Portal do Professor

Início do Conteúdo

Patrim?nio hist?rico! Vamos viajar no tempo? UCA/ Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir o significado da express?o patrim?nio hist?rico;
  • Investigar a import?ncia do patrim?nio hist?rico para a nossa hist?ria;
  • Conhecer os cuidados necess?rios com os patrim?nios hist?ricos;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investiga??o cient?fica pautado no di?logo com ?nfase na observa??o e na experimenta??o;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre o significado e a import?ncia de se estudar hist?ria. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Lugares com hist?rias sem fim...

Professor, nossa hist?ria ? marcada por momentos ?nicos! Mas como localizar no mundo lugares que representaram tanto para uma popula??o? Temos os patrim?nios hist?ricos, espa?os que transcendem o tempo e nos convidam ?s mais substanciais lembran?as de um tempo, que n?o mais voltar?, mas que est? vivo em nossas mem?rias, nos inserindo no mundo como pessoas que constroem a hist?ria. Esta aula ? mais um convite a voc? e seus alunos, a viajarem no tempo, pelas possibilidades que nos brindam os mais diversos patrim?nios hist?ricos.

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

O in?cio: trocando ideias e tecendo o trabalho

Professor, o interesse e o envolvimento do aluno com o tema a ser estudado ? condi??o essencial para a aprendizagem. Por isso, o di?logo e a troca de ideias constituem princ?pios b?sicos de todo o processo de aprender. Desta forma, algumas quest?es precisam ser feitas juntamente com a turma:

?

GPS 1.1

Fonte: Acervo da autora. 

?

Agora, organize a roda de conversa e proponha para a turma o di?logo sobre como cada um ?, tendo em vista as caracter?sticas f?sicas, como tipo de cabelo, cor da pele, olhos, timbre de voz e outras. Para esta atividade, propomos a seguinte din?mica:

  • Coloque uma m?sica para tocar;
  • Enquanto a m?sica toca, os alunos circulam livremente pela sala de aula;
  • Quando a m?sica parar, cada aluno dever? encontrar um colega e formar uma dupla;
  • Os alunos dever?o conversar sobre as suas pr?prias caracter?sticas e as dos colegas;
  • Depois de aproximadamente 5 minutos, forma-se uma grande roda;
  • Cada dupla far? uma exposi??o oral, sendo que um colega dever? falar das caracter?sticas do outro com quem conversou.

Depois de todos participarem, instigue os alunos a pensarem sobre a diversidade cultural. Em seguida, dialogue com a turma sobre o fato de cada um ser diferente e de fazermos parte de uma cultura. Aqui, ? importante trabalhar as diferentes culturas existentes no Brasil. Em seguida, pergunte aos alunos se gostariam de iniciar uma investiga??o para descobrirem mais sobre a cultura do Brasil e mais especificamente sobre os patrim?nios hist?ricos. Instigue os alunos a pensarem que a nossa vida constitui o primeiro patrim?nio hist?rico. A partir da express?o dos alunos, podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir com cada aluno, na sua singularidade.

O que j? sabemos

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre os patrim?nios hist?ricos que j? conhecem e as regi?es a que eles se referem. Voc? poder? construir um cartaz com as ideias iniciais dos alunos e registr?-las na lousa para que copiem no caderno de Hist?ria.

O que queremos saber

Em seguida, os alunos poder?o expressar o que gostariam de saber sobre patrim?nios hist?ricos, sendo que este momento se constituir? em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas d?vidas e curiosidades dever?o surgir. Tamb?m indicamos que seja feito um cartaz com a turma, contendo suas d?vidas e suas hip?teses sobre as mesmas, bem como seja registrada no caderno de Hist?ria.

Criando um canal de comunica??o

Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades selecionadas a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Patrim?nio Hist?rico?. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 -.Acesso em 13/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que percebam a fun??o do Blog e a sua import?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? necess?rio ressaltar, que os alunos dever?o acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a tem?tica para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo dos patrim?nios hist?ricos. Neste momento, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo.  O registro desta atividade poder? ser feito no caderno de Hist?ria. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poder?o compor o rol de publica??es do Blog dos alunos. Para isso, auxilie a turma a organizar estas postagens, observando os poss?veis erros na digita??o, para garantir a qualidade da produ??o dos alunos.

