Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Recursos tecnol?gicos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos curiosidades a respeito dos objetos que vemos no c?u e os objetos existentes no universo. Al?m de, desenvolver as habilidades relativas ? leitura, escrita e a utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint e Mozilla Firefox. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos de como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
"Inicia??o cient?fica nas s?ries iniciais"
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. (Texto que aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos sem um conhecimento das etapas de um Projeto). Acesso em 01/08/2012.
"Como elaborar um Projeto de Pesquisa"
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. (Texto que apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, das etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio). Acesso em 01/08/2012.
Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Inicia??o Cient?fica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educa??o B?sica utilize os s?tios abaixo:
"A natureza em alerta ? UCA / Metodologia Cient?fica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40631
" A caatinga e seus animais: uma proposta de inicia??o cient?fica - UCA" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40050
S?tios acessados em 01/08/2012.
Professor, para trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcan?ar os objetivos propostos, ? necess?rio seguir as seguintes etapas:
Professor, voc? poder? construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, crie um Blog da turma.
Para a cria??o de um Blog s?o necess?rios alguns passos, convide a turma para ler informa??es sobre essa cria??o, acessando a aula ?Vamos criar um Blog da turma??, dispon?vel no s?tio do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 Acesso 10/05/2012.
O Blog da turma tem as mesmas caracter?sticas do Blog da escola. Exige prepara??o pr?via e envolvimento dos atores no processo, como pais, professor, alunos e dire??o da escola e autoriza??es pr?vias para as imagens das crian?as aparecerem na rede, assim como a organiza??o de eventos relevantes. Lembre-se que ele ser? o di?rio da sua turma e seu Portf?lio.
" Fazendo Blogs" http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Acesso 11/05/2012. O texto apresenta passos e sugest?es de como trabalhar com a cria??o de Blog com a turma.
Veja outras sugest?es de s?tios para a cria??o do Blog:
" Curso de Blogs aula 1" http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso b?sico de cria??o de Blogs, esta aula ? sobre os conceitos b?sicos: Blogs, Flogs e Vlogs.) Acesso 11/05/2012.
" Como criar um Blog" http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Acesso 11/05/2012. O v?deo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara.
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.
Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?Olhando para o c?u: objetos luminosos e iluminados?, ser? desenvolvido nesta aula.
Estrat?gias e recursos da aula
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o Projeto pode surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: Os alunos foram convidados a assistirem uma apresenta??o de um poema na semana passada na turma do 4? ano da escola.
O Universo
(Par?frase)
A Lua:
Sou um pequeno mundo;
Movo-me, rolo e dan?o
Por este c?u profundo;
Por sorte Deus me deu
Mover-me sem descanso,
Em torno de outro mundo,
Que inda ? maior do que eu.
A Terra:
Eu sou esse outro mundo;
A lua me acompanha,
Por este c?u profundo...
Mas ? destino meu
Rolar, assim tamanha,
Em torno de outro mundo,
Que inda ? maior do que eu.
O Sol:
Eu sou esse outro mundo,
Eu sou o sol ardente!
Dou luz ao c?u profundo. . .
Por?m, sou um pigmeu,
Quer rolo eternamente
Em torno de outro mundo,
Que inda ? maior do que eu.
O Homem:
Por que, no c?u profundo,
N?o h? de parar mais
O vosso movimento?
Astros! Qual ? o mundo,
Em torno ao qual rodais
Por esse firmamento?
Todos os Astros:
N?o chega o teu estudo
Ao centro disso tudo,
Que escapa aos olhos teus!
O centro disso tudo,
Homem vaidoso ? Deus!
http://www.jornaldepoesia.jor.br/bilaci06.html. Acesso em 11/08/2012.
Professor, sugerimos que voc? organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participa??o dos alunos dando suas opini?es sobre a apresenta??o que assistiram.
A turma ficou interessada em pesquisar sobre o universo, seus astros e outros corpos celestes. Promova um momento de sensibiliza??o do Projeto, utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica.
Obra liter?ria
" Quer ser um astronauta por um dia" http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2009/05/10/quer-ser-astronauta-por-um-dia/?topo=84,2,18,,,84 (Neste Blog voc? encontrar? uma hist?ria infantil "Astronauta por um Dia", a interatividade do livro estimula a imagina??o e a coordena??o motora e visual). Acesso em 16/08/2012.
