Portal do Professor

Início do Conteúdo

Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros. UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Compreender o significado dos Primeiros Socorros;

?         Identificar os perigos que cercam o aluno, em casa e na escola;

?         Apontar medidas de seguran?a;

?         Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

?         Localizar, registrar e analisar informa??es;

?         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;

?         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;

?         Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;

?         Interagir com os pares;

?         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

A previs?o ? de um semestre, ou seja, de 4 a 5 meses de dura??o, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio, do laptop Classmate atrav?s do uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, Power Point e Wiki. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

?

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

?

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematiza??o
  5. Levantamento de hip?teses
  6. Sele??o das fontes de pesquisa
  7. Execu??o e realiza??o
  8. Depura??o de hip?teses
  9. Socializa??o (apresenta??o e exposi??o dos resultados)
  10. Avalia??o

?

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.

?

Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa.

?

 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas.).

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).

Acessados em 09/08/2012.

?

Observa??o: Professor, o objetivo ? fazer um projeto/aula sobre primeiros socorros para crian?as, identificando medidas preventivas.

?

Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnol?gicos como: Blog, Webquest, Wiki, dentre outros.

?

S?tios para auxiliar a constru??o de um Wiki:

?

Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar o s?tio:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c  (Este v?deo explica o que ? Wiki e qual ? o seu objetivo.). Acesso 18/07/2012.

?

Professor, voc? poder? incentivar os alunos a usarem outros tipos de Wikis como:

?

Wikispaces ? uma ferramenta para cria??o de Wikis desenvolvida com a preocupa??o de tornar as coisas o mais simples poss?vel. Foi constru?do para funcionar em todo o lado, em qualquer altura. Tudo o que precisa ? de um navegador e de uma liga??o ? Internet. Os membros podem criar p?ginas e espa?os sem restri??es ou regras. Os convidados (visitantes an?nimos) podem criar p?ginas ou inserir conte?dos sem sequer criarem uma conta. As p?ginas das wikis est?o internacionalizadas de modo a que possam inserir conte?dos em qualquer idioma.

A Zoho Wiki ? uma plataforma para cria??o de Wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de vers?es, subp?ginas, tags, ?rea de administra??o, rss feeds e endere?os otimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conte?dos entre eles.

?

http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html (Orienta??es de como criar e utilizar essas tecnologias). Acesso 17/08/2012.

http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. (O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens). Acesso 17/08/2012.

?

Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

?

Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ?Ferramentas de Ensino?,  que buscam incluir os alunos no mundo digital.

?

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem)

  http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111 (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas para um ensino construtivista.).

  Acesso 15/08/2012.

?

1? Atividade:

?

 DESENCADEANDO O TEMA

?

Professor, o tema poder? ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno machucou no p?tio e as crian?as ficaram sem saber o que fazer.

Se surgirem v?rios temas, realize uma vota??o para proceder ? escolha, para isso, poder? utilizar atividades interdisciplinares que surgir?o at? a realiza??o da elei??o. O trabalho com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercerem o direito de escolha, garantindo autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:

?

?tica: debates, di?logos, valores, respeito;

L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (propagandas dos temas, relat?rios);

Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;

?

Portanto, para que o Projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Como o tema ?Primeiros Socorros? ? muito complexo para os alunos da alfabetiza??o inicial, vamos nos deter nos perigos e medidas de seguran?a.

Para que os alunos fiquem curiosos, voc? poder? utilizar diferentes recursos:

?

  • Contar uma hist?ria sobre o tema;
  • Ler uma reportagem;
  •  Discutir uma not?cia;
  • Assistir a um filme ou v?deo, dentre outros.

?

Neste caso, utilizaremos imagens e din?mica para considerar os conhecimentos pr?vios dos alunos.

?

Professor, apresente aos alunos as seguintes imagens:

                                                                                1                                                                                                                                 2

simboolo prmeios     kit

Fontes das imagens:

1 - http://www.combatfire.com.br/news10.html

2 - http://apsocorrismoourique.blogspot.com.br/2011/01/mala-de-primeiros-socorros-conteudo-da.html. Acessadas em 08/08/2012.

?

?

Em seguida, dialogue com a turma:

?

?         O que significa essas imagens?

?         Algu?m j? viu? Onde?

?         Para que serve?

