Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meios de comunica??o: conectando com pessoas UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Pontua??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Tempo cronol?gico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer algumas formas de comunica??o interpessoal: carta, tel?grafo, mensagens eletr?nicas;
  • Identificar semelhan?as e diferen?as entre os meios de comunica??o;
  • Compreender as viv?ncias das pessoas em rela??o aos meios de comunica??o em diferentes tempos e identificar algumas mudan?as e perman?ncias;
  • Reconhecer caracter?sticas internas e usos de diferentes meios de comunica??o e informa??o dispon?veis no mundo atual;
  • Compreender a import?ncia dos meios de comunica??o;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
  • Interagir com os pares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 660 minutos ? 11 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios dos alunos. Ela permitir? que eles ativem suas representa??es sociais, identificando os meios de comunica??o que j? conhecem e algumas caracter?sticas do uso di?rio, ampliando seus conhecimentos acerca dos meios de comunica??o no cotidiano. Por?m, n?o basta apenas conversar com os alunos e ver o que eles j? sabem sobre o assunto ? preciso propor situa??es problema, que fa?am com que os mesmos utilizem o conhecimento j? adquirido para resolver tais situa??es. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

A discuss?o sobre meios de comunica??o ao longo da hist?ria ? uma oportunidade de retomar diversos conte?dos relacionados ? Hist?ria, Geografia, Matem?tica, Artes, L?ngua Portuguesa, Filosofia, dentre outros. Tamb?m ? um conte?do que poder? trabalhar g?neros textuais envolvidos na comunica??o por meio de carta, e-mail, telefone e ?udio confer?ncia. Al?m de um rico instrumento para desenvolver nos alunos habilidades de leitura, escrita, oralidade e comunica??o gestual.

Este ? um assunto que ser? enriquecido por meio de pesquisas e quest?es tamb?m trazidas pelos alunos. Procure sempre partir dos conhecimentos que eles j? possuem a respeito do tema a ser desenvolvido. As atividades propostas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop do Projeto UCA, conectado ? internet e do tablet.

Professor, como se trata de um trabalho de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:

http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf.  Como ensinar por meio da Pesquisa. (Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conte?dos do curr?culo, enquanto se tornam estudantes aut?nomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa Pesquisa Escolar).

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Inicia??o Cient?fica nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental. (Este texto descreve os caminhos para a Inicia??o Cient?fica: observar, registrar e comprovar hip?teses sem simplificar a linguagem nem infantilizar.).

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1948_1956.pdf A import?ncia da Pesquisa como princ?pio educativo na atua??o pedag?gica de professores de Educa??o Infantil e Ensino Fundamental. (Trata da Pesquisa como princ?pio educativo na forma??o e atua??o pedag?gica de professores de Educa??o Infantil e Ensino Fundamental). (Acessados em 07/08/2012).

Para conhecer alguns Projetos que est?o sendo desenvolvidos com alunos de diferentes n?veis de ensino voc? poder? utilizar o s?tio: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=821 Cole??o de aulas: Como as crian?as de Educa??o Infantil podem desenvolver pesquisas constituindo sua capacidade investigativa? (Acesso em 08/08/2012).

 1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, verifique o que os alunos conhecem sobre os meios de comunica??o. Isto poder? ser feito com os seguintes questionamentos:

  • O que s?o meios de comunica??o?
  • Ser? que em outros tempos os meios de comunica??o eram diferentes?
  • Como ser? que os homens das cavernas se comunicavam?
  • Qual foi o primeiro meio de comunica??o que possibilitou a comunica??o entre pessoas de diferentes cidades, estados e pa?ses?

Ap?s o di?logo inicial, oriente coletivamente a observa??o das imagens: 

Comunicacaohttp://gina7777.on.nation2.com/index.php?page=1955551611

  COMUNICACAO http://ejaestudando.blogspot.com.br/2010/05/meios-de-comunicacao.html  (Acessados em 07/08/2012).

LEITURA E DISCUSS?O DE CENAS

Ap?s a apresenta??o das imagens, estabele?a um di?logo para interpret?-las. Se preferir voc? poder? solicitar que os alunos acessem os s?tios sugeridos em seus laptops, por meio do Programa Mozilla Firefox  ou pelos tablets.

