Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
? Compreender o significado dos Primeiros Socorros;
? Identificar os perigos que cercam o aluno, em casa e na escola;
? Apontar medidas de seguran?a;
? Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Localizar, registrar e analisar informa??es;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
? Interagir com os pares;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas habilidades relativas ? leitura, escrita e utiliza??o de recursos do tablet, celular, gravador de ?udio, do laptop Classmate atrav?s do uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, Power Point e Wiki. ? importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
?
Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.
Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.
?
?
Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.
?
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa.
?
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas.).
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).
Acessados em 09/08/2012.
?
Observa??o: Professor, o objetivo ? fazer um projeto/aula sobre primeiros socorros para crian?as, identificando medidas preventivas.
?
Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
?
?
Professor, voc? poder? construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim convide a turma para criar um Wiki.
Para explicar aos alunos o que ? e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) voc? poder? utilizar o s?tio:
http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c (Este v?deo explica o que ? Wiki e qual ? o seu objetivo.). Acesso 18/07/2012.
?
Professor, voc? poder? incentivar os alunos a usarem outros tipos de Wikis como:
?
Wikispaces ? uma ferramenta para cria??o de Wikis desenvolvida com a preocupa??o de tornar as coisas o mais simples poss?vel. Foi constru?do para funcionar em todo o lado, em qualquer altura. Tudo o que precisa ? de um navegador e de uma liga??o ? Internet. Os membros podem criar p?ginas e espa?os sem restri??es ou regras. Os convidados (visitantes an?nimos) podem criar p?ginas ou inserir conte?dos sem sequer criarem uma conta. As p?ginas das wikis est?o internacionalizadas de modo a que possam inserir conte?dos em qualquer idioma.
A Zoho Wiki ? uma plataforma para cria??o de Wikis com um editor WYSIWYG de HTML, controle de vers?es, subp?ginas, tags, ?rea de administra??o, rss feeds e endere?os otimizados para motores de busca. Com a Zoho Wiki pode criar grupos e adicionar, editar e partilhar conte?dos entre eles.
?
http://weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html (Orienta??es de como criar e utilizar essas tecnologias). Acesso 17/08/2012.
http://office.microsoft.com/pt-br/windows-sharepoint-services-help/criar-um-wiki-HA010226177.aspx. (O texto online comenta como criar, editar, adicionar imagens). Acesso 17/08/2012.
?
Com a atividade proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Wiki. ? essencial a participa??o e o acompanhamento do professor, durante a realiza??o do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poder?o atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.
?
Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informa??es significativas, organizar as mem?rias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que voc? fa?a a leitura dos textos, postados nos s?tios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos voc? ter? acesso a um conjunto de informa??es sobre diferentes ?Ferramentas de Ensino?, que buscam incluir os alunos no mundo digital.
?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informa??o e comunica??o na aprendizagem)
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111 (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades did?ticas para um ensino construtivista.).
Acesso 15/08/2012.
?
?
Professor, o tema poder? ter rela??o com o conte?do estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno machucou no p?tio e as crian?as ficaram sem saber o que fazer.
Se surgirem v?rios temas, realize uma vota??o para proceder ? escolha, para isso, poder? utilizar atividades interdisciplinares que surgir?o at? a realiza??o da elei??o. O trabalho com a elei??o contribui para que os alunos percebam a import?ncia de exercerem o direito de escolha, garantindo autonomia e responsabilidade, al?m de dialogar com diferentes ?reas do conhecimento, tais como:
?
?tica: debates, di?logos, valores, respeito;
L?ngua Portuguesa: g?neros textuais (propagandas dos temas, relat?rios);
Matem?tica: tratamento de informa??o (tabela e gr?fico com o resultado da elei??o), resolu??o de problemas a partir dos dados obtidos;
?
Portanto, para que o Projeto seja significativo, ? importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Voc? poder? utilizar diversas formas para ?detonar? o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Como o tema ?Primeiros Socorros? ? muito complexo para os alunos da alfabetiza??o inicial, vamos nos deter nos perigos e medidas de seguran?a.
