Portal do Professor

Início do Conteúdo

A liberdade da terra e a paz no campo t?m nome: comunidades ribeirinhas

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:

  • Compreender o que s?o as comunidades ribeirinhas;
  • Identificar as origens hist?ricas e as caracter?sticas culturais das comunidades ribeirinhas na atualidade;
  •  Refletir sobre os direitos e as necessidades sociais das comunidades ribeirinhas, na atualidade.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DA PESQUISA

Inicie a aula apresentando o tema de pesquisa e a relev?ncia dessa tem?tica para os alunos. Eles poder?o conhecer sobre as popula??es ribeirinhas do Brasil, principalmente as localizadas na regi?o amaz?nica, e compreender?o o modo de viver e interagir dessas comunidades com o meio ambiente, nos ensinando valiosas li??es de sustentabilidade.

?as popula??es tradicionais possuem um modo de vida espec?fico, uma rela??o ?nica e profunda com a natureza e seus ciclos, uma estrutura de produ??o baseada no trabalho da pr?pria popula??o, com utiliza??o de t?cnicas prioritariamente baseadas na disponibilidade dos recursos naturais existentes dentro de fronteiras geralmente bem definidas, adequando-se ao que a natureza tem a oferecer, e tamb?m manejando quando necess?rio. Em tais popula??es, ocorre uma constante transmiss?o de conhecimentos atrav?s das gera??es como forma de perpetuar a identidade do grupo.? (Dispon?vel na ?ntegra em: http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf)

?

ATIVIDADE I

?

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e ? internet.

b) Divida os alunos em trios.

c) Pe?a que as duplas acessem os links dos textos abaixo:

?

Texto 1: Fam?lias ribeirinhas

ribeirinhas

Professor, esse texto, sucintamente, apresenta a defini??o do termo ?ribeirinho?, as principais localidades geogr?ficas das comunidades ribeirinhas no Brasil e algumas caracter?sticas comuns dessa popula??o.

Dispon?vel em: http://www.mds.gov.br/cgs/grupos_populacionais/textos/ribeirinhas.pdf Acesso em 17.08.12

?

Texto 2: Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade poss?vel

Professor, esse texto pretende estabelecer uma reflex?o sobre a popula??o tradicional identificada como ribeirinha, da regi?o da Amaz?nia, articulando a sua exist?ncia a poss?veis alternativas de desenvolvimento e a sua rela??o com a natureza.

Dispon?vel em: http://www.partes.com.br/socioambiental/ribeirinhos.asp. Acesso em 17.08.12

?

d) Pe?a aos trios que analisem os textos procurando, atrav?s de uma leitura cr?tica, levantar algumas quest?es fundamentais para a compreens?o sobre o que s?o as comunidades ribeirinhas, as origens hist?ricas e as principais caracter?sticas culturais dessas popula??es. Para tal entendimento, os trios dever?o fazer um fichamento desses textos.

Professor, ?o fichamento ? uma atividade de investiga??o do conte?do apresentado. O aluno deve tirar do texto as partes mais importantes para a compreens?o do mesmo e fich?-las, ou seja, registr?-las no papel. ? uma forma para o estudante absorver o conte?do lido, ao passo que promove a reflex?o durante o processo de sele??o dos trechos mais significativos do material.? (Dispon?vel na ?ntegra em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fichamento.htm)

Para compreender o que ? um fichamento e como us?-lo com os alunos, acesse os links abaixo, os quais poder?o tamb?m auxiliar os alunos na produ??o de seu fichamento: 

1)

fichamento

Dispon?vel em: http://vilamulher.terra.com.br/fichamento-como-fazer-e-modelo-9-5602870-96586-pfi-meucantinho.php

?

2) 

ficha 2

?

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545

?

?

ORIENTA??ES:

Para esta atividade, os trios dever?o fazer um fichamento de conte?do dos textos acessados.

O fichamento deve ser feito no editor de texto do computador da escola e depois impresso, seguindo as instru??es abaixo:

?

fichamento 2

?

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545

?

e) Ao final das leituras, an?lise dos textos e produ??o do fichamento de conte?do, os trios dever?o apresent?-lo em data show, com debate na sequ?ncia de cada apresenta??o. Nesse momento ser? poss?vel perceber como os trios assimilaram o conte?do dos dois textos propostos.

?

