Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Correla??es entre meio ambiente e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Dist?ncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Esta aula ser? desenvolvida a partir dos conhecimentos pr?vios dos alunos, a mesma ir? ampliar as informa??es dos alunos acerca dos meios de transporte. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de uma Pesquisa de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-la. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://www.gper.com.br/noticias/e3ce6a588c0da7276465c3c58480d201.pdf. Como ensinar por meio da Pesquisa. (Este texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem os conte?dos do curr?culo, enquanto se tornam estudantes aut?nomos. Destaca cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar). Acesso 08/08/2012.
http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/ A Pesquisa como ferramenta de ensino e Inicia??o Cient?fica na Educa??o B?sica. (Este texto re?ne um conjunto de regras que norteia a elabora??o de Projetos de Pesquisa Cient?fica e a reda??o de relat?rios. Tem por objetivo contribuir para que o professor, especialmente os inseridos na Educa??o B?sica, permita-se acender o esp?rito de investiga??o cient?fica.).
Nos s?tios abaixo voc? ter? acesso a aulas que trabalham com Inicia??o Cient?fica e com tecnologias do Projeto UCA:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40019 Seres humanos e outros animais: uma rela??o muito antiga.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40084 Animais da fauna silvestre brasileira.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40596 Utilidades dos vegetais: as plantas e o mundo que constru?mos: Metodologia Cient?fica - UCA. (Acesso 09/08/2012).
Salientamos que na pr?tica da sala de aula, competir? a voc? adequar cada passo ao n?vel da turma, devendo suprimir o que ainda n?o ? poss?vel executar.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos
Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-6.jpg (Acesso 12/08/2012).
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabele?a um di?logo sobre o que eles sabem sobre Pesquisa de Inicia??o Cient?fica. Voc? poder? inserir algumas indaga??es:
Ou?a as respostas e fa?a novos questionamentos. Ao final do di?logo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ? necess?rio que eles se conscientizem que a Pesquisa Cient?fica ? importante porque nos faz refletir, para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificarmos nossas a??es.
Iniciando a Pesquisa
Para instigar os alunos a participarem da Pesquisa ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar neles o desejo de estudar tal tem?tica. Neste sentido, sugerimos que voc? estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre ?Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avi?o? que ser? desenvolvido nesta aula. Verifique o que a turma conhece sobre os meios de transporte. Isto poder? ser feito com os seguintes questionamentos:
Ap?s o di?logo inicial, oriente coletivamente a observa??o das imagens abaixo. Se preferir voc? poder? solicitar que os alunos acessem os s?tios sugeridos, no laptop Classmate, por meio do Programa Mozilla Firefox ou no tablet.
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5618. Serpentina (A serpentina era um meio de transporte de fam?lias abastadas do princ?pio do s?culo XIX. A miniatura da foto foi inspirada em uma gravura de Debret da d?cada de 1820). (Acesso 08/08/2012).
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/um-meio-de-fazer-fortuna Carregamento de carv?o no tra?o de Debret (1822). Os animais de carga de origem platina se mostraram aptos ao transporte de geografia acidentada do Brasil. (Acesso 08/08/2012).
http://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/Denise/1.htm Transporte de carne de gado, de Jean Baptiste Debret, 1993, Belo Horizonte, Vila Rica Editora Reunidas, p.49. (Acesso 08/08/2012).
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/geografia/2tremmf.jpg. Trem "Maria Fuma?a", foi o primeiro trem usado como meio de transporte de passageiro e de cargas, era movido a carv?o. (Acesso 08/08/2012).
http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-transito/congestionamento-em-sao-paulo-atinge-150-km,9aec3f79-071e-4db9-b2b8-a97549798b77. Congestionamento em S?o Paulo atinge 150 Km. (Acesso 08/08/2012).
Leitura e discuss?o de cena
Ap?s a apresenta??o das imagens estabele?a um di?logo para interpret?-las. Fa?a uma leitura identificando os locais apresentados nas ilustra??es, a temporalidade, as paisagens e as constru??es. Garanta a participa??o equitativa dos alunos e socialize as respostas individuais.