" Manual do espa?o do astronauta" http://www.monica.com.br/revistas/man-astro.htm (Neste s?tio voc? encontra o livro: Manual do Espa?o do Astronauta, com ele nessa viagem espacial e conhe?a o Sistema Solar, a origem das estrelas, as descobertas dos astr?nomos e muito mais. Isso sem falar em poemas e atividades super legais.). Acesso em 16/08/2012.
Neste sentido, apresente aos alunos a imagem do universo.
" Origem do Universo" http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ecologia%20e%20ambiente/65320-origem-do-universo. (Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre a origem do universo). Acesso 10/08/2012.
Quest?es para serem discutidas com os alunos na observa??o da imagem:
_ Nas grandes cidades ? poss?vel observar os astros ? noite? Justifiquem.
Resposta prov?vel. Nas grandes cidades, quase n?o ? poss?vel observar os astros ? noite, pois as luzes ofuscam o brilho deles.
Caso seus alunos morem nessas cidades, pergunte a eles se j? observaram o c?u em outros lugares onde n?o havia tanta ilumina??o artificial e o que acharam da beleza do c?u estrelado.
Resposta prov?vel. As fotografias da Terra s?o feitas por equipamentos enviados ao espa?o, como os sat?lites e os telesc?pios espaciais.
_ O que voc?s imaginam quando olham para o c?u ? noite? Que perguntas voc?s j? fizeram a si mesmos sobre o Universo? Fa?am um desenho para representarem suas respostas.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?DE OLHO NO UNIVERSO?.
Inicialmente, a inten??o dessas discuss?es ? sensibilizar os alunos para o estudo do c?u e dos astros. Os desenhos da turma podem servir de base para o levantamento de quest?es curiosas sobre esse tema. Pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre esse tema. Em seguida, defina um t?tulo para o Projeto: ?Olhando para o c?u: objetos luminosos e iluminados?.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em grupos e oriente-os a registrarem em uma ficha a justificativa do Projeto. Veja alguns exemplos:
Observa??o: ? importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto.
A cada etapa do Projeto ? fundamental o registro, que poder? ser feito de v?rias maneiras: em cadernos, em portif?lios ou digitalizados em laptop, tablet e em outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Wiki, F?rum.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Em seguida, na roda de conversa organize a turma para definir os objetivos que desejamos alcan?ar com a referida Pesquisa. Veja alguns exemplos abaixo:
Logo ap?s, ? necess?rio construir juntamente com os alunos os Problemas, sobre os quais os alunos dever?o criar questionamentos e d?vidas para delimitarem a abrang?ncia da Pesquisa. Tamb?m, ? importante instig?-los a pensarem sobre as poss?veis solu??es (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que ser?o testados por meio da Pesquisa.
N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja alguns exemplos a seguir:
Hip?tese: A estrelas, a lua e o sol.
Hip?tese: O sol e a lua.
Hip?tese: Bin?culo e Luneta.
Hip?tese: ? que um emite luz e o outro recebe a luz.
Hip?tese: Constela??o
Converse com os alunos sobre onde poder?o buscar informa??es para responder as quest?es elaboradas. Espera-se que eles digam: dicion?rios, livros, v?deos, entrevistas, trabalho de campo, fotografias dentre outras. Caso eles n?o digam algo que voc? pensou exponha suas ideias.
Professor, um trabalho com uma proposta de Inicia??o Cient?fica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execu??o quanto na sua elabora??o. Por isso, recorra ?s sugest?es dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema ?objetos luminosos e iluminados?, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:
Matem?tica: Explorar o tratamento da informa??o, recorrendo ? organiza??o de dados obtidos na investiga??o.
Portugu?s: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetiza??o dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espont?nea e coletiva com a turma.
Geografia: Possibilitar uma gama de informa??es e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do universo, seus astros e corpos celestes
Ci?ncias Naturais: Facilitar a compreens?o do conhecimento do que existe no universo, das diferen?as entre os astros luminosos e os iluminados.
?tica: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizem viv?ncias individuais e coletivas na constru??o do conhecimento, visando observar e trabalhar com as poss?veis contradi??es e dificuldades de rela??es interpessoais.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, os temas relacionados com a astronomia s?o muito interessantes para os alunos, mas tamb?m abstratos. Pensando nisso, prepare a obra liter?ria e conte aos alunos, sejam por meio de proje??o, dramatiza??o, teatro de sombra.