Comece indagando:

  • O que voc?s est?o vendo em cada imagem apresentada?
  • Qual ? o assunto dessas imagens?
  • Al?m dos meios de comunica??o que aparecem nas imagens, que outros voc?s conhecem?
  • Quais desses meios de comunica??o voc?s j? utilizaram? Qual/ais voc?s mais utilizam no dia a dia?
  • Como funcionam esses meios de comunica??o?
  • Como as pessoas se comunicavam antes da inven??o do r?dio, da televis?o, do telefone e do computador? 

Ou?a todos os depoimentos e ressalte que nas pr?ximas aulas ir?o aprofundar um pouco mais sobre o tema. Solicite que pensem e registrem suas indaga??es a respeito da tem?tica, pois nosso intuito ? buscar respostas ampliando os conhecimentos sobre os meios de comunica??o. Depois proponha a seguinte tarefa de casa.

  COMUNICACAO 

Convide seus familiares e/ou vizinhos para ajud?-lo a pensar sobre os meios de comunica??o de hoje e de outras ?pocas. Estabele?a um di?logo com eles e tente responder as quest?es que voc? ir? registrar abaixo.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. (Professor, registre na lousa as perguntas e pe?a para os alunos copiarem. Se voc? n?o quiser utilizar a tecnologia, poder? fazer o registro no caderno de L?ngua Portuguesa, de Hist?ria ou de outro componente curricular que voc? eleger para realiza??o do estudo em quest?o).

  1. Escreva os nomes dos meios de comunica??o que voc? conhece.
  2. Quais deles est?o presentes no seu dia a dia e de seus familiares?
  3. Qual/is o/s meio/s de comunica??o que seus pais e av?s utilizava/m com mais frequ?ncia quando tinha a mesma idade que voc? tem hoje?
  4. Pergunte a seus familiares se algu?m tem alguma hist?ria sobre cartas ou bilhetes para contar.
  5. Na ?poca de hoje, al?m de cartas, telegramas e telefonemas, que outros meios de comunica??o utilizamos para nos comunicar?
  6. H? semelhan?as das mensagens eletr?nicas (e-mails, torpedos, bips) com as cartas e telegramas antigos? Qual?
  7. H? diferen?a? Qual?
  8. Voc? acha que as pessoas perderam o h?bito de escrever cartas longas e cheias de detalhes? Por qu??
  9. Registre uma indaga??o que voc? gostaria de pesquisar sobre a tem?tica:  ?Meios de comunica??o: conectando pessoas?
  10. Procure em revistas, jornais, panfletos de propagandas, dentre outros, imagens de objetos que indicam meios de comunica??o. Recorte-os e traga para sala de aula, n?o cole, iremos utilizar em momento oportuno.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop ou o tablet, providencie a impress?o da mesma.

Organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participa??o de todos expondo o resultado da atividade de tarefa de casa.

As perguntas e respostas poder?o ser expostas em um mural na sala de aula.

Ao final das exposi??es pergunte aos alunos o que foi poss?vel aprender. Destaque que osmeios de comunica??o v?m passando por inova??es tecnol?gicas de forma acelerada, mudando de forma significativa a velocidade e o volume das mensagens emitidas e recebidas entre diferentes pessoas, grupos e lugares. Por?m, em cada ?poca o tipo de comunica??o deve ser valorizado, por exemplo, as cartas enviadas para as pessoas que viviam em locais distantes eram transportadas por carruagens, barcos ou navios e demoravam muito tempo para chegarem ao destino. E que, na vida social das pessoas, h? desigualdades de acesso a esses recursos, n?o s?o todas as fam?lias que t?m poder aquisitivo de possuir os meios de comunica??o de hoje. Desta forma, possuir um telefone ou utilizar correios eletr?nicos n?o acaba com a necessidade de contato pessoal e direto das pessoas.

Professor, solicite que os alunos leiam a pergunta que gostariam de pesquisar. Digite-as e posteriormente afixe-as no mural da sala de aula ou pe?a que registrem no caderno.

Para finalizar esta etapa, solicite que os alunos acessem os s?tios a seguir, por meio deles poder?o ver o desenvolvimento dos meios de comunica??o.

Se preferir agende um hor?rio no Laborat?rio de Inform?tica ou utilize o Data Show. (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento dos v?deos para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.). 