Para que os alunos fiquem curiosos, voc? poder? utilizar diferentes recursos:
?
?
Neste caso, utilizaremos imagens e din?mica para considerar os conhecimentos pr?vios dos alunos.
?
Professor, apresente aos alunos as seguintes imagens:
1 2
Fontes das imagens:
1 - http://www.combatfire.com.br/news10.html
2 - http://apsocorrismoourique.blogspot.com.br/2011/01/mala-de-primeiros-socorros-conteudo-da.html. Acessadas em 08/08/2012.
?
?
Em seguida, dialogue com a turma:
?
? O que significa essas imagens?
? Algu?m j? viu? Onde?
? Para que serve?
? O que vem ? mente de voc?s, quando se deparam com essas imagens?
?
Ap?s ouvir as hip?teses dos alunos, providencie uma mala/kit de Primeiros Socorros vazia. Pergunte-os:
?
?
Vamos montar um kit de Primeiros Socorros e durante a Pesquisa vamos descobrir se o que colocamos estava correto ou n?o.
?
Para tanto, solicite que cada aluno pense em um objeto que possa fazer parte do kit. Em seguida, pe?a para desenharem esse objeto e coloque dentro do kit.
Os desenhos poder?o ser feitos ? m?o em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint ((Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis.
Guarde o kit e apresente aos alunos quando estiverem pesquisando sobre essa tem?tica.
?
?
?
Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.
?
?
Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.
?
Ap?s a realiza??o da atividade, solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.
?
Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre os Primeiros Socorros.
Professor, os alunos dever?o registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao Dossi? ou realizar essa atividade diretamente no Blog/Wiki caso seja essa a forma de registro. Voc? pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhar? a escrita a partir de um contexto significativo.
Veja algum exemplo abaixo:
?
?
Escola de Educa??o B?sica da UFU Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros Aluno (a): _____________________________________________________________________ Professor (a): __________________________________________________________________ Data: __/__/__ |
|
Objetivos do Projeto: o que n?s queremos com esta Pesquisa ? Compreender o significado dos Primeiros Socorros; Identificar os perigos em casa e na escola; Apontar medidas de seguran?a/preven??o; Aprender a realizar uma Pesquisa; Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.
|
?
?
?
Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da Problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre Primeiros Socorros.
?
?
?
O que eu quero saber sobre os Primeiros Socorros ?... ? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ? ? ? ? ? (DESENHO/RECORTES) ? ? ? ? ?
? ? |
?
?
Se preferir os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte > M?sica > Pintura digital) no laptop. Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
Professor, no pr?prio quadro ou em uma tabela do programa KWord, fa?a um agrupamento dos questionamentos levantados.
?
ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
Lara ? |
? O que s?o os Primeiros Socorros? ? |
Davi |
? Quais perigos t?m na nossa casa? |
Mariana |
? O que podemos fazer para n?o machucar? |
?
?
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
?
?O que os alunos j? sabem sobre os Primeiros Socorros??.
?
? o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.
?
- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Se preferir troque a problematiza??o para que os colegas tentem responder a quest?o do outro. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:
?
ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
HIP?TESES |
Lara ? |
? O que s?o os Primeiros Socorros? ? |
Davi ? ? a primeira coisa que a gente faz quando algu?m machuca |
Davi |
? Quais perigos t?m na nossa casa? |
Mariana ? Tomadas, produtos t?xicos |
Mariana |
? O que podemos fazer para n?o machucar? |
Lara ? Ter aten??o, ficar perto da professora na escola |
?
?
?
Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: ?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
O envolvimento dos pais ? muito importante, pois al?m da parceria enriquecer o trabalho ? tamb?m um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poder?o descobrir as respostas para suas quest?es, ou seja, as Fontes de Pesquisa.
?
ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA ?
? ? ? ? ? ? |
?
?
No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram. A partir das respostas voc? pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:
Matem?tica- tratamento da informa??o: gr?ficos, tabelas, situa??es-problema envolvendo as opera??es que est? trabalhando.