Obra Liter?ria: "O Pequeno Planeta perdido" de Ziraldo.
http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2011/10/o-pequeno-planeta-perdido-ziraldo.html Acesso em 16/08/2012.
Sinopse:
Um homem foi enviado ao espa?o em dire??o a um planeta t?o distante que o combust?vel acabou assim que o foguete chegou em seu destino. O homem, completamente s?, gritou por socorro e, por incr?vel que possa parecer, a Terra toda ouviu seu pedido.
Agora, imagine que voc? est? prestes a decolar para o espa?o num foguete espacial para observar o c?u. Com base nesse passeio imagin?rio escreva um par?grafo para representar seus passeio no universo. N?o se esque?a de ilustr?-lo.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?VIAGEM AO UNIVERSO?.
Ao terminarem, solicite que fa?am pequena apresenta??o oral aos colegas da turma, sobre suas produ??es e o que ir?o encontrar ao entrar em contato com as mesmas.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, explore os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre a observa??o do c?u. Quem j? olhou para o c?u e viu o sol, a lua as estrelas? Desde os tempos mais antigos, muitas pessoas observaram a lua, o sol e os outros corpos celestes procurando se orientar, entender o universo, a exist?ncia do dia e da noite, as esta??es do ano, as fases da lua. Por causa dessas curiosidades pelo conhecimento que nasceu a astronomia.
Oriente os alunos a procurarem o significado das palavras em dicion?rios ou online: corpos celestes e astronomia. Veja abaixo o significado no dicion?rio online de cada palavra.
Corpo Celeste
Que est? ou aparece no c?u. Habitante do c?u, ou pr?prio dele. Concernente ? divindade.Proveniente do c?u ou ca?do da atmosfera.
http://www.dicionarioweb.com.br/celeste.html Acesso em 16/08/2012.
Astronomia
Ci?ncia, que estuda a constitui??o e movimento dos astros. http://www.dicionarioweb.com.br/astronomia.html Acesso em 16/08/2012.
Em seguida, disponibilize os textos informativos abaixo para discutir com os alunos
O C?U E A TERRA
Fonte: TRIGO, Elisabete Chaddad; TRIGO, Eurico Moraes. Viver e aprender Ci?ncias 3? Ano. 6. ed. S?o Paulo, Saraiva, 2002 p.06 e 07.
Fa?a a leitura minuciosa juntamente com os alunos, pe?a que destaquem (passando um tra?o com l?pis ou caneta) no texto, o que acharem interessante para as discuss?es.
Quest?es que podem ser levantadas:
Observe esta imagem:
Lan?amento da nave espacial (Discovery)
6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Em seguida, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate, o s?tio sugerido abaixo, para assistirem ao v?deo que enriquecer? a Pesquisa.
Explorando o v?deo
Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma antes do v?deo. Registre na lousa algumas indaga??es para a observa??o dos alunos ao assistirem o v?deo, pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais para a Pesquisa.
Professor, pe?a aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem o s?tio utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.
http://www.youtube.com/watch?v=SVjbBjS-SKc. Acesso 08/08/2012.
Professor, comente com os alunos sobre a import?ncia de se observar o c?u para a compreens?o dos fen?menos que acontecem na terra.
Imagine uma noite sem nuvens e estrelada, longe das luzes e da polui??o da cidade. Imagine, ainda em ter uma luneta e poder observar o c?u com ela.
N?o se esque?a de registrar as respostas no caderno e ou no Blog da turma.
7? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
EXPLORANDO OS ASTROS
Professor, promova um di?logo com a turma sobre os astros. Veja abaixo uma sugest?o:
O universo ? formado por todos os astros, outros corpos celestes e pelo espa?o que existe entre eles. As estrelas, os planetas e os sat?lites s?o alguns dos astros que comp?em o universo. N?o se sabe ao certo o tamanho do universo. Sabe-se, que ele ? t?o extenso que, mesmo utilizando os mais potentes equipamentos de observa??o, o ser humano consegue ver apenas uma pequena parte dele.
Veja a fotografia abaixo:
Prov?vel resposta: Espera-se que os alunos respondam que podem ver as estrelas, lua e outros astros.