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-comunicacao.html Anima??o Infantil sobre Meios de Comunica??o. (Trata da linha do tempo dos meios de comunica??o, come?a registrando a escrita cuneiforme at? 2007, uso do Iphone.).

http://www.youtube.com/watch?v=EiecDnMBPJc&feature=related. Hist?ria da comunica??o atrav?s dos tempos. (Conta a hist?ria da comunica??o deste os prim?rdios at? os dias de hoje.). 

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/historia-da-internet.html. Hist?ria da Internet (Anima??o infantil). (Acessados em 08/08/2012).

SOLFONTENATURALEXPLORANDO OS V?DEOS

Fonte da imagem:  http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/  (Acesso em 11/08/2012).

Professor, o trabalho a ser realizado ap?s cada v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma, ap?s assistirem ao v?deo. Como ele tem curta dura??o ser? poss?vel analis?-lo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • O que cada aluno achou do v?deo;
  • Quais foram os sentimentos em rela??o ?s cenas vistas;
  • Qual/is tipo/s de comunica??o foram observados no v?deo;
  • O que mais chamou a aten??o.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha ? turma que se organize em pequenos grupos, com aproximadamente tr?s ou quatro alunos, para a elabora??o de um painel com as imagens que foram solicitadas na primeira atividade desta aula.

Eles dever?o colar as imagens escrevendo o t?tulo e as legendas.

Poder?o ainda, registrar informa??es sobre os meios de comunica??o utilizados. Para isto voc? dever? sugerir que acessem no tablet ou no laptop Classmate, s?tios que enrique?am as pesquisas. Vejam algumas sugest?es:

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/10-marco-dia-do-telefone.html Informa??es sobre telefone.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/11-agosto-dia-da-televisao.html Informa??es sobre televis?o.

http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao-radio.html R?dio.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/15-agosto-dia-da-informatica.html. Computador.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/17-maio-dia-internacional-das-telecomunicacoes.html. Dia internacional das telecomunica??es. (Acessados em 08/08/2012).

Os trabalhos devem ser expostos no mural, para aprecia??o dos demais funcion?rios e alunos da escola.

  COMUNICACAOUTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS

Sugerimos a constru??o um Blog com a turma, com o objetivo de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para apresentarem ? toda comunidade escolar e tamb?m outras pessoas que se interessarem pelo tema. Os acordos sobre o que postar e as responsabilidades de cada um devem ser feitos antecipadamente, com a sua media??o.

Para a constru??o de um Blog, a primeira atividade, pode ser a de Pesquisa navegando na Internet sobre alguns Blogs existentes. Cada grupo faz o levantamento de nomes, dos conte?dos e do formato dos Blogs visitados. Em seguida cada grupo poder? escolher um ?Blogueiro?, autor de um Blog, e fazer uma entrevista, para satisfazer curiosidades e aprender mais sobre o g?nero. Depois de realizada a entrevista, cada grupo deve relatar as descobertas para os demais grupos. Quando todas as apresenta??es tiverem sido encerradas ? s? planejar e executar o Blog da turma.

Sendo assim convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Vamos criar um blog da turma?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Criando um Blog. 

Voc? tamb?m poder? utilizar os v?deos aulas postados nos s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel de seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - Aula 1 (Curso b?sico de cria??o de Blogs, esta aula ? sobre os conceitos b?sicos: Blogs, Flogs e Vlogs.).

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY.Curso de Blogs - Aula 2 (Cria??o da conta no Blogger passo a passo, veja como criar o seu Blog). (Acessados em 07/08/2012).

Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizarem passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que eles percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.

Observa??o: Se voc? quiser, poder? selecionar outras ferramentas da Web, como Blogs, Wikis, F?runs, Podcast, Comunidades, entre outros, para trabalhar com seus alunos. Veja instru??es de como utiliz?-las nos registros do s?tio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso em 07/08/2012).