?
Para isso, ? medida que forem relatando, tabule na lousa o resultado. Veja um exemplo
?
FONTES DE PESQUISA |
N?MERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
12 |
02-Livros |
16 |
03-Revistas |
08 |
04-Internet |
15 |
05-Entrevista |
07 |
06-Trabalho de Campo |
03 |
07-Fotos |
03 |
08-V?deos |
06 |
?
Para elaborar o gr?fico, verifique se eles j? conhecem. Se necess?rio leve para sala jornais ou revistas usadas que tenham gr?ficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gr?fico. Outra possibilidade ? pedir que acessem na internet um sitio sobre gr?ficos.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnol?gicos m?veis, mas se n?o participam deste projeto, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica e solicite que acessem (um artigo sobre a constru??o de diferentes tipos de gr?ficos):
http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/08/2012.
Veja a seguir um exemplo de gr?fico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabula??o dos dados, na tabela. Voc? pode utilizar tamb?m uma folha quadriculada.
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
Situa??es-problema elaboradas a partir do gr?fico:
?
Estimativa Resolu??o ? ? |
?
Estimativa Resolu??o ? ? |
?
Estimativa Resolu??o ? ? |
?
?
?
?
?
Professor, pergunte ? turma:
?
?
a) Fica desesperado.
b) Faz um pouco de tudo o que passa pela sua cabe?a.
c) Procura atendimento m?dico.
d) Nenhuma das op??es anteriores
?
Explique que geralmente, pensamos que prestar Primeiros Socorros ? coisa de m?dico, mas isso s? ? verdade quando desconhecemos o que fazer em cada situa??o, seja em caso de uma simples tor??o, seja quando se trata de queimadura, choque, intoxica??o, convuls?o, afogamento, parada card?aca, entre tantas outras possibilidades.
Mas, essas provid?ncias n?o passam de um conjunto de medidas pr?ticas e bastante simples, ditadas pelo bom senso. S?o procedimentos que podem e devem ser aprendidos por mulheres, homens e crian?as, pois acidentes ocorrem de forma imprevista, esteja quem estiver por perto. Conhecendo os Primeiros Socorros, sentimos menos medo ao enfrentar a adversidade, e nos tornamos muito mais capazes de cuidar dos outros e de n?s mesmos.
Nesse sentido, solicite que os alunos utilizem seus laptops e ou tablets e pesquisem na internet o que significa Primeiros Socorros. Eles poder?o utilizar os seguintes s?tios:
?
http://iguinho.ig.com.br/primeiro_socorros.html (s?tio que explica o significado de primeiros socorros e oferece dicas de proced?ncia)
http://www.esocvp.org/index.php?option=com_content&view=article&id=46:primsoc&catid=36:desceso&Itemid=54 (Texto - Primeiros Socorros: O que s?o e porqu? aprend?-los)
http://cedrosdolibanocotia.blogspot.com.br/2012/01/primeiros-socorros-voce-ja-prestou.html (Blog que traz conceitos e dicas de primeiros socorros)
http://www.infoescola.com/medicina/primeiros-socorros/ (Artigo que retrata o significado e orienta??es de primeiros socorros)
http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=112 (Texto - Habilita??o: No??es de primeiros socorros)
Acessados em 10/08/2012.
?
Pe?a para os alunos registrarem em um cartaz coletivo o significado encontrado.
?
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro_socorros.html. Acesso 08/08/2012.
?
?
Em algumas situa??es, n?o podemos ou n?o conseguimos resolver o problema com as pr?prias m?os. Quando isso acontecer, n?o esque?a que uma das medidas mais importantes ? chamar ajuda.
A maioria das cidades tem um servi?o eficiente para atender emerg?ncias.
? muito f?cil chamar ajuda, ? s? ligar para o numero 193.
Quando a pessoa atender seu chamado, explique com calma como e onde o acidente aconteceu. Os profissionais que atendem emerg?ncias s?o bombeiros, policiais, enfermeiros, m?dicos e param?dicos treinados que disp?em de equipamentos para resolver os casos mais complicados.