2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA

Ap?s esse contato inicial dos alunos com a tem?tica das popula??es ribeirinhas por meio dos textos, oriente-os a pensar em quest?es fundamentais para o aprofundamento da tem?tica, como por exemplo:

  •  Os modos de viver dos povos ribeirinhos.  
  • O significado dos saberes populares dos ribeirinhos.
  • A intera??o das comunidades ribeirinhas com o meio ambiente.
  • As contribui??es ribeirinhas para o desenvolvimento sustent?vel.

?

3.  FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA

Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Orais ? m?sicas.
  • Fontes Escritas ? Textos e links sobre a tem?tica.
  • Fontes Imag?ticas ou Iconogr?ficas ? imagens sobre a tem?tica.

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Cria??o de fichamento de conte?do, apresenta??es e v?deos.
  • An?lise de textos e fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Realiza??o de evento social.

?

pesquisa

Imagem dispon?vel em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

?

ATIVIDADE II

?

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.

b) Os alunos se dividir?o em grupos de no m?ximo quatro integrantes e far?o uma Webinvestiga??o sobre a tem?tica das popula??es ribeirinhas, procurando encontrar as respostas das quest?es levantadas anteriormente pelo professor e tamb?m por eles pr?prios. Confira, abaixo, um excerto de um texto/proposta que pode ajudar os alunos nesta atividade. 

?

Procurar, encontrar, escolher ? sele??o de informa??o na Internet

?A Internet ? um territ?rio rico em informa??es interligadas ? os hipertextos ?, que permitem a cada um fazer o seu caminho, isto ?, a sua pr?pria leitura. Trata-se de uma infinidade de p?ginas, disponibilizadas em diferentes formatos e pelas mais variadas fontes. Diante desse cen?rio, o uso da Internet para realiza??o de pesquisas dirigidas pelo professor proporciona ao aluno o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas a identificar e selecionar informa??es relevantes. Essas aprendizagens envolvem levantamento de hip?teses, an?lise, compara??o e s?ntese, mas tamb?m habilidades como leitura de hipertextos e uso de navegadores e de buscadores.?

web

Texto e imagem dispon?vel em:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630

?

Al?m do texto acima, consulte tamb?m o linkhttp://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288 para a realiza??o dessa atividade, pois apresenta uma metodologia para fazer a webinvestiga??o com os alunos. Confira um excerto:

Explorando o campo de busca

- Para explorar a busca no Google, fa?a uma pesquisa com o uso do projetor multim?dia, explorando os recursos e comentando com os alunos. No decorrer da pesquisa, levante hip?teses com os alunos e v? comentando.

- Ao digitar um tema, o buscador encontra um n?mero X de links, que podem ser de p?ginas oficiais ou pessoais. O professor pode sugerir que, no in?cio, o aluno d? prefer?ncia aos sites oficiais.

- Oriente os alunos explicando que, para buscar informa??o na Internet, ? preciso ser o mais espec?fico poss?vel. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da regi?o norte do Brasil, n?o digite apenas ?folclore? no campo de busca. Assim aparecer?o milh?es de links no resultado, a maioria sem nenhuma rela??o com o que voc? procura. Especifique: ?folclore amaz?nico?, ?folclore argentino?, entre muitos outros.

- Depois, ? importante explicar alguns comandos que podem ser inseridos para filtrar o resultado e assim facilitar a busca.

investiga

Texto e imagem dispon?vel em:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288

?

?

ORIENTA??ES PARA A ATIVIDADE:

?

1. Os grupos dever?o usar um Navegador de Internet para fazer a webinvestiga??o. Para essa atividade sugerimos: www.google.com.br;

2.Pe?a aos alunos que salvem as informa??es, as imagens  e os links pesquisados no editor de texto do computador.

3.Oriente os grupos a seguirem a sugest?o abaixo, para que a webinvestiga??o seja bem sucedida.

?

Sugest?o de roteiro para an?lise de site
  • A p?gina pesquisada atende exatamente ao que foi solicitado?
  • Est? de acordo com o tema procurado?
  • Quais informa??es a p?gina cont?m que s?o importantes para a identifica??o do tema?
  • As informa??es respondem suas d?vidas ou acrescentam algo ?quilo que voc? j? conhecia sobre o tema?
  • Essa p?gina possui links para outras p?ginas que complementem o tema?
  • O que mais pode ser analisado?

Dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630

?

4.Ap?s a sele??o das informa??es no editor de texto do computador, sugira aos grupos que fa?am uma apresenta??o a respeito do tema de pesquisa, ou seja, sobre os seus ?achados? e considera??es. Os alunos dever?o utilizar o programa de apresenta??o de slides do computador, descrevendo o percurso de sua investiga??o: por quais links navegaram e em quais links buscaram as informa??es para a pesquisa, o que mais gostaram nesse trabalho e o que mais acharam dif?cil.

c) Ao final, cada grupo dever? apresentar os slides com os resultados de sua pesquisa para todos da turma, exibindo-os em proje??o atrav?s de data show.

