Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Compreender a diferen?a entre clima e tempo atmosf?rico;
? Verificar como ? feita a previs?o do tempo;
? Relacionar o fator temperatura no tempo atmosf?rico e clima;
? Identificar o clima nas regi?es do Brasil;
? Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Localizar, registrar e analisar informa??es;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
? Interagir com os pares;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate atrav?s do uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
?
?
Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.
Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.
?
?
?
?
?
Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.
?
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
?
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa)
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas)
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).
Acesso 08/09/2012.
?
Destaque ? turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
?
?
?
Utilize a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor:
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 ( Aula do Portal - Vamos criar um blog da turma?)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278 ( Aula do Portal - Criando um blog)
Acesso 08/08/2012.
?
Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.
?
http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related (V?deo - Cursos de Blogs - Aula 1)
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (V?deo - Cursos de Blogs - Aula 2)
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 (V?deo - Como criar um Blog)
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma)
Acesso 08/08/2012
?
Os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que eles percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.
?
Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ?Ferramentas de Ensino?, que buscam incluir os alunos no mundo digital.
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf (Texto - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem)
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111 (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possiblidades did?ticas para um ensino construtivista)
Acesso 15/08/2012.
?
?
?
Professor, o Projeto poder? surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.
Exemplo:
D? uma volta com a turma pela escola e pergunte: como est? o tempo hoje? Est? calor ou frio? Est? nublado ou ensolarado? Voc? poder? sugerir que os alunos fotografem e/ou filmem o tempo, utilizando tablet, c?mera digital, ou o laptop do Projeto UCA, acessando neste: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). A partir da?, por exemplo, se for de interesse da turma pesquisar sobre o tempo e o clima eis que surge um Projeto de Pesquisa.
?
?
Para desenvolver a Pesquisa com a turma, sobre o tempo atmosf?rico e o clima no Brasil, voc? poder? instig?-los sobre o tema da seguinte forma:
Separe imagens e fotografias que caracterizam o tempo atmosf?rico nas cidades.
Separe tamb?m, imagens e fotos de pessoas em lugares diferentes e com vestes de v?rias formas, para tentar evidenciar o tempo atmosf?rico.
?
?
Fonte das imagens:
http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/331236.html
http://www.ideiajovem.com/vestido-estampado-tomara-que-caia/. Acesso 08/08/2012.
?
?
?
Coloque as imagens em uma caixa surpresa e apresente-as para as crian?as na rodinha.
Assim que cada aluno tirar uma imagem, pergunte o que ele est? observando e solicite que descreva a imagem. Indague-o:
?
?
?
Em seguida, pergunte para os alunos como est? o clima hoje na escola, solicite que os alunos olhem uns para os outros e observem se est?o agasalhados ou n?o, quais as semelhan?as e diferen?as, se gostam mais do frio ou do calor e o porqu?.
Providencie v?rias revistas, jornais, livros usados e solicite que os alunos realizem seguinte atividade.
?
?
MODOS DE VESTIR:
?
DIA QUENTE DIA FRIO
? |
? ? ? ? ? ? |
?
?
ALIMENTA??O
?
DIA QUENTE DIA FRIO
? |
? ? ? ? ? ? |
?
Em seguida, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula.
Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.
?
Sugerimos:
?
LITERATURA:
1? Sinopse: Dois velhinhos n?o se entendiam: ele gostava de sair na chuva e senti-la, ela se trancava em casa nesses dias molhados e s? sa?a quando o sol voltava. At? que um dia tudo mudou. O que ser? que aconteceu?
?
Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/5910533/livros/juvenil/infantil5a8anos/livro-velhinhos-da-casa-os# Acesso 01/08/2012.
?
?
2? Sinopse: Severino mora em uma terra ?rida e triste, onde tudo est? murcho, menos a esperan?a. Com arte, magia e muita brincadeira, Severino e seus amigos conseguem o que parecia imposs?vel: fazer chover!
?
?
Fonte: http://www.moderna.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2E3AAEB2012E49CCED182E5D&itemId=F37965C458A848908E22F4908C8B1083 Acesso 01/08/2012.
?
?
Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto.
?
?
? EU QUERO ESTUDAR SOBRE O ?TEMPO E CLIMA? PORQUE... ? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ ? |
?
Ap?s a realiza??o da atividade solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.
?
?
?
Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre o tempo e o clima no Brasil.
Prepare cartazes e registre neles os objetivos tra?ados pelos investigadores. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto ou no Blog os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:
?
Objetivos:
? Identificar a diferen?a entre tempo e clima;
? Conhecer os climas das regi?es do Brasil;
? Verificar como ? feita a previs?o do tempo;
? Aprender a realizar uma Pesquisa;
? Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.
