Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informa??o, al?m de terem sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate, atrav?s do uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. O pr?prio termo ?Inicia??o? significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma prepara??o preliminar para tal. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
"Inicia??o cient?fica nas s?ries iniciais"
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 01/08/2012.
(Este texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem ?Observar, registrar e comprovar hip?teses sem simplificar a linguagem nem infantilizar. Esse ? o caminho para a Inicia??o Cient?fica.?).
"Como elaborar um Projeto de Pesquisa"
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 01/08/2012.
(Este texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio.).
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:
"Projeto de Inicia??o Cient?fica: Meteorologia: hoje tem chuva? ? UCA/Metodologia Cient?fica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41531 Acesso em 01/08/2012.
"Projeto de Inicia??o Cient?fica: O Sat?lite Natural: a Lua - UCA/Metodologia Cient?fica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41424 Acesso em 01/08/2012.
Professor, voc? poder? construir um F?rum com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um F?rum.
Nele os alunos poder?o postar todas as discuss?es do trabalho e estabelecerem um interc?mbio com outras escolas de diversas regi?es do pa?s. Para isso, solicite a colabora??o de algum estagi?rio ou professor de inform?tica para auxiliar todo o processo de constru??o do F?rum.
Um F?rum ? mais din?mico que um s?tio como tantos que estamos acostumados ver, ? uma comunidade de amigos que se re?nem para discutir suas informa??es, trocar ideias, divulgar curiosidades, enfim a finalidade de um F?rum de discuss?o ? s? voc? quem pode definir.
Assista ao v?deo sobre as etapas para a cria??o de um F?rum:
"Como criar um f?rum gr?tis parte 1" http://www.youtube.com/watch?v=GgnN7Fg6ajg Acesso 01/08/2012.
" Descubra que criar um f?rum" http://www.forumeiros.com/criar-um-forum Acesso 01/08/2012.
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um F?rum. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.
Observa??o: ? importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.
A cada etapa do Projeto ? fundamental o registro que poder? ser feito de v?rias maneiras:
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?Os Lugares do Brasil: estados e capitais?, que ser? desenvolvido nesta aula.
Estrat?gias e recursos da aula
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Um aluno da turma descobriu um jogo online muito interessante e trouxe o endere?o eletr?nico para compartilhar com os colegas da sala de aula, despertando o interesse da turma em descobrir o nome das regi?es do nosso pa?s, dos estados e das capitais. Veja o s?tio do jogo:
"Jogo dos Mapas" http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html Acesso em 01/08/2012.
A turma ficou interessada em pesquisar sobre o nosso pa?s, seus Estados e suas capitais conhecendo as regi?es do Brasil.
Promova um momento para sensibiliza??o do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, voc? poder? instig?-los sobre o tema da seguinte forma: pesquisem m?sicas, poemas, v?deos que caracterizam os lugares do nosso Brasil. Segue alguns s?tios de Pesquisa:
Letra de m?sica
"Mapa Brasil" http://www.garagemmp3.com.br/sinho-maia-(compositor)/mapa-brasil (Neste s?tio voc? encontrar? a letra da m?sica, "Mapa Brasil"). Acesso em 16/08/2012.
V?deo
"Evolu??o do mapa do Brasil " http://www.youtube.com/watch?v=muZkU0lyY-U (Neste v?deo observamos a evolu??o da descoberta territorial do nosso pa?s). Acesso em 16/08/2012.
Professor, disponibilize o poema e fa?a uma leitura juntamente com os alunos.
Paisagens brasileiras
Fim de ano, tempo de viajar,
Pro interior, capital ou pro mar.
Na Amaz?nia, admirando a natureza
Ou ir pra serra ga?cha, curtir as belezas.
H? quem goste de viajar pro exterior,
Mas nada se comprara a viajar pelo Brasil
E conhecer suas belezas mil.
Ir pro sul, ? pra quem gosta de frio,
Quem gosta de calor, pode ir pras belas praias do rio.