Prov?vel resposta: Espera-se que os alunos respondam que sim.
BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ci?ncias Naturais. 3? ano: ensino fundamental. S?o Paulo: Escala Educacional, 2004. p. 07.
Professor, oriente aos alunos a pesquisarem a diferen?a entre os astros e porque os objetos s?o chamados de luminosos e iluminados.
Pe?a aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os s?tios utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets.
"Conceitos introdut?rios ? ?ptica" http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica.php (Neste s?tio ? poss?vel encontrar informa??es sobre os objetos que emitem luz pr?pria e a diferen?a entre luminosos e iluminados). Acesso em 13/08/2012.
Atualmente sabemos que os objetos, para serem vistos, emitem luz proveniente de uma fonte, que atinge os nossos olhos.
http://173.203.31.59/Userfiles/P0001/File/Objetos%20luminosos%20e%20iluminados.pdf. (Neste s?tio encontram-se as caracter?sticas e exemplos dos objetos luminosos e iluminados e a figura que ilustra a maneira pela qual conseguimos enxergar um objeto). Acesso em 13/08/2012.
Professor, oriente os alunos a observarem um objeto no p?tio da escola. Depois, pe?a que representem por meio de desenhos a fonte de luz que permitiu a visualiza??o desse objeto. Proponha que utilizem v?rios recursos para a produ??o art?stica: l?pis de cor, giz de cera, canetinha, folha de papel A3, revistas e cola.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?OBJETOS NO P?TIO?.
Por serem fonte de luz, as estrelas s?o denominadas astros luminosos. O sol ? uma estrela. As estrelas podem ter corpos celestes girando ? sua volta em ?rbitas levemente el?pticas "ovais". Dentre esses corpos est?o os planetas. Ao redor do sol, por exemplo, giram, ao que se sabe, nove planetas, entre eles a terra. Ao redor dos planetas podem girar astros menores, chamados sat?lites naturais. A lua, por exemplo, ? o sat?lite natural da terra. Planetas e sat?lites n?o emitem luz, apenas refletem a luz recebida das estrelas ao redor das quais giram. Por isso dizemos que eles s?o astros iluminados.
http://no.comunidades.net/sites/cie/ciencia/index.php?pagina=1941380849. (Neste s?tio s?o destacadas as diferen?as entre os astros.). Acesso em 13/08/2012.
http://www.slideshare.net/anaclarinha/uma-viagem-pelo-universo-7785483 (Neste s?tio voc?s encontram uma apresenta??o com o nome ?Uma viagem pelo universo?, uma aventura que vai te levar para a descoberta do espa?o, com dois amiguinhos bem animados.). Acesso em 11/08/2012.
Professor, oriente os alunos para que em grupos pequenos elaborem um texto coletivo para ser divulgado no Blog ou na comunidade escolar, com a seguinte tem?tica: Nossa viagem pelo universo. Solicite que n?o se esque?am de destacar os astros, suas caracter?sticas e formas.
A dica ? como montar uma mini maquete do sistema solar com palito de dente e massa de modelar!
Converse com os alunos sobre o Universo, sua forma??o e transforma??o, e colha informa??es e opini?es a respeito do assunto.
Distribua para cada aluno uma plaquinha de isopor de 15cm X 20 cm ou de placas de papel?o. Pe?a que cada aluno traga de casa uma caixa de massa de modelar colorida e palitos de dente.
Organize-os em grupos e disponibilize tintas coloridas e pinc?is para a pintura do isopor que representar? o Universo. Em seguida pe?a para modelarem os planetas. Com a massa dever?o fazer os planetas de acordo com o tamanho e a cor de cada um deles e fixarem cada planeta em um palito de dente.
Quando os planetas estiverem prontos e a placa pintada cada aluno fixar? os planetas na sua sequ?ncia correta, colocando uma legenda com os nomes dos planetas.
Depois do trabalho pronto organize uma exposi??o com o nome de cada aluno.
Fonte: " Dicas de atividades em sala de aula" http://www.smartkids.com.br/html/universo.php (Neste s?tio da smartkids voc? encontrar? as dicas para a constru??o da maquete). Acesso em 17/08/2012.
8? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
FIQUE SABENDO:
Os astros podem ser classificados em luminosos ou iluminados.