?
?
Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.
Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber a respeito do ?Tempo e do Clima?.
?
? Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:
?
?
O que eu quero saber sobre ?Tempo e Clima? ?... ? ? ? Como as pessoas descobrem se vai fazer sol ou chuva? ? ? ? ? ? (DESENHO/RECORTES) ? ? ? ? ? |
?
Se preferir os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando as ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) no laptop .Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
?
?
?
?
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
?
?O que os alunos j? sabem sobre o Tempo e o Clima??
?
? o momento ideal para os alunos apresentarem os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:
?
- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:
?
ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
Jo?o Pedro ? |
? |
?
?
Hip?tese da crian?a sobre seu questionamento?
?
ALUNO ? |
HIP?TESE |
Jo?o Pedro ? |
|
?
Posteriormente, solicite que pesquise em revistas, jornais ou livros usados, figuras ou frases que ilustrem a sua hip?tese.
?
? ? ? ? ? ? ? ? |
?
?
?
Professor, ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:
?
?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
?
Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:
?
Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
?
Ap?s todos participarem, ? importante conversar com a turma, sobre a import?ncia de um estudo aprofundado sobre o? Tempo e o Clima no Brasil?, para que possamos compreender como agem na nossa vida e no mundo.
Elabore com a turma um T?tulo para o Projeto, instigue a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo.
VARIA??ES: Professor, se preferir, o t?tulo poder? ser decidido ao final de todas as etapas de investiga??o do Projeto.
?
?
?
Professor, comente com a turma que num mesmo dia, a manh? pode ser quente, ? tarde, pode chover e, ? noite, esfriar. O tempo varia, interferindo no dia a dia das pessoas e alterando as paisagens.
Providencie diversas imagens de pessoas aproveitando um dia de sol/calor ou um dia de chuva/frio para continuar o di?logo com a turma. Veja o exemplo abaixo:
?
1 2 3
Fonte das imagens:
1 - http://www.blogjurereinternacional.com.br/2010/03/31/4082/
2 - http://peregrinacultural.wordpress.com/tag/pessoa-lendo/
3 - http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/calor-de-40-c-enche-as-praias-do-rio-de-janeiro-nesta-terca-feira-20120124.html. Acesso 15/08/2012.
?
?
Professor, apresente ? turma a imagem abaixo que mostra a previs?o do tempo:
?
Fonte: http://www.pvsul.com.br/boletim/pvsul122.HTM. Acesso 15/08/2012.
?
Se preferir, solicite aos alunos que utilizem seus laptops ou tablets para localizarem s?tios que cont?m esse tipo de informa??o, ou seja, os alunos dever?o encontrar imagens que retratam a previs?o do tempo.
Sugerimos:
1. Climatempo: http://www.climatempo.com.br
2. Canal do tempo: http://br.weather.com/
3. Centro e Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos: http://tempo.cptec.inpe.br/
?
A partir das observa??es dialogue com a turma:
?
a) O que a ilustra??o mostra? Mencione todas as informa??es que encontrar.
b) Para que voc? acha que serve esse tipo de informa??o?
c) Na sua opini?o os desenhos utilizados ajudam a compreender a ilustra??o? Por qu??
d) Voc? j? viu esse tipo de informa??o antes? Onde?
e) J? ouviu falar em previs?o do tempo? O que sabe a esse respeito?
?
Professor, se achar pertinente, converse com a turma sobre os diferentes significados da palavra tempo. Ela ? usada, por exemplo, para se referir ? passagem das horas, dos dias, dos meses.
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
Tamb?m pode referir-se a acontecimentos, informando como era no passado e como ? no presente, o que mudou e o que permaneceu.
?
Fonte: Acervo da autora
?
? usada ainda para falar de uma ?poca muito distante (de milh?es e at? bilh?es de anos atr?s), quando o planeta Terra se formou e originaram-se muitas paisagens naturais.
?
Fonte: Acervo da autora
?
A palavra tempo pode referir-se, ainda, ?s condi??es da camada de ar que envolve a Terra, a atmosfera, em determinado lugar e momento. ? o tempo atmosf?rico. ? com esse sentido que utilizaremos a palavra tempo nessa aula.
?
?
Fonte: http://geografiaprofessormarcusmatozo.blogspot.com.br/2011/04/teoria-da-polenta-explicando-atmosfera.html. Acesso 15/08/2012.
