Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
? Compreender a origem da gripe H1N1;
? Identificar formas de cont?gio;
? Apontar os grupos de risco;
? Verificar formas de preven??o;
? Conhecer os produtos utilizados no combate ? gripe;
? Confrontar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Localizar, registrar e analisar informa??es;
? Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conte?dos por meio de Pesquisa Cient?fica;
? Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou n?o ? comunidade escolar;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Inicia??o Cient?fica;
? Interagir com os pares;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios, trata-se de uma aula que ir? ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da gripe H1N1.
?
?
Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educa??o B?sica valoriza a constru??o do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.
Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.
?
?
?
Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/08/2012.
?
Professor, como se trata de um Projeto de Inicia??o Cient?fica ? importante que voc? tenha conhecimentos sobre como desenvolv?-lo. Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir algumas dicas pedag?gicas de como ensinar por meio da Pesquisa.
?
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa)
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequ?ncias did?ticas)
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?)
Acessados em 09/08/2012.
?
Ressalte para turma a import?ncia da organiza??o das informa??es no decorrer de todo o processo de investiga??o, para a socializa??o dos Resultados da Pesquisa. ? importante criar momentos para dialogar, trocar informa??es e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o ?local? onde ser?o registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
?
?
?
Professor, o Projeto poder? surgir em qualquer per?odo ou espa?o escolar, n?o necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.
Exemplo:
Se algum aluno ou parente dele pegou a gripe ou os alunos ficaram curiosos devido ?s not?cias relativas ? gripe H1N1 na m?dia e suscitou na turma um desejo a mais de conhecer sobre a gripe, dialogue com eles para propor, ent?o, um Projeto de Pesquisa.
?
?
Para desenvolver a Pesquisa sobre a gripe A ? H1N1 com a turma, voc? poder? instigar os alunos sobre o tema da seguinte forma:
Separe imagens e fotografias que caracterizaram e continuam sendo evidenciadas em situa??es de gripe H1N1.
Coloque as imagens em uma caixa surpresa e apresente-as para os alunos na rodinha ou as apresente em um projetor de imagens.
?
1 2
Fonte das imagens:
1 - http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/noticias/pagina/5
2 - http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=887201&tit=Japao-confirma-tres-casos-domesticos-de-gripe-A-H1N1. Acessadas em 08/09/2012.
?
?
Assim que cada aluno tirar uma imagem ao v?-la, pergunte o que ele est? observando. ? importante que ele descreva a imagem. Indague-o:
?
?
A seguir, incentive os alunos a pensarem sobre a tem?tica da aula.
Promova um momento de sensibiliza??o utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica. Explore imagens, leia obras liter?rias, fa?a atividades l?dicas, dentre outras propostas que despertem o interesse dos alunos.
Sugerimos:
LITERATURA ? LIVRO DIGITAL
?
Fonte:http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea. Acesso 10/08/2012.
Este livro est? dispon?vel na biblioteca digital. Para o aluno mudar de p?gina basta clicar na seta do lado direito, para voltar clique na seta do lado esquerdo. Veja como come?a a hist?ria:
?
Fonte:http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea. Acesso 10/08/2012.
?
Se preferir, a p?gina 38 do livro traz a op??o da hist?ria ser contada ao mesmo tempo em que as p?ginas s?o passadas de forma autom?tica.
?
Fonte: http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea. Acesso 10/08/2012.
?
Professor, voc? encontra a hist?ria adaptada para filme a partir do site da Biblioteca Digital, relacionada com o Plano Nacional de Leitura.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HJ7Db35eSIo
?
Professor, embora essa hist?ria traga alguns conceitos e palavras que os alunos possam n?o identificar ou compreender, ela se torna importante, uma vez que os alunos v?o se familiarizando com os termos mais utilizados sobre o assunto da gripe H1N1. Como, por exemplo: v?rus, sintomas, cont?gio, preven??o, higieniza??o. Solicite que os alunos busquem o significado das palavras desconhecidas no dicion?rio.