Quem adora centro urbano,
Tem que ir a s?o Paulo pelo menos uma vez no ano.
Quem curte paz e tranquilidade, temos a zona rural,
Pra conhecer, uma cultura sem igual.
Pra quem gosta de pescar,
O pantanal ? o melhor lugar.
No norte h? muita coisa por l?,
Como a Amaz?nia, e a festa do boi bumb?.
No nordeste, o sol brilha de mont?o,
E as praias nordestinas s?o a grande atra??o.
No centro oeste temos muito que visitar,
Como Goi?nia, com seu calor estonteante,
Ou Bras?lia , com sua arquitetura marcante.
Nossa fauna ? especial,
Nossa flora ? sem igual.
N?o h? melhor lugar pra viajar,
Pois no Brasil ? onde quero morar.
Fonte: " site de poesias" http://sitedepoesias.com/poesias/66101 Acesso 01/08/2012.
Quest?es para serem discutidas ap?s a leitura do poema.
Agora cada um de voc?s imagine que junto com seus familiares ir? realizar um passeio de f?rias pelo Brasil, escolha uma ou mais regi?es brasileiras citadas no poema e represente por meio de desenhos as cidades e suas caracter?sticas principais.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Viajando pelo Brasil?.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Inicialmente, investigue o que a turma sabe sobre o nosso Brasil, suas regi?es, nome dos estados e capitais e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre esse tema. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto: ?Os Lugares do Brasil: estados e capitais?.
Professor, fa?a uma lista no quadro ou no papel pardo com os alunos destacando o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Veja alguns exemplos:
?
Queremos pesquisar o nome das regi?es do Brasil. |
Queremos aprender o nome dos estados e capitais. |
Para investigarmos a localidade do estado de Minas Gerais. |
Para aprendermos a forma de representa??o do mapa por regi?es. |
?
Professor, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo explicando que em todo Projeto de pesquisa precisamos tra?ar os objetivos que queremos alcan?ar. Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos tra?ados pelos investigadores. Ou se preferir fa?a o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
Em seguida, ? necess?rio construir os Problemas, sobre os quais os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa. Diante de todas as quest?es elaboradas pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses que dever?o sinalizar para as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que ser?o testados por meio da Pesquisa.
N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:
Hip?tese: Regi?o Nordeste
Hip?tese: Regi?o Sudeste
Hip?tese: Acredito que s?o 26 estados e o Distrito Federal cada um com sua capital.
Hip?tese: Em 5 regi?es.
A pr?xima etapa ? esclarecer para os alunos, que para pesquisarem precisam buscar as informa??es sobre o Projeto nas Fontes de Pesquisas, ou seja,? preciso definirem quais os recursos utilizar?o para responderem suas perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, fotografias dentre outras.
Professor, ao realizar uma Pesquisa Cient?fica ? necess?rio o envolvimento dos participantes, tanto na execu??o quanto na elabora??o das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conte?dos. Sugerimos os conte?dos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto, que dever? ser realizado de uma maneira flex?vel. As atividades v?o ocupar v?rias aulas, at? mesmo semanas.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Inicialmente, proponha uma investiga??o para os alunos identificarem o nosso pa?s no mapa ou no globo terrestre.
Professor, leve mapa ou o globo terrestre para os alunos visualizarem se preferir use o laptop Classmate utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou o tablet para fazer uma Pesquisa online acessando os s?tios abaixo:
Explorando os mapas online
"Brasil Regi?es"
http://www.brasilrepublica.com/mapa.htm (Neste s?tio encontra-se o mapa do Brasil dividido por regi?es.). Acesso 08/08/2012.
https://maps.google.com.br/maps?q=mapa+do+brasil&hl=pt-BR&ie=UTF-8 (Neste s?tio encontra-se mapa com escala de sat?lite, onde podemos identificar as regi?es por estados, capitais e at? sua cidade.). Acesso 08/08/2012.
