Portal do Professor

Início do Conteúdo

Amaz?nia brasileira nos dias de hoje

Autor e Co-autor(es)

Sanderson dos Santos Romualdo imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara Santiago da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir sobre a import?ncia da preserva??o da Amaz?nia;

- Analisar a situa??o atual da Amaz?nia frente ? ocupa??o e a explora??o dos espa?os e recursos naturais.

Duração das atividades

03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Bioma Amaz?nico;

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula fazendo um levantamento junto aos alunos sobre toda informa??o e conhecimento que eles t?m sobre a Amaz?nia brasileira. Como sugest?o, utilize uma pergunta geradora para fomentar as discuss?es:

QUEST?O - pe?a para eles se organizarem em grupos e anotarem numa folha as informa??es
AMAZ?NIA, quando se escuta e visualiza este nome o que voc?s pensam? Faz lembrar algo? 

- Professor(a), depois de um tempo, promova uma discuss?o a partir da leitura das anota??es dos grupos.

2o. Passo:

Professor(a), passe um v?deo para os alunos que d? um panorama sobre o Bioma Amaz?nico. Como sugest?o, exiba o v?deo abaixo e paralelo ao v?deo distribua algumas perguntas para promover um debate ap?s a exibi??o:

Para debater

1- De acordo com o v?deo, que men??es o v?deo faz sobre a dimens?o do Bioma?

2- ? poss?vel afirmar o n?mero de esp?cies/organismos que o Bioma abriga? Justifique.

3- Por que a reportagem faz o uso do termo "mal irremedi?vel" em rela??o a perda de parte da biodiversidade?

4- Que informa??es o v?deo faz sobre o PIB e o Bioma?

5- O que se pode dizer sobre o desmatamento?

V?deo 01 - Bom dia Brasil, Biomas do Brasil - Amaz?nia

GLOBO REP??RTER RECICLAGEM

Fontes: Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/biomas-do-brasil-a-maior-biodiversidade-do-planeta/1169255/>, acesso em 09 Dez.. 2012.

              Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=PCvE-bx1QeM>, acesso em 09 Dez. 2012.

?

AULA 02

3o. Passo:

Professor(a), para embasar um pouco mais as informa??es mostradas no v?deo da aula passada, distribua para os alunos textos ou fragmentos de textos que abordem as informa??es, como sugest?o:

Texto 01
FLORESTA AMAZ?NICA. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_amazonica.htm>, acesso em: 24 Ago. 2012.

 - Ap?s a leitura do texto, coloque a seguinte quest?o para ampliar o debate: De acordo com o v?deo da aula anterior e o texto supracitado, o que ? a Amaz?nia brasileira e quais s?o os desafios encontrados para a sua preserva??o?

4o. Passo:

Professor(a), disponibilize o restante da aula para os alunos buscarem mais informa??es sobre a Amaz?nia brasileira. Divida-os em grupos, de forma que alguns grupos ir?o para a biblioteca da escola e outros ir?o para o Laborat?rio de Inform?tica. Sendo assim, pe?a para os alunos organizarem e fazerem a pesquisa da seguinte maneira:

PESQUISAR

- Buscar fontes confi?veis: sites, livros, peri?dicos, artigos, revistas, etc.;

- Fazer a leitura do material destacando as informa??es que o grupo julgar relevante;

- Relacionar todas as fontes utilizadas. Colocando se poss?vel: data, hor?rio, autor, nome do arquivo, etc.

Observa??o: Professor(a), d? algumas sugest?es de t?picos para os alunos buscarem sobre a Amaz?nia brasileira:

a) Popula??es tradicionais na Amaz?nia; b) Avan?o da fronteira agr?cola na Amaz?nia; c) Impactos das hidrel?tricas na bacia amaz?nica; d) Expans?o da Soja e o desmatamento; e) Valoriza??o e desvaloriza??o dos recursos naturais da Amaz?nia; f) A quest?o cultural nas pequenas cidades da Amaz?nia; g) O legado deixado por Chico Mendes para Amaz?nia; etc. 

- Professor(a), deixe livre tamb?m para algum tema que partir dos alunos.

?

AULA 03

5o. Passo:

Professor(a), destine parte dessa aula para a continua??o da pesquisa e ap?s retorne com os alunos para a sala de aula e proponha a seguinte atividade para eles organizarem a pesquisa:

ATIVIDADE

A finaliza??o do trabalho ser? por meio de um texto elaborado por cada grupo. Os elementos que dever?o conter na produ??o:

a- Tema - sugeridos na aula anterior;

b- T?tulo

c- Introdu??o/Justificativa - aqui os grupos ir?o expressar o motivo da escolha do tema e fazer uma abordagem geral das problem?ticas envolvendo o tema;

d- Desenvolvimento - aqui os grupos ir?o expor fragmentos levantados na pesquisa;

e- Considera??es finais - nesse momento os grupos tentar?o colocar suas percep??es sobre o tema, de acordo com o estudado durante as aulas;

f- Refer?ncias - todo o material utilizado para a confec??o do texto (livros, sites, etc.) os alunos ter?o que discrimin?-los aqui.

Recursos Complementares

VIAJANDO PELA FLORESTA AMAZ?NICA. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30983>, acesso em: 20 Ago. 2012.

GREENPEACE. Dispon?vel em: <http://www.greenpeace.org/brasil/pt/>, acesso em: 20 Ago. 2012.

GLOBO AMAZ?NIA. Dispon?vel em: <http://www.globoamazonia.com/>, acesso em: 20 Ago. 2012.

O QUE ? A AMAZ?NIA? Dispon?vel em: <http://geomaurotorres.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-amazonia.html>, acesso em: 08 Dez. 2012.

ESCOLA DA AMAZ?NIA. Dispon?vel em: <http://www.escoladaamazonia.org/>, acesso em: 09 Set. 2012.

Avaliação

Professor(a), ? importante avaliar o entendimento e compreens?o dos alunos sobre o que ? a Amaz?nia brasileira e sua import?ncia para o pa?s. Avaliar a concep??o dos alunos a respeito da preserva??o, ocupa??o e explora??o dos recursos naturais em que a Amaz?nia se encontra. ? importante levar em conta a participa??o em sala e comprometimento durante a realiza??o das diferentes atividades propostas como parte da avalia??o. O professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diversas etapas das aulas.