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
A seguir, converse com a turma sobre PREVIS?O DO TEMPO. Pergunte aos alunos como est? o tempo hoje e se eles sabem como ele estar? amanh? e na semana seguinte. Depois questione-os sobre como ? poss?vel conhecer com anteced?ncia as condi??es do tempo e se, ao falarmos disso, podemos afirmar ou apenas prever. Caso os alunos desconhe?am o significado das palavras prever e previs?o, pe?a que consultem um dicion?rio. Aproveite a atividade abaixo para avaliar os conhecimentos pr?vios deles a respeito desse assunto.
?
Dialogue com a turma e pe?a para que os alunos relatem exemplos de situa??es vivenciadas a respeito do tempo atmosf?rico. Exemplo:
?
?J? aconteceu, por exemplo, de voc? marcar um passeio ao ar livre e no dia cair a maior chuva? E de sair cedinho de casa bem agasalhado porque parecia que ia fazer frio e, durante o dia, sair um sol bem forte e fazer muito calor?? (Observa??o: professor, trabalhe outros exemplos, conforme a realidade da regi?o em que os alunos vivem.).
Explique que o tempo atmosf?rico n?o ? sempre o mesmo. Ele muda. Temperatura, chuvas e ventos s?o alguns elementos que mostram como est? o tempo em determinado momento.
Mostre os quadrinhos abaixo para a turma e pe?a para os alunos responderem as quest?es seguintes:
?
Fonte: Acervo da autora
?
a) O que aconteceu com a personagem?
b) Invente outro final para essa hist?ria em quadrinhos. Escreva como a personagem poderia ter evitado o problema retratado nos quadrinhos.
?
Voc? poder? confeccionar um impresso para cada aluno, da seguinte forma:
?
Fonte: Acervo da autora
?
Professor, voc? dever? informar sobre os diferentes tipos de bal?es existentes numa hist?ria em quadrinho.
Veja alguns exemplos:
?
?
Fonte: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html Acesso 17/08/2012.
Acessando o s?tio a seguir, voc? encontrar? outras informa??es.
http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792 (Slides - Oficinas de Hist?rias em quadrinhos)
Acesso 15/08/2012.
?
? importante auxiliar o aluno sempre quando for necess?rio no momento da escrita. Verifique a escrita das palavras e a coes?o da hist?ria. Fa?a interven??es quando necess?rio, questione os alunos sobre o que escreveram at? chegarem ao esperado, ou seja, um texto com coer?ncia.
Professor, se preferir os alunos poder?o criar hist?ria em quadrinhos online. Os s?tios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.
?
Fonte:http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx Acesso 14/04/2012.
http://www.inexistentman.net/2008/03/18/crie-personagens-e-historias-em-quadrinhos-online/ (S?tio que possibilita criar personagens e hist?rias em quadrinhos online)
http://www.pixton.com/br/ (S?tio que possibilita criar hist?rias em quadrinhos)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml (Texto da folha de S?o Paulo - Saiba como criar sua pr?pria hist?ria em quadrinhos online)
Acesso 14/08/2012.
?
Situa??es como essas levam as pessoas a quererem saber com anteced?ncia, como vai estar o tempo em determinado dia. Ou seja, elas querem saber a previs?o do tempo.
Professor, organize a turma em duplas e solicite aos alunos que utilizando o laptop ou o tablet, pesquisem outras atividades humanas em que a previs?o do tempo tamb?m seja de extrema import?ncia. Fa?a um mural na sala de aula e exponha os trabalhos.
?
Exemplos:
?
?
Fonte: http://cuite24horas.blogspot.com.br/2012/08/a-partir-do-dia-20-agricultores-recebem.html. Acesso 15/08/2012.
?
?
Para o agricultor ? essencial, por exemplo, conhecer a ?poca certa das chuvas. O cultivo de milho ? feito no per?odo anterior ?s chuvas.
?
?
Fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=8309. Acesso 15/08/2012.
?
Conhecer a velocidade dos ventos e as previs?es de tempestade (chuva forte com vento) tamb?m pode evitar riscos para a navega??o de aeronaves e de embarca??es.
?
Em seguida, indague os alunos:
?
Professor, comente com a turma que no passado, era grande o n?mero de pessoas que observavam a natureza para saber que tempo ia fazer. Ainda hoje, em alguns lugares do Brasil, muitas pessoas conseguem prever o tempo observando atentamente o c?u, as plantas e os animais.
Providencie alguns exemplos da tradi??o oral. Veja:
?
|
?
ATIVIDADE DE REGISTRO:
?
a) Entreviste uma pessoa mais velha, talvez av? ou av?, para saber se ela conhece alguma maneira de prever o tempo por meio da observa??o da natureza.
b) No caderno, no tablet ou no programa KWord do laptop, anote o nome e a idade da pessoa entrevistada e a sua rela??o com ela. Escreva tamb?m o exemplo que ela lhe deu. Se quiser, anote outros dados.
c) Na sala de aula, conte para a turma o que descobriu.