?
?
Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e tamb?m porque estudar o tema escolhido. Organize-os e oriente-os a registrarem em uma folha, a justificativa do Projeto.
?
? Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta Pesquisa, no quadro abaixo:
?
? EU QUERO ESTUDAR SOBRE O ?A GRIPE H1N1? PORQUE... ? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ ? |
?
Ap?s a realiza??o da atividade solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.
?
?
Professor, o Projeto de Inicia??o Cient?fica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a gripe H1N1.
Prepare um mural na sala de aula e registre nele os objetivos tra?ados pelos investigadores. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto ou no Blog os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
? Compreender a origem da gripe H1N1;
? Identificar formas de cont?gio;
? Apontar os grupos de risco;
? Verificar formas de preven??o;
? Conhecer os produtos utilizados no combate ? gripe;
? Aprender a realizar uma Pesquisa;
? Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.
?
?
Nesse momento da Pesquisa os alunos j? sabem o tema a ser investigado, por?m ? o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais d?vidas t?m.
Essa ? a etapa da problematiza??o. ? preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente. Se optar pelo Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.
Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre a gripe H1N1.
?
?
? Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:
?
?
O que eu quero saber sobre a gripe H1N1 ?... ? ?
? ? ? ? ? (DESENHO/RECORTES) ? ? ? ? ? |
?
Se preferir os alunos poder?o fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (Metasys > Edusyst/Arte e M?sica > Pintura Digital) no laptop.Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
?
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hip?teses voc? dever? ter em mente a seguinte pergunta:
?
?O que os alunos j? sabem sobre a gripe H1N1??
?
? o momento ideal para os alunos exporem os conhecimentos pr?vios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos ter?o, por meio da comprova??o ou da refuta??o das hip?teses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema:
- Como pens?vamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. N?o se esque?a de criar um momento para a socializa??o das ideias. Veja o exemplo a seguir:
?
?
ALUNO ? |
QUESTIONAMENTO |
Lara ? |
? |
?
Hip?tese da crian?a sobre seu questionamento?
?
ALUNO ? |
HIP?TESE |
Lara ? |
|
Posteriormente, solicite a cada aluno, que pesquise em revistas, jornais ou livros usados, figuras ou frases que ilustrem a sua hip?tese.
?
? ? ? ? ? ? ? ? |
?
?
Professor, ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, discuta com a turma sobre o processo investigativo:
?
?Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas??
?
Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial ? busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:
?
?
Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
?
?
Ap?s todos participarem, ? importante conversar com a turma sobre a import?ncia de um estudo aprofundado sobre a gripe H1N1, para que possamos compreender como agir na nossa vida e no mundo.
Elabore com a turma um T?tulo para o Projeto, instigue a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo.
VARIA??ES: Professor, se preferir, o t?tulo poder? ser decidido ao final de todas as etapas de investiga??o do Projeto.
?
?
?
Inicialmente, propomos uma investiga??o online para os alunos identificarem o que ? a gripe H1N1, sintomas e diferen?a entre a gripe A e outras gripes.
Organize a turma em grupos de quatro alunos e solicite que usem o tablet ou o laptop a partir do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), para acessarem os s?tios abaixo e responderem ?s seguintes quest?es:
?
? O que ? a gripe H1N1?
? Por quais outros nomes ela pode ser identificada?
? Quais s?o os sintomas dessa nova gripe?
? O que diferencia essa gripe das demais?
?
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31267 (S?tio - Portal da sa?de - SUS)
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/ (S?tio do Dr. Drauzio Varella que aborda sobre a gripe H1N1)
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?697&-gripe-a-h1n1 (S?tio que aborda conceito, cont?gio, sintomas e preven??o da gripe A)
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534 (Aborda o conceito de Influenza A e recomenda??es do Minist?rio da Sa?de))
Acessados 10/08/2012.