Comece indagando:
a- O que voc?s est?o vendo em cada imagem apresentada?
b- Qual ? o assunto dessas imagens?
c- Al?m dos meios de transporte que aparecem nas imagens, que outros voc?s conhecem?
d- Tem algum meio de transporte que n?o utilizamos mais? Qual/is?
e- Quais desses meios de transporte voc?s j? utilizaram? Qual/ais voc?s mais utilizam no seu dia a dia?
f- Observem as vestimentas de algumas pessoas que aparecem nas imagens. Elas s?o iguais as que usamos hoje?
Ou?a todos os depoimentos e ressalte que nas pr?ximas atividades iremos aprofundar um pouco mais sobre o tema.
Solicite, como tarefa de casa, que pensem e registrem suas indaga??es a respeito da tem?tica, pois o intuito ? buscar respostas ampliando nossos conhecimentos sobre os meios de transporte.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, solicite que fa?am o registro utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Esse registro tamb?m poder? ser realizado, atrav?s do tablet. (Professor, registre na lousa as perguntas e pe?a para os alunos copiarem. Se n?o quiser utilizar a tecnologia, poder? fazer o registro no caderno de Hist?ria ou outro que voc? eleger para realiza??o do estudo em quest?o.).
Convide seus familiares e/ou vizinhos para ajud?-lo a pensar sobre os meios de transporte de hoje e de outras ?pocas. Estabele?a um di?logo com eles e tente responder as quest?es:
Agora, ? com voc?: registre no m?ximo duas quest?es que gostaria de descobrir sobre meios de transporte.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop ou o tablet, providencie a impress?o da mesma.
Organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participa??o de todos expondo o resultado da atividade de tarefa de casa.
Observe se eles falam sobre os transportes que existiram em s?culos passados, e que nem sempre eram usados. Antigamente, as pessoas andavam a p?, em carro?as e nos lombos de cavalos. Com o tempo foram aprimorando seus meios de transporte, utilizando embarca??es, e com a inven??o da roda, a carro?a foi aperfei?oada, e iniciaram a constru??o de carros, avi?es, e todos os meios de transporte que conhecemos hoje. Caso os alunos n?o se refiram a esses assuntos, dirija o di?logo inserindo-os.
Depois do tempo destinado ?s reflex?es sobre a tem?tica, registre os objetivos, a justificativa do estudo e as perguntas elaboradas pelos alunos.
Aproveite e pe?a que eles elaborem as hip?teses para cada uma das quest?es formuladas. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Eles dever?o registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da pesquisa.
O registro dever? ser feito no caderno ou os alunos poder?o digitalizar utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Caso os alunos possuam tablet tamb?m poder?o utiliz?-lo.
Ao final do registro, d? oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hip?teses.
Observa??o: ? importante que os alunos compreendam que outras quest?es devem surgir durante a realiza??o do estudo e que poder?o ser inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Decididas as quest?es e as hip?teses ? hora de definir quais ser?o as fontes da pesquisa. Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es sobre a pesquisa. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicion?rio, fotografias, entrevistas, v?deos, m?sicas, dentre outras. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno que voc? elegeu para fazer o registro.
Professor, agora, construa com a turma um cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o toda a pesquisa, que dever? ser executado de maneira flex?vel. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar poss?vel o curso da investiga??o.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Solicite que os alunos acessem no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio sugerido a seguir. Nesse texto est?o registrados a classifica??o e as informa??es dos meios de transporte: terrestres (ferrovi?rio, rodovi?rio e metrovi?rio), aqu?ticos ou hidrovi?rios (mar?timo, fluvial e lacustre) e a?reo.(Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento dos textos para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.).
http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html. Meios de transporte. (Acesso 08/08/2012).