?
Professor, nesse momento, a turma j? percebeu que as pessoas sempre tiveram interesse em saber com anteced?ncia como estaria o tempo. As previs?es, no entanto, n?o eram precisas, pois se baseavam apenas nas manifesta??es da natureza. Atualmente, ? poss?vel prever o tempo atmosf?rico com bastante precis?o. Al?m da observa??o da natureza, existem diversos instrumentos que permitem conhecer as condi??es do tempo em diferentes lugares.
Nesse sentido, prever o tempo ? importante porque possibilita ?s pessoas se planejarem, uma vez que as condi??es do tempo podem interferir nas atividades realizadas tanto no campo como na cidade.
Observa??o: Caso os alunos comentem que j? consultaram uma previs?o que n?o se confirmou, explique-lhes que isso acontece porque s?o muitos os fatores que interferem no tempo atmosf?rico, alterando-o.
?
Para obter mais informa??es sobre previs?o do tempo: como ? realizada atualmente, import?ncia, finalidade, entre outras, solicite aos alunos que usem seus laptops ou tablets e consultem os seguintes s?tios:
?
Utilizando os s?tios referidos acima, proponha uma Pesquisa online sobre os instrumentos que permitem conhecer as condi??es do tempo.
Os alunos ir?o identificar os seguintes:
?
Term?metros atmosf?ricos: medem a temperatura do ar.
Algumas vezes sentimos frio. Outras vezes, calor. Essas sensa??es est?o bastante relacionadas ? temperatura atmosf?rica, ou seja, ? quantidade de calor existente na atmosfera.
A temperatura ? um dos elementos que caracterizam o tempo atmosf?rico. Quando est? alta, temos a sensa??o de calor; quando est? baixa, a sensa??o ? de frio. Se n?o sentimos frio nem calor, dizemos que a temperatura est? agrad?vel.
Para medir a temperatura atmosf?rica exata, utilizamos o term?metro. Esse instrumento indica a temperatura em graus.
?
Fonte: http://www.jgarraio.pt/index.php?main_page=product_info&cPath=3998&products_id=12089&subtemplate=mr. Acesso 15/08/2012.
?
?
Pluvi?metros: medem a quantidade de chuva que cai em certo per?odo.
?
?
?
Fonte: http://www.avix.com.br/coleta-de-dados.html. Acesso 15/08/2012.
?
Anem?metros: s?o instrumentos utilizados para medir a velocidade e dire??o dos ventos.
?
Fonte: http://turismo-m-c.blogspot.com.br/2010/03/instrumentos-meteorologicos.html. Acesso 15/08/2012.
?
Os principais instrumentos utilizados na previs?o do tempo s?o os Sat?lites Artificiais, que circulam em volta da Terra. Eles fornecem informa??es cada vez mais confi?veis para a previs?o do tempo.
Depois de coletados os dados sobre as condi??es do tempo,eles s?o reunidos em super computadores. Essas informa??es ajudam a prever o tempo para os pr?ximos dias. Em seguida, as previs?es s?o divulgadas na televis?o, nos jornais e na internet. Muitas vezes elas aparecem em mapas.
?
?
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/satelites-artificiais.htm. Acesso 15/08/2012.
?
Professor, a atividade a seguir trabalha a leitura e a interpreta??o de um mapa da previs?o do tempo para as capitais dos estados brasileiros em determinado dia do ano. Aliando o assunto previs?o do tempo ao trabalho de alfabetiza??o cartogr?fica, as atividades visam ressaltar a import?ncia da legenda para a leitura e compreens?o de representa??es cartogr?ficas.
Diga ? turma que para ler corretamente uma representa??o, com plantas e mapas, precisamos conhecer sua linguagem. As legendas explicam o significado dos s?mbolos usados nas representa??es.
Pe?a para os alunos observarem algum mapa na internet com a previs?o do tempo para todo Brasil, similar ao da imagem abaixo:
?
?
Fonte: SILVA, Leda Leonardo da. Aprender juntos geografia, 3? ano: ensino fundamental. 2.ed. S?o Paulo: Edi??es SM, 2008.
?
A partir da observa??o, resolva as quest?es abaixo:
?
?
a) Ensolarado
?
?
b) Parcialmente nublado
?
?
c) Com pancadas de chuva
?
?
2. Responda:
?
a) Al?m de s?mbolos para indicar se haver? sol ou chuva, o que mais a legenda informa? Que recurso foi usado para isso?
b) Qual cidade apresentou temperatura mais alta nesse dia? E em qual cidade a temperatura fiou mais baixa?
c) Qual foi a previs?o para o lugar onde voc? mora?