?
O trabalho com textos online em sala de aula ? um excelente recurso pedag?gico. Oriente que os alunos fa?am uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o.
A partir das informa??es obtidas na leitura, solicite que cada grupo fa?a um relat?rio coletivo registrando o que foi pesquisado, redigindo dados relevantes do texto/di?logo. Para concluir a produ??o instrua os alunos a fazerem um cartaz explicativo representando a leitura e a interpreta??o dos textos.
Os alunos dever?o registrar:
?
- O que ? influenza A (H1N1)?
A gripe H1N1, ou influenza A, ? uma doen?a respirat?ria aguda (gripe) provocada por muta??es do v?rus H1N1 da influenza do tipo A. Este novo subtipo do v?rus da influenza ? transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secre??es respirat?rias de pessoas infectadas. Portanto, ? um v?rus novo, com material gen?tico desconhecido para o sistema imunol?gico das pessoas. Este novo v?rus surgiu devido a uma grande varia??o antig?nica do v?rus Influenza.
Ele ? resultado da combina??o de segmentos gen?ticos do v?rus humano da gripe, do v?rus da gripe avi?ria e do v?rus da gripe su?na, que infectaram porcos simultaneamente.
O per?odo de incuba??o varia de 3 a 5 dias. A transmiss?o pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se d? pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via a?rea ou por meio de part?culas de saliva e de secre??es das vias respirat?rias.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, n?o h? risco de esse v?rus ser transmitido atrav?s da ingest?o de carne de porco, porque ele ser? eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71? Celsius).
- O que significa H1N1?
Hemaglobulina 1 e Neuraminidase 1. Existem v?rios n?meros, dependendo do tipo de v?rus.
- Qual a diferen?a entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)?
Elas s?o causadas por diferentes subtipos do v?rus influenza. Os sintomas s?o muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabe?a, dores musculares, dores nas articula??es e coriza. Por isso, n?o importa, neste momento, saber se o que se tem ? gripe comum ou a nova gripe. Deve-se orientar a popula??o a procurar seu m?dico ou um posto de sa?de quando do aparecimento dos sintomas.
?
Fonte das informa??es: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=31267. Acesso 10/08/2012.
?
Fonte da imagem: http://projetoapesantos.blogspot.com.br/2012/07/gripe-h1n1-ou-influenza-a-gripe-h1n1-ou.html. Acesso 10/08/2012.
?
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 s?o semelhantes aos causados pelos v?rus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38?, 39?, de in?cio repentino, dor muscular, de cabe?a, de garganta e nas articula??es, irrita??o nos olhos, tosse, coriza, cansa?o e inapet?ncia. Em alguns casos, tamb?m podem ocorrer v?mitos e diarreia.
Diagn?stico
Existem testes laboratoriais r?pidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum v?rus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, j? foram desenvolvidos ?kits? para diagn?stico, que aceleram o processo de identifica??o do H1N1.
?
Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/. Acesso 10/08/2012.
?
IMAGEM DO V?RUS:
?
Fonte: http://www.examiner.com/article/swine-flu-h1n1-pandemic-should-not-mean-panic. Acesso 08/08/2012.
?
?
Fonte:http://jornalmontesclaros.com/2012/05/16/mg-adolescente-pode-ter-morrido-de-gripe-suina.html. Acesso 08/08/2012.
?
Fonte:http://aranas.com.br/news/2012/05/alerta-confirmado-primeiro-caso-de-gripe-suina-no-vale/. Acesso 08/08/2012.
?
?
?
Professor, para que os alunos identifiquem as formas de cont?gio do v?rus H1N1, apresente os v?deos da turma na Monica:
?
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=LiqAPwlgXIk. Acesso 08/08/2012.
?
?
M?sica sem abra?o, sem beijinho, sem aperto de m?o, n?o ? desprezo ? apenas prote??o
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=k9kf5n3Wmh4. Acesso 08/08/2012.