?

ATIVIDADE III

?

a) Depois de terem conhecido e compreendido sobre os modos de vida das popula??es ribeirinhas, os grupos dever?o criar um v?deo sobre os ribeirinhos, contemplando as quest?es j? pesquisadas na atividade anterior. Sendo assim, os grupos dever?o apenas selecionar e organizar as informa??es que julgarem mais importantes para a cria??o desse v?deo.

video

URL da imagem original: http://ecolivre.com.br/?p=3690

ORIENTA??ES

1) Para essa atividade os alunos poder?o usar uma c?mera fotogr?fica ou um celular.

Sugest?es para as filmagens:

  • Os grupos poder?o filmar os integrantes explicando sobre as comunidades ribeirinhas;
  • Poder?o fazer a filmagem em forma de telejornal, jogral ou pe?a;
  • Tamb?m poder?o filmar imagens relacionadas ?s popula??es ribeirinhas, contendo ao fundo a voz dos integrantes explicando sobre a tem?tica.

?

? importante que nessa atividade os grupos possam ter a liberdade para criar a sua maneira de explicar sobre o que foi pesquisado. 

2) Depois de fazerem as filmagens necess?rias, os grupos poder?o usar o programa do computador da sua escola para cortar ou acrescentar alguma filmagem ou imagem que desejem. Estipule com os grupos o tempo de dura??o dos v?deos, o desej?vel ? que tenham no m?nimo 10 minutos.

3) Os grupos dever?o salvar os v?deos em pendrive ou DVD para entreg?-lo ao professor.

4) Todos os v?deos dever?o ser exibidos para todos da turma.

Sobre essa atividade, oriente os alunos a acessarem o link abaixo

Como fazer um v?deo - Dispon?vel em: //www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=video

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

?

4. RESULTADOS DA PESQUISA

Para finalizar essa atividade, os alunos dever?o realizar um evento  em sua escola para arrecada??o de livros, revistas, gibis, materiais escolares e brinquedos para o projeto "Biblioteca Itinerante Barca das Letras" que leva at? ?s comunidades ribeirinhas esses materiais arrecadados, proporcionando a essas popula??es a democratiza??o da leitura.

Para que os alunos conhe?am mais sobre esse projeto, sugira que eles acessem o link da "Biblioteca Itinerante Barca das Letras": http://barcadasletras.blogspot.com.br/

Para a realiza??o do evento, os alunos dever?o:

  • Criar um nome para o evento.
  • Apresentar ? comunidade escolar os v?deos que os grupos fizeram sobre as comunidades ribeirinhas, para que eles conhe?am um pouco da hist?ria dessas popula??es.
  • Depois da apresenta??o dos v?deos, anuncie ? comunidade escolar que estar?o recolhendo doa??es de livros, revistas, gibis, material escolar e brinquedos para doar a essas popula??es ribeiras via Projeto ?Biblioteca Itinerante Barca das Letras?.

Para as doa??es:

  •  Escolha um espa?o na escola para receber as doa??es da comunidade escolar. Se desejarem, enfeite uma caixa grande de papel?o para poder colocar os materiais que forem recebendo das doa??es.
  • Estipulem a dura??o para receber as doa??es.
  • Fa?a um rod?zio entre os alunos da turma para receberem as doa??es.
  • Professor, ao final do evento, entre em contato com a equipe do Projeto "Biblioteca Itinerante Barca das Letras", atrav?s dos e-mails dispon?veis no blog, e veja como entregar ? equipe o que foi arrecadado em sua escola.

?

Recursos Complementares

?

Sugest?o de link para os professores:

Livro: Comunidades ribeirinhas amaz?nicas: modos de vida e uso dos recursos naturais < http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf>

Sugest?o de link para professores e alunos:

V?deo: Comunidades ribeirinhas <http://www.youtube.com/watch?v=963GZywppg8>

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

As comunidades ribeirinhas da Amaz?nia ? UCA. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35861>

Fonte de subsist?ncia para comunidades ribeirinhas: Rio S?o Francisco X Rio Tocantins <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30040>

Todos os links foram acessados em 17.08.2012

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas, o que chamamos de pesquisa-a??o, proposta metodol?gica que tem por objetivo a transforma??o da realidade atrav?s da pr?tica, formando sujeitos pesquisadores, cr?ticos e reflexivos.