam at? os chafarizes e enchiam baldes, bacias, latas e barris de ?gua para levar para casa.
Disponibilize para os alunos as ilustra??es e informa??es contidas nos pequenos textos abaixo, a fim de que possam discutir sobre as etapas de capta??o da ?gua, desde antigamente at? os dias de hoje.
TEIXEIRA, Francisco M. P; CHIACANA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber? Geografia. 3?Ano. S?o Paulo: Leya, 2011. p. 100.
Professor, informe aos alunos, que nas cidades em que n?o havia o sistema de aquedutos, a popula??o retirava ?gua diretamente dos rios, po?os ou das cisternas. O que acontece em algumas regi?es do Brasil.
Hoje muitas casas recebem ?gua tratada. Contudo, isso ainda n?o ? uma realidade para todas as pessoas. H? diversos lugares aonde a ?gua encanada e tratada ainda n?o chega. Em alguns locais, rede de distribui??o de ?gua ? deficiente e h? falhas no abastecimento. Veja a seguir:
Muitas pessoas precisam tirar ?gua de po?os.
Ir at? o rio buscar ?gua.
Ou esperar pelo caminho o caminh?o pipa, em lugares onde chove pouco e os servi?os p?blicos s?o prec?rios.
Fonte das imagens: TEIXEIRA, Francisco M. P; CHIACANA, Rosaly Braga. A Aventura do Saber ? Geografia. 3?Ano. S?o Paulo: Leya, 2011. p. 101.
A IMPORT?NCIA DA ?GUA DOS RIOS
Professor, informe aos alunos que a ?gua dos rios ? utilizada em muitas atividades do nosso dia a dia, n?o s? para beber. Voc? sabe como essas ?guas podem ser aproveitadas?
Por ser fonte de ?gua doce os rios servem para abastecer a popula??o dos munic?pios. Com essa ?gua tamb?m ? poss?vel irrigar as planta??es e matar a sede dos animais.
Os rios que correm em ?reas planas s?o naveg?veis e utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias. J? nos rios em que h? quedas d??gua ? poss?vel produzir energia el?trica. Al?m disso, as pessoas podem conseguir seu sustento por meio da pesca ou utilizar os rios para atividades de lazer.
FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RIOS
MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: geografia 3?Ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011. p.66 e 67.
COMO A ?GUA CHEGA ?S NOSSAS CASAS?
Professor, informe os alunos que a ?gua retirada dos rios para abastecer a popula??o precisa ser tratada antes de ser consumida.
Nas esta??es de tratamento, as impurezas da ?gua s?o eliminadas com a aplica??o de produtos qu?micos e a realiza??o de v?rias filtragens. Depois, de limpa, a ?gua ? armazenada em reservat?rios. Por fim, ela ? distribu?da para o munic?pio.
PARA ONDE VAI A ?GUA QUE SAI DAS CASAS?
A ?gua suja e os dejetos produzidos nas moradias, estabelecimentos comerciais, ind?strias e escolas, por exemplo, voltam para os rios na forma de esgoto. Antes de ser lan?ado nos rios, o esgoto deve passar por esta??es de tratamento para evitar a contamina??o das ?guas.
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MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: geografia 3?Ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011. p.68 e 69.
A seguir, questione os alunos:
MUITOS RIOS EST?O POLU?DOS
Quando se joga lixo nos rios, suas ?guas ficam polu?das ou contaminadas. Isso tamb?m ocorre quando se lan?a esgoto sem tratamento nos rios.
A ?gua polu?da ou contaminada pode causar doen?as e prejudicar os animais e plantas. Por isso, ? importante n?o jogar lixo nos rios e tratar o esgoto. Fazendo isso tamb?m ajudamos a preservar o ambiente de v?rios animais e plantas que vivem nos rios.
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Observe o desenho e responda os questionamentos:
MAESTU, Juliana. Projeto Buriti: geografia 3?Ano. 2. ed. S?o Paulo: Moderna, 2011. p.71.
No lugar que voc? mora h? rios polu?dos? Se a resposta for positiva, converse com os colegas sobre a causa dessa polui??o e o que poderia ser feito para evit?-la.
Sugest?o: Promova uma campanha de alerta a popula??o da sua cidade em defesa da preserva??o dos rios.
Professor, divulgue as informa??es coletadas com os alunos de diversas formas: cartazes, Blogs, Wikis, telejornais da sua cidade. A forma depende dos recursos que a sua escola ou cidade disp?em.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INVESTIGANDO REGI?ES BRASILEIRAS
Professor, solicite aos alunos que fa?am uma investiga??o online para definirem o que ? saneamento b?sico e quais as regi?es brasileiras, que ainda n?o possuem tratamento de ?gua e saneamento b?sico. ? importante discutir a situa??o da cidade onde moram.
Pe?a que os alunos acessem os s?tios sugeridos, no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
Saneamento no Brasil
http://www.mananciais.org.br/category/saneamento/saiba-mais-saneamento/
(Este texto discute sobre a import?ncia do saneamento b?sico no pa?s, pois mais da metade dos munic?pios n?o possuem rede coletora de esgoto). Acesso em 07/08/2012.