?
3. Cite tr?s cidades que tiveram o dia com chuvas.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
?
Professor, como atividade de casa, solicite que os alunos pesquisem em jornais, revistas, televis?o e internet a previs?o do tempo para o lugar onde moram. Pe?a para anotarem os dados e a data no caderno. No dia, os alunos dever?o observar as condi??es do tempo e responder as seguintes quest?es:
?
a) As previs?es para esse dia se realizaram? D? exemplos que expliquem sua resposta.
b) Por que voc?s acham que isso aconteceu?
?
Professor, se preferir a Pesquisa poder? ser feita em sala de aula, se assim for, auxilie os alunos mostrando-lhes exemplos de previs?es do tempo em jornais e internet, por exemplo. Independente de onde foi feita a Pesquisa, a observa??o para verificar se a previs?o se concretizou, poder? ser feita em sala de aula, utilizando o laptop ou o tablet.
Caso as previs?es n?o se realizem, reforce aos alunos, que s?o in?meros os fatores que interferem no tempo e que podem sofrer altera??es, fazendo com que muitas vezes as previs?es sejam frustradas.
?
Apresente ? turma a seguinte tirinha:
?
Fonte: Acervo da autora
?
1) Solicite que os alunos conversem com os colegas e resolvam as quest?es:
?
?
Observa??o: dependendo da realidade dos alunos, a escassez de ?gua pode ser um problema enfrentado na comunidade em que vivem. Se for o caso, voc? pode propor que reflitam sobre a import?ncia desse recurso, n?o s? para refrescar as pessoas em dias quentes como mostrado na tirinha, mas tamb?m para outras atividades vitais ao ser humano. Na sequ?ncia, pe?a que comentem como as personagens Cebolinha e M?nica poderiam fazer uso racionalizado da ?gua para se refrescarem e cuidarem da higiene do corpo.
?
2) Escrevam um texto contando o que voc?s fazem para se refrescarem no calor e depois ilustre-o.
?
Depois que os alunos escreverem sobre como costumam se refrescar no calor, proponha que re?nam as informa??es e criem uma hist?ria para ser encenada pela turma. Eles devem aproveitar as experi?ncias relatadas e passarem mensagens sobre as formas adequadas e inadequadas de como se refrescarem cuidando da sa?de e evitando desperd?cio de ?gua.
?
ATIVIDADE DE OBSERVA??O:
?
Professor, nesse momento, solicite ? turma uma observa??o do tempo atmosf?rico. Para a realiza??o da atividade, ? necess?rio providenciar um term?metro atmosf?rico e ensinar os alunos a manipul?-lo. Oriente-os na forma??o das duplas e na distribui??o de responsabilidades entre seus membros.
Durante a realiza??o da atividade, os alunos ser?o estimulados a colocarem diversos temas desenvolvidos, como, por exemplo, observa??o de varia??o de temperatura, uso de term?metro, observa??o de chuvas e ventos, e tamb?m poder?o aparecer outros elementos, como a umidade.
A atividade requer tamb?m o trabalho com dados, an?lise de resultados, discuss?o e conclus?o. A atividade instiga a curiosidade cient?fica. Professor, caso seja oportuno, a observa??o e o registro das condi??es de tempo podem ser estendidos para um per?odo maior. Outra possibilidade ? ampliar o trabalho comparando os dados obtidos pelos alunos com as previs?es do tempo elaboradas por institutos meteorol?gicos.
?
COMO FAZER:
?
1) Primeiro a classe toda vai criar s?mbolos para representar as condi??es de tempo: ensolarado, nublado, parcialmente nublado, chuvoso, pancadas de chuva.
?
?
Fonte: http://guiadicas.net/como-saber-a-previsao-do-tempo/. Acesso 15/08/2012.
?
Deixe uma folha fixa na sala de aula, para que todos possam observar os s?mbolos durante a realiza??o do trabalho.
?
2) Junto com seus colegas de grupo, copiem a tabela no caderno. Ela servir? para anotar o que voc?s observarem durante a Pesquisa. Usem os s?mbolos que voc?s criaram para indicar as condi??es do tempo e as temperaturas.
?
? DIAS DA SEMANA ? |
CONDI??ES DO TEMPO |
TEMPERATURAS |
||
1? HOR?RIO DE OBSERVA??O |
2? HOR?RIO DE OBSERVA??O |
1? HOR?RIO DE OBSERVA??O |
2? HOR?RIO DE OBSERVA??O |
|
SEGUNDA-FEIRA DATA: |
? |
? |
? |
? |
TER?A-FEIRA DATA: |
? |
? |
? |
? |
QUARTA-FEIRA DATA: |
? |
? |
? |
? |
QUINTA-FEIRA DATA: |
? |
? |
? |
? |
SEXTA-FEIRA DATA: |
? |
? |
? |
? |
?