Os astros luminosos s?o aqueles que t?m luz pr?pria.
Os astros iluminados s?o aqueles que n?o t?m luz pr?pria. Eles podem ser vistos, pois refletem a luz dos astros luminosos que incidem sobre eles.
Veja o esquema abaixo e escreva nos quadros o nome do astro correspondente:
?
SOL, PLANETA TERRA OU LUA
BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ci?ncias Naturais. 3 ? ano: ensino fundamental. S?o Paulo: Escala Educacional, 2004. p.08.
Em seguida, proponha a constru??o de uma tabela que apresente a caracter?stica de alguns astros.
A tabela poder? ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
Fonte: BONDUKI, Sonia; CAMARGO, Carolina R. Euter. Cole??o Brasiliana: Ci?ncias 5? Ano do Ensino Fundamental. 2. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011. p. 24.
Logo ap?s, consulte a tabela e responda:
Resposta prov?vel: Planeta
Resposta prov?vel: Sol
Ao observarmos o c?u em noites com poucas nuvens, podemos ver diversas estrelas. Algumas delas parecem estar grudadas e, muitas vezes, formam figuras no c?u.
Voc?s j? ouviram falar em constela??o? Conversem com seu professor e colegas sobre esse assunto. Pesquisem em livros e na internet quais as constela??es que existem no universo.
BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ci?ncias Naturais. 3 ? ano: ensino fundamental. S?o Paulo: Escala Educacional, 2004. p.09.
Esses grupos de estrelas s?o chamados de constela??es.
A constela??o mostrada na foto acima ? a ?CRUZEIRO DO SUL?. Ela ? formada por cinco estrelas.
Atividade de casa
Professor disponibilize o texto abaixo para a atividade de casa. Converse com seus familiares sobre o que s?o as constela??es. Em seguida, leia o texto abaixo:
Fonte:BONDUKI, Sonia; CAMARGO, Carolina R. Euter. Cole??o Brasiliana: Ci?ncias 5? Ano do Ensino Fundamental. 2. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011. p. 20 e 21.
Registre quais nomes de outras constela??es voc? e sua fam?lia conhecem?
Sugest?o de s?tios para ajudar na Pesquisa dos nomes de outras constela??es que existem.
" PROENIX Observat?rio Astron?mico" http://www.observatorio-phoenix.org/. (Neste s?tio voc? encontra informa??es sobre o universo, constela??es e outras curiosidades). Acesso 12/08/2012.
" Conhecendo as Constela??es" http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm. ( Neste s?tio voc? encontra informa??es sobre o que ? constela??es, suas origem e as 88 constela??es). Acesso 12/08/2012.
9? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos de maneira que todos possam expor suas Pesquisas. Escreva na lousa o nome das constela??es de cada um. Os alunos podem criar uma tabela com o nome e a quantidade de alunos que encontrou a mesma constela??o. Divulgue as constela??es pesquisadas, por meio de cartazes, Blog da turma e at? na r?dio.
Em sua opini?o, como os astr?nomos conseguem ver os astros para fazerem seus estudos?
Desenhe sua resposta. Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Imprima as produ??es dos alunos e fixe no mural da sala de aula.
Em seguida, apresente os instrumentos especiais, como telesc?pio, para observar os astros com mais detalhes e realizar estudos. O telesc?pio ? um instrumento que aumenta a imagem dos astros do universo fazendo com que pare?am estar mais pr?ximos de quem est? observando.
Telesc?pio Espacial Hubble
BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ci?ncias Naturais. 3 ? ano: ensino fundamental. S?o Paulo: Escala Educacional, 2004. p.11.
A luneta ? um tipo de telesc?pio que utiliza lentes para aumentar a imagem do que est? sendo observado.
BALESTRI, Rodrigo; SANTANA, Erika. Meu livro de Ci?ncias Naturais. 3? ano: ensino fundamental. S?o Paulo: Escala Educacional, 2004. p.13.
10? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, agende com anteced?ncia, se for poss?vel, uma visita dos alunos, ao observat?rio de sua cidade, proponha uma ?Aula de Campo?, para poderem explorar mais esse tema.
Logo ap?s, a ?Aula Campo? proponha uma discuss?o sobre o que aprenderam.