?         O que vem ? mente de voc?s, quando se deparam com essas imagens?

?

Ap?s ouvir as hip?teses dos alunos, providencie uma mala/kit de Primeiros Socorros vazia. Pergunte-os:

?

  • Algu?m sabe o que deve compor o kit de Primeiros Socorros?

?

Vamos montar um kit de Primeiros Socorros e durante a Pesquisa vamos descobrir se o que colocamos estava correto ou n?o.

?

Para tanto, solicite que cada aluno pense em um objeto que possa fazer parte do kit. Em seguida, pe?a para desenharem esse objeto e coloque dentro do kit.

Os desenhos poder?o ser feitos ? m?o em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint ((Metasys > Edusyst > Arte >  M?sica > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis. 

Guarde o kit e apresente aos alunos quando estiverem pesquisando sobre essa tem?tica.

?

?

2? Atividade:

?

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.

?

  •          Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta Pesquisa, no quadro abaixo:

?

justificativa

Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.

?

Ap?s a realiza??o da atividade, solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.

?

3? Atividade:

?

Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre os Primeiros Socorros.

Professor, os alunos dever?o registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao Dossi? ou realizar essa atividade diretamente no Blog/Wiki caso seja essa a forma de registro.  Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo.

 Veja algum exemplo abaixo:

?

?

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros

Aluno (a): _____________________________________________________________________

Professor (a): __________________________________________________________________

Data: __/__/__

Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa

?

Compreender o significado dos Primeiros Socorros;

Identificar os perigos em casa e na escola;

Apontar medidas de seguran?a/preven??o;

Aprender a realizar uma Pesquisa;

Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

?

?

?

4? Atividade:

?

Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.

Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre Primeiros Socorros.

?

Sugest?o de atividade:

?

  •          Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

?

O que eu quero saber sobre os Primeiros Socorros ?...

?

          __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

?

?

?

?

?

(DESENHO/RECORTES)

?

?

?

?

?

                                                                                                                                                                                       

?

?

?

?

Se preferir os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura digital) no laptop. Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

Professor, no pr?prio quadro ou em uma tabela do programa KWord, fa?a um agrupamento dos questionamentos levantados.

?

ALUNO

?

QUESTIONAMENTO

Lara

?

?         O que s?o os Primeiros Socorros?

?

Davi

?         Quais perigos t?m na nossa casa?

Mariana

?         O que podemos fazer para n?o machucar?

?

?

5? Atividade:

?

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:

?

?O que os alunos j? sabem sobre os Primeiros Socorros??.

?

? o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.

?

- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

?

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Se preferir troque a problematiza??o para que os colegas tentem responder a quest?o do outro. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:

?

ALUNO

?

QUESTIONAMENTO

HIP?TESES

Lara

?

?         O que s?o os Primeiros Socorros?

?

Davi ? ? a primeira coisa que a gente faz quando algu?m machuca

Davi

?         Quais perigos t?m na nossa casa?

Mariana ? Tomadas, produtos t?xicos

Mariana

?         O que podemos fazer para n?o machucar?

Lara ? Ter aten??o, ficar perto da professora na escola

?

?

 6? Atividade:

?

Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??

O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como  poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as Fontes de Pesquisa.

?

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA

?

  • Querida fam?lia!!! Estamos desenvolvendo um Projeto sobre Primeiros Socorros. Converse com seu filho sobre quais fontes de pesquisas ser?o importantes para descobrir as respostas para as d?vidas e questionamentos.
  • Anote abaixo as suas indica??es:

?

?

?

?

?

?

?

?

No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram. A partir das respostas voc? pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:

Matem?tica- tratamento da informa??o: gr?ficos, tabelas, situa??es-problema envolvendo as opera??es que est? trabalhando.

?

Para isso, ? medida que forem relatando, tabule na lousa o resultado. Veja um exemplo

?

FONTES DE PESQUISA

N?MERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

12

02-Livros

16

03-Revistas

08

04-Internet

15

05-Entrevista

07

06-Trabalho de Campo

03

07-Fotos

03

08-V?deos

06

?

Para elaborar o gr?fico, verifique se eles j? conhecem. Se necess?rio leve para sala jornais ou revistas usadas que tenham gr?ficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gr?fico. Outra possibilidade ? pedir que acessem na internet um sitio sobre gr?ficos.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica e solicite que acessem (um artigo sobre a constru??o de diferentes tipos de gr?ficos):

 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/08/2012.