?
Os alunos ir?o perceber que o v?rus ? transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secre??es respirat?rias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS), a principal forma de transmiss?o n?o ? pelo ar, mas sim pelo contato com superf?cies contaminadas.
?
Fonte:http://drpaulomaciel.com.br/a-versao-oficial-da-gripe-a/ Acesso 08/08/2012.
?
Solicite que os alunos, por meio do laptop ou tablet, acessem o seguinte s?tio: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/especial/2009/gripe-suina/infografico-gripe-suina.jhtm?quadro=5 (Este s?tio traz recomenda??es de como evitar o cont?gio). Acesso 10/08/2012.
?
?
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/especial/2009/gripe-suina/infografico-gripe-suina.jhtm?quadro=5. Acesso 10/08/2012.
?
Professor, pe?a para os alunos constru?rem uma hist?ria sobre a gripe H1N1 abordando as formas de cont?gio. A hist?ria poder? ser realizada no editor de hist?rias em quadrinhos chamado HAG?QU?.
Os s?tios abaixo trazem informa??es de como utilizar esse programa:
?
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/ (Esse s?tio traz o significado do programa HAG?QU?, bem como links para downloads)
http://aprendocriando.blogspot.com.br/2010/02/sobre-o-hagaque.html (Blog que mostra como publicar hist?rias na internet)
http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA (Material did?tico - Tutorial HAG?QU?)
Acessados em 10/08/2012.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80. Acesso 10/08/2012.
?
?
Acesse o s?tio abaixo e fa?a a instala??o do HAG?QU? no seu computador.
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR. Acesso 10/08/2012.
?
?
Professor, explique aos alunos que algumas pessoas est?o mais arriscadas a pegarem a gripe do que outras, devido a algum problema de sa?de ou porque est?o com a imunidade afetada por algum motivo. Foram identificados sete grupos de risco.
Divida a turma em sete grupos cada um representando um grupo de risco. Solicite que cada grupo pesquise porque as pessoas desse grupo foram consideradas de risco.
Abaixo um s?tio explicativo:
http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15103 (S?tio que retrata sobre os grupso de riscos)
Acesso 10/08/2012.
?
Fonte:http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15103. Acesso 10/08/2012.
?
?
?
Fonte das imagens: http://www.saude.df.gov.br/301/30101002.asp?ttCD_CHAVE=15103. Acessadas em 10/08/2012.
?
Assim que todos os grupos terminarem a Pesquisa, solicite que produzam, por meio de recortes e colagens, um cartaz informativo feito de forma colaborativa entre todos os alunos, sobre os grupos de risco.
Professor, caso voc? n?o queira utilizar apenas o cartaz, sugira aos alunos que editem um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker. Dispon?vel para download no seguinte s?tio: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm. Acesso 02/08/2012.
?
Veja como criar um Movie Maker nos s?tios:
?
http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related (V?deo - Como criar um v?deo no Movie Maker do Windows 7)
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html (Passo a Passo - Windows Movie Maker)
Acessados em 12/07/2012.
?
?
Professor, nesse momento, sugerimos que organize uma palestra/entrevista com profissionais da sa?de, para orientar os alunos sobre as formas de preven??o da gripe H1N1.
Oriente os alunos a fazerem seus questionamentos sem atrapalhar a din?mica da palestra/entrevista. Ao final dessa atividade os alunos dever?o compreender que:
A popula??o deve ser orientada a tomar alguns cuidados de higiene, como lavar bem e com frequ?ncia as m?os com ?gua e sab?o, evitar tocar os olhos, boca e nariz ap?s contato com superf?cies, n?o compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com len?o descart?vel ao tossir ou espirrar.
?
Recomenda??es importantes:
A ) Aos viajantes que se destinam ?s ?reas afetadas:
? Usar m?scaras cir?rgicas descart?veis durante toda a perman?ncia em ?reas afetadas.
