ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- Conhecer critérios e formas de análise de dados estatísticos no esporte.
- Compreender e analisar representações gráficas e dados estatísticos.
- Elaborar critérios de controle por meio do escalte.
Conhecimentos prévios sobre fundamentos do voleibol e interpretação e análise de dados estatísticos.
Mas afinal o que é escalte, scout, skout ou scalt?
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Sinopse:
Neste software, o aluno irá estudar um pouco de estatística descritiva utilizando dados de três variáveis: gênero, altura e número do calçado. Vamos explorar vários tipos diferentes de gráficos de frequências para uma variável e suas características, bem como introduzir a noção de quantil.
Este software faz parte de uma sequência de softwares de estatística que utilizam o mesmo conjunto de dados.
Conteúdos: Estatística, Interpretação de Gráficos e Dados; Gráficos de Barras, Setores e Histograma;Quantis.
Objetivos:
1. Analisar representação gráfica de dados estatísticos;
2. Familiarizar o aluno com gráficos de barras, setores e histograma;
3. Introduzir o conceito de quantil.
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A dica é propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema antes da apresentação dos vídeos! |
- Qual a função da comissão técnica?
- Qual a função e a importância do tempo técnico?
- Para que serve os dados estatísticos de uma partida?
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Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=I9cDUmITHbc (acessado em 26/08/2012).
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Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=id-R-T87aAc (acessado em 26/08/2012).
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Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gt4qoZMwH5g (acessado em 26/08/2012).
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Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sfQ-Vpn2-a4 (acessado em 26/08/2012). |
Sugestão de sites para pesquisa:
Visualizar e analisar recortes dos jogos de Voleibol Feminino ocorridos nos Jogos Olímpicos de Pequim (Olimpíadas de 2008). Essa análise consiste na elaboração de escalte de cada equipe presente no vídeo. Para otimizar o trabalho a sugestão é realizar seis grupos na sala de aula, cada equipe fica responsável pela análise e preenchimento da Ficha de Escalte referente ao time ao qual foi escolhido por sorteio. Os países a serem analisados por cada equipe são:
Brasil (Brazil) | Estados Unidos (EUA) | China (China) | Cuba (Cuba) | Itália (Italy) | Japão (Japan) |
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Voleibol Feminino - Jogos Olímpicos de Pequim - Olimpíadas 2008 Sinopse: vídeos de avaliação técnica registrados nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008 para análise dos ralis longos. |
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-7CCa2VdJt4 (acessado em 25/08/2012). |
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Modelo de Ficha para elaboração de Escalte
Cada equipe fica responsável em tabular as incidências de acertos nas ações de saque (S), ataque (A), contra-ataque (CA) e bloqueio (B) e de erros nas ações de erro de saque (ES), erro de recepção (ER), erro do levantamento (EL), erro de ataque (EA), erro de contra-ataque (ECA), erro de defesa (ED), rede (RD), invasão (INV), cartão amarelo (AM), erro de rodízio (ROD), de seu respectivo time.
Conclusão da atividade: antes da visualização dos jogos cada equipe deve receber um modelo de escalte impresso para fazer as anotações solicitadas no início dessa atividade.
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Modelo de escalte disponível em: http://www.efdeportes.com/efd126/um-modelo-de-monitoramento-de-jogo-em-voleibol.htm (acessado em 25/08/2012). |
Conclusão da atividade: processar as informações coletadas e elaborar a apresentação e a análise das mesmas através de gráficos e tabelas utilizando programas como o Excel, Word ou outros. Para auxiliar nessa atividade a sugestão é propor um trabalho com a disciplina de Matemática, a qual estabelece relações diretas com ferramentas de tratamento de informações.
Sugestão de sites para pesquisa:
- Criar um gráfico: Disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criar-um-grafico-HP001233728.aspx (acessado em: 26/08/2012).
- Leitura e criação de gráficos e tabelas. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all (acessado em: 26/08/2012).
Nome | Tipo |
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Medidas do Corpo - Gráficos Univariados | Animação/simulação |
Sugestões de aulas para aprofundar os conhecimentos em Gráficos e Tabelas:
- Coleção de aulas "Gráficos e tabelas: que linguagem é essa?". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=381 (acessado em 25/08/2012).