Veja a seguir um exemplo de gr?fico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabula??o dos dados, na tabela. Voc? pode utilizar tamb?m uma folha quadriculada.

?

tema s e graficox

Fonte: Acervo da autora

?

?

Situa??es-problema elaboradas a partir do gr?fico:

?

  • Se juntarmos os pais que citaram jornais e os que citaram internet, quantos pais teremos?

Estimativa                           Resolu??o

?

?

?

  • Se em nossa turma temos 25 alunos e 16 pais citaram os livros, quantos pais n?o citaram os livros como fonte de Pesquisa?

Estimativa                                 Resolu??o

?

?

?

  • Se  8  pais citaram as revistas como fonte de Pesquisa, quantos pais seriam se fosse o dobro desta quantidade?

Estimativa                              Resolu??o

?

?

?

?

7? Atividade:

?

pesquisa

?

?

Professor, pergunte ? turma:

?

  • Quando algu?m se acidenta ao seu lado, voc?:

?

a)    Fica desesperado.

b)    Faz um pouco de tudo o que passa pela sua cabe?a.

c)    Procura atendimento m?dico.

d)    Nenhuma das op??es anteriores

?

Explique que geralmente, pensamos que prestar Primeiros Socorros ? coisa de m?dico, mas isso s? ? verdade quando desconhecemos o que fazer em cada situa??o, seja em caso de uma simples tor??o, seja quando se trata de queimadura, choque, intoxica??o, convuls?o, afogamento, parada card?aca, entre tantas outras possibilidades.

Mas, essas provid?ncias n?o passam de um conjunto de medidas pr?ticas e bastante simples, ditadas pelo bom senso. S?o procedimentos que podem e devem ser aprendidos por mulheres, homens e crian?as, pois acidentes ocorrem de forma imprevista, esteja quem estiver por perto. Conhecendo os Primeiros Socorros, sentimos menos medo ao enfrentar a adversidade, e nos tornamos muito mais capazes de cuidar dos outros e de n?s mesmos.

Nesse sentido, solicite que os alunos utilizem seus laptops e ou tablets e pesquisem na internet o que significa Primeiros Socorros. Eles poder?o utilizar os seguintes s?tios:

?

http://iguinho.ig.com.br/primeiro_socorros.html (s?tio que explica o significado de primeiros socorros e oferece dicas de proced?ncia)

http://www.esocvp.org/index.php?option=com_content&view=article&id=46:primsoc&catid=36:desceso&Itemid=54 (Texto - Primeiros Socorros: O que s?o e porqu? aprend?-los)

http://cedrosdolibanocotia.blogspot.com.br/2012/01/primeiros-socorros-voce-ja-prestou.html (Blog que traz conceitos e dicas de primeiros socorros)

http://www.infoescola.com/medicina/primeiros-socorros/ (Artigo que retrata o significado e orienta??es de primeiros socorros)

http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=112 (Texto -  Habilita??o: No??es de primeiros socorros)

Acessados em 10/08/2012.

?

Pe?a para os alunos registrarem em um cartaz coletivo o significado encontrado.

?

conceiooo

Fonte:  http://iguinho.ig.com.br/primeiro_socorros.html. Acesso 08/08/2012.

?

?

Em algumas situa??es, n?o podemos ou n?o conseguimos resolver o problema com as pr?prias m?os. Quando isso acontecer, n?o esque?a que uma das medidas mais importantes ? chamar ajuda.

A maioria das cidades tem um servi?o eficiente para atender emerg?ncias.

? muito f?cil chamar ajuda, ? s? ligar para o numero 193.

Quando a pessoa atender seu chamado, explique com calma como e onde o acidente aconteceu. Os profissionais que atendem emerg?ncias s?o bombeiros, policiais, enfermeiros, m?dicos e param?dicos treinados que disp?em de equipamentos para resolver os casos mais complicados.

Fonte: "Um guia pr?tico Primeiros Socorros", Editora Claro Enigma.

?

Em seguida, dialogue com a turma sobre os acidentes/les?es mais comuns, que podem acontecer em casa e na escola.

?