?
3) Observem as condi??es do tempo e verifiquem as temperaturas durante uma semana toda, sempre em dois hor?rios do dia. Uma sugest?o ? voc?s realizarem essa tarefa logo no hor?rio de entrada e perto do hor?rio de sa?da da escola. Mas aten??o: fa?am as medi??es sempre nos mesmos hor?rios.
4) Anotem as informa??es na tabela. Escrevam os dias observados, os hor?rios, as condi??es do tempo (utilizem os s?mbolos que voc?s criaram) e as temperaturas registradas.
?
CONCLUS?O DA ATIVIDADE:
?
1) Na semana seguinte a observa??o e registro, analisem os dados obtidos e respondam:
a) Num mesmo dia, ocorreram varia??es nas condi??es do tempo? Quais?
b) Que condi??o de tempo predominou no per?odo observado?
c) Qual foi a temperatura m?xima nesse per?odo? E a m?nima?
2) Com os dados de temperatura obtidos, construam um gr?fico numa folha avulsa. Na vertical, anotem as datas; na horizontal, as temperaturas e as condi??es de tempo. Exponha-os no mural da sala de aula.
3) Comparem suas conclus?es e o gr?fico com as demais duplas.
?
Professor, se preferir, oriente os alunos a realizarem essa atividade de observa??o por meio de uma WebQuest.
A WebQuest ? uma atividade did?tica para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informa??o na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e cr?tico dos alunos, como tamb?m estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest ? desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com crit?rios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo dispon?vel, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, ? importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Os s?tios abaixo ajudar?o a compreender melhor sobre WebQuest.
?
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233 (Texto - O que ? WebQuest?)
http://www.slideshare.net/marise/o-que-webquest (Slides - O que ? WebQuest)
http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (Portal do Minist?rio da Educa??o - Recursos da internet para a educa??o)
Acesso 15/08/2012.
?
O s?tio abaixo mostra como criar uma WebQuest:
http://www.youtube.com/watch?v=Hgz8lZgNJMM. Acesso 15/08/2012.
?
A seguir, o exemplo de uma WebQuest sobre "Como est? o tempo? Informa??es tempo atmosf?rico", com as seguintes orienta??es: INTRODU??O - TAREFAS - PROCESSO - AVALIA??O - CONCLUS?ES
?
Fonte das imagens:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=24017&id_pagina=5. Acesso 16/08/2012.
?
Professor, nesse momento, ? importante que os alunos diferenciem conceitualmente tempo atmosf?rico de clima. Para tanto, as atividades seguintes se referem ao clima e ? diferencia??o.
Explorando o texto online:
?
Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta. Fa?a interrup??es ao final de cada par?grafo, ressalte as informa??es que voc? e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. A atividade a ser realizada ap?s a leitura pelos alunos ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes quest?es para permear o di?logo:
?
?
Ao final do di?logo, fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do di?logo e para concluir a produ??o instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpreta??o dos textos.
Os s?tios abaixo trazem a diferencia??o entre tempo e clima. Oriente os alunos a acess?-los.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/qual-diferenca-entre-tempo-clima.htm (S?tio - Mundo educa??o: Qual a diferen?a entre clima e tempo?)
http://www1.cptec.inpe.br/ (S?tio: Centro de previs?o de tempo e estudos clim?ticos)
Acesso 01/08/2012.
?
Eles identificar?o que:
?
Tempo
? o estado f?sico das condi??es atmosf?ricas em um determinado momento e local. Isto ?, a influ?ncia do estado f?sico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem.
Clima
? o estudo m?dio do tempo para determinado per?odo ou m?s em certa localidade. Tamb?m, se refere ?s caracter?sticas da atmosfera inseridas nas observa??es cont?nuas durante certo per?odo. O clima abrange maior n?mero de dados e eventos poss?veis das condi??es de tempo para uma determinada localidade ou regi?o. Inclui considera??es sobre os desvios em rela??o ?s m?dias, variabilidade clim?tica, condi??es extremas e frequ?ncias de eventos que ocorrem em determinada condi??o do tempo.
?
Em s?ntese:
O tempo refere-se ao estado moment?neo do clima.
O clima ? a sucess?o habitual dos tipos de tempo.
?
O clima pode ser muito diferente de um lugar para outro. H? lugares em que chove muito, outros que chove raramente; enquanto em certos lugares faz frio, em outros faz calor.
