Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:
N?o ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
1. A PROPOSTA DA PESQUISA
Inicie a aula apresentando o tema de pesquisa e a relev?ncia dessa tem?tica para os alunos. Eles poder?o conhecer sobre as popula??es ribeirinhas do Brasil, principalmente as localizadas na regi?o amaz?nica, e compreender?o o modo de viver e interagir dessas comunidades com o meio ambiente, nos ensinando valiosas li??es de sustentabilidade.
?as popula??es tradicionais possuem um modo de vida espec?fico, uma rela??o ?nica e profunda com a natureza e seus ciclos, uma estrutura de produ??o baseada no trabalho da pr?pria popula??o, com utiliza??o de t?cnicas prioritariamente baseadas na disponibilidade dos recursos naturais existentes dentro de fronteiras geralmente bem definidas, adequando-se ao que a natureza tem a oferecer, e tamb?m manejando quando necess?rio. Em tais popula??es, ocorre uma constante transmiss?o de conhecimentos atrav?s das gera??es como forma de perpetuar a identidade do grupo.? (Dispon?vel na ?ntegra em: http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf)
?
?
a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e ? internet.
b) Divida os alunos em trios.
c) Pe?a que as duplas acessem os links dos textos abaixo:
?
Texto 1: Fam?lias ribeirinhas
Professor, esse texto, sucintamente, apresenta a defini??o do termo ?ribeirinho?, as principais localidades geogr?ficas das comunidades ribeirinhas no Brasil e algumas caracter?sticas comuns dessa popula??o.
Dispon?vel em: http://www.mds.gov.br/cgs/grupos_populacionais/textos/ribeirinhas.pdf Acesso em 17.08.12
?
Texto 2: Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade poss?vel
Professor, esse texto pretende estabelecer uma reflex?o sobre a popula??o tradicional identificada como ribeirinha, da regi?o da Amaz?nia, articulando a sua exist?ncia a poss?veis alternativas de desenvolvimento e a sua rela??o com a natureza.
Dispon?vel em: http://www.partes.com.br/socioambiental/ribeirinhos.asp. Acesso em 17.08.12
?
d) Pe?a aos trios que analisem os textos procurando, atrav?s de uma leitura cr?tica, levantar algumas quest?es fundamentais para a compreens?o sobre o que s?o as comunidades ribeirinhas, as origens hist?ricas e as principais caracter?sticas culturais dessas popula??es. Para tal entendimento, os trios dever?o fazer um fichamento desses textos.
Professor, ?o fichamento ? uma atividade de investiga??o do conte?do apresentado. O aluno deve tirar do texto as partes mais importantes para a compreens?o do mesmo e fich?-las, ou seja, registr?-las no papel. ? uma forma para o estudante absorver o conte?do lido, ao passo que promove a reflex?o durante o processo de sele??o dos trechos mais significativos do material.? (Dispon?vel na ?ntegra em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fichamento.htm)
Para compreender o que ? um fichamento e como us?-lo com os alunos, acesse os links abaixo, os quais poder?o tamb?m auxiliar os alunos na produ??o de seu fichamento:
1)
Dispon?vel em: http://vilamulher.terra.com.br/fichamento-como-fazer-e-modelo-9-5602870-96586-pfi-meucantinho.php
?
2)
?
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545
?
?
ORIENTA??ES:
Para esta atividade, os trios dever?o fazer um fichamento de conte?do dos textos acessados.
O fichamento deve ser feito no editor de texto do computador da escola e depois impresso, seguindo as instru??es abaixo:
?
?
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545
?
e) Ao final das leituras, an?lise dos textos e produ??o do fichamento de conte?do, os trios dever?o apresent?-lo em data show, com debate na sequ?ncia de cada apresenta??o. Nesse momento ser? poss?vel perceber como os trios assimilaram o conte?do dos dois textos propostos.
?
2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA
Ap?s esse contato inicial dos alunos com a tem?tica das popula??es ribeirinhas por meio dos textos, oriente-os a pensar em quest?es fundamentais para o aprofundamento da tem?tica, como por exemplo:
?
3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA
Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:
A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:
?
Imagem dispon?vel em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html
4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
?
?
a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.
b) Os alunos se dividir?o em grupos de no m?ximo quatro integrantes e far?o uma Webinvestiga??o sobre a tem?tica das popula??es ribeirinhas, procurando encontrar as respostas das quest?es levantadas anteriormente pelo professor e tamb?m por eles pr?prios. Confira, abaixo, um excerto de um texto/proposta que pode ajudar os alunos nesta atividade.
?
Procurar, encontrar, escolher ? sele??o de informa??o na Internet ?A Internet ? um territ?rio rico em informa??es interligadas ? os hipertextos ?, que permitem a cada um fazer o seu caminho, isto ?, a sua pr?pria leitura. Trata-se de uma infinidade de p?ginas, disponibilizadas em diferentes formatos e pelas mais variadas fontes. Diante desse cen?rio, o uso da Internet para realiza??o de pesquisas dirigidas pelo professor proporciona ao aluno o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas a identificar e selecionar informa??es relevantes. Essas aprendizagens envolvem levantamento de hip?teses, an?lise, compara??o e s?ntese, mas tamb?m habilidades como leitura de hipertextos e uso de navegadores e de buscadores.?
Texto e imagem dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630 |
?