  • Pancadas na cabe?a
  • Cortes profundos com sangramento
  • Sangramentos
  • Manchas
  • Queimaduras
  • Inc?ndios
  • Ingest?o de objetos e engasgamento
  • Roupas em chamas
  • Perfura??o por objetos
  • Desmaios, dentre outros

?

Divida a turma em trios, distribua um acidente/ les?o para cada trio investigar os Primeiros Socorros. Para tanto, os alunos poder?o continuar a investiga??o online acessando os seguintes s?tios:

?

http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html (s?tio que explica o significado de primeiros socorros e oferece dicas de proced?ncia)

http://cedrosdolibanocotia.blogspot.com.br/2012/01/primeiros-socorros-voce-ja-prestou.html (Blog que traz conceitos e dicas de primeiros socorros)

http://members.tripod.com/~everton_herzer/primeirossocorros.htm (Texto que aborda no??es de primeiros socorros)

Acessados em 12/08/2012.

?

Eles trazem digas de Primeiros Socorros para os acidentes/ les?es citados anteriormente. Exemplos:

?

?

?

      gg qq ddd

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html. Acesso 12/08/2012

?

No s?tio: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/os-cuidados-na-educao-infantil.html est? disponibilizada uma p?gina digitalizada de uma revista que aborda sobre "Primeiros Socorros na Educa??o Infantil". Professor, em muitos casos os alunos da alfabetiza??o t?m irm?os na Educa??o Infantil, ? uma maneira dos alunos conhecerem algumas medidas preventivas.

?

folha pri soc

Fonte:http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/os-cuidados-na-educao-infantil.html. Acesso 12/08/2012.

?

Professor, diga aos alunos que muitas vezes as pessoas t?m a inten??o de ajudar uma pessoa acidentada, mas como n?o t?m as no??es de Primeiros Socorros acabam agindo por impulso e essa atitude poder? acarretar danos maior ? pessoa acidentada.

Para informar e conscientizar a popula??o, que tal fazer um panfleto informativo? Pe?a para cada trio elaborar um panfleto sobre o assunto que pesquisou.

Para tanto, proponha ? turma a cria??o de panfletos informativos com dicas de Primeiros Socorros.

Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar os s?tios:

?

http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php ( Texto que traz conceito e curiosidades sobre o panfleto)

http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html (Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.)

http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ (Exemplo de panfleto sobre Qualidade de Vida.)

Acessados em 05/08/2012.

?

Depois que os alunos observaram os panfletos, fa?a um ?rascunho? registrando na lousa suas opini?es quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.

Para aprender como criar um panfleto acesse:

?

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related ( V?deo - como criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4)

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/ (Blog que ensina fazer panfletos, folders, livretos, convites, flyers ?  no WORD)

Acessados em 08/05/2012.

?

Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, bem como as imagens para serem divulgados e distribu?dos pela escola para seus usu?rios.

EXEMPLO:

?

PANFLETO

Fonte: Acervo da autora.

?

?

Professor, solicite aos alunos da turma, que relatem situa??es em que podem ocorrer perigo ? vida. Anote-as na lousa e pe?a para os alunos preencherem a atividade do N?O e NUNCA.

Exemplo:

quadro 2

?

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html. Acesso 12/08/2012.

?

Professor, para enfatizar o trabalho sobre os perigos que os cercam tanto em casa como na escola, providencie o livro abaixo:

?

livro pri soc

?

Fonte: http://www.phorte.com.br/livro-turminha-saude-primeiros-socorros-192. Acesso 12/08/2012.

?

?

Sinopse: Utilizando uma linguagem simples e did?tica, os autores trazem na obra os cuidados necess?rios para uma crian?a manter sua sa?de e se preservar contra acidentes que podem levar a fraturas, queimaduras, cortes, envenenamentos, indicando as atitudes que devem ser tomadas como medidas de Primeiros Socorros. Com ilustra??es detalhando passo a passo todas as consequ?ncias dos acidentes citados e os cuidados a serem tomados, al?m da import?ncia do h?bito da atividade f?sica e da higiene pessoal, a obra informa as crian?as tamb?m com m?sicas e jogos, tornando o aprendizado uma atividade prazerosa. Para as crian?as encontrarem o caminho mais adequado dos Primeiros Socorros, a obra ajuda a formar cidad?os mais conscientes para os in?meros perigos que rodeiam o mundo infantil, seja em casa ou na escola.