Fonte: "Um guia pr?tico Primeiros Socorros", Editora Claro Enigma.
?
Em seguida, dialogue com a turma sobre os acidentes/les?es mais comuns, que podem acontecer em casa e na escola.
?
?
Divida a turma em trios, distribua um acidente/ les?o para cada trio investigar os Primeiros Socorros. Para tanto, os alunos poder?o continuar a investiga??o online acessando os seguintes s?tios:
?
http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html (s?tio que explica o significado de primeiros socorros e oferece dicas de proced?ncia)
http://cedrosdolibanocotia.blogspot.com.br/2012/01/primeiros-socorros-voce-ja-prestou.html (Blog que traz conceitos e dicas de primeiros socorros)
http://members.tripod.com/~everton_herzer/primeirossocorros.htm (Texto que aborda no??es de primeiros socorros)
Acessados em 12/08/2012.
?
Eles trazem digas de Primeiros Socorros para os acidentes/ les?es citados anteriormente. Exemplos:
?
?
?
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html. Acesso 12/08/2012
?
No s?tio: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/os-cuidados-na-educao-infantil.html est? disponibilizada uma p?gina digitalizada de uma revista que aborda sobre "Primeiros Socorros na Educa??o Infantil". Professor, em muitos casos os alunos da alfabetiza??o t?m irm?os na Educa??o Infantil, ? uma maneira dos alunos conhecerem algumas medidas preventivas.
?
Fonte:http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/01/os-cuidados-na-educao-infantil.html. Acesso 12/08/2012.
?
Professor, diga aos alunos que muitas vezes as pessoas t?m a inten??o de ajudar uma pessoa acidentada, mas como n?o t?m as no??es de Primeiros Socorros acabam agindo por impulso e essa atitude poder? acarretar danos maior ? pessoa acidentada.
Para informar e conscientizar a popula??o, que tal fazer um panfleto informativo? Pe?a para cada trio elaborar um panfleto sobre o assunto que pesquisou.
Para tanto, proponha ? turma a cria??o de panfletos informativos com dicas de Primeiros Socorros.
Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar os s?tios:
?
http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php ( Texto que traz conceito e curiosidades sobre o panfleto)
http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html (Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.)
http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ (Exemplo de panfleto sobre Qualidade de Vida.)
Acessados em 05/08/2012.
?
Depois que os alunos observaram os panfletos, fa?a um ?rascunho? registrando na lousa suas opini?es quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.
Para aprender como criar um panfleto acesse:
?
http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related ( V?deo - como criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4)
http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/ (Blog que ensina fazer panfletos, folders, livretos, convites, flyers ? no WORD)
Acessados em 08/05/2012.
?
Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, bem como as imagens para serem divulgados e distribu?dos pela escola para seus usu?rios.
EXEMPLO:
?
Fonte: Acervo da autora.
?
?
Professor, solicite aos alunos da turma, que relatem situa??es em que podem ocorrer perigo ? vida. Anote-as na lousa e pe?a para os alunos preencherem a atividade do N?O e NUNCA.
Exemplo:
?
Fonte: http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html. Acesso 12/08/2012.
?
Professor, para enfatizar o trabalho sobre os perigos que os cercam tanto em casa como na escola, providencie o livro abaixo:
?
?
Fonte: http://www.phorte.com.br/livro-turminha-saude-primeiros-socorros-192. Acesso 12/08/2012.
?
?
Sinopse: Utilizando uma linguagem simples e did?tica, os autores trazem na obra os cuidados necess?rios para uma crian?a manter sua sa?de e se preservar contra acidentes que podem levar a fraturas, queimaduras, cortes, envenenamentos, indicando as atitudes que devem ser tomadas como medidas de Primeiros Socorros. Com ilustra??es detalhando passo a passo todas as consequ?ncias dos acidentes citados e os cuidados a serem tomados, al?m da import?ncia do h?bito da atividade f?sica e da higiene pessoal, a obra informa as crian?as tamb?m com m?sicas e jogos, tornando o aprendizado uma atividade prazerosa. Para as crian?as encontrarem o caminho mais adequado dos Primeiros Socorros, a obra ajuda a formar cidad?os mais conscientes para os in?meros perigos que rodeiam o mundo infantil, seja em casa ou na escola.
