Portal do Professor

Início do Conteúdo

A intertextualidade de Portinari ? Gonzaga

Autor e Co-autor(es)

SOILA CANAM imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT ESCOLA MUNICIPAL MINUANO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a intertextualidade entre imagens;

- Estabelecer rela??es intertextuais entre textos verbais e n?o verbais;

- Analisar as informa??es impl?citas e/ou expl?citas entre os textos;

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para desenvolver as atividades ? preciso que os estudantes percebam a rela??o entre o texto verbal e n?o verbal.

Estratégias e recursos da aula

?

1? Aula:

1? Atividade: Para iniciar a atividade professor sugerimos que voc? estimule os estudantes questionando-os sobre: Profiss?o! Pergunte oralmente quais profiss?es eles conhecem? Qual profiss?o eles acham interessantes? Se j? pensaram em que ir?o se profissionalizar? Pergunte ainda em qual ?rea gostariam de atuar (sa?de, educa??o, engenharia...)? E no munic?pio, qual profiss?o est? saturada, ou ainda, qual ?rea? Para qual cidade migram as pessoas do munic?pio quando n?o h? vagas para trabalho? Na sua fam?lia j? houve casos desse tipo (mudar de cidade ou estado para ir ? busca de trabalho)?

?

2? Atividade: Projete as imagens do texto I e texto II atrav?s do data show:

Texto I: Os Retirantes (Portinari)

Os Retirantes

?

?

Texto II: Retirantes (Portinari)

Retirantes

?

Fonte: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl.asp?notacao=2733&ind=1&NomeRS=rsObras&Modo=C

?

?

Ap?s, a proje??o o professor dever? entregue para cada estudante o question?rio com as seguintes quest?es:

a)     O que as obras retratam?

b)     Em qual regi?o do pa?s essa situa??o ocorre? Por qu??

c)     Qual a rela??o entre as obras e a vida de Portinari?

d)     Quais as semelhan?as entre as obras?

e)     Quais as diferen?as?

f)      Em sua opini?o qual obra foi criada primeiro? Justifique.

2? Aula:

1? Atividade:Professor voc? pode iniciar a aula falando sobre can??es... Diga que atrav?s delas ? retratada a cultura de um povo ou grupo de pessoas e, que elas s?o utilizadas como forma de express?o do ?eu l?rico?, mostrando os sentimentos dos seres humanos. Pe?a que ou?am a can??o de Luiz Gonzaga: Asa Branca, dispon?vel no site:  http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c.

?

2? Atividade: Entregue a cada estudante uma c?pia contendo a letra da m?sica e a obra. Ap?s pe?a aos alunos que descrevam por escrito:

a)     Qual o tema do texto I e II?

b)     Quais palavras revelam as marcas de autoria do compositor?

c)     Quais trechos ou estrofes da can??o est?o ligados ao texto II?

d)     Explique o processo de migra??o expl?cito no 7? verso?

e)     No 6? verso o que representa a palavra ?adeus? naquela situa??o exposta na m?sica?

f)      Quais as semelhan?as entre as obras de Gonzaga e Portinari?

?

Texto I:Asa Branca

Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de S?o Jo?o
Eu perguntei a Deus do c?u, ai
Por que tamanha judia??o

Eu perguntei a Deus do c?u, ai
Por que tamanha judia??o

Que braseiro, que fornaia
Nem um p? de "pranta??o"
Por farta d'?gua perdi meu gado
Morreu de sede meu alaz?o

Por farta d'?gua perdi meu gado
Morreu de sede meu alaz?o

Int? mesmo a asa branca
Bateu asas do sert?o
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu cora??o

"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu cora??o

Hoje longe, muitas l?gua
Numa triste solid?o
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sert?o

Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sert?o

Quando o verde dos teus "?io"
Se "espaiar" na pranta??o
Eu te asseguro n?o chore n?o, viu
Que eu vortarei, viu
Meu cora??o

Eu te asseguro n?o chore n?o, viu
Que eu vortarei, viu
Meu cora??o

(Lu?z Gonzaga)

Fonte:http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/47081/

?

Texto II: Retirantes (Portinari)

Retirantes

?

Fonte: http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_4070.JPG

?

3? Aula:

1? Atividade: Nessa atividade pe?a aos estudantes que fa?am a rela??o entre a imagem e o cordel descrevendo oralmente:

a)     Qual o assunto da obra e do cordel?

b)     Qual estrofe sintetiza situa??o exposta na obra? Justifique.

Texto I: Crian?a Morta

Crian??a Morta

?

Fonte: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/obrasCompl.asp?notacao=2735&ind=3&NomeRS=rsObras&Modo=C

?

Texto II: A Seca do Cear? (Leandro Gomes de Barros)

?