Discuta com a turma as informa??es presentes nos mapas, durante a Pesquisa nos mesmos.
Quest?es para serem discutidas:
Em seguida, organize os alunos para desenharem o mapa do Brasil com as informa??es pesquisadas. Ao terminarem sugira que troquem seus desenhos com outros alunos, para que estes possam analisar os dados e acrescentarem outros de acordo com as suas experi?ncias e conhecimentos sobre o assunto da Pesquisa.
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre o nosso pa?s. O Brasil ? uma Rep?blica Federativa do Brasil organizada politicamente em estados, munic?pios e distritos. Para administrar o pa?s, existe uma divis?o em governos: federal, estadual e municipal.
Os 26 estados brasileiros, al?m do Distrito Federal, comp?em a Rep?blica Federativa do Brasil. Por isto, os estados s?o chamados de Unidades da Federa??o. A sede do governo brasileiro fica em Bras?lia, no Distrito Federal. ? l? que trabalha a Presidenta da Rep?blica. Neste momento ? interessante os alunos identificarem no mapa a cidade de Bras?lia, para isso providencie um mapa que possa ficar exposto na sala de aula.
UM BRASIL DIVIDIDO POR REGI?ES
O Brasil ? um pa?s que apresenta grande extens?o territorial, diversidade de paisagens naturais e de aspectos sociais, econ?micos e culturais. Por causa dessa grande diversidade e para auxiliar na administra??o do pa?s, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica IBGE dividiu o Brasil em 5 ( cinco) regi?es: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Para dividir o Brasil em 5 (cinco) regi?es, o IBGE agrupou os Estados com caracter?sticas naturais semelhantes, tais como relevo, clima, vegeta??o e hidrografia. Tamb?m os estados com caracter?sticas sociais e econ?micas parecidas.
CARVALHO, Aloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli Angelo. Cole??o Verso e reverso ? Geografia 5? Ano Ensino Fundamental. 3. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011. p. 105.
Interpretando o mapa
? importante que os alunos identifiquem as regi?es brasileiras, os estados e as capitais no mapa, a partir da interpreta??o dos mesmos. Para isso, proponha uma observa??o com a turma sobre os seguintes pontos:
Agora, proponha que os alunos executem, por escrito, as atividades abaixo.
Observe o mapa do Brasil e fa?a o que se pede:
" Brasil" http://www.portalbrasil.net/brasil.htm Acesso em 05/08/2012.
1- Escreva os nomes dos estados que comp?em as regi?es brasileiras, se orientando pela legenda do mapa BRASIL Pol?tico.
Regi?o Norte
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Regi?o Nordeste
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Regi?o Sudeste
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Regi?o Sul
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Regi?o Centro-Oeste
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Responda:
?
a) Qual ? o nome oficial do nosso pa?s?
_____________________________________________________________
b) Qual o nome da capital do Brasil? Em qual estado ela est? localizada?
_____________________________________________________________
c) Quantos estados t?m o nosso pa?s?
_____________________________________________________________
3- Escolha cinco estados do Brasil e escreva os seus nomes e das suas capitais.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4 - Utilize as palavras abaixo, para completar os espa?os em branco nas frases.
?
Equador ? Amazonas ? Rio Grande do Sul ? Brasil ? Aracaju ? Chile ? Mato Grosso do Sul ? Goi?s ? Sul
?
a) O ___________________ ? o maior pa?s da Am?rica do Sul.
b) Os pa?ses que n?o se limitam com o Brasil, na Am?rica do Sul, s?o _________________ e ______________________.
c) A capital do estado de Sergipe ? ______________________.
d) O maior estado brasileiro ? o ______________________.
?
e) Os estados de Mato Grosso, ______________________ e ______________________, formam a regi?o Centro-Oeste do Brasil.
f) Paran?, Santa Catarina e ______________________ formam a regi?o ______________ do Brasil.
6 - Pinte no mapa abaixo, de azul o estado em que voc? vive e de amarelo o estado onde se localiza a capital do Brasil.