?
A seguir, o v?deo retrata os perigos em v?rios lugares e com determinados objetos.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s3f4366Etkc&feature=related . Acesso 12/08/2012.
?
?
ATIVIDADE DE CASA PARA A FAM?LIA
?
Prezada fam?lia, hoje o para casa ? de voc?s!!!
Acesse o seguinte s?tio: http://www.youtube.com/watch?v=V4f8g8uSg0E
Nele, ser? exibido o v?deo abaixo, que cont?m imagens preventivas e uma par?dia sobre supercuidados.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V4f8g8uSg0E. Acesso 12/08/2012.
?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
?
?
OBSERVA??O: Se alguma fam?lia n?o possuir computador em casa, disponibilize na atividade do ?Para Casa? a par?dia abaixo feita a partir da m?sica: Super Fant?stico - A Turma do Bal?o M?gico.
?
Super papai e mam?e
Escutem com carinho
A nossa can??o
Toda crian?a ? fr?gil
Precisa de cuidado
E muita aten??o
Muitas crian?as n?o sabem
Separar a realidade da televis?o
Querem praticar em casa
O que foi alimentado na imagina??o
PREVENIR
? o melhor aqui
Cuide do seu filho com amor
Pra evitar a dor, de quem tem seu valor
E s? precisa ser bem protegido
Projete o seu lar pra n?o machucar
Quem n?o tem condi??es de se cuidar
Coloque prote??o nas tomadas
E cuide das quinas afiadas
Identifique o lugar mais seguro pra fazer o quarto do beb?
Evite espelhos, varandas abertas e janelas baixinhas tamb?m
N?o deixe nada no ch?o da sala
Nem brinquedo ap?s a divers?o
E ponha os m?veis nos cantos
E o que for mais pesado, mais perto do ch?o
Na cozinha, n?o pode brincar
Pois talheres podem machucar
E no fog?o tamb?m ? preciso evitar
Os cabos das panelas para fora
PREVENIR
? o melhor aqui
Cuide do seu filho com amor
Pra evitar a dor, de quem tem seu valor
E s? precisa ser bem protegido
Projete o seu lar pra n?o machucar
Quem n?o tem condi??es de se cuidar
?
?
?
Ap?s os alunos compreenderem sobre os Primeiros Socorros, programe um ?Trabalho de Campo? com os alunos a uma unidade do Corpo de Bombeiros de sua cidade.
?
Pergunte aos alunos:
?
?
Permita que os alunos expressem seus conhecimentos pr?vios. Depois, pergunte-os se uma visita ao Corpo de Bombeiros seria importante para aprenderem mais sobre Primeiros Socorros.
?
Organize previamente um dia e hor?rio para visita, estabele?a coletivamente com os estudantes as regras disciplinares e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem sobre a pr?tica dos Bombeiros com rela??o aos Primeiros Socorros e os equipamentos utilizados por eles. Solicite que anotem as quest?es previamente ? visita. Exemplo:
?
?
OBSERVA??O:
Leve o kit de Primeiros Socorros montado pelos alunos e compare com o kit dos Bombeiros.
A atividade a seguir ? um ca?a palavras sobre os itens que devem conter um kit de Primeiros Socorros. Apresente ? turma quando retornar ? escola.
?
Fonte: http://escolaspeniche.blogspot.com.br/2011/11/sopa-de-letras-estojo-de-primeiros.html. Acesso 15/08/2012.
?
?
?