. Substituir as m?scaras sempre que necess?rio.
? Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um len?o, preferencialmente descart?vel.
? Evitar locais com aglomera??o de pessoas.
? Evitar o contato direto com pessoas doentes.
? N?o compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
? Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
? Lavar as m?os frequentemente com ?gua e sab?o, especialmente depois de tossir ou espirrar.
? Em caso de adoecimento, procurar assist?ncia m?dica e informar hist?ria de contato com doentes e roteiro de viagens recentes ?s ?reas afetadas.
? N?o usar medicamentos sem orienta??o m?dica.
B ) Aos viajantes procedentes de ?reas afetadas:
Viajantes procedentes, nos ?ltimos 10 dias, de ?reas com casos confirmados de Influenza A (H1N1) em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38?C, acompanhada de tosse e/ou dores de cabe?a, musculares e nas articula??es, devem:
? Procurar assist?ncia m?dica na unidade de sa?de mais pr?xima.
? Informar ao profissional de sa?de o seu roteiro de viagem.
Acesse o Artigo Original: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/h1n1-nova-gripe.html#ixzz23GDpvIJT. Acesso 12/08/2012.
Ap?s a palestra disponibilize a letra da m?sica abaixo composta por Arnaldo Antunes, ou solicite que os alunos acessem a internet, por meio do tablet ou do laptop, a partir do programa Mozilla Firefox para assistirem ao v?deo da m?sica gravada pelo Castelo R?-Tim-Bum.
?
Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma m?o
Lava outra m?o, lava uma m?o
Lava outra m?o
Lava uma
Depois de brincar no ch?o de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (m?o), lava outra (m?o)
Lava uma, lava outra (m?o)
Lava uma
A doen?a vai embora junto com a sujeira
Verme, bact?ria, mando embora embaixo da torneira
?gua uma, ?gua outra
?gua uma (m?o), ?gua outra
?gua uma
A segunda, ter?a, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma m?o, m?o, m?o, m?o
?gua uma m?o, lava outra m?o
Lava uma m?o
Lava outra, lava uma
Fonte: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91646/. Acesso 12/08/2012.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs Acesso 12/10/2012.
?
?
Dialogue com a turma sobre o v?deo e a m?sica e aborde as seguintes quest?es:
?
? O que acharam da m?sica/v?deo?
? Por que lavar ? importante?
? Se as m?os forem devidamente higienizadas o que elas poder?o evitar?
?
Em seguida, solicite que os alunos fa?am um desenho sobre a import?ncia da higieniza??o das m?os. O desenho poder? ser feito no programa Tux Paint do laptop Classmate, a partir do caminho:(Metasys > Edusyst/Arte > M?sica/Pintura Digital) ou no tablet. Exponha os desenhos no mural da escola.
?
Professor, dialogue com a turma sobre a maneira correta de se lavar as m?os, para ter uma higieniza??o adequada. Explique que temos que dedicar um tempinho maior ao lavar as m?os e n?o se esquecer de nenhuma parte. Mostre o exemplo abaixo ? turma, essa recomenda??o foi feita por infectologistas.
?
?
Fonte: http://marlivieira.blogspot.com.br/2009/07/gripe-h1n1-no-brasil-56-vitimas-fatais.html. Acesso 12/08/2012.
?
Os s?tios abaixo informam tamb?m a maneira adequada de lavar as m?os:
?
http://silvana-matos.blogspot.com.br/2011/04/voce-lava-as-maos-corretamente.html (Blog que aborda: Voc? lava as m?os corretamente?)
http://www.desdeabarriga.com/dia-mundial-de-lavar-as-maos/ (S?tio que fala sobre o dia mundial de lavar as m?os)
Acessados em 12/08/2012.
?
Professor, disponibilize uma folha de papel para cada aluno desenhar ou fazer colagens sobre o passo a passo para uma higieniza??o correta das m?os. Veja o exemplo:
?