Explorando o texto online
Professor, o trabalho com texto online em sala de aula, ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada ap?s a leitura pelos alunos ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:
Ou?a o retorno dos questionamentos, fa?a interven??es quando necess?rio e novos questionamentos a partir das ideias apresentadas. Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes da conversa e para concluir a produ??o instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o dos textos. (Professor, analise o texto sugerido e organize-o de acordo com o n?vel de seus alunos. Voc? dever? trabalhar de forma que a turma possa ter participa??o durante a leitura e o debate. Se necess?rio planeje este momento para mais de uma aula.).
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Organize uma roda de conversa e promova uma discuss?o sobre os meios de transporte utilizados pelos alunos para deslocar de suas casas at? a escola. Estimule a turma fazendo questionamentos sobre a necessidade dos meios de transporte em nossas vidas. Pergunte: al?m de nos beneficiar, os meios de transporte podem prejudicar a popula??o e o meio ambiente?
Pe?a que pensem e falem sobre a quantidade de ve?culos que chegam ? porta da escola no hor?rio de entrada e sa?da. Liste com os alunos os problemas enfrentados pelas pessoas em um tr?nsito apresentado nas imagens: barulho, atrasos, acidentes, discuss?es, dentre outros. (Professor, fa?a um registro com fotos e apresente, por meio de slides, assim, os alunos poder?o perceber o movimento de ve?culos nos referidos hor?rios.).
Aproveite para construir e analisar um gr?fico com os meios de transporte utilizados pelos alunos para virem ? escola.
Apresente sugest?o da carona solid?ria. Pe?a que os alunos conversem com seus pais sobre a possibilidade de se revezarem com pais de colegas, para levarem seus filhos ? escola, desta forma poder?o reduzir o n?mero de ve?culos nas ruas. Para contribuir com a ades?o dos pais instrua os alunos, que acessem os s?tios abaixo para lerem e assistirem com eles o texto e os v?deos postados nos referidos endere?os:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carona_solid%C3%A1ria. O que ? carona solid?ria.
http://www.youtube.com/watch?v=9aimtMJkKbg&feature=relmfu. TV Cultura - Benef?cios da Carona Solid?ria. Jornal da Cultura, fevereiro de 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=6Wzuznx1N1Y&feature=relmfu Mais de 50 mil pessoas aderem ? carona corporativa.
http://www.youtube.com/watch?v=1nHzNApIgg8&feature=related. Carona solid?ria solu??es para o tr?nsito da capital e carona solid?ria foram temas de mat?ria exibida dia 10/03/10 no jornal Paran? TV 2? edi??o. (Acessados em 11/08/2012).
Solicite aos pais que registrem o trajeto que fazem de casa ? escola, o hor?rio e a disponibilidade para participarem da carona solid?ria.
Organize os dados coletados e convide os pais interessados para firmarem o compromisso com a escola. Proponha que se re?nam pelo menos uma vez ao m?s, para conversarem sobre as facilidades e as dificuldades encontradas.
Em caso de sucesso, socialize a proposta para a comunidade escolar e circunvizinhan?a.
Confeccione com a turma panfletos explicando a finalidade da proposta, as metas alcan?adas e a import?ncia da carona solid?ria. Esta atividade poder? ser feita em parceria com o professor de Artes Visuais e Inform?tica. Se em sua escola n?o tiver esses profissionais convide pais de alunos ou outra pessoa de sua comunidade para participar deste momento. (Professor, os panfletos poder?o ser produzidos individualmente ou de forma colaborativa.).
Auxilie os alunos na elabora??o, fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o deles acerca das descobertas feitas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminarem salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar os s?tios: http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php Panfletos: o que ? isso? Curiosidades sobre o panfleto.
http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html Panfleto: O que ? e para que serve o Conselho tutelar?
http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ Panfleto Vida Plena
http://www.youtube.com/watch?v=7N96-uVYLaQ. Folheto: como criar. (Acessados em 09/08/2012).
Depois que os alunos observaram os panfletos, fa?a um ?rascunho? registrando na lousa suas opini?es quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente ? pesquisa.