Saneamento: voc? sabia?
http://www.mananciais.org.br/category/voce-sabia/saneamento-voce-sabia/
(Este texto traz em porcentagem informa??es sobre a realidade do nosso pa?s em rela??o ao saneamento b?sico). Acesso em 07/08/2012.
Dois ter?os de todo esgoto gerado no Brasil n?o s?o tratados.
(Este texto jornal?stico destaca algumas regi?es brasileiras que n?o possuem saneamento b?sico e apresenta o ranking da coleta e do tratamento de esgoto de algumas cidades.). Acesso em 07/08/2012.
Bom dia investiga qualidade de ?gua que chega ? casa dos brasileiros.
(A reportagem investiga a qualidade da ?gua que chega ? casa dos brasileiros. As reservas s?o muitas e de qualidade, mas o abastecimento ainda n?o ? para todos.). Acesso em 07/08/2012.
O que ? saneamento b?sico?
http://www.mananciais.org.br/category/saneamento/videos-saneamento/
( A reportagem aborda sobre o que ? saneamento b?sico, sua import?ncia e cidades brasileiras que n?o possuem saneamento e nem rede de esgoto.). Acesso em 07/08/2012.
TV Globo - Jornal Nacional - Pesquisa trata Brasil/ Ibope
http://www.tratabrasil.org.br/multimidia.php?codigo=461
(Esta reportagem comenta sobre a falta de cobran?a da popula??o com os servi?os de saneamento b?sico em v?rias regi?es brasileiras.). Acesso em 07/08/2012.
Professor, segue abaixo o endere?o eletr?nico de um s?tio no qual voc? e seus alunos poder?o obter informa??es sobre a Lei do Saneamento B?sico.
Lei do Saneamento B?sico
http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=23. Acesso em 07/08/2012.
Proponha aos alunos, que depois da Pesquisa elaborem uma lista das regi?es brasileiras que n?o possuem saneamento b?sico. Como ? direito de toda cidade ter saneamento b?sico, conclu?da a listagem, pe?a aos alunos que a divulguem para toda a comunidade escolar, utilizando Blog, Wiki, F?rum, outdoor e r?dio da escola.
A lista poder? ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptop Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). N?o se esque?a do t?tulo: ?Regi?es Brasileiras sem saneamento b?sico?.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DOEN?AS CAUSADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO B?SICO
Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um di?logo com os alunos sobre a falta de saneamento b?sico e as consequ?ncias causadas ? popula??o, como por exemplo, as doen?as.
Investigue se algum aluno ou familiares j? adquiriram doen?as causadas pela aus?ncia de saneamento b?sico.
EXPLORANDO O V?DEO
Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma antes do v?deo. Registre na lousa algumas indaga??es para a observa??o dos alunos ao assistirem o v?deo, pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais para a Pesquisa.
Professor, pe?a aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os s?tios utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.
Regi?es sem saneamento b?sico sofrem com enchentes
http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/regioes-sem-saneamento-basico-sofrem-com-enchentes-04021A3270E4A18326?types=A ( Esta reportagem comenta sobre as enchentes, que em contato com o esgoto a c?u aberto podem causar graves problemas ? sa?de. As regi?es com a falta de saneamento b?sico adequado s?o as mais afetadas). Acesso em 07/08/2012.
Outras sugest?es de Pesquisas para serem discutidas em sala de aula:
http://keroagua.blogspot.com.br/2008/06/doenas-causadas-pela-falta-de.html (Este s?tio cont?m uma lista com o nome das doen?as causadas pela falta de saneamento b?sico e a forma de cont?gio). Acesso em 07/08/2012.
http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php (Este s?tio informa sobre as consequ?ncias da falta de saneamento b?sico no Brasil e no mundo. O texto disp?e de uma tabela com os nomes das principais doen?as ocasionadas pela falta de saneamento b?sico e as formas de transmiss?o e de preven??o.). Acesso em 07/08/2012.
Professor, elabore com os alunos, uma tabela para que possa ser enviada aos pais, informando-os, sobre as doen?as que podem ser adquiridas em decorr?ncia da falta de saneamento b?sico.
A tabela poder? ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Se poss?vel convide um enfermeiro ou m?dico para dialogar com os alunos sobre as doen?as causadas pela falta de saneamento b?sico na cidade. Informe o que os alunos j? sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o profissional poder? apresentar informa??es complementares ? Pesquisa.
Antes da entrevista ? importante ter um roteiro. Construa-o junto com os alunos destacando suas principais d?vidas.
Solicite que durante a entrevista os alunos fa?am as anota??es por meio de registro escrito ou com o uso de palavras chave. Al?m disso, se houver o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens). Os alunos tamb?m poder?o utilizar outros recursos tecnol?gicos para gravar esse momento, como o celular, o tablet ou gravador de ?udio.
Professor, ao final prepare uma roda de conversa onde cada aluno possa compartilhar seus registros, ou apenas o que ouviu.