Fonte: Acervo da autora
?
A partir dessa atividade, utilize os desenhos para construir com a turma panfletos sobre a forma correta de lavar as m?os, divulgada por v?rios infectologistas, para serem divulgados tanto na escola como para as fam?lias dos alunos. ? uma maneira dos alunos divulgarem seus conhecimentos e orientarem/conscientizarem a popula??o.
Para tanto, proponha ? turma a cria??o de panfletos informativos com dicas de como lavar as m?os corretamente.
Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Voc? poder? levar os panfletos impressos ou utilizar os s?tios:
?
http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php (Texto que aborda o conceito e curiosidades sobre o panfleto)
http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html (Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.).
http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/ (Exemplo de panfleto sobre qualidade de vida.).
Acessados em 08/05/2012.
?
Depois que os alunos observaram os panfletos, fa?a um ?rascunho? registrando na lousa suas opini?es quanto ? sequ?ncia dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajud?-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.
Para aprender como criar um panfleto acesse:
?
http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related (V?deo - Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4)
http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/ (Blog que mostra como criar Panfletos, folders, livretos, convites, flyers ? no programa WORD)
Acessados em 08/05/2012.
?
Professor, o panfleto poder? ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.
Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Fa?a interven??es que possibilitem a reflex?o dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram, bem como as imagens para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios.
?
LEITURA EXTRA:
Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/cinco-trovinhas-para-duas-maozinhas-ed-brasil,product,LV236030,3430.aspx. Acesso 12/-9/2012.
?
Sinopse: Com rimas divertidas, inteligentes e muito ritmo, Tatiana Belinky conta engra?adas hist?rias do universo infantil. As travessuras, curiosidades, os medos, e as descobertas do mundo da crian?a est?o presentes neste livro recheado de boa poesia e fascinantes ilustra??es. Tamb?m mostra o quanto nossas m?os s?o importantes e quantas coisas podemos fazer com elas.
?
Conhecer os produtos utilizados no combate ? gripe
Professor, apresente as seguintes imagens ? turma:
?
1 2 3
Fonte das imagens:
1 - http://enfermeiromarcosreis.blogspot.com.br/2011/04/blog-post_10.html
2 - http://blogs.diariodepernambuco.com.br/espacodaprevidencia/?p=123
3 - http://www.marabaonline.com/2012/06/alcool-em-gel-ainda-e-bastante.html. Acessadas em 10/08/2012.
?
Estimule o di?logo e explique cada um destes produtos:
?
? LUVAS: As luvas foram usadas no per?odo da gripe H1N1, principalmente pelos profissionais que trabalham na ?rea da sa?de.
? M?SCARAS: As m?scaras de prote??o apesar de protegerem as pessoas do grupo de risco e isolar a contamina??o das pessoas que tinham o v?rus, ela possui um tempo limite de uso. Deve-se trocar de 2 em 2 horas.
? ?LCOOL EM GEL: O ?lcool em gel ? um produto que foi muito utilizado no combate ? gripe H1N1 e ainda ?. Pesquisas mostram que com o uso desse produto reduz as taxas de doen?as nos olhos e alergias.
?
Comente com a turma:
?
? Voc?s j? viram algu?m usar estes produtos?
? Aonde?
? Voc?s j? usaram alguns desses produtos? Por qu??
?
Informe que o s?tio http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/vacinacao-derrubou-numeros-da-gripe-h1n1-no-pais-diz-ministerio.html traz o seguinte assunto - A vacina??o derrubou n?meros da gripe H1N1 no pa?s, diz Minist?rio da Sa?de. A vacina surgiu no Brasil em 2010 e ? gratuita.
?
Pergunte se algu?m tomou a vacina e em caso afirmativo, se teve alguma rea??o.
?