Para aprender como criar um panfleto acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related. Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4 (Este v?deo mostra como criar um folheto simples no Microsoft Word 2007.).
http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/. (Texto que traz informa??es de como criar um panfleto utilizando Word.).
http://portuguese.eazel.com/lv/group/view/kl46468/Microsoft_Office_Publisher.htm. Microsoft Office Publisher (? um programa com o qual voc? ir? desenhar e dispor todo o tipo de documentos. Poder? utilizar este programa para criar panfletos, emails e todo o tipo de produtos focados na comunica??o.). (Acessados em 08/08/2012).
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente aos alunos o Museu virtual dos meios de transporte. Para isso, se eles possu?rem laptop do Projeto UCA, pe?a que acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido a seguir. Esse s?tio tamb?m poder? ser acessado no tablet, ou ent?o utilize Data Show. Por meio dele ser? poss?vel ler textos e ver imagens da evolu??o dos meios de transporte no Brasil, ? s? entrar no link: Salas: O transporte no Brasil.
Como ? um espa?o que tem v?rias informa??es, realize mais de uma atividade, fa?a interven??es, dialogue com a turma, explore as imagens, fa?a compara??es identificando perman?ncias e diferen?as, observe o formato dos meios de transporte e como eram movidos. Aproveite e pe?a que a turma analise as obras de arte que retratam meios de transporte acessando neste mesmo s?tio, o link: Salas: Transporte e Arte. (Professor, analise os textos sugeridos e organize-os de acordo com o n?vel de seus alunos. Voc? dever? trabalhar de forma que a turma possa ter participa??o durante a leitura e o debate.).
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com Obras Liter?rias
Professor, o trabalho com obras de literatura infantil possibilita o desenvolvimento da linguagem oral, transmite conhecimentos de uma gera??o para outra, ajuda a refletir sobre problemas morais, ?ticos e sociais. A presen?a do imagin?rio possibilita vivenciarmos diversos sentimentos: medo, raiva, alegria, tristezas; permite-nos tornarmos mais cr?ticos. Desta forma, literatura infantil n?o deve ser feita essencialmente com inten??o pedag?gica, did?tica ou para incentivar h?bito de leitura. Utilize-a como possibilidade de di?logos, debates, conto e reconto, dramatiza??es, realizando releituras das mesmas. Sugerimos que voc? leia com os alunos as obras:
BRENTANI, Gerda. Eu me lembro. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Fonte da imagem: http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=00059. Este livro de mem?rias relata, por meio de texto e desenhos, os eventos que a autora vivenciou ao longo de sua vida. Dentre eles: os bondes movidos a animais, os carros que nas primeiras d?cadas do s?culo XX corriam ? louca velocidade de 25 quil?metros por hora. A autora vem at? o presente, alcan?ando o metr? e os computadores. S?o fragmentos de mem?ria que mostram, entre outras coisas, como cada pessoa guarda dentro de si o tempo coletivo. (Acesso 08/08/2012).
ROCHA, Ruth. O trenzinho de Nicolau. S?o Paulo: Salamandra. Este texto fala de uma Maria-fuma?a, que passa apitando cheia de gra?a e de seu Nicolau, um maquinista muito legal. O tempo passa, depressa ou de mansinho, tudo modifica. O trenzinho cansa e no desvio fica. Mas, Nicolau jamais se esquecer? de seu trenzinho. Fonte: Acervo da autora
Pe?a que os alunos leiam os textos. Converse com a turma sobre as mudan?as ocorridas ao longo do tempo. Oriente coletivamente a observa??o das imagens e analise a forma como os ilustradores representaram as ideias das autoras. Aproveite para conhecer por meio da biografia quem s?o as autoras.
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e proponha que eles construam cartazes, ilustrando, diferentes meios de transporte. Disponibilize v?rios materiais: revistas, pap?is coloridos, tecidos, tampinhas de refrigerantes, cord?es, sementes, dentre outros.
Depois, planeje um momento de apresenta??o dos grupos e afixe os cartazes no mural da sala de aula.