Nesse sentido, solicite ? turma que pesquise os tipos de clima no Brasil. Anteriormente ? Pesquisa, apresente o mapa do Brasil com os tipos de clima no tel?o da sala de aula ou desenhado em um papel maior. Veja:
?
?
Fonte:http://georesumos.blogspot.com.br/2012/05/variedade-de-climas-do-brasil.html Acesso 01/08/2012.
?
A partir do mapa, solicite que os alunos descubram o que significa cada clima e as regi?es onde ele atua. Todos os s?tios abaixo abordam a quest?o:
?
http://www.escolakids.com/tipos-de-clima-no-brasil.htm (Escola Kids - Tipos de clima no Brasil)
http://www.suapesquisa.com/clima/ (Sua pesquisa - Climas do Brasil)
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=2 (S?tio S? Geografia que explica os diferentes tipos de clima)
http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/tipos-de-clima (S?tio Brasil.gov.br que aborda os tipos de clima)
http://educacao.uol.com.br/geografia/climas-do-brasil-tipos-de-clima-e-mapa.jhtm (Texto - Climas do Brasil: Tipos de clima e mapa)
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/tipos-de-clima-no-brasil.html (Texto - Tipos de clima no Brasil)
http://www.smartkids.com.br/especiais/clima-e-tempo.html (Texto - Especial clima e tempo para crian?as)
Acesso 01/08/2012.
?
Os alunos conhecer?o os seguintes climas:
Equatorial: esse ? o clima predominante na regi?o Amaz?nica, que abrange a Regi?o Norte e por??es dos estados de Mato Grosso e Maranh?o. A temperatura m?dia anual ? elevada, variando entre 25 ?C e 27 ?C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.
Tropical: abrange estados das Regi?es Centro Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas esta??es bem definidas: inverno (seco) e ver?o (chuvoso). A temperatura m?dia varia entre 18 ?C e 28 ?C.
Semi?rido: esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura ? elevada, com m?dia de 27 ?C, e as chuvas s?o escassas e irregulares. Essas caracter?sticas, al?m da falta de pol?ticas p?blicas (constru??o de reservat?rios de ?gua), dificultam o desenvolvimento das atividades agr?colas.
Tropical de altitude: t?pico das ?reas mais elevadas dos estados do Sudeste (Esp?rito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e S?o Paulo). A temperatura, com m?dia anual entre 18 ?C e 22 ?C ? mais baixa nas ?reas mais altas do relevo. Uma caracter?stica desse clima s?o as geadas durante o inverno.
Tropical atl?ntico: est? presente na zona litor?nea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paran?, no Sul. A temperatura ? elevada, por volta de 25 ?C. As chuvas, regulares e bem distribu?das, s?o mais intensas no Sul e no Sudeste durante o ver?o e no Nordeste, durante o inverno.
Subtropical: clima predominante nas por??es do territ?rio brasileiro situadas ao sul do Tr?pico de Capric?rnio, na Zona Clim?tica Temperada do Sul. Inclui os estados da Regi?o Sul e parte de S?o Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura m?dia ? de 18 ?C, considerada a mais baixa do pa?s. As chuvas s?o regulares e bem distribu?das. O ver?o ? quente e o inverno ? bastante frio, sendo comum a ocorr?ncia de neve ou geada em determinados lugares.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids
Fonte: http://www.escolakids.com/tipos-de-clima-no-brasil.htm Acesso 01/08/2012.
?
?
Observa??o: professor, lembre-se que esta aula ? voltada para a alfabetiza??o inicial, essa tem?tica do clima geralmente ? trabalhada a partir do 4? ano do Ensino Fundamental, portanto, n?o exija dos alunos respostas exatas, por?m as atividades e os s?tios sugeridos lhe ajudam a adaptar o conte?do ? faixa et?ria.
O clima predominante no Brasil ? o clima tropical. Para trabalhar com esse conceito, solicite que os alunos acessem o v?deo abaixo, utilizando o laptop ou o tablet, se n?o for poss?vel providencie a letra da m?sica para os alunos e leve um CD para a turma ouvir.
?
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eoca1Jb33Ts Acesso 01/08/2012.
?
Moro num pa?s tropical, aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um viol?o
Sou Flamengo
Tenho uma n?ga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois ?, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu n?o devo nada a ningu?m
Pois ?, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo
Moro num pa?s tropical, aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um viol?o
Sou Flamengo
Tenho uma n?ga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Eu posso n?o ser um band leader
Pois ?, mas assim mesmo l? em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois ?, essa ? a raz?o da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria
Sou Flam?
T? uma n?
