Os métodos da Estatística Descritiva podem ser usados para organizar, resumir, descrever e interpretar um conjunto de dados. A seguir, você irá relembrar alguns conceitos básicos de estatística para que possa se aprofundar no estudo das representações gráficas de dados.
Gráficos são de extrema importância, pois permitem uma assimilação rápida e clara de inúmeras informações. Assim, essa representação é uma das mais recorrentes nos meios de comunicação.
O quadro abaixo apresenta em tabelas de frequência os dados digitados anteriormente para a variável "gênero":
|
Para uma variável numérica, pode ser interessante definir um valor, ou um conjunto de valores, que resuma a informação encontrada na amostra. Esses valores são chamados "medidas resumos" da variável. Um exemplo de medidas resumos são as chamadas "medidas de tendência central", como a moda, a média e a mediana.
A decisão sobre qual destas medidas resume melhor a informação da amostra depende da amostra em si. Por exemplo, se uma família tiver integrantes com idades 1,3,3,3,30 e 32, a idade modal e a idade mediana da família serão iguais a 3 anos, ao passo que a idade média da família será de 12 anos. Como os dados são muito discrepantes, uma solução é entregar medidas-resumo para cada um dos subgrupos da amostra: idade média dos filhos e idade média dos pais, por exemplo.
Nas próximas atividades, você irá explorar as representações gráficas de conjuntos de dados: