Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brasil n?o saud?vel: aten??o para obesidade, dengue e AIDS!

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as causas, o tratamento e a profilaxia para a obesidade;

- Reconhecer a origem, os sintomas, o tratamento e a preven??o da Dengue;

- Compreender como ocorre a multiplica??o do v?rus HIV no organismo, bem como os seus est?gios, maneiras de transmiss?o e sintomas.

Duração das atividades

25 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter os seguintes conhecimentos:

- Significados dos termos: Hipertens?o e Diabetes;

- Diferen?a entre agente causador e agente transmissor de doen?as, bem como entre doen?a infecciosa e contagiosa.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 ? FALANDO DE OBESIDADE!

Esta atividade ocorrer? no Laborat?rio de Inform?tica Educativa, exceto o ?ltimo momento, sistematiza??o, que dever? ocorrer em sala de aula. Ser?o utilizados os materiais: caneta/l?pis, caderno, computadores com acesso a internet e projetor data-show. ? importante que o professor ressalte aos alunos as seguintes regras:

  • Todos devem participar da atividade proposta;
  • Divis?o da turma em 5 (cinco) equipes;
  • Aten??o e respeito ? apresenta??o das outras equipes

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Nesta atividade, o professor far? uma introdu??o ao tema Obesidade, apresentando algumas imagens (ver figuras 1, 2 e 3) em um projetor data-show e solicitando aos alunos que indiquem a rela??o existente entre as figuras. Agora, com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre os seus pr?prios h?bitos alimentares, o docente dever? propor os seguintes questionamentos: ?Voc?s t?m uma vida saud?vel? Por qu???, ?Como ? a alimenta??o de voc?s??, ?Com que frequ?ncia voc?s comem Fast Foods??, ?Fazem exerc?cios f?sicos??.

Ap?s essa conversa introdut?ria, o docente salientar? a import?ncia de ter uma vida saud?vel para obter bem-estar no presente e preparar o corpo para as mudan?as advindas do avan?o da idade, motivando assim o estudo do tema proposto.

Sugest?es de imagens:

Figura 1:Obesidade

Fonte: http://treinamento-funcional.blogspot.com.br/2012/04/obesidade-voce-pode-vencer-esse-mal.html Acessado em: 31/05/2012

Figura 2:M? Alimenta??o

Fonte: http://www.solutionsforgreenchemistry.com/fast-food-alert/Acessado em: 31/05/2012

Figura 3:Exerc?cios F?sicos

Fonte: http://www.redeacesso.org.br/?p=763 (Imagem alterada pelo autor) Acessado em:31/05/2012

Em seguida, ser? solicitado que os alunos realizem uma pesquisa sobre a obesidade anotando todos os pontos que julgarem relevantes.  Cada equipe ter? que desenvolver sua pesquisa a partir de um subtema (sugerido mais adiante) indicado pelo professor. Esta pesquisa online servir? como fonte para a cria??o de uma apresenta??o, em slides, do assunto aos colegas de sala e posteriormente ao restante dos alunos da escola em um momento de culmin?ncia que ser? descrito na atividade 4.

Orienta??es para a apresenta??o dos subtemas:

  • O professor combinar? com os alunos o dia e o tempo que cada equipe ter? para apresentar seu trabalho;
  • Os trabalhos dever?o conter introdu??o, desenvolvimento e conclus?o;
  • O assunto dever? ser contextualizado pelos alunos com situa??es do cotidiano deles ou de outras pessoas;
  • Os alunos dever?o selecionar as informa??es principais dos textos e n?o limitar-se somente ?s fontes sugeridas, buscando bibliografias confi?veis sob a orienta??o do professor;
  • Os discentes dever?o discutir pontos relevantes do assunto;
  • Dever? haver um momento para a plateia fazer perguntas e tirar poss?veis d?vidas.

?

Seguem abaixo os subtemas e suas respectivas sugest?es de fontes de pesquisa:

Equipe 1: O que ? obesidade, quais as causas e como prevenir.

http://cyberdiet.terra.com.br/a-obesidade-e-suas-causas-2-1-1-71.html Acessado em 03/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=bu_M2fSvhUM Acessado em 03/05/2012
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/obesidade/causaseconsequenciasdaobesidade.htm Acessado em 03/05/12

?