Sugerimos ainda que voc? produza com alunos um Jornal Escolar, desta forma poder? divulgar os conhecimentos adquiridos nas diferentes ?reas. Acesse os s?tios a seguir e  ter? informa??es de como produzir um jornal e quais as vantagens de us?-lo na sala de aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809. Professor d? dicas de como fazer e usar um jornal na escola.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=269. Lista de aulas na Cole??o Jornal na sala de aula. (Nesta cole??o o objetivo ? trazer o jornal para a sala de aula para que os alunos tomem consci?ncia da realidade, seus fatos, falem sobre eles, opinem e criem uma nova realidade para o mundo em que vivem.).

http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar. Projeto Pedag?gico: Jornal da escola: tudo de bom! (Explica etapas de como criar um Jornal Escolar.).

http://jornalescola.blogspot.com.br/.Jornal Escolar. ( Este Blog tem como objetivo orientar para constru??o de um Jornal Escolar.). (Acessados em 07/08/2012).

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha aos alunos que fa?am a leitura da letra da m?sica ?Pela Internet?, de Gilberto Gil. Pode ser encontrada no CD Quanta, 1997, ou no s?tio http://letras.mus.br/gilberto-gil/68924/. Para ouvir a m?sica acesse http://www.youtube.com/watch?v=628zOWAy64g&feature=related ou http://www.gilbertogil.com.br/sec_musica.php?page=4. (Acesso em 07/08/2012).

Fa?a uma sondagem para verificar se os alunos conhecem o cantor. Ou?a seus coment?rios e em seguida apresente-o por meio de sua biografia, dispon?vel em http://educacao.uol.com.br/biografias/gilberto-gil.jhtm. (Acesso em 07/08/2012).

Leia o texto, ou?a a m?sica e discuta com a turma o significado das palavras do mundo do computador.

Pergunte aos alunos se lendo cada palavra, foi poss?vel entender o significado de cada uma delas. Dependendo da realidade dos alunos em rela??o ao uso do computador, palavras como site, link, home page, gigabytes podem ser desconhecidas. Caso isso aconte?a, indique que conversem com pessoas que utilizam computador, pesquisem em dicion?rios, em revistas ou na pr?pria Internet, anotando essas palavras novas e os seus significados. As v?rias pesquisas individuais ou em pequenos grupos dever?o ser reunidas no gloss?rio da turma, em painel na sala de aula, que servir? como apoio para conectarem a linguagem da rede mundial de computadores.

Os alunos poder?o ler o texto e ouvir a m?sica utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo.  (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento do texto para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes ao conte?do trabalhado). 

Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o da m?sica.

Pela Internet (Gilberto Gil)      http://www.gilbertogil.com.br/sec_musica.php?page=4. (Acesso em 07/08/2012).

Fazer minha home page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomar?
Que leve um oriki do meu velho orix?
Ao porto de um disquete de um micro em Taip?

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomar?
Que leve meu e-mail at? Calcut?
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet 
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Macmil?cia de Mil?o
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um v?rus pra atacar programas no Jap?o

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gab?o
Que o chefe da pol?cia carioca avisa pelo celular
Que l? na pra?a Onze tem um v?deop?quer para se jogar

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

      COMUNICACAO  

Retome com os alunos os diferentes meios de comunica??o interpessoal utilizados por eles. Em seguida divida a turma em grupos e d? a seguinte tarefa:

 Enviando mensagem...

  • Cada grupo ficar? respons?vel por um dos seguintes meios de comunica??o: telegrama, carta, bilhete, torpedos e e-mail.
  • O grupo dever? enviar uma mensagem a uma pessoa de cada um dos demais grupos utilizando seu meio de comunica??o.
  • Os grupos devem confrontar as mensagens recebidas, identificando suas semelhan?as e diferen?as.
  • Cada grupo dever? apresentar as mensagens recebidas e suas conclus?es.

Professor, avalie este momento, perguntando aos alunos o que acharam e o que foi poss?vel aprender.

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es para responder as quest?es elaboradas durante a realiza??o da primeira atividade deste planejamento e que ainda n?o foi poss?vel responder. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicion?rio, fotografias, entrevistas, v?deos, m?sicas, dentre outros. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias.

Para a realiza??o da Pesquisa em sala de aula voc? dever? providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poder? utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que ? fundamental organizar com a turma uma lista de refer?ncias bibliogr?ficas, contendo os materiais utilizados ao longo da Pesquisa.

Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio sugerido abaixo, para lerem o texto: ?Especial meios de comunica??o para crian?as?. Dispon?vel em http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html.  (Acesso em 07/08/2012).

