Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem nasce em... se chama? UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir os diferentes estados do Brasil e alguns munic?pios;
  • Investigar a forma singular dos nomes conferidos a quem nasce em cada estado e munic?pio;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investiga??o cient?fica pautado no di?logo com ?nfase na observa??o e na experimenta??o;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre adjetivos. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Nosso lugar no mundo...

Professor, o lugar onde nascemos, moramos, vivemos por um tempo, nos remete a lembran?as e nos localiza no mundo como pessoas singulares de uma hist?ria tamb?m ?nica. Ser professor ? ter o olhar e a escuta sens?vel para a vida, para o modo como cada um de nossos alunos adentra a escola e nela se constitui como um ser humano em sua completude. Desta forma, uma aula sobre a forma como somos chamados, a partir do lugar em que nos enraizamos ou mesmo nos inserimos no mundo, tem estreita vincula??o com as emo??es e com os mais belos sentimentos que perpassam a aprendizagem dos conte?dos escolares. Nesta aula, fica o convite a voc? e a seus alunos de dialogarem sobre coisas que j? sabem e sobre o que ainda n?o sabem, mas s?o inteiramente capazes de descobrir. Mergulhe nesta aventura!

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Decis?es conjuntas

Professor, um passo inicial no trabalho com a turma ? a decis?o sobre o que vamos estudar. Este processo necessita contar com a participa??o de todos, uma vez que a aprendizagem ? movida pelo desejo e pela necessidade de conhecer, de saber sobre algo. Por isso, propomos alguns princ?pios:

regi??es 1 

                                                                                                                  Fonte: Acervo da autora.

Ap?s a etapa anterior, acreditamos que a roda de conversa ? sempre um "ponta p? inicial? para a explos?o de ideias sobre um determinado assunto. Professor, organize a roda de conversa e proponha para os alunos da turma, o di?logo sobre a cidade onde moram e a cidade em que cada um nasceu.

Agora, converse com os alunos da turma sobre o que acham de conhecerem mais sobre as diferentes formas que utilizamos para chamarmos as pessoas, mediante o lugar em que ela nasceu. A partir das suas manifesta??es, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir na singularidade de cada um.

O que j? sabemos sobre os adjetivos do lugar em que moramos

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre os adjetivos que j? conhecem e a regi?o a que eles se referem. Voc? poder? construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registr?-las na lousa para que copiem no caderno de Geografia.

O que queremos saber sobre os diferentes adjetivos p?trios

Em seguida, a turma poder? expressar o que gostariam de saber sobre os adjetivos p?trios, sendo que este momento se constituir? em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas d?vidas e curiosidades surgem. Tamb?m sugerimos que seja feito um cartaz com a turma das suas d?vidas e hip?teses sobre as mesmas, bem como sejam registradas no caderno de Geografia.

Criando um canal de comunica??o

Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Adjetivos p?trios?. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391- Acesso 13/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que percebam a fun??o do Blog e a sua import?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? necess?rio ressaltar, que os alunos dever?o acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a tem?tica para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos adjetivos p?trios. Neste momento, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo.  O registro desta atividade poder? ser feito no caderno de Geografia. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poder?o compor o rol de publica??es do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os poss?veis erros na digita??o, para garantir a qualidade da produ??o.

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedag?gico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos e depois afixe-a no mural da sala de aula. Os alunos dever?o registrar no caderno de Geografia. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir os diferentes estados e munic?pios do Brasil;
  • Conhecer os adjetivos p?trios das diferentes regi?es do Brasil;
  • Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Geografia as fontes sugeridas pelo grupo.

? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • V?deos
  • Dicion?rio

Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experi?ncia
  • Observa??o

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execu??o quanto na sua elabora??o. Por isso, recorra ?s sugest?es dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matem?tica: Explorar o tratamento da informa??o, recorrendo ? organiza??o de dados obtidos na investiga??o.

Portugu?s: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetiza??o dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espont?nea e coletiva com a turma.

Geografia: Explorar o conhecimento de mapas e de localiza??o geogr?fica.