Informe ainda, que os profissionais desenvolveram dois rem?dios, s?o os antigripais Tamiflu e Relenza, j? utilizados contra a gripe avi?ria. S?o eficazes contra o v?rus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado pr?tico, de acordo com o CDC. Estes medicamentos devem ser receitados por um m?dico.
?
Professor, solicite aos alunos, que construam um jogo de percurso, a partir do conhecimento constru?do durante o projeto sobre a gripe H1N1.
?
Jogo de percurso ? um jogo que pode ser feito em tabuleiro onde os participantes percorrem um caminho que tem uma sa?da e ao final uma chegada.
Os alunos dever?o construir: o tabuleiro, os pe?es e os dados. Organize a sala em 5 grupos. Se a turma tiver 25 alunos, por exemplo, cada grupo ficar? com 5 alunos.
?
Fonte: http://ricearaujo.blog.uol.com.br/arch2010-02-07_2010-02-13.html. Acesso 12/08/2012.
?
Ap?s a confec??o, jogue com os alunos, n?o se esque?a de passar nos 5 grupos.Como atividade de casa, pe?a para cada aluno fazer uma produ??o de texto para contar como foi a experi?ncia de criar e jogar esse jogo.
?
ATIVIDADES
?
?
Complete a cruzadinha abaixo com a palavra correta.
?
1. A aglomera??o de pessoas facilita o...
2. O animal portador / hospedeiro do v?rus Influenza A H1N1 ? o...
3. A gripe su?na ? uma doen?a...
4. A gripe em pacientes infectados ocorre principalmente pelos...
5. O que n?o se deve usar sem a prescri??o m?dica s?o os...
6. Um dos cont?gios da gripe pode se dar atrav?s de...
7. A gripe su?na ? parecida com a gripe...
8. O nome do v?rus causador da gripe su?na ?...
9. As m?os devem ser sempre lavadas para evitar a...
10. As pessoas infectadas pelo v?rus devem ficar em...
?
RESPOSTAS:
Fonte das imagens: http://sillovinho.blogspot.com.br/2009/08/gripe-suina_14.html. Acessados em 12/08/2012.
?
?
?
?
?
Fonte das imagens 1 e 2: http://edudeboraschnek.blogspot.com.br/2009/08/projeto-gripe-suina-h1n1.html
Fonte da imagem 3: http://projetopoliciamirim.blogspot.com.br/2012/02/sesap-notifica-mais-dois-casos-de-h1n1.html. Acesso em 12/08/2012.
?
?
Concluindo com um " Jornal Falado".
Professor, depois que os alunos j? vivenciaram diferentes atividades, voc? poder? construir um ?Jornal Falado? sobre todos os conte?dos abordados na tem?tica da gripe H1N1, o qual estimula diversas habilidades dos alunos. Dessa forma, distribua entre os alunos, as responsabilidades e fun??es no jornal: quem vai redigir e selecionar os textos, quem vai apresentar, quem vai entrevistar, quem vai ser entrevistado, dentre outras. ? importante que todos os assuntos sejam abordados.
?
Exemplo: PARA UMA SALA COM 25 ALUNOS
?
?
REP?RTER 1 ? PERGUNTA: O QUE ? A GRIPE H1N1? ? |
ENTREVISTADO 1 RESPONDE |
REP?RTER 2 QUAIS S?O OS SINTOMAS DESSA NOVA GRIPE? ? |
ENTREVISTADO 2 RESPONDE |
REP?RTER 3 QUAIS S?O AS DIFEREN?AS ENTRE A GRIPE H1N1 E OUTRAS GRIPES? ? |
ENTREVISTADO 3 RESPONDE |
REP?RTER 4 QUAIS S?O AS FORMAS DE CONT?GIO? ? |
ENTREVISTADO 4 RESPONDE QUAIS S?O AS FORMAS ? ENTREVISTADO 5 MOSTRA A HQ FEITA POR ELE ??????? |
?