Seca as terras as folhas caem,

Morre o gado sai o povo,

O vento varre a campina,

Rebenta a seca de novo;

Cinco, seis mil emigrantes

Flagelados retirantes

Vagam mendigando o p?o,

Acabam-se os animais

Ficando limpo os currais

Onde houve a cria??o.

(...)

N?o se v? uma folha verde

Em todo aquele sert?o

N?o h? um ente d?aqueles

Que mostre satisfa??o

Os touros que nas fazendas

Entravam em lutas tremendas,

Hoje nem v?o mais o campo

? um s?tio de amarguras

Nem mais nas noites escuras

Lampeja um s? pirilampo.

(...)

Tudo ali surdo aos gemidos

Visa o aspectro da morte

Como a nauta em mar estranho

Sem dire??o e sem Norte

Procura a vida e n?o v?,

Apenas ouve gemer

O filho ultimando a vida

Vai com seu pranto o banhar

Vendo esposa solu?ar

Uma adeus por despedida.

(...)

V?-se uma m?e cadav?rica

Que j? n?o pode falar,

Estreitando o filho ao peito

Sem o poder consolar

Lan?a-lhe um olhar materno

Solu?a implora ao Eterno

Invoca da Virgem o nome

Ela d?bil triste e louca

Apenas beija-lhe a boca

E ambos morrem de fome.

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=21397

?

2? Atividade: Professor sugerimos nessa atividade que voc? organize uma pesquisa no Laborat?rio de Inform?tica, para que os estudantes explorem o site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, seguindo o roteiro abaixo (dependendo da disponibilidade de computadores, a atividade pode ser individual ou em duplas, ficar? a crit?rio do educador):

a)     Selecione no menu: tipo de m?dia: Texto;

b)     Categoria: Literatura de Cordel;

c)     Encontrar dois textos que tenham o mesmo di?logo, anotar os t?tulos e o assunto.

?

3? Atividade: Organizar a sala em semic?rculo e perguntar aos estudantes como foi a pesquisa, se tiveram facilidade ou n?o para realizar a atividade? Quais cord?is encontraram? O di?logo entre os textos est? impl?cito ou expl?cito?

?

4? e 5? Aula:

1? Atividade: Essa atividade pode ser desenvolvida em duplas. Pe?a aos estudantes descreverem por escrito a rela??o entre os tr?s textos. Saliente que seja interligado um texto ao outro, atrav?s das analogias. Ap?s, pe?a que as duplas apresentem oralmente a an?lise dos textos.  

Texto I: Seca no Nordeste

Seca no Nordeste

?

Fonte: http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/seca-no-nordeste-2012

?

Texto II: Fragmentos de Seca hist?rica gera guerra por ?gua no sert?o do Nordeste

Na beira das estradas que conduzem ao sert?o, o verde n?o mais existe. Ao longo das BRs 232 e 110, em Pernambuco, carro?as puxadas a jumentos magros tomam conta das margens em busca de ?gua. Nos 100 quil?metros de extens?o da PE 360, que liga os munic?pios sertanejos de Ibimirim e Floresta, h? 28 pontilh?es sob os quais os c?rregos corriam fortes. Hoje, est?o todos secos. At? mesmo o leito do Riacho do Navio ? que ganhou fama na voz do cantor Luiz Gonzaga ? esturricou. Na ?ltima quinta-feira, bois magros tentavam em v?o matar a sede e tudo que encontravam era uma po?a de lama escura naquele conhecido afluente do rio Paje?.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/e-o-sertao-nao-virou-mar-o-sertao-virou-sertao/

?

Texto III: Seca (Portinari)

Seca

?

Fonte: http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_1101.JPG

2? Atividade: Mantenha as mesmas duplas para realizarem a atividade no Laborat?rio de Inform?tica. Estruture um roteiro para pesquisa orientada. Sugerimos o site: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/index.htm para iniciar as pesquisas. Organizem nesse roteiro os itens para pesquisa tais como:

a)     Escolher uma obra de Portinari e outra de Luiz Gonzaga que retratem a mesma tem?tica;

b)     Utilize o Power point para organizar os trabalhos em slides;

c)     Organize as obras para apresenta??o;

d)     Para finalizar as atividades, analise as obras apontando as semelhan?as entre elas;

?

6? Aula:As atividades ser?o apresentadas pelas duplas da aula anterior, expondo as reflex?es sobre as obras pesquisadas. 

Recursos Complementares

Avaliação

?

Durante o desenvolvimento das atividades o professor deve observar as habilidades dos estudantes em relacionar o texto verbal e n?o verbal e, texto n?o verbal e n?o verbal. E ainda, sistematizar o di?logo entre os textos atrav?s de informa??es impl?citas e expl?citas.