?
Fonte: Acervo da autora
a) Escreva os nomes dos estados vizinhos ao estado em que voc?s mora.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b) Qual o nome da capital do seu estado?
________________________________________________________________________________
Fa?a uma Pesquisa, com a ajuda dos seus familiares, utilizando internet, enciclop?dias ou livros, sobre o nome dos estados, suas capitais e sigla e preencha o quadro abaixo, conforme o modelo.
?
Estados |
Capitais |
Sigla |
Minas Gerais |
Belo Horizonte |
MG |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Acervo da autora
O quadro poder? ser registrado no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, elabore juntamente com os alunos um quadro conclusivo, contendo as informa??es pesquisadas sobre os nomes dos estados, das capitais e siglas. Utilize cartolina ou folha de papel A3, canetinhas, l?pis de cor ou giz de cera. N?o se esque?a de construir uma legenda para identificar as regi?es brasileiras. Depois, exponha na pr?pria sala de aula.
BRINCANDO E APRENDENDO COM OS JOGOS
Professor, segue abaixo algumas sugest?es de jogos para realizar e construir com a turma.
JOGOS ONLINE
O Papagaio Brasil precisa da sua ajuda. Ele conhece todo o territ?rio brasileiro e seu grande sonho ? voar at? as estrelas. Mas, antes de gui?-lo, voc? ter? que ganhar sua confian?a, acertando os nomes das capitais de alguns estados brasileiros e onde eles se localizam.
"Escola Games Papagaio Brasil" http://www.escolagames.com.br/jogos/papagaioBrasil/ Acesso 10/08/2012.
Solicite que os alunos acessem os jogos online sugeridos para aprenderem brincando, utilizando o laptop Classmate, atrav?s do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou o tablet.
JOGO DA MEM?RIA
Nesse jogo ? s? clicar nas cartas e encontrar os pares correspondentes. Voc? poder? jogar em dupla.
" Estados e Capitais" http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=191 Acesso 10/08/2012.
Jogo da mem?ria
Professor, confeccione junto com os alunos o jogo da mem?ria. Para isso utilize papel cart?o ou cartolina, pe?a aos alunos que desenhem com r?gua em folha de papel A4, 27 ret?ngulos com 10 cm de comprimento por 5 cm de largura e que depois escolham uma cor de l?pis de cor e escrevam os nomes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Em seguida, escolham outra cor de l?pis para escreverem o nome das respectivas capitais. Quando toda a turma terminar ? s? formar as duplas e iniciar o jogo.
Domin? Estados e Capitais
Construa com os alunos um domin? usando papel?o ou papel cart?o da seguinte forma:
1 - Desenhe com r?gua em folha de papel A4, 27 ret?ngulos com 10 cm de comprimento por 5 cm de largura. Fa?a a divis?o do ret?ngulo ao meio como em uma pe?a de domin? convencional.
2 - Com os ret?ngulos prontos, proponha que os alunos escrevam o nome dos Estados e do Distrito Federal em um dos lados do domin?. Em seguida, no lado do domin? que ficou em branco escrever o nome das capitais. N?o se esque?a de informar aos alunos, que eles n?o devem escrever o nome da capital na mesma pe?a onde est? o Estado correspondente.
3 - Proponha que os alunos recortem os ret?ngulos (domin?s j? prontos) e colem no papel cart?o ou papel?o. Recortem novamente os ret?ngulos e est? pronto o Domin?.
Os alunos poder?o brincar em grupos de at? 4 pessoas. Inicialmente permita que consultem o mapa do Brasil, com o tempo ele n?o ser? mais necess?rio porque os alunos j? ter?o memorizado os estados e suas respectivas capitais.
"Vamos jogar? Geografia/4? Ano" http://valr2.blogspot.com.br/2010/07/vamos-jogar-geografia4-ano.html Acesso 10/08/2012.