Os alunos poder?o fazer desenhos utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poder? ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaint). Oriente-os a constru?rem desenhos representando meios de transporte. Depois, imprima os trabalhos e cole-os no caderno que voc? elegeu para os registros, possibilitando um momento de socializa??o das atividades.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Momento l?dico
Convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os meios de transporte. Se eles possu?rem laptop do Projeto UCA pe?a que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios sugeridos a seguir, por meio deles ser? poss?vel acessar v?rios atividades l?dicas. Esses s?tios tamb?m poder?o ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laborat?rio de Inform?tica. (Professor, ? importante que voc? j? tenha conhecimento das atividades para que possa fazer interven??es/coment?rios pertinentes aos conte?dos trabalhados.).
http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/Transportes.htm. Fazer a correspond?ncia entre os meios de transporte (imagem e palavra).
http://www.cap-alda-guerreiro.rcts.pt/hotptt/meios_transp.htm. Arrastar a resposta correta, da coluna da direita para a da esquerda.
http://eb1ji-sacavaleiros.edu.pt/novashots/hottransportes.htm. Ler atentamente as quest?es e clicar na resposta que correta.
http://www.escolagames.com.br/jogos/meiosTransporte/. Jogo educativo: conhecer os meios de transporte.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/meeios1/transp_historia1.htm. Preencher as lacunas de acordo com as figuras.
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/clip_trans.htm. Cliparts para todos os fins. (Acessados em 08/08/2012).
Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades e o que foi poss?vel aprender. ? importante que eles justifiquem suas respostas.
Utilizando tecnologias
Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, convide a turma para criar um Wiki.
Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar os s?tios a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. O que ? um Wiki? (Este v?deo explica o que ? Wiki e qual ? o seu objetivo.). (Acesso 08/08/2012).
http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. Tutorial Wiki passo a passo. (Este v?deo ensina como montar um Wiki no Zoho atrav?s de um passo a passo.). (Acesso 09/08/2012).
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. O mais interessante ? que os alunos percebam a fun??o do Wiki e a sua relev?ncia para o registro e a divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que os alunos dever?o atualizar as postagens no Wiki de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Tamb?m ? essencial, que voc? professor, inicie os registros no Wiki inserindo informa??es relevantes a respeito do trabalho a ser realizado e conte?dos sobre a tem?tica para que os alunos possam dar suas contribui??es.
Observa??o: Se voc? quiser poder? selecionar, para trabalhar com seus alunos, outras ferramentas da Web, como blogs, f?runs, podcast e comunidades, para isso, utilize as instru??es registradas no s?tio http://igovexplica.wiki.zoho.com/. (Acesso 09/08/2012).
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente outras fontes de pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicion?rios, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as quest?es levantadas no in?cio do trabalho. (Voc? dever? providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poder? utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que ? fundamental organizar com a turma uma lista de refer?ncias bibliogr?ficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto.).
Leia com os alunos o poema ?Os meios de transporte? dispon?vel em: http://sitedepoesias.com/poesias/27339
Os Meios de Transporte - Katya F?vero
Na terra, na ?gua e no ar.
? o transporte circulando,
Facilitando a vida do homem pra se deslocar
Na tecnologia avan?ando.
Transporte terrestre na estrada
?nibus, carro, trem e caminh?o.
A ferrovia movimentada,
A rodovia fazendo lota??o.
Na terra, na ?gua, e no ar
Ningu?m me segura
Eu vou pra qualquer lugar
Um dia eu vou at? a lua.
Transporte aqu?tico no mar,rio e lagoa.
Carregando,descarregando mercadoria e pessoa
? evolu??o na Hidrovia
Acompanhando a economia.
Tem tamb?m a aerovia
Foguete, helic?ptero, avi?o.
Levando sat?lite ,ajudando a telefonia
e tamb?m a comunica??o.
Na terra, na ?gua e no ar.
Ningu?m me segura.
Eu vou pra qualquer lugar.
Um dia eu vou pra Lua.
Depois da leitura, proponha que os alunos preparem uma dramatiza??o para representar as situa??es descritas no poema e apresentar aos demais colegas da classe.