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedag?gico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois a afixe no mural da sala de aula. O registro poder? ser feito individualmente no caderno de Hist?ria.Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que s?o patrim?nios hist?ricos;
  • Conhecer os diferentes patrim?nios hist?ricos;
  • Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Hist?ria as fontes sugeridas pelo grupo.

? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • V?deos
  • Dicion?rio

Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experi?ncia
  • Observa??o

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execu??o quanto na sua elabora??o. Por isso, recorra ?s sugest?es dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matem?tica: Explorar o tratamento da informa??o, recorrendo ? organiza??o de dados obtidos na investiga??o.

Portugu?s: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetiza??o dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espont?nea e coletiva com a turma.

Hist?ria: Conhecer o que s?o patrim?nios hist?ricos e a import?ncia da diversidade cultural.

?tica: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam viv?ncias individuais e coletivas na constru??o do conhecimento, visando observar e trabalhar com as poss?veis contradi??es e dificuldades de rela??es interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o a investiga??o. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poder? propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam poss?veis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organiza??o de um cronograma conjunto com a turma facilita a viv?ncia do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execu??o das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participa??o. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Hist?ria, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequ?vel o curso da investiga??o.

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Procedimentos da Pesquisa: m?os a obra!

Professor, para iniciar, sugerimos que a turma fa?a uma pesquisa na internet e descubra o significado de patrim?nio hist?rico. Para isso, poder? utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o s?tio sugerido abaixo:

Patrim??nio 2

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/patrimonio_historico.htm. (O texto possibilita a compreens?o do que ? um patrim?nio hist?rico) - Acesso em 08/08/2012.

patrimonio 3

Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm. (O presente texto contribui para conhecermos a origem da palavra patrim?nio) - Acesso em 08/08/2012.

Patrimonio 4

Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/patrimonio-historico/patrimonio-cultural-tombamento-restauracao.shtml. (No referido s?tio encontra-se perguntas instigantes sobre patrim?nio hist?rico) - Acesso em 08/08/2012.

Ap?s a Pesquisa realizada acima, a turma poder? expressar oralmente o que compreendeu sobre o significado de patrim?nio hist?rico e registrar no caderno de Hist?ria o seu pr?prio conceito.

Escava??o: o que vamos encontrar?

Professor, para este momento, voc? ir? precisar levar a turma at? um local com terra para realizar a atividade. Tamb?m ir? precisar de objetos de lou?a ou cer?mica. Assim, utilize um saco pl?stico e coloque os objetos por voc? selecionados, os quais dever?o ser quebrados em peda?os menores e enterrados em diferentes locais da ?rea de terra.

Antes de iniciar a atividade com a turma, solicite que os alunos investiguem mais sobre a profiss?o do arque?logo e suas descobertas. Para isso, pe?a que acessem os s?tios abaixo:

Patrim??nio 5

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Arqueologia. (S?tio que re?ne diferentes reportagens sobre o tema patrim?nio hist?rico) - Acesso em 08/08/2012.

Patrimonio 7  

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-trabalham-os-arqueologos/. (Texto com ?nfase na arqueologia) - Acesso em 08/08/2012.

Ap?s esta etapa conclu?da, explique para os alunos, que ter?o como desafio realizarem uma escava??o, tendo todo o cuidado no momento de mexer na terra para n?o se machucarem ou mesmo n?o estragarem mais os objetos. Eles poder?o utilizar: pinc?is grossos, colheres, dentre outros instrumentos para auxiliarem na escava??o.

Em seguida, forme uma grande roda e proponha como desafio, que os alunos juntem as pe?as encontradas e formem algum objeto. Os alunos poder?o tirar fotos dos objetos formados e escreverem um texto, contando como foi esta experi?ncia e os cuidados que precisaram ter, bem como as descobertas feitas.

Aula campo: conhecendo o que temos em nossa cidade

Professor, organize a turma para uma passeio pela cidade, com o objetivo de conhecer os diferentes patrim?nios hist?ricos da pr?pria cidade. Para este momento, sugerimos que voc? leve uma m?quina fotogr?fica digital e possibilite que cada aluno tire uma foto. Aproveite este passeio para conversar com a turma sobre a import?ncia da conserva??o e preserva??o destes lugares.

De volta ? escola, possibilite um momento de troca de ideias sobre o que os alunos aprenderam, observaram e conversaram no caminho. Em seguida, providencie a c?pia das fotos tiradas pelos alunos e cole-as em cartolinas. Organize a turma em duplas e entregue uma cartolina com algumas fotos para cada uma. Solicite que cada dupla recorte as imagens de forma irregular, construindo um quebra-cabe?a. As duplas dever?o trocar os materiais e montar o quebra-cabe?a feito pela outra dupla.