Professor, segue alguns s?tios em que voc? poder? encontrar atividades extras para a turma, caso sinta necessidade de complementar o conte?do trabalhado.
http://marilda-cantinhodasatividades.blogspot.com.br/2011/03/atividades-geografia.html acesso 10/08/2012 (Neste Blog existem atividades de acordo com as caracter?sticas das regi?es do pa?s.). Acesso 10/08/2012.
http://pt.scribd.com/doc/65138928/Atividade-de-Geografia-mapa-para-teste-5%C2%BA-ano ( Neste Blog voc? encontrar? atividades de interpreta??o de mapas.). Acesso 10/08/2012.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INVESTIGANDO REGI?ES BRASILEIRAS
O Brasil ? um pa?s muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As dan?as populares s?o t?picas de cada lugar, assim como as comidas, as m?sicas e as atividades econ?micas. ?s vezes a pr?pria l?ngua ? t?o diferente que n?o entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regi?es.
As diferen?as dentro do nosso territ?rio s?o muitas. Quando olhamos para dentro de nosso pa?s, vemos que alguns lugares s?o mais povoados do que outros. H? ?reas com mais pessoas morando em cidades, em outras ?reas h? mais pessoas morando no campo. Em algumas cidades h? mais escolas e hospitais. Ent?o, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso pa?s, o territ?rio foi dividido em cinco Grandes Regi?es: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=11 Acesso 01/08/2012.
Professor, apresente aos alunos algumas caracter?sticas territoriais: aspectos sociais, naturais, econ?micos e culturais. Veja a sugest?o abaixo:
S?O PAULO: METR?POLE DAS METR?POLES
S?o Paulo ? a capital do estado com o mesmo nome, economicamente ? o mais rico do pa?s. Ela representa servi?os e tecnologias t?o avan?adas, que por isso ? chamada tamb?m de ?cidade mundial?.
P?tio do Col?gio, Museu Anchieta, no centro da cidade S?o Paulo ? a cidade mais rica do Brasil (foto de 2002)
de S?o Paulo (foto de 2002)
Fonte: CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli ?ngelo. Cole??o Verso e reverso ? Geografia 5? Ano Ensino Fundamental. 3. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011. p. 97.
RIO DE JANEIRO: CIDADE MARAVILHOSA
A cidade Rio de Janeiro ? a capital do estado do Rio de Janeiro e tem um dos grandes portos brasileiros. ? centro da segunda maior regi?o metropolitana do Brasil, com seu importante com?rcio e sua ind?stria.
Igreja da Candel?ria, no centro da cidade do Rio de Janeiro. (foto de 2003)
Igreja da Candel?ria, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro ? uma cidade famosa por suas lindas paisagens tur?sticas.
(foto de 2003) (foto de 2003)
CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli ?ngelo. Cole??o Verso e reverso ? Geografia 5? Ano Ensino Fundamental. 3. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011 p. 98.
SALVADOR: A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL
A cidade de Salvador apresenta uma caracter?stica que a torna especial. Por causa do relevo e da forma como foi sendo povoada, uma parte da cidade ? chamada cidade ?alta? e a outra cidade ?baixa?.
O Pelourinho ? um dos pontos tur?sticos mais visitados Cidade alta e cidade baixa de Salvador, na Bahia
em Salvador, na Bahia. (foto de 2001) com destaque para o Elevador Lacerda. (foto de 2002)
CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli ?ngelo. Cole??o Verso e reverso ? Geografia 5? Ano Ensino Fundamental. 3. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011. p.101.
BRAS?LIA: A CAPITAL DAS CAPITAIS
Bras?lia ? considerada uma das cidades mais modernas e arrojadas do mundo. Ela ? diferente, pois ? uma cidade planejada.
Bras?lia foi fundada em 21 de abril de 1960 para ser a nova capital do Brasil. Na foto, podemos observar o Congresso Nacional e a pra?a dos Tr?s Poderes (foto de 2009).