Equipe 2: Quais os tipos de tratamento para obesidade. (Enfatizar Reeduca??o Alimentar)

http://www.youtube.com/watch?v=hW2JJKzwTWw Acessado em 03/05/12
http://cyberdiet.terra.com.br/reeducacao-alimentar-2-1-1-357.html Acessado em 03/05/12
http://www.bancodesaude.com.br/obesidade/tratamento-obesidade Acessado em 03/05/12
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1557-tratamento-da-obesidade Acessado em 18/07/2012.

?

Equipe 3: Obesidade infantil

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=411 Acessado em 03/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=qcYJC05uqa8 Acessado em 03/05/2012
http://www.obesidadeinfantil.org/
Acessado em 03/05/2012

?

Equipe 4: Obesidade M?rbida

http://www.youtube.com/watch?v=COP4yCeZ2RI Acessado em 03/05/2012
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/obesidade/obesidade-morbida.php Acessado em 03/05/2012
http://www.obesidademorbida.med.br/obesidade_002.htm Acessado em 03/05/2012

?

Equipe 5: Obesidade no Brasil ? Estat?sticas (com utiliza??o de gr?ficos ou tabelas)

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisa-do-ibge-mostra-que-obesidade-e-epidemia-no-brasil Acessado em 03/05/2012
http://obesidadenobrasil.com.br/estatisticas/ Acessado em 03/05/2012
http://www.ibge.gov.br/english/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=278&id_pagina=1 Acessado em 03/05/2012

?

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento os alunos ir?o realizar a atividade proposta.

DISCUSS?O

Neste momento, as equipes apresentar?o seus subtemas para o professor e o restante dos colegas de sala. Em seguida, com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre a rela??o emo??es/alimenta??o em seu cotidiano, o docente dever? propor um debate a partir do seguinte questionamento: ?Como fatores emocionais ou psicol?gicos podem influenciar na obesidade??. ? importante que o professor esteja atento, se entre os alunos h? casos de obesidade motivados por fatores psicol?gicos e, assim, buscar aux?lio junto ? coordena??o pedag?gica ou outros grupos de apoio conforme a aceita??o desse aux?lio pelo aluno.   

SISTEMATIZA??O

Este momento ocorrer? em sala de aula. O professor dever? sistematizar o conte?do abordado. Para isso, ele solicitar? a cada um dos alunos que listem, anonimamente (recomenda-se o uso da letra de forma), as atitudes que tinham antes, mas que agora n?o as realizar?o mais em virtude do que foi estudado nessa atividade. Em seguida, a partir das atitudes citadas anteriormente os alunos dever?o confeccionar um painel, intitulado ?Mudan?a de atitudes para combater a obesidade?, para expor em um lugar bem vis?vel na escola.

?

ATIVIDADE 2 ? CONSCIENTIZANDO-SE E BUSCANDO CONSCIENTIZAR SOBRE A DENGUE

2.1. INSTRU??ES INICIAIS

Nesta atividade, ser? abordada a doen?a dengue e se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa. Ser?o utilizados os seguintes recursos: uma c?mera fotogr?fica digital ou celular com c?mera, caderno, l?pis/caneta e a anima??o Dengue. Esta se encontra dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1651

Observa??o: para visualizar a anima??o novamente ? necess?rio atualizar a p?gina apertando a tecla F5.

?

?

?

2.2 ESTIMULANDO A CURIOSIDADE PELO ASSUNTO

Buscando introduzir o assunto e saber o conhecimento dos alunos acerca da dengue, o professor dever? propor a eles os seguintes questionamentos:

  1. Voc?s conhecem algu?m que teve dengue? Parente, amigo ou vizinho?
  2. Quais s?o os sintomas da dengue?
  3. Como se combate?
  4. Quais os tipos de tratamento?
    ?

Ap?s o registro das respostas dos alunos no quadro branco, estes dever?o explorar a anima??o e verificar/corrigir suas respostas. Ap?s, esse momento, o professor dever? indagar os alunos: ?No in?cio da anima??o foi poss?vel ver ?rvores sendo cortadas e mosquitos direcionando-se para as casas. Qual a rela??o entre o desmatamento, a migra??o dos mosquitos para o meio urbano e a dengue??.