Investigue se algu?m da sua fam?lia ou pessoa conhecida, j? teve alguma doen?a relacionada com a falta de saneamento b?sico. Caso encontre, pe?a que descreva como foi realizado o tratamento. Anote a resposta no caderno e discuta com seus colegas na pr?xima aula.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
De olho na experi?ncia
Professor, converse com os alunos sobre as informa??es que coletaram nas entrevistas realizadas com os familiares e pessoas conhecidas. Depois, proponha que realizem, de forma simples, a experi?ncia do tratamento ?gua.
Como limpar a ?gua?
Objetivo: Conhecer processos em uso, no tratamento (caso da filtra??o) e na obten??o de ?gua pot?vel.
1? Em uma jarra com ?gua, coloque um pouco de terra e folhas secas. Essa ?gua vai representar a coletada de lagos e rios, a ideia ? agir de modo a ?limpar? essa ?gua.
2? Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio. Na parte do bico, coloque um chuma?o de algod?o por dentro da garrafa de modo a fechar o gargalo.
3? Coloque, depois, algumas pedras pequenas sobre o algod?o e cubra com areia.
4? Despeje lentamente a ?gua ?suja? dentro da garrafa, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compare a ?gua antes e depois da a??o do filtro.
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/2011/03/21/7-experiencias-com-agua-para-fazer-em-casa/. Acesso em 07/08/2012.
Logo ap?s, converse com os alunos sobre a experi?ncia realizada em sala de aula:
Professor, converse com os alunos da turma sobre o que aprenderam com o tema: ??gua para todos: saneamento b?sico e sa?de?, enfatize que alguns cuidados s?o fundamentais para a manuten??o da sa?de e do bem estar da popula??o e que, conforme foi pesquisado, a falta de saneamento b?sico ocasiona v?rias doen?as, como Hepatite, Leptospirose, C?lera, Doen?as de Pele, Diarreia, Tifo, Febre Amarela, Viroses, Amarel?o, Esquistossomose, dentre outras.
Vivendo em um ambiente saud?vel, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de vida bem melhor. Para isso, a cidade precisa de cuidados como limpeza p?blica de ruas e avenidas. Professor, pe?a aos alunos que investiguem com familiares e moradores, como anda o servi?o de limpeza das vias p?blicas na cidade onde moram. Depois elabore, um texto coletivo em sua sala de aula, com a ajuda de todos os alunos e divulgue-o no Blog, Wiki ou F?rum da turma.
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es ?s quais os alunos chegaram, seja por meio de texto individual ou coletivo. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim dos alunos as comprovarem ou refutarem, respondendo seu questionamento inicial. Depois, pe?a que represente sua resposta por meio de desenhos ou recortes.
Veja o exemplo:
Conclus?es:___________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ DESENHOS OU RECORTES ? |
Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a indica??o das refer?ncias, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informa??o, sejam eles expressos por meio eletr?nico (s?tios), livros, peri?dicos, documentos internos, fich?rio de biblioteca, entre outros.
13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Convide os pais e familiares dos alunos, para conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresenta??o, juntamente com os alunos, agende a data e os hor?rios e providencie os materiais que julgar necess?rios.
Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresenta??o, que poder? ser feito no tablet ou no laptop.
Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de colocar o data, hor?rio e local da apresenta??o.
Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribu?do para a comunidade escolar e seus usu?rios.
14? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, a forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria.
Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:Instru??es para a elabora??o do v?deo:
http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. O v?deo informa os passos de como construir um v?deo pelo programa Movie Maker. Acesso 10/05/2012.
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.Acesso 10/05/2012.
Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e dos demais colaboradores.
No dia posterior, pe?a aos alunos, que registrem no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi f?cil e dif?cil realizar, enfim, suas descobertas sobre ?A ?gua para todos: saneamento B?sico e Sa?de?.
Sugest?es de links para os alunos:
http://site.sabesp.com.br/site/contents/swf/tratamento_agua.swf?width=1200&height=1000 (Este s?tio apresenta uma anima??o que mostra as etapas de tratamento de ?gua e seus significados). Acesso em 07/08/2012.
http://www.brasilescola.com/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm (Este texto informativo comenta sobre as etapas de tratamento da ?gua e as doen?as causadas pela falta de esgoto nas cidades). Acesso em 07/08/2012.
Sugest?es de links para os professores:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/agua-saneamento-basico-690252.shtml?page=all (Neste site da revista ?Nova Escola? voc? encontrar? dicas de atividades extras para trabalhar com os alunos sobre a ?gua).Acesso em 07/08/2012.
Os projetos de Inicia??o Cient?fica transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:
Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, identificaram os problemas enfrentados pela falta de saneamento b?sico e uso inadequado da ?gua; destacaram as doen?as causadas pela falta de infraestrutura em algumas regi?es do Brasil; observaram e conheceram os processos do tratamento de ?gua, canaliza??o e tratamento de esgotos; limpeza p?blica de ruas e avenidas da cidade onde moram e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
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