Ap?s este trabalho, solicite que cada dupla observe a imagem formada no quebra-cabe?a e construa um texto sobre o lugar observado. Este texto, juntamente com a imagem, poder? ser afixado no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

Professor, as atividades que poder?o compor o Blog dever?o ser escolhidas conjuntamente com a turma. ? importante criar no Blog, uma forma de divulga??o dos s?tios pesquisados pela turma.

Rep?rter por um instante!

Para este momento, converse com os alunos sobre o que acham de fazerem uma reportagem sobre os patrim?nios hist?ricos visitados, entrevistando pessoas na rua sobre o que conhecem sobre os patrim?nios hist?ricos da sua cidade. Feito esta sondagem com a turma, providencie uma filmadora e um microfone, e organize a turma em duplas para que todos possam vivenciar este momento. ? necess?rio que a filmagem seja realizada pr?xima a um patrim?nio hist?rico e que as pessoas a serem entrevistadassejam aquelas que estiverem passando no momento da atividade.

Em sala de aula, possibilite um momento de troca de ideias sobre as respostas das pessoas entrevistadas. Em seguida, assista com a turma as filmagens e tamb?m organize um momento para que a filmagem seja divulgada ? comunidade escolar. Aproveite para construir um gr?fico com a turma, organizando as informa??es obtidas, podendo se referir ? quantidade de pessoas que conhecem e n?o conhecem algum patrim?nio hist?rico da cidade.

De olho no v?deo!

O trabalho com v?deo ? um excelente recurso para a aprendizagem, uma vez que possibilita o contato com outra linguagem. Assim, assista com a turma ao v?deo sugerido abaixo, sobre as cidades hist?ricas de Minas Gerais, para que a turma possa conhecer:

  • Compreender o valor do patrim?nio hist?rico para a sociedade;
  • Conhecer o que caracteriza uma cidade hist?rica.

Ap?s assistirem ao v?deo, proponha uma atividade para descobrirem a hist?ria que envolve um dos patrim?nios hist?ricos de sua cidade. ? importante que seja feita uma Pesquisa na biblioteca da escola, bem como na internet. Os dados poder?o ser organizados em uma produ??o de texto individual, em que cada aluno possa contar a sua pr?pria hist?ria.

Tamb?m propomos que a turma explore os s?tios abaixo e descubra outros diferentes patrim?nios hist?ricos do Brasil.

Patrimonio 8 

Fonte: http://www.museuhistoriconacional.com.br/ (S?tio interessante para conhecimento do Museu Hist?rico Nacional) - Acesso em 14/08/2012.

Patrimonio 9 

Fonte: http://www.museuvirtualbrasilia.org.br/PT/ (S?tio direcionado ao conhecimento do museu de Bras?lia) - Acesso em 14/08/2012.

Culmin?ncia: representando o que descobrimos

Professor, para finalizar o trabalho, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que pesquise sobre um patrim?nio hist?rico espec?fico, sendo um para cada grupo. Esta pesquisa poder? ser realizada na internet e na biblioteca da escola. Depois, os alunos poder?o se reunir em suas resid?ncias, com o intuito de contar com a ajuda dos familiares para a constru??o de uma maquete, representando o local escolhido.

Ap?s a constru??o da maquete, os grupos poder?o fazer uma apresenta??o aberta ? comunidade escolar, divulgando o que aprenderam sobre patrim?nio hist?rico.

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, ? fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que a turma descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do trabalho at? o momento atual de conclus?o do mesmo.

Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participa??o nas atividades propostas;
  • Compreens?o do processo de Pesquisa.

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno de Hist?ria.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Cidades hist?ricas V?deo

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Instituto do Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional ?

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do. Acesso em 12/08/2012.

Sugest?es de links para professores:

Texto "O IPHAN e o seu papel na constru??o/amplia??o do conceito de patrim?nio hist?rico/cultural no Brasil" ?

http://apps.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/viewFile/326/167. Acesso em 12/08/2012.

Avaliação

A avalia??o faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das poss?veis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelo registro sistem?tico do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema ?Patrim?nio hist?rico! Vamos viajar no tempo?? o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e participa??o do aluno em rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.