Professor, oriente os alunos para que em pequenos grupos, elaborem um texto coletivo contendo informa??es sobre a observa??o feita do Universo na ?Aula de Campo?.
Caso sua cidade ainda n?o possua um observat?rio, pe?a aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os s?tios utilizando o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou os tablets. Informe-os que nestes s?tios eles encontrar?o informa??es de observat?rios online.
OBSERVAT?RIO ONLINE
Nos s?tios abaixo voc?s encontraram informa??es sobre os observat?rios, documentos, fotos, acervos, instrumentos utilizados nas observa??es ao universo
" Observat?rio Central da UFGRS" http://www.if.ufrgs.br/observatorio/. Acesso em 12/08/2012.
" Fotografia Astron?micas" http://www.fis.unb.br/observatorio/index.php?option=com_content&view=article&id=95&Itemid=201&lang=pt. Acesso em 12/08/2012.
11? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclus?es a que os alunos chegaram. Seja por meio de texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclus?es dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as quest?es levantadas no in?cio da Pesquisa, a fim de verificarem a comprova??o ou refuta??o das mesmas.
Pe?a aos alunos que indiquem as refer?ncias bibliogr?ficas, as quais s?o constitu?das pelas fontes de consulta citadas na elabora??o do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnol?gicos e outras), que foram utilizadas para desenvolver a Pesquisa. Os alunos dever?o coletar as refer?ncias utilizadas no decorrer do Projeto.
12? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conclu?da a pesquisa ? chegado o momento para ?Socializar seus resultados? para comunidade escolar.
COMO SE PREPARAR PARA A EXPOSI??O?
Professor, converse com os alunos sobre a maneira de se organizar uma exposi??o. Veja algumas sugest?es:
Fonte: BONDUKI, Sonia; CAMARGO, Carolina R. Euter. Cole??o Brasiliana: Ci?ncias 5? ano do Ensino Fundamental. 2. ed. S?o Paulo: IBEP, 2011.
Elabore juntamente com os alunos, o convite para a apresenta??o, que poder? ser feita no tablet ou no laptop ou em papel cart?o.
Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de colocar o dia, hor?rio e local da apresenta??o.
13? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, a forma da apresenta??o do Projeto dever? ser constru?da com a participa??o dos alunos e de acordo com sua faixa et?ria. Organize o espa?o no qual que ser? realizada a culmin?ncia da Pesquisa. Poder? ser o anfiteatro da escola, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula.
Segue algumas dicas, veja com a turma, qual forma ser? mais produtiva e que despertar? maior interesse.
Construa um v?deo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as a??es realizadas no decorrer da Pesquisa.
"Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7 " http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. O v?deo informa os passos de como construir um v?deo pelo programa Movie Maker. Acesso 10/05/2012.
" PASSOA A PASSO 'WINDOWS MOVIE MAKER" http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Passo a passo Windows Movie Maker.Acesso 10/05/2012.
Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e dos demais colaboradores.
Logo ap?s, no dia posterior, pe?a que os alunos registrem, no caderno de Projeto, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi f?cil e dif?cil realizarem, enfim, suas descobertas sobre ?Olhando para o c?u: objetos luminosos e iluminados?.
Sugest?es de links para os alunos:
Quebra - cabe?a
http://www.smartkids.com.br/passatempos/universo-quebra-cabeca.html ( Neste s?tio voc? encontrar? um jogo sobre o universo.). Acesso em 12/08/2012.
Sugest?es de links para os professores:
Atividade complementar
"Corpo luminoso e corpo iluminado" http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/corpo-luminoso-corpo-iluminado-623121.shtml ( Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de atividades para desenvolver com a turma.). Acesso em 12/08/2012.
"Astronomia" http://www.abcmc.org.br/publique3/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home ( Neste link voc? encontrar? mais informa??es sobre projetos, artigos e equipamentos para realizar observa??o do c?u.). Acesso em 12/08/2012.
Os Projetos transformam a avalia??o em um processo cont?nuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avalia??o:
Assim a avalia??o dever? acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. ? importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a pr?tica da metodologia de Projetos de Inicia??o Cientifica e se, identificaram os objetos que vemos no c?u, suas caracter?sticas e formas; conheceram os corpos celestes e suas caracter?sticas; conheceram a diferen?a entre astros iluminados e luminados; reconheceram os instrumentos que utilizamos para observar o c?u e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.