Oriente os alunos para fazerem todas as anota??es sobre os dados e as informa??es levantadas durante o "Trabalho de Campo" em forma de um relat?rio, com registros textuais e ilustrativos (v?deos, desenhos e fotografias). Oriente-os a utilizarem Webcam, m?quina digital, aparelhos celulares, MP3, dentre outros, para fazerem imagens e registros das informa??es disponibilizadas pelos Bombeiros respons?veis por acompanhar os grupos apresentando os instrumentos e suas respectivas fun??es.
?
?
Fonte das imagens: http://alcateialoboguara.blogspot.com.br/2012/07/lobinhos-visitam-corpo-de-bombeiros-de.html . Acesso 12/08/2012.
?
ATIVIDADES DE REGISTRO:
?
1 ? O que s?o Primeiros Socorros?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
?
2 ? Quais s?o as informa??es corretas?
?
( ) Perfure as bolhas causadas pelas queimaduras.
( ) Manter limpa a regi?o que sofreu o corte ? um passo importante para uma r?pida recupera??o.
( ) Cubra o corte com qualquer pano.
( ) Passar pasta de dentes nas queimaduras.
?
3 ? Cite 3 cuidados que devemos ter para evitar acidentes.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
?
4 - Qual cuidado voc? tem em casa para evitar acidentes?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
?
5 - Assinale com um x as atitudes que devemos ter para evitar acidentes.
?
( ) Subir em muros ou tanques.
( ) Atravessar a rua na faixa de pedestre.
( ) Brincar com fogueira.
( ) Guardar os produtos de limpeza fora do alcance das crian?as.
( ) Empinar pipas pr?ximo aos postes.
( ) N?o utilizar cerol nas pipas.
( ) N?o provocar os animais.
?
CRUZADINHA ONLINE:
?
Fonte: http://www.nossotransito.com.br/jogos/ps01.html. Acesso 15/08/2012.
?
?
CONFRONTANDO AS HIP?TESES COM OS DADOS PESQUISADOS
?
Professor, depois de realizar as investiga??es, retome com seus alunos as hip?teses que eles levantaram no in?cio da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim v?o perceber quais hip?teses s?o verdadeiras e quais s?o falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hip?teses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
?
Escola de Educa??o B?sica da UFU ? Projeto de Inicia??o Cient?fica Discente: Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros |
|
Hip?teses |
Descobertas |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Retome com os alunos se todas as quest?es foram respondidas, se houver alguma d?vida solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.
?
Esta etapa ? t?o importante quanto ? realiza??o das Pesquisas, pois ela proporcionar? ao aluno perceber que a Pesquisa ? importante e que todo conhecimento s? tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como v?o socializar o que aprenderam. Algumas sugest?es podem ser discutidas com eles, tais como:
? importante lembrar que esta culmin?ncia deve envolver a fam?lia e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realiza??o:
Defina com os alunos, o que cada um far? no dia da apresenta??o, quem se responsabilizar? por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avan?os e as dificuldades enfrentadas e tamb?m o agradecimento pelo envolvimento da fam?lia e demais colaboradores. ? importante que todos participem desse processo.
?
Se poss?vel filme as apresenta??es e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atua??es em apresenta??es ao p?blico.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).
?
?
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
?
Conhecimento do tema estudado;
Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
Participa??o nas atividades propostas;
Compreens?o do processo de Pesquisa.
?
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
?
Veja um exemplo:
?
? COMO FOI SER PESQUISADOR? ? ? ? ? ? PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QU?? ? ? ? ? ? VOC? PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO? ? ? ? ? |
Sugest?o de links para os alunos
http://escolaspeniche.blogspot.com.br/2011/11/estojo-de-primeiros-socorros.html . Atividade kit Primeiros Socorros. Acesso 18/08/2012.
http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/cuidados-com-acidentes.htm. Texto que aborda a import?ncia dos cuidados para n?o se acidentar em diferentes espa?os. Acesso 18/08/2012.
?
Sugest?o de links para os professores
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1125. Links sobre v?rios fatores que envolve os Primeiros Socorros. Acesso 18/08/2012
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ .Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.
Acesso 16/08/2012
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula ?Por onde come?ar: a import?ncia dos Primeiros Socorros?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.