REP?RTER 5 ? PERGUNTA: QUAIS S?O OS GRUPOS DE RISCO? ? |
ENTREVISTADO 6 ? FALA SOBRE OS IDOSOS ENTREVISTADO 7 ? FALA SOBRE AS CRIAN?AS ENTREVISTADO 8 ? FALA SOBRE AS GESTANTES ENTREVISTADO 9 ? FALA SOBRE OS DOENTES CR?NICOS ENTREVISTADO 10 - FALA SOBRE OS OBESOS ENTREVISTADO 11 - FALA SOBRE IMUNIDADE REDUZIDA ENTREVISTADO 12 ? FALA SOBRE HEMOGLOBINA ? ? ? |
REP?RTER 6 COMO NOS PREVENIR DA GRIPE H1N1? ? |
ENTREVISTADO 13 RESPONDE ENTREVISTADO 14 ? FALA ESPECIALMENTE SOBRE A HIGIENIZA??O DAS M?OS ? |
REP?RTER 7 QUAIS OS PRODUTOS UTILIZADOS NO COMBATE ? GRIPE? ? |
ENTREVISTADO 15 RESPONDE |
REP?RTER 8 QUAIS FORAM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PROJETO ? |
ENTREVISTADO 16 RESPONDE JOGOS, M?SICAS, LITERATURA, V?DEOS, PALESTRAS, ENTREVISTAS, LEITURAS EM LIVROS DIGITAIS, PESQUISAS NA INTERNET, PRODU??O DE CARTAZES, V?DEOS, RELAT?RIOS, HQ, PANFLETOS, DESENHOS E COLAGENS. |
?
Professor, para filmar utilize tablet, laptop Classmate ou filmadoras de alta resolu??o.
Se optar pelo laptop acesse: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o "bot?o vermelho". Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens). ? uma forma de lembran?a e registro da viv?ncia realizada por eles.
?
Em seguida, ? chegado o momento para ?Socializar suas descobertas? para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho constru?do pela turma.
Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresenta??o, que poder? ser feito no tablet ou no laptop.
Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de colocar o dia, hor?rio e local da apresenta??o.
Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribu?dos pela comunidade.
Organize o ambiente e apresente o "Jornal Falado" constru?do pela turma.
?
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
?
? Conhecimento do tema estudado;
? Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
? Participa??o nas atividades propostas;
? Compreens?o do processo de Pesquisa.
?
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento dos alunos, se compreenderam as estrat?gias de Pesquisa e os conhecimentos que constru?ram. Prepare um pequeno question?rio avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
?
Veja um exemplo:
?
? COMO FOI SER PESQUISADOR? ? ? ? ? ? PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QU?? ? ? ? ? ? VOC? PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO? ? ? ? ? |
Sugest?o de links para os alunos:
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/gripe-suina-h1n1.html. Desenhos para colorir sobre a gripe A.
https://docs.google.com/present/view?id=dckwdr46_108f7tbt8hp. Slides explicativos sobre a gripe A.
?
Sugest?o de links para professores
http://www.cartilhasrh.com.br/blog/cartilhas-2/cartilha-de-orientacoes-e-cuidados-com-a-influenza-a-h1n1-gripe-suina. Cartilha de orienta??es e cuidados b?sicos com a Influenza A ? H1N1 ? Gripe Su?na.
Acesso 12/08/2012.
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ . Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu curr?culo, sua did?tica, seus mecanismos de avalia??o e controle.
Acesso 16/08/2012
A avalia??o dever? permear todo o processo de Inicia??o Cient?fica. ? preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, n?o ? o ac?mulo de informa??es, mas as descobertas e as novas d?vidas que surgem no caminho. Por isso, a observa??o do professor, ? fundamental para perceber o envolvimento, a participa??o e o interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir desse instrumento, poder? avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/ Aula ?Aprender e ensinar sobre H1N1?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, o professor poder? perceber o desenvolvimento do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.