?tica: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam viv?ncias individuais e coletivas na constru??o do conhecimento, visando observar e trabalhar com as poss?veis contradi??es e dificuldades de rela??es interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o a investiga??o. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poder? propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam poss?veis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organiza??o de um cronograma conjunto com a turma facilita a viv?ncia do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execu??o das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participa??o. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Geografia, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequ?vel o curso da investiga??o.

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da Pesquisa: m?os a obra!

Professor, para iniciar, sugerimos que a turma fa?a uma Pesquisa na internet e descubra o adjetivo p?trio relacionado ? sua cidade de origem. Para isso, a turma poder? utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o s?tio sugerido abaixo:

Regi??es 2.2  

Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivos-patrios.htm. (S?tio que apresenta os adjetivos p?trios) - Acesso em 08/08/2012.

Ap?s a Pesquisa realizada acima, construa com a turma um cartaz, em que apare?a o nome da cidade de origem de cada aluno e a forma como as pessoas s?o chamadas em cada regi?o.

Professor, disponibilize a c?pia do mapa do Brasil para cada aluno e explore com a turma as diferentes regi?es do pa?s. Para isso, voc? poder? recorrer ao s?tio sugerido abaixo:

Regi??es 3

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/mapas/brasil/brasil_grandes_regioes.pdf (S?tio do IBGE que apresenta os mapas do Brasil) - Acesso em 08/08/2012.

Solicite que os alunos escolham uma cor para colorir o estado em que nasceu. Depois, possibilite que os alunos troquem as atividades com os colegas e conhe?am o estado onde nasceu cada um. ? um excelente momento para trabalhar as diferentes culturas como a forma de falar e de vestir, tipos de comida, dentre outras.

Agora, utilize o s?tio abaixo para jogar coma a turma e descobrir mais sobre as regi?es do Brasil.

Regi??es 4

Fonte: http://www.sogeografia.com.br/Jogos/pintando.html. (S?tio com jogo online sobre as regi?es do Brasil) - Acesso em 08/08/2012.

A partir do s?tio abaixo, os alunos poder?o descobrir os adjetivos p?trios de outras regi?es do Brasil. Para isso, disponibilize uma c?pia do mapa abaixo e explore-o com a turma.

Regi??es 5

Fonte: http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com.br/2010/06/adjetivos-patrios.html. (S?tio com a imagem do mapa do Brasil, seus estados e seus respectivos adjetivos p?trios) - Acesso em 08/08/2012.

Agora, construa com a turma uma tabela contendo os dados a seguir:

?

Regi?es

Estados

Sigla

Adjetivo P?trio

Regi?o Sul

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Regi?o Sudeste

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Regi?o Nordeste

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Regi?o Norte

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Regi?o Centro-Oeste

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

Com a tabela pronta, organize a turma em duplas e solicite que escolham uma ou duas regi?es, para que fa?am uma Pesquisa e conhe?am a cultura e o modo de vida destes lugares. Nesta Pesquisa os alunos poder?o descobrir:

  • Tipo de linguagem mais utilizada;
  • Comidas t?picas;
  • Tipos de roupas usadas;
  • Clima e vegeta??o da regi?o, dentre outras curiosidades.

?

Ap?s a Pesquisa, instigue-os a escreverem um resumo, sobre o que acharam mais importante para caracterizar as regi?es estudas.

?

Somos os artistas

?

Em seguida, entregue ? turma uma c?pia ampliada em papel A3 representando o mapa do Brasil. Solicite que cada dupla fa?a um desenho na regi?o pesquisada, podendo ser pintura, recorte e colagem de imagens, que identifique as caracter?sticas da regi?o.

Regi??es 6

Fonte: http://www.astrologie.com.br/brasil.htm. (S?tio de astrologia com imagem do mapa do Brasil) - Acesso em 08/08/2012.

?

O trabalho poder? ser exposto no mural da escola, para aprecia??o de toda a comunidade escolar.

?

Entrevista: um processo de descoberta

Como atividade de casa, os alunos poder?o fazer uma entrevista com seus familiares, sobre a regi?o em que nasceram desvendando:

  • O nome da cidade e do estado;
  • O tipo de cultura predominante;
  • O clima desta regi?o, dentre outras curiosidades.

?

