B?rbara Santiago da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
- Discutir sobre a import?ncia da preserva??o da Amaz?nia;
- Analisar a situa??o atual da Amaz?nia frente ? ocupa??o e a explora??o dos espa?os e recursos naturais.
- Bioma Amaz?nico;
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula fazendo um levantamento junto aos alunos sobre toda informa??o e conhecimento que eles t?m sobre a Amaz?nia brasileira. Como sugest?o, utilize uma pergunta geradora para fomentar as discuss?es:
AMAZ?NIA, quando se escuta e visualiza este nome o que voc?s pensam? Faz lembrar algo? |
- Professor(a), depois de um tempo, promova uma discuss?o a partir da leitura das anota??es dos grupos.
2o. Passo:
Professor(a), passe um v?deo para os alunos que d? um panorama sobre o Bioma Amaz?nico. Como sugest?o, exiba o v?deo abaixo e paralelo ao v?deo distribua algumas perguntas para promover um debate ap?s a exibi??o:
1- De acordo com o v?deo, que men??es o v?deo faz sobre a dimens?o do Bioma? 2- ? poss?vel afirmar o n?mero de esp?cies/organismos que o Bioma abriga? Justifique. 3- Por que a reportagem faz o uso do termo "mal irremedi?vel" em rela??o a perda de parte da biodiversidade? 4- Que informa??es o v?deo faz sobre o PIB e o Bioma? 5- O que se pode dizer sobre o desmatamento? |
V?deo 01 - Bom dia Brasil, Biomas do Brasil - Amaz?nia
Fontes: Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/biomas-do-brasil-a-maior-biodiversidade-do-planeta/1169255/>, acesso em 09 Dez.. 2012.
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=PCvE-bx1QeM>, acesso em 09 Dez. 2012.
?
3o. Passo:
Professor(a), para embasar um pouco mais as informa??es mostradas no v?deo da aula passada, distribua para os alunos textos ou fragmentos de textos que abordem as informa??es, como sugest?o:
FLORESTA AMAZ?NICA. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_amazonica.htm>, acesso em: 24 Ago. 2012. |
- Ap?s a leitura do texto, coloque a seguinte quest?o para ampliar o debate: De acordo com o v?deo da aula anterior e o texto supracitado, o que ? a Amaz?nia brasileira e quais s?o os desafios encontrados para a sua preserva??o?
4o. Passo:
Professor(a), disponibilize o restante da aula para os alunos buscarem mais informa??es sobre a Amaz?nia brasileira. Divida-os em grupos, de forma que alguns grupos ir?o para a biblioteca da escola e outros ir?o para o Laborat?rio de Inform?tica. Sendo assim, pe?a para os alunos organizarem e fazerem a pesquisa da seguinte maneira:
- Buscar fontes confi?veis: sites, livros, peri?dicos, artigos, revistas, etc.; - Fazer a leitura do material destacando as informa??es que o grupo julgar relevante; - Relacionar todas as fontes utilizadas. Colocando se poss?vel: data, hor?rio, autor, nome do arquivo, etc. Observa??o: Professor(a), d? algumas sugest?es de t?picos para os alunos buscarem sobre a Amaz?nia brasileira: a) Popula??es tradicionais na Amaz?nia; b) Avan?o da fronteira agr?cola na Amaz?nia; c) Impactos das hidrel?tricas na bacia amaz?nica; d) Expans?o da Soja e o desmatamento; e) Valoriza??o e desvaloriza??o dos recursos naturais da Amaz?nia; f) A quest?o cultural nas pequenas cidades da Amaz?nia; g) O legado deixado por Chico Mendes para Amaz?nia; etc. - Professor(a), deixe livre tamb?m para algum tema que partir dos alunos. |
?
5o. Passo:
Professor(a), destine parte dessa aula para a continua??o da pesquisa e ap?s retorne com os alunos para a sala de aula e proponha a seguinte atividade para eles organizarem a pesquisa:
A finaliza??o do trabalho ser? por meio de um texto elaborado por cada grupo. Os elementos que dever?o conter na produ??o: a- Tema - sugeridos na aula anterior; b- T?tulo c- Introdu??o/Justificativa - aqui os grupos ir?o expressar o motivo da escolha do tema e fazer uma abordagem geral das problem?ticas envolvendo o tema; d- Desenvolvimento - aqui os grupos ir?o expor fragmentos levantados na pesquisa; e- Considera??es finais - nesse momento os grupos tentar?o colocar suas percep??es sobre o tema, de acordo com o estudado durante as aulas; f- Refer?ncias - todo o material utilizado para a confec??o do texto (livros, sites, etc.) os alunos ter?o que discrimin?-los aqui. |
VIAJANDO PELA FLORESTA AMAZ?NICA. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30983>, acesso em: 20 Ago. 2012.
GREENPEACE. Dispon?vel em: <http://www.greenpeace.org/brasil/pt/>, acesso em: 20 Ago. 2012.
GLOBO AMAZ?NIA. Dispon?vel em: <http://www.globoamazonia.com/>, acesso em: 20 Ago. 2012.
O QUE ? A AMAZ?NIA? Dispon?vel em: <http://geomaurotorres.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-amazonia.html>, acesso em: 08 Dez. 2012.
ESCOLA DA AMAZ?NIA. Dispon?vel em: <http://www.escoladaamazonia.org/>, acesso em: 09 Set. 2012.
Professor(a), ? importante avaliar o entendimento e compreens?o dos alunos sobre o que ? a Amaz?nia brasileira e sua import?ncia para o pa?s. Avaliar a concep??o dos alunos a respeito da preserva??o, ocupa??o e explora??o dos recursos naturais em que a Amaz?nia se encontra. ? importante levar em conta a participa??o em sala e comprometimento durante a realiza??o das diferentes atividades propostas como parte da avalia??o. O professor(a), tamb?m, poder? realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagn?stico dos objetivos alcan?ados durante as diversas etapas das aulas.