D? tempo para que a turma possa se organizar para apresenta??o, isso poder? ser feito em mais de um dia.
A cada apresenta??o, ou no final de todas elas, os alunos poder?o avaliar o trabalho desenvolvido. ? importante que ressaltem as a??es e poss?veis consequ?ncias para a utiliza??o consciente dos meios de transporte.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, ? importante que durante a pesquisa os alunos percebam que no Brasil, os primeiros autom?veis come?aram a circular nas grandes cidades h? cerca de cem anos, gradativamente, nas grandes cidades brasileiras h? uma circula??o intensa de autom?veis e que h? cerca de cem anos, v?rios pesquisadores estudavam e faziam experi?ncias para conseguir criar uma m?quina que pudesse voar.
Convide os alunos para verem algumas imagens de avi?es, acesse:
http://jatosajatos.blogspot.com.br/2012/02/museu-da-forca-aerea-russa.html Museu da For?a A?rea Russa. (Para conhecer diferentes avi?es ? s? clicar no link desejado.).
http://www.blogpaedia.com.br/2008/09/os-impressionantes-avies-porta-avies.html Os impressionantes avi?es porta-avi?es!
http://www.sempretops.com/fotos/20-fotos-de-avioes-de-guerra/ Avi?es de guerra. (Acessados 11/08/2012).
Em seguida d? a sugest?o de fazer origamis de avi?es, utilize os s?tios:
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-aviao/ Origami de avi?o.
http://origami.em.blog.br/archives/origami-acao-brinquedo-crianca-papel-retangulo/ Origami em a??o com papel ret?ngulo.
http://blog.educacaoadventista.org.br/cristiane/index.php?op=post&idpost=17&titulo=Dobraduras+de+avioes Dobraduras de avi?es. (Acessados em 11/08/2012).
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto final...
Depois que os alunos j? vivenciaram diferentes momentos, sup?e-se que eles j? estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a pesquisa.
Estabele?a um di?logo para verificar o que a turma j? sabe sobre "Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avi?o".
Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto dever?o, individualmente ou coletivamente, retomarem as quest?es levantadas no in?cio da pesquisa e suas respectivas hip?teses, a fim de verificarem a comprova??o ou a refuta??o das mesmas. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio da pesquisa at? o momento atual de conclus?o do mesmo.
Logo ap?s, organize um texto coletivo contendo informa??es acerca das informa??es obtidas ao longo da pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequ?ncia da apresenta??o das informa??es no texto, que ir?o produzir: qual dos assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante. Tomadas as decis?es ? o momento de produzir o texto. S? o finalize depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a pesquisa. Instrua os alunos sobre como ilustr?-lo.
Concluindo com um ?Quiz?
Professor, voc? poder? construir um ?Quiz? sobre todos os conte?dos abordados na tem?tica "Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avi?o". O mesmo pode ser compreendido como um material did?tico que funciona como uma esp?cie de jogo de perguntas e respostas, o qual desenvolve diversas habilidades nos participantes.
Dessa forma, convide a turma para cri?-lo, para isso utilize os s?tios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e tamb?m verificar como cri?-lo.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html Quiz Smartkids: Verminoses
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm Se??o Quiz
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm Quiz: teste seus conhecimentos sobre dengue
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html Quiz Smartkids: Jogos educativos infa(Acessados em 11/08/2012).
Para aprender como criar um Quiz acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8 Como fazer um Quiz.
http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html Como criar um Quiz - Joguinho legal
http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related Quiz- Apresenta??o PowerPoint.
http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/ Crie um Quiz para o seu site. (Acessados em 11/08/2012).
Professor, o Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competi??o entre os participantes, que poder?o se sentir estimulados ao desafio de aprender na intera??o com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, utilizando quest?es de m?ltipla escolha e ou de verdadeiro ou falso. Voc? poder? organizar os alunos em dois grupos e pedir para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder. Seja o mediador para a elabora??o das quest?es e das respostas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar imprima o trabalho dos alunos para que eles possam colar em seus cadernos.