Os alunos poder?o ler o texto utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Caso os alunos possuam tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo.  (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento do texto para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.). 

SOLFONTENATURALExplorando o texto online

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada ap?s a leitura pelos alunos ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • Por que a comunica??o ? essencial em nossas vidas?
  • De que forma os homens das cavernas se comunicavam?
  • Quais fatos fizeram surgir  jornais, livros e revistas?
  • Como as pessoas portadoras de necessidades especiais (defici?ncia visual ou auditiva) se comunicam?
  • Voc?s acreditam que quando surge um novo meio de comunica??o os demais podem desaparecer?
  • O que foi poss?vel descobrir?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Ou?a o retorno dos questionamentos, fa?a interven??es quando necess?rio, formule novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o dos textos.

7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURAL Elaborando uma linha de tempo

Agora que os alunos j? vivenciaram v?rios momentos nos quais foi poss?vel conhecer dados sobre a evolu??o dos meios de comunica??o, convide-os a organizarem uma linha de tempo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para que eles conhe?am como prepar?-la:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236.  Criando uma Linha do Tempo com o aux?lio das TICs (Tecnologias da Informa??o e da Comunica??o.).

http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com.br/2010/11/como-fazer-uma-linha-do-tempo.html. Como fazer uma linha de tempo. (Acessados em 07/08/2012).

Organize com a turma um painel coletivo indicando a evolu??o dos meios de comunica??o. Neste momento poder?o ser utilizadas as imagens ou apenas os nomes. Sempre que necess?rio recorra ?s anota??es. Ao concluir verifique se os dados est?o corretos.

Para finalizar este momento assista com os alunos o v?deo de anima??o infantil:  ?Linha do tempo dos meios de comunica??o?. Dispon?vel em http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/meios-de-comunicacao.html.  (Acesso em 08/08/2012).

Compare o painel confeccionado com os dados apresentados no v?deo. Em seguida, divida a turma em duplas e solicite que cada uma delas escolha um meio de comunica??o que gostaria de pesquisar. Depois de escolhido ter?o como objetivo descobrir qual ? o modelo mais antigo e o mais atual. Nesta linha do tempo ser? necess?rio inserir imagens, seja de recorte ou desenhado por eles.

Ao finalizar os trabalhos, cada grupo dever? apresentar a sua produ??o aos demais colegas. Divulgue-os por meio do Blog e do Jornal Escolar.

8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURALConversando sobre as mudan?as nos meios de comunica??o...

Para que os alunos compreendam as viv?ncias das pessoas em rela??o aos meios de comunica??o em diferentes tempos e identifique algumas mudan?as e perman?ncias, providencie alguns slides e apresente-os por meio de di?logo. Voc? poder? abordar os seguintes conte?dos sobre o telefone:

  • Quando come?ou a ser utilizado no Brasil;
  • Como eram os aparelhos telef?nicos;
  • Para que servia a manivela;
  • A fun??o da telefonista;
  • Principal problema deste meio de comunica??o;
  • A fun??o dos telefones p?blicos;
  • Como s?o os telefones para portadores de necessidades especiais;
  • Chegada do telefone celular no Brasil;
  • Tipos de telefones.

Informe aos alunos quais eram os personagens e as a??es envolvidas num telefonema acerca de cem anos. Primeiramente explore os conhecimentos que os alunos t?m sobre o significado das palavras: Emissor e Receptor:

Emissor da chamada: girar a manivela e pedir a liga??o para a telefonista. (Apresente o aparelho usado nesta a??o.).

Telefonista: receber a chamada do emissor e transmitir ao receptor.

Receptor: receber a chamada da telefonista e depois conversar com o receptor.

Tempo de dura??o: grande, por exemplo, a tarde toda.

Professor, se preferir voc? poder? transformar esta atividade em Pesquisa a ser realizada individualmente ou em pequenos grupos.