?

A seguir, o v?deo retrata os perigos em v?rios lugares e com determinados objetos.

?

video pro soc

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s3f4366Etkc&feature=related . Acesso 12/08/2012.

?

?

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA

?

Prezada fam?lia, hoje o para casa ? de voc?s!!!

Acesse o seguinte s?tio: http://www.youtube.com/watch?v=V4f8g8uSg0E

Nele, ser? exibido o v?deo abaixo, que cont?m imagens preventivas e uma par?dia sobre supercuidados.

?

video familia

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V4f8g8uSg0E. Acesso 12/08/2012.

?

  • Registre abaixo quais medidas s?o tomadas pelos membros da fam?lia, para prevenirem acidentes dom?sticos com as crian?as. N?o se esque?am de ilustrarem a resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________

?

?

OBSERVA??O: Se alguma fam?lia n?o possuir computador em casa, disponibilize na atividade do ?Para Casa? a par?dia abaixo feita a partir da m?sica: Super Fant?stico - A Turma do Bal?o M?gico.

?

Super papai e mam?e

Escutem com carinho

A nossa can??o

Toda crian?a ? fr?gil

Precisa de cuidado

E muita aten??o

Muitas crian?as n?o sabem

Separar a realidade da televis?o

Querem praticar em casa

O que foi alimentado na imagina??o

PREVENIR

? o melhor aqui

Cuide do seu filho com amor

Pra evitar a dor, de quem tem seu valor

E s? precisa ser bem protegido

Projete o seu lar pra n?o machucar

Quem n?o tem condi??es de se cuidar

Coloque prote??o nas tomadas

E cuide das quinas afiadas

Identifique o lugar mais seguro pra fazer o quarto do beb?

Evite espelhos, varandas abertas e janelas baixinhas tamb?m

N?o deixe nada no ch?o da sala

Nem brinquedo ap?s a divers?o

E ponha os m?veis nos cantos

E o que for mais pesado, mais perto do ch?o

Na cozinha, n?o pode brincar

Pois talheres podem machucar

E no fog?o tamb?m ? preciso evitar

Os cabos das panelas para fora

PREVENIR

? o melhor aqui

Cuide do seu filho com amor

Pra evitar a dor, de quem tem seu valor

E s? precisa ser bem protegido

Projete o seu lar pra n?o machucar

Quem n?o tem condi??es de se cuidar

?

?

Visita ao Corpo de Bombeiros

?

Ap?s os alunos compreenderem sobre os Primeiros Socorros, programe um ?Trabalho de Campo? com os alunos a uma unidade do Corpo de Bombeiros de sua cidade.

?

Pergunte aos alunos:

?

  • Voc?s j? visitaram uma unidade do Corpo de Bombeiros?
  • Algu?m sabe quais s?o os equipamentos que fazem parte do trabalho de um Bombeiro?

?

Permita que os alunos expressem seus conhecimentos pr?vios. Depois, pergunte-os se uma visita ao Corpo de Bombeiros seria importante para aprenderem mais sobre Primeiros Socorros. 

?

Organize previamente um dia e hor?rio para visita, estabele?a coletivamente com os estudantes as regras disciplinares e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem sobre a pr?tica dos Bombeiros com rela??o aos Primeiros Socorros e os equipamentos utilizados por eles. Solicite que anotem as quest?es previamente ? visita. Exemplo:

?

  • Qual ? o n?mero do telefone do Corpo de Bombeiros?
  • Quando devo ligar para o Corpo de Bombeiros?
  • O que fazer em caso de desmaio?
  • O que fazer se algu?m ingerir algum produto qu?mico?
  • O que se deve ter em um kit de Primeiros Socorros?

?

OBSERVA??O:

Leve o kit de Primeiros Socorros montado pelos alunos e compare com o kit dos Bombeiros.

A atividade a seguir ? um ca?a palavras sobre os itens que devem conter um kit de Primeiros Socorros. Apresente ? turma quando retornar ? escola.

?

ca??a pa pri soc

Fonte: http://escolaspeniche.blogspot.com.br/2011/11/sopa-de-letras-estojo-de-primeiros.html. Acesso 15/08/2012.