Ap?s a entrevista, os alunos poder?o fazer um momento de socializa??o das atividades em sala de aula, para que conhe?am diferentes culturas e o nome de diferentes adjetivos p?trios.

Eu sou o poeta!

Agora, incentive a turma a criar um poema sobre a regi?o onde nasceu e o adjetivo p?trio deste lugar. Para isso, busque inspira??o na poesia abaixo, lendo com a turma e compreendendo o seu sentido:

Poesia: Ser Mineiro

Jos? B. Queiroz

?

Ser mineiro ? n?o dizer o que faz,
nem o que vai fazer.
? fingir que n?o sabe aquilo que sabe.

? falar pouco e escutar muito.
? passar por bobo e ser inteligente.
? vender queijos e possuir bancos.

Um bom mineiro n?o la?a boi com
embira, n?o d? rasteira no vento, n?o
pisa no escuro, n?o anda no molhado,
n?o estiva conversa com estranhos, s?
acredita na fuma?a quando v? o fogo, s?
arrisca quando tem certeza, n?o troca
um p?ssaro na m?o por dois voando.

Ser mineiro ? dizer UAI e ser diferente; ?
ter marca registrada, ? ter hist?ria.

Ser mineiro ? ter simplicidade e pureza,
humildade e mod?stia, coragem e
bravura, fidalguia e eleg?ncia.

Ser mineiro ? ver o nascer do sol e o
brilhar da lua; ? ouvir o cantar dos
p?ssaros e o mugir do gado; ? sentir o
despertar do tempo e o amanhecer da
vida.

Ser mineiro ? ser religioso, conservador,
cultivar as letras e as artes ; ? ser poeta
e literato, ? gostar de pol?tica e amar a
liberdade, ? viver nas montanhas e ter
vida interior.

?

Fonte: http://jobaque.blogspot.com.br/p/poesia-ser-mineiro.html. Acesso em 08/08/2012.

Com a leitura da poesia, espera-se que os alunos descubram a forma como o poeta recorreu a determinadas palavras, para formar as rimas, bem como o conte?do da poesia. Antes de iniciar o trabalho de escrita, cada aluno poder? expressar oralmente o que j? sabe sobre o lugar em que nasceu. Entregue uma folha em branco para cada aluno e instigue-os na imagina??o criadora, valorizando e respeitando as ideias de todos. Ap?s cada aluno criar a sua pr?pria poesia eles poder?o declamar para a turma.

Em seguida, as produ??es dever?o ser expostas em um varal de poesia na escola, ou mesmo serem inseridas no s?tio da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso. Tamb?m sugerimos que seja feito um livro de poesias da turma, que fique na biblioteca da escola dispon?vel para empr?stimo.

Professor, as atividades que poder?o compor o Blog dever?o ser escolhidas conjuntamente com a turma. ? importante criar no Blog, uma forma de divulga??o dos s?tios pesquisados pela turma.

O que aprendemos?

Quem nasce em... se chama?

Para este momento de culmin?ncia do Projeto, escolha algumas turmas da escola para que seja feita uma Pesquisa sobre o nome do lugar em que cada aluno nasceu e o nome recebido nesta regi?o. Para isso, organize a turma em duplas e fa?a visitas ?s salas, com hor?rios agendados previamente com os outros professores e alunos.

Ap?s a Pesquisa, os alunos poder?o organizar as informa??es em um gr?fico e constru?-lo em cartolina para expor no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nesta etapa do trabalho de Pesquisa, ? fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que a turma descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do trabalho at? o momento atual de conclus?o do mesmo.

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participa??o nas atividades propostas;
  • Compreens?o do processo de Pesquisa.

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno de Geografia.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Texto ?Perfumaria do adjetivo? http://www.canalkids.com.br/cultura/gramatica/perfumaria3.htm. Acesso12/08/2012.

Sugest?es de links para professores:

Texto "Adjetivos P?trios" - http://educacao.uol.com.br/portugues/adjetivos-patrios-veja-gentilicos-dos-estados-do-brasil.jhtm.  Acesso12/08/2012.

Avaliação

A avalia??o faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das poss?veis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelo registro sistem?tico do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema ?Quem nasce em... se chama?? o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e participa??o do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.