CARVALHO, Paloma Fernandes; SCARLATO, Francisco Capuano; FURLAN, Sueli ?ngelo. Cole??o Verso e reverso ? Geografia 5? Ano Ensino Fundamental. 3. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011. p.103.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma em grupos de trabalho e solicite uma Pesquisa, onde cada grupo ficar? respons?vel em escolher uma das regi?es brasileiras para investigar caracter?sticas naturais, econ?micas e culturais e outras curiosidades que acharem interessantes.
Essa Pesquisa poder? ser feita em livros, revistas, enciclop?dias e na internet.
Pe?a que os alunos acessem os s?tios sugeridos no laptop Classmate, utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou no tablet.
Regi?o Norte
"A Regi?o Norte" http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-norte.htm (Neste s?tio voc? encontrar? caracter?sticas da maior regi?o brasileira, aspectos econ?micos.). Acesso 10/08/2012.
"Aspectos Culturais da Regi?o Norte" http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm (Neste s?tio voc? encontrar? os aspectos culturais da regi?o.). Acesso 10/08/2012.
"Rios Amaz?nicos: principais vias de transporte" http://www.brasilescola.com/brasil/rios-amazonicos-principais-vias-transporte.htm (Este s?tio traz informa??es sobre os rios amaz?nicos: principais vias de transporte.). Acesso 10/08/2012.
Regi?o Nordeste
"A Regi?o Nordeste" http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm (Neste texto voc? encontra caracter?sticas f?sicas, socioecon?micas, agricultura, turismo.). Acesso 10/08/2012.
"A Seca no Nordeste" http://www.brasilescola.com/brasil/a-seca-no-nordeste.htm (Este texto aborda sobre a incid?ncia da seca nessa regi?o do pa?s, da sua vegeta??o, dos rios tempor?rios e sazonais.). Acesso 10/08/2012
"Aspectos Culturais da Regi?o Nordeste" http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm (Com esse texto podemos aprender elementos culturais, festas comemorativas, dan?as folcl?ricas, literatura de Cordel e culin?ria.). Acesso 10/08/2012.
Regi?o Centro-Oeste
"Aspectos Culturais da Regi?o Centro-Oeste"http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-centrooeste.htm (Este o texto comenta sobre a diversifica??o da cultura dessa regi?o, os eventos culturais, dan?as ind?genas, artesanato, manifesta??es culturais.). Acesso 10/08/2012.
Regi?o Sudeste
"Aspectos Culturais da Regi?o Sudeste"http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-sudeste.htm (Nesse s?tio encontram-se aspectos culturais da regi?o sudeste, manifesta??es culturais e o prato t?pico dessa regi?o.). Acesso 10/08/2012.
"Industrializa??o da Regi?o Sudeste" http://www.brasilescola.com/brasil/industrializacao-regiao-sudeste.htm (Nesse s?tio encontram-se aspectos econ?micos.). Acesso 10/08/2012.
Regi?o Sul
" S?o Paulo: a cidade de S?o Paulo" http://www.brasilescola.com/brasil/saopaulo.htm (Este o texto comenta sobre a cidade de S?o Paulo , com?rcio, agricultura, pecu?ria, importa??o e exporta??o de produtos). Acesso 10/08/2012.
Ap?s a Pesquisa organize com os alunos um ?lbum de imagens e textos sobre essas regi?es.
Para produzir os textos utilizem o laptop Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto) ou o tablet.
Professor, ? importante a apresenta??o dos textos produzidos para os pr?prios alunos. Portanto, crie um momento para dialogar sobre essas informa??es pesquisadas na sala de aula e fazer as corre??es necess?rias.
Para a ilustra??o do ?lbum, solicite que em grupos os alunos representem cada regi?o do Brasil de diversas formas art?sticas: com colagens de sementes; pap?is picados (papel crepom); colagem de retalhos em tecido; pintura a dedo; colagens com forminhas de doces ou massinha de modelar.
Se preferir voc?s poder?o utilizar o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Descobrindo os segredos do Brasil".