?

?

?

Oriente os alunos para fazerem todas as anota??es sobre os dados e as informa??es levantadas durante o "Trabalho de Campo" em forma de um relat?rio, com registros textuais e ilustrativos (v?deos, desenhos e fotografias). Oriente-os a utilizarem Webcam, m?quina digital, aparelhos celulares, MP3, dentre outros, para fazerem imagens e registros das informa??es disponibilizadas pelos Bombeiros respons?veis por acompanhar os grupos apresentando os instrumentos e suas respectivas fun??es.

?

bom 1   bom 2  bom 3

bom 4  bom 5  bom 6

?

Fonte das imagens: http://alcateialoboguara.blogspot.com.br/2012/07/lobinhos-visitam-corpo-de-bombeiros-de.html . Acesso 12/08/2012.

?

ATIVIDADES DE REGISTRO:

?

1 ? O que s?o Primeiros Socorros?

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

?

2 ? Quais s?o as informa??es corretas?

?

(   ) Perfure as bolhas causadas pelas queimaduras.

(   ) Manter limpa a regi?o que sofreu o corte ? um passo importante para uma  r?pida   recupera??o.

(   ) Cubra o corte com qualquer pano.

(   ) Passar pasta de dentes nas queimaduras.

?

3 ? Cite 3 cuidados que devemos ter para evitar acidentes.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

?

4 -  Qual cuidado voc? tem em casa para evitar acidentes?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

?

5 -  Assinale com um x as atitudes que devemos ter para evitar acidentes.

?

(    ) Subir em muros ou tanques.

(    ) Atravessar a rua na faixa de pedestre.

(    ) Brincar com fogueira.

(    ) Guardar os produtos de limpeza fora do alcance das crian?as.

(    ) Empinar pipas pr?ximo aos postes.

(    ) N?o utilizar cerol nas pipas.

(    ) N?o provocar os animais.

?

CRUZADINHA ONLINE:

?

cruzadinha

Fonte: http://www.nossotransito.com.br/jogos/ps01.html. Acesso 15/08/2012.

?

?

8? Atividade:

?

 CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS 

?

Professor, depois de realizar as investiga??es, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

?

                                     Escola de Educa??o B?sica da UFU ?                                                  

 Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros

Hip?teses

Descobertas

?

?

?

?

?

?

Retome com os alunos se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida  solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

 9? Atividade:

?

SOCIALIZA??O DOS RESULTADOS/CULMIN?NCIA DO PROJETO

Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das Pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber  que a Pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposi??o dos objetos necess?rios ao kit de Primeiros Socorros;
  • Oficinas de Primeiros Socorros: no anfiteatro da escola ou em outro espa?o as crian?as ensinam como reagir nos casos investigados;
  • Comunica??o sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:

?

Planejamento

Defina com os alunos, o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo.

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde ser??
  • Quando?
  • Quais ser?o as equipes de trabalho?
  • Vamos elaborar convites? Quem vai se responsabilizar pela elabora??o e distribui??o?
  • Quem vai divulgar o Projeto no jornal da escola?
  • Quem vai confeccionar cartazes? Quantos cartazes dever?o ser confeccionados? Onde ser?o afixados? Dentre outras quest?es.

?

Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

?

 10? Atividade:

?

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

?

Conhecimento do tema estudado;

Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;

Participa??o nas atividades propostas;

Compreens?o do processo de Pesquisa.

?

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

?

Veja um exemplo:

?

?                 COMO FOI SER PESQUISADOR?

?

?

?

?

?                 PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QU??

?

?

?

?

?                 VOC? PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?

?

?

?

?

Recursos Complementares

Sugest?o de links para os alunos

http://escolaspeniche.blogspot.com.br/2011/11/estojo-de-primeiros-socorros.html . Atividade kit Primeiros Socorros. Acesso 18/08/2012.

http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/cuidados-com-acidentes.htm. Texto que aborda a import?ncia dos cuidados para n?o se acidentar em diferentes espa?os. Acesso 18/08/2012.

?

Sugest?o de links para os professores

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1125. Links sobre v?rios fatores que envolve os Primeiros Socorros. Acesso 18/08/2012

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ .Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.

Acesso 16/08/2012

Avaliação

A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula ?Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.