Cham? Ter?
Sou Flam?
T? uma n?
Cham? Ter?
Do meu Brasil
Sou Flamengo
E tenho uma n?ga
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma n?ga
Chamada Tereza
?
Fonte: http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/ Acesso 01/08/2012.
?
O trabalho a ser realizado ap?s a apresenta??o do v?deo ou da m?sica ? de suma import?ncia para consolidar as informa??es adquiridas a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize uma roda de conversa com a turma e tenha como par?metro os seguintes itens para nortear o di?logo:
?
1) O que cada aluno achou do v?deo/m?sica;
2) Percep??o da frase: ? moro num pa?s tropical??;
3) O que mais chamou a aten??o.
?
Destaque o seguinte trecho da m?sica:
?
?Moro num pa?s tropical, aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval) [...]?
?
Converse com a turma:
?
?
Anote as prov?veis hip?teses dos alunos, a partir das leituras realizadas nos textos online e disponibilize uma c?pia da imagem abaixo ou acesse o s?tio dela.
?
Fonte: http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/04/03/pais-tropical/ Acesso 01/08/2012.
?
?
ATIVIDADE DE REGISTRO:
Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2010/04/atividades-sobre-climas.html. Acesso 08/08/2012.
?
TRABALHO DE CAMPO:
?
Pergunte aos alunos:
?
Organize previamente um dia e hor?rio para visita, estabele?a coletivamente com os estudantes os combinados e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem os principais equipamentos utilizados para coleta de dados sobre o tempo atmosf?rico e o clima. Questione:
?
?
Concluindo com um ?Quiz?.
Professor, depois que os alunos vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um ?Quiz? sobre todos os conte?dos abordados na tem?tica ? Tempo e Clima?. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material did?tico que funciona como uma esp?cie de jogo de perguntas e respostas, o qual desenvolve diversas habilidades nos participantes.
Dessa forma, convide a turma para cri?-lo, para isso utilize os s?tios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e tamb?m verificar como cri?-lo.
?
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html (Quiz sobre verminoses)
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm (Se??o quiz - v?rios exemplos de quiz com ilustra??o)
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html (Diversos exemplos de quiz: cadeia alimentar, c?rebro, copa do mundo, dentre outros)
Acesso 05/08/2012.
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8 (V?deo: Como fazer um quiz/jogo com o power point)
http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html (Blog que traz - Como criar um quiz - joguinho legal)
http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related (V?deo: Quiz - Apresenta??o power point)
http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/ (Texto: Voc? sabe o que ? um quiz?)
Acesso 10/05/2012.
?
Professor, o Quiz poder? ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competi??o entre os participantes, que poder?o se sentir estimulados ao desafio de aprender na intera??o com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, utilizando quest?es de m?ltipla escolha e ou de verdadeiro ou falso.
Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e pe?a para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.
Auxilie os alunos para elaborarem as perguntas e respostas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
?
?
Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar suas descobertas? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.
Defina o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e ou dizer. Retome os textos lidos e as informa??es obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Para socializar e divulgar os resultados dessa Pesquisa, indicamos a apresenta??o um Telejornal Digital, um recurso que, por meio do uso de um laptop e Webcam, permite auxiliar os estudantes na compreens?o de situa??es reais, possibilitando a observa??o e a reflex?o sobre o mundo a sua volta.
Para saber mais sobre telejornal digital acesse: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617 Acesso 12/04/2012.
?
Outra op??o para a apresenta??o seria a utiliza??o do programa Power Point. Veja como criar os slides nos s?tios:
?
http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related (V?deo: Curso de power point - 1? aula)
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related (V?deo: Aula 2 - Power Point - Inserir slides)
Acesso 14/05/2012.
?
Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
?
?
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
?
? Conhecimento do tema estudado;
? Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
? Participa??o nas atividades propostas;
? Compreens?o do processo de Pesquisa.
?
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso, por exemplo, o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
?
Veja um exemplo:
?
? COMO FOI SER PESQUISADOR? ? ? ? ? PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QU?? ? ? ? ? ? VOC? PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO? ? ? ? ? |
Sugest?es de links para alunos:
?
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-fenomenos-climaticos.html . Jogos. Acesso 01/08/2012.
http://pt.scribd.com/doc/53301887/exercicios-tempo-e-clima. Exerc?cios. Acesso 01/08/2012.
http://www.smartkids.com.br/especiais/clima-e-tempo.html. Jogos e passatempos. Acesso 01/18/2012.
?
Sugest?es de links para os professores:
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ Acesso 15/05/2012.
(Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle).
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/aula ? O frio de queimar e o calor de chover: afinal, qual o clima do Brasil??, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.