 Sugest?es de imagens:

COMUNICACAO Circula??o de not?cias por meio de conversas

http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/tag/forum-carajas/

COMUNICACAO Not?cias transmitidas por meio dos pasquins (pap?is colados em pra?as, pontes, chafariz)  http://domacedo.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html

COMUNICACAO Circula??o dos primeiros jornais  http://midiacwb.com.br/circulacao-de-jornais-cresce-35-em-2011/

COMUNICACAOProgramas de r?dio (As emissoras de r?dio transmitiam diferentes tipos de programas: radionovelas, notici?rios, musicais, humor?sticos, transmiss?es esportivas.) http://blog.clickgratis.com.br/allradio/332817/O+mundo+e+o+r%E1dio..html

 COMUNICACAOTelevis?o http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/invenctelevisao.htm

  COMUNICACAOTelefone  http://telephonetlm.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html (Acessados em 08/08/2012).

9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOLFONTENATURALFinalizando o Projeto...

Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabele?a um di?logo para verificar o que a turma j? sabe sobre ?Meios de comunica??o: conectando pessoas?. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo.

Organize um texto coletivo sobre as conclus?es, os alunos v?o expondo suas ideias e voc? vai registrando, no final fa?a uma revis?o e pe?a que todos copiem o texto elaborado.

Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente ? Pesquisa. S? finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante o trabalho. Instrua os alunos sobre como ilustr?-lo.

10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finaliza??o do estudo ? importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com eles uma data para divulgarem os resultados. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas quest?es, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e caracter?sticas.

Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever os convites. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado para escrever os convites.

Para a apresenta??o os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios:

 http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint ? 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related. Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides). (Acessados em 08/08/2012).

Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, como atividade de conclus?o, caso voc? n?o queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que fa?am um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm.

Veja como criar um Movie Maker nos s?tios: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker. (Acessados em 08/08/2012).

11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. (Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.).

Ao final da apresenta??o convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Tamb?m d? oportunidade para que os alunos fa?am os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresenta??o, assista a filmagem da socializa??o da Pesquisa fazendo an?lise das posturas e atua??es de cada aluno. Por fim, com base nas aprecia??es feitas pelos alunos, comente suas impress?es sobre o envolvimento da turma.

Logo ap?s, pe?a que os alunos registrem, no caderno, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, qual foi o empenho e  a dedica??o ao fazer as tarefas, o conv?vio com os colegas. Ap?s todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto. (Professor, n?o se esque?a de incentivar os alunos a atualizarem o Blog.).

Recursos Complementares

MO?O, Anderson. Tudo o que voc? sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. S?o Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1948_1956.pdf. A import?ncia da Pesquisa como princ?pio educativo  na atua??o pedag?gica de professores de Educa??o Infantil e Ensino Fundamental. (Acesso em 12/08/2012).

Sugest?es de links para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=dJmoPckD0hg&feature=related. A Hist?ria do R?diono Brasil - Globo Rep?rter 1983 ( Programa Completo Globo Rep?rter: A Hist?ria do R?dio no Brasil. Rede Globo. Exibido em 22 de maio de 1983. Completo. Apresenta??o: Carlos Monforte; Narra??o: Berto Filho.).

http://www.youtube.com/watch?v=u8kI_5D2RoM&feature=fvwrel. A import?ncia da comunica??o- linguagem n?o verbal e verbal.

http://www.youtube.com/watch?v=MYgmScG3gEM&feature=fvwrel . A evolu??o dos meios de comunica??o.

http://www.youtube.com/watch?v=jZUUbDN6gbc. A evolu??o dos meios de comunica??o.

http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-comunicacao.html. Meios de comunica??o. (Acessados em 12/08/2012). 

Links do portal que poder?o ser consultados para o planejamento de suas aulas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38488. Como utilizar dos meios de comunica??o e a sua influ?ncia na organiza??o do espa?o da cidade?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=18. Cole??o de aulas: Meios de comunica??o. (Acessados em 12/08/2012).

Avaliação

? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa sup?e a avalia??o, em um processo cont?nuo da realidade cotidiana da sala de aula, dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre ?Meios de comunica??o: conectando pessoas?. Observe se os alunos reconhecem o ser humano como sujeito e agente hist?rico, se foram capazes de identificar semelhan?as e diferen?as entre os meios de comunica??o, compreender as viv?ncias das pessoas em rela??o aos meios de comunica??o em diferentes tempos e a import?ncia dos meios de comunica??o. Tamb?m devem ser observados: participa??o e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em rela??o ?s atividades propostas; capacidade de coopera??o e aproveitamento do tempo. Se voc? utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolverem imprevistos quanto ao uso dos programas.