Cada grupo escolhe a sua regi?o para a ilustra??o art?stica e a produ??o do texto coletivo.
Fonte: Acervo da autora
N?o se esque?a de divulgar os textos coletivos constru?dos pelos alunos para toda a comunidade escolar, em forma de cartazes, Blog, F?rum e at? na r?dio da escola.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, voc? tamb?m poder? criar com os alunos, um "Quiz" (perguntas e respostas sobre o que aprenderem com o Projeto) para concluir o Projeto. Abaixo segue o s?tio com exemplos de "Quiz":
1- Qual a capital do estado Sergipe?
( ) S?o Paulo
( ) Manaus
( ) Macei?
( ) Nenhuma das alternativas
( ) Cuiab?
2 - Quais as capitais dos estados Rio Grande do Norte e Par??
( ) Campo Grande e Aracaju
( ) Bel?m e Natal
( ) Salvador e Porto Velho
( ) Rio Branco e Fortaleza
( ) Natal e Bel?m
3 - Qual a sigla do estado Roraima?
( ) RO
( ) BA
( ) RR
( ) AP
( ) RN
http://rachacuca.com.br/quiz/17564/brasil-siglas-estados-estatisticas-e-capitais/ Acesso 10/08/2012.
Professor, organize a turma em grupos pequenos para elaborarem um "Quiz" sobre as regi?es brasileiras, os estados e suas capitais, e outras curiosidades que descobriram. Depois, sugira que troquem seus "Quiz" com outros grupos, para que possam analisar e responder. Caso sua turma esteja registrando as informa??es coletadas em Blog, Wiki ou F?rum, promova um campeonato de "Quiz" com outros alunos por meio de um interc?mbio.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es ?s quais os alunos chegaram, seja por meio de texto individual ou coletivo. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim dos alunos as comprovarem ou refutarem, respondendo seu questionamento inicial. ? importante destacar na constru??o do texto final da Pesquisa, os conhecimentos adquiridos com o tema estudado, a participa??o dos pesquisadores e a compreens?o dos processos da Pesquisa.
Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma. Elabore o convite com os alunos, agende a data, hor?rios e providencie os materiais que julgar necess?rios.
Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de colocar o dia, hor?rio e local da apresenta??o. Imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribu?dos para a comunidade escolar.
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize com os alunos o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.
Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma ser? mais produtiva e que despertar? maior interesse.
Os alunos poder?o construir slides usando PowerPoint, contendo as informa??es e dados coletados na Pesquisa. Veja como criar os slides nos s?tios:
http://www.youtube.com/watch?v=8cw6-RIOH80 (O v?deo apresenta os passos para a cria??o de uma apresenta??o no PowerPoint.). Acesso 10/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint ? 1? Aula (Este ? a primeiro v?deo aula de um total de 12 v?deos aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).
Logo ap?s, no dia posterior, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim, suas descobertas sobre ?Os Lugares do Brasil: estados e capitais?.
Sugest?es de links para os alunos:
http://www.viajandoblog.com/post/3715/os-10-lugares-mais-fantasticos-do-brasil (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre as regi?es mais lindas do nosso pa?s). Acesso 10/08/2012.
Sugest?es de links para os professores:
http://atividadesescolaresonline.blogspot.com.br/2011/05/atividades-de-geografia-mapa-politico.html ( Neste blog voc? encontrar? sugest?es de atividades complementares, mapas sobre as regi?es do Brasil). Acesso10/08/2012.
http://pt.scribd.com/doc/65138928/Atividade-de-Geografia-mapa-para-teste-5%C2%BA-ano (neste s?tio voc? encontrar? atividades de interpreta??o do mapa do Brasil). Acesso10/08/2012.
Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:
Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cient?fica e se, reconheceram o pa?s em que vivem, seus diferentes espa?os e localiza??o geogr?fica; identificaram os nomes dos estados e suas capitais; produziram mapas ou roteiros simples de acordo com as caracter?sticas da linguagem cartogr?fica; e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.