Al?m do texto acima, consulte tamb?m o link: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288 para a realiza??o dessa atividade, pois apresenta uma metodologia para fazer a webinvestiga??o com os alunos. Confira um excerto:
Explorando o campo de busca
- Para explorar a busca no Google, fa?a uma pesquisa com o uso do projetor multim?dia, explorando os recursos e comentando com os alunos. No decorrer da pesquisa, levante hip?teses com os alunos e v? comentando.
- Ao digitar um tema, o buscador encontra um n?mero X de links, que podem ser de p?ginas oficiais ou pessoais. O professor pode sugerir que, no in?cio, o aluno d? prefer?ncia aos sites oficiais.
- Oriente os alunos explicando que, para buscar informa??o na Internet, ? preciso ser o mais espec?fico poss?vel. Por exemplo, se quer saber sobre folclore da regi?o norte do Brasil, n?o digite apenas ?folclore? no campo de busca. Assim aparecer?o milh?es de links no resultado, a maioria sem nenhuma rela??o com o que voc? procura. Especifique: ?folclore amaz?nico?, ?folclore argentino?, entre muitos outros. - Depois, ? importante explicar alguns comandos que podem ser inseridos para filtrar o resultado e assim facilitar a busca.
Texto e imagem dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=288 |
?
?
ORIENTA??ES PARA A ATIVIDADE:
?
1. Os grupos dever?o usar um Navegador de Internet para fazer a webinvestiga??o. Para essa atividade sugerimos: www.google.com.br;
2.Pe?a aos alunos que salvem as informa??es, as imagens e os links pesquisados no editor de texto do computador.
3.Oriente os grupos a seguirem a sugest?o abaixo, para que a webinvestiga??o seja bem sucedida.
?
Sugest?o de roteiro para an?lise de site
|
Dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=630
?
4.Ap?s a sele??o das informa??es no editor de texto do computador, sugira aos grupos que fa?am uma apresenta??o a respeito do tema de pesquisa, ou seja, sobre os seus ?achados? e considera??es. Os alunos dever?o utilizar o programa de apresenta??o de slides do computador, descrevendo o percurso de sua investiga??o: por quais links navegaram e em quais links buscaram as informa??es para a pesquisa, o que mais gostaram nesse trabalho e o que mais acharam dif?cil.
c) Ao final, cada grupo dever? apresentar os slides com os resultados de sua pesquisa para todos da turma, exibindo-os em proje??o atrav?s de data show.
?
?
a) Depois de terem conhecido e compreendido sobre os modos de vida das popula??es ribeirinhas, os grupos dever?o criar um v?deo sobre os ribeirinhos, contemplando as quest?es j? pesquisadas na atividade anterior. Sendo assim, os grupos dever?o apenas selecionar e organizar as informa??es que julgarem mais importantes para a cria??o desse v?deo.
URL da imagem original: http://ecolivre.com.br/?p=3690
ORIENTA??ES
1) Para essa atividade os alunos poder?o usar uma c?mera fotogr?fica ou um celular.
Sugest?es para as filmagens:
?
? importante que nessa atividade os grupos possam ter a liberdade para criar a sua maneira de explicar sobre o que foi pesquisado.
2) Depois de fazerem as filmagens necess?rias, os grupos poder?o usar o programa do computador da sua escola para cortar ou acrescentar alguma filmagem ou imagem que desejem. Estipule com os grupos o tempo de dura??o dos v?deos, o desej?vel ? que tenham no m?nimo 10 minutos.
3) Os grupos dever?o salvar os v?deos em pendrive ou DVD para entreg?-lo ao professor.
4) Todos os v?deos dever?o ser exibidos para todos da turma.
Sobre essa atividade, oriente os alunos a acessarem o link abaixo:
Como fazer um v?deo - Dispon?vel em: //www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=video
URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif
?
4. RESULTADOS DA PESQUISA
Para finalizar essa atividade, os alunos dever?o realizar um evento em sua escola para arrecada??o de livros, revistas, gibis, materiais escolares e brinquedos para o projeto "Biblioteca Itinerante Barca das Letras" que leva at? ?s comunidades ribeirinhas esses materiais arrecadados, proporcionando a essas popula??es a democratiza??o da leitura.
Para que os alunos conhe?am mais sobre esse projeto, sugira que eles acessem o link da "Biblioteca Itinerante Barca das Letras": http://barcadasletras.blogspot.com.br/
Para a realiza??o do evento, os alunos dever?o:
Para as doa??es:
?
?
Sugest?o de link para os professores:
Livro: Comunidades ribeirinhas amaz?nicas: modos de vida e uso dos recursos naturais < http://www.institutopiatam.org.br/comunidades_ribeirinhas_modos_de_vida_web.pdf>
Sugest?o de link para professores e alunos:
V?deo: Comunidades ribeirinhas <http://www.youtube.com/watch?v=963GZywppg8>
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
As comunidades ribeirinhas da Amaz?nia ? UCA. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35861>
Fonte de subsist?ncia para comunidades ribeirinhas: Rio S?o Francisco X Rio Tocantins <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30040>
Todos os links foram acessados em 17.08.2012
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas, o que chamamos de pesquisa-a??o, proposta metodol?gica que tem por objetivo a transforma??o da realidade atrav?s da pr?tica, formando sujeitos pesquisadores, cr?ticos e reflexivos.