13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para a finaliza??o da pesquisa ? importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Resolvidas estas quest?es, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e caracter?sticas.
Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever os convites. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado para escrever os convites.
Para a apresenta??o, os alunos poder?o fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos s?tios:
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint ? 1? Aula (Esta ? a primeira v?deo aula de um total de 12 v?deo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related. Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides). (Acessados 11/08/2012).
Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, como atividade de conclus?o, caso voc? n?o queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que fa?am um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm (Acesso 11/08/2012).
Veja como criar um Movie Maker nos s?tios: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7. (Acesso 11/08/2012).
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker. (Acesso 11/08/2012).
14? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://www.reinodosgifs.net/boneca_palito03.htm. (Acesso 12/08/2012).
Professor, juntamente com os alunos organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da pesquisa. Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. (Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso voc? tenha constru?do.).
Ao final da apresenta??o, convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Tamb?m d? oportunidade para que os alunos fa?am os devidos agradecimentos.
Em dia posterior a apresenta??o, assista a filmagem da socializa??o da pesquisa fazendo an?lise das posturas e atua??es de cada aluno.
Se julgar pertinente, proponha aos alunos:
Autoavalia??o: cada aluno dever? refletir sobre o trabalho que realizou durante a pesquisa, tendo como base as quest?es:
Avalia??o formativa: conversa individual em que cada aluno exp?e a voc? suas reflex?es de autoavalia??o e ouve as informa??es registradas sobre seu trabalho, realizadas ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.
Por fim, com base nas aprecia??es feitas pelos alunos, comente suas impress?es sobre o envolvimento da turma.
Logo ap?s, pe?a que os alunos registrem, no caderno, suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, qual foi seu empenho e dedica??o ao fazer as tarefas, o conv?vio com os colegas, enfim, quais a??es devem realizar para usarmos conscientemente os meios de transporte, em benef?cio ?s nossas vidas e ao meio ambiente. Ap?s todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto.
Sugest?es de links para os alunos e professores
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5618 Hist?ria do Transporte Urbano no Brasil ? Curiosidades
http://www.youtube.com/watch?v=xj2Ufe_niiU&feature=related Meios de transporte
http://www.escolakids.com/meios-de-transporte.htm Meios de transporte
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/meios-transporte.htm Diferentes meios de transporte
http://www.clickescolar.com.br/meios-de-transporte.htm Diferentes meios de transporte
http://www.colegioweb.com.br/geografia-infantil/os-meios-de-transportes-das-cidades.html Meios de transporte das cidades
http://www.educacao.cc/transito/os-diferentes-meio-de-transportes-e-a-importancia-do-transporte-publico/ Meios de transporte p?blico
http://www.canalkids.com.br/tecnologia/transporte/index.htm Da roda aos foguetes espaciais (Acessados 11/08/2012).
Sugest?es de links para os professores
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula (Acesso 11/08/2012)
Links do portal que poder?o ser consultas para o planejamento de suas aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=225 Cole??o de aulas sobre Meios de transporte
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=704 Cole??o de aulas- Como ilustrar os diferentes meios de transporte e as diversas formas de utiliza??o pela sociedade? (Acessados 11/08/2012).
? preciso compreender que o que move um trabalho de pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Assim, como a pesquisa sup?e a avalia??o, em um processo cont?nuo da realidade cotidiana da sala de aula, dever? ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre a pesquisa: ?Meios de transporte: dos tempos do bonde ao avi?o?. Observe se os alunos reconhecem alguns meios de transporte explorando as possibilidades de trabalho que o tema traz, como a evolu??o da tecnologia e a import?ncia em nossas vidas; compreenderam as mudan?as ocasionadas pela presen?a do autom?vel na vida das pessoas e foram capazes de analisar os problemas do uso indiscriminado dos autom?veis atualmente. Tamb?m devem ser observados: participa??o e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em rela??o ?s atividades propostas; capacidade de coopera??o e aproveitamento do tempo. Se voc? utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.