2.3 EXPLORANDO O ASSUNTO FORA DA SALA DE AULA

Divididos em quatro grupos, os alunos ir?o fazer uma inspe??o na escola e em seus arredores em busca de locais que sejam poss?veis focos da dengue, ? importante que o professor os alerte que n?o ? necess?rio o contato direto com o foco, pois este ? um trabalho de agentes de sa?de. O professor dividir? a escola em duas zonas e cada grupo ficar? respons?vel por uma regi?o. O docente dever? fazer o mesmo com as regi?es pr?ximas ? escola.

2.4 COMPARTILHANDO AS INFORMA??ES

Em seguida, os discentes, ainda divididos em 4(quatro) equipes, ir?o elaborar uma dramatiza??o para apresentar as principais medidas preventivas contra a Dengue. O roteiro da apresenta??o dever? conter os resultados da pesquisa realizada na escola e arredores. Para isso, todas as equipes dever?o encaminhar seus resultados para o grupo respons?vel pelo roteiro. A dramatiza??o ser? filmada e postada no YouTube. O v?deo dever? ser gravado por uma c?mera fotogr?fica digital, pois, assim, ter? uma resolu??o melhor. Entretanto, se n?o for poss?vel a utiliza??o da c?mera fotogr?fica digital, pode-se utilizar a c?mera de um celular. Segue a tarefa indicada para cada uma das equipes:

Equipe 1: Roteiro do Drama.

Equipe 2: Efeitos sonoros e cen?rio.

Equipe 3: Encena??o.

Equipe 4: Grava??o, edi??o e postagem do v?deo no YouTube.

Tutoriais que auxiliar?o na edi??o e postagem do v?deo:

Ap?s a postagem do v?deo, professor e alunos dever?o levar ao conhecimento dos grupos, respons?veis pela preven??o e combate ? dengue nos arredores da escola, o v?deo desenvolvido pelos alunos para que realizem um trabalho de elimina??o dos focos da doen?a.
?

ATIVIDADE 3 ? SER? QUE VOC? CONHECE MUITO A RESPEITO DA AIDS?

3.1 POLEMIZANDO...

Esta atividade abordar? aspectos relacionados ? AIDS. Para a introdu??o ao conte?do, o professor dever? apresentar o v?deo: ?FANT?STICO: Homem que contaminou 2 mulheres com v?rus da Aids pode ser condenado (16/05/10)?(Fonte do v?deo:http://www.youtube.com/watch?v=CaVnDRNzwpYAcessado em: 31/05/2012).

Em seguida, com o intuito de estimular um debate sobre a pol?mica apresentada no v?deo, o professor dever? propor aos alunos os seguintes questionamentos:

  1. O homem deve ser condenado? Por qual crime?
  2. Algum de voc?s conhece algu?m com AIDS?
  3. Voc?s sabem como vive uma pessoa aid?tica?
  4. Como voc?s acham que ? o conv?vio de pessoas soropositivas com pessoas que n?o t?m a doen?a?
  5. Ainda existe algum tipo de preconceito? Quais?


As pr?ximas etapas desta atividade ser?o desenvolvidas com o aux?lio de um blog, assim, o pr?ximo item trata da cria??o do mesmo.
?

3.2 CRIA??O DO BLOG

Seguem algumas instru??es para a cria??o do blog:

- O professor e os alunos dever?o chegar a um acordo sobre o t?tulo do blog;

- Utilizando um projetor data-show e um computador com acesso a internet, o professor far? o blog junto com os alunos em sala;

- Dever? ser dividido em cinco campos, cada um referente aos assuntos que ser?o propostos no item 3.3;

- A senha e o login devem ser compartilhados com os alunos para que eles postem seus materiais.

Observa??es:

- O tutorial e a sugest?o para o site de cria??o do blog encontram-se nos recursos complementares desta aula.

- Sugere-se que estejam claramente identificadas, no blog, quais as equipes respons?veis por cada uma das publica??es para que os alunos da escola saibam com quem entrar em contato em caso de interesse pela obten??o de mais informa??es acerca do assunto.
?

3.3 ELABORANDO CONTE?DO PARA O BLOG

Nesta etapa, os alunos ir?o utilizar a internet para realizar uma pesquisa e elaborar textos a serem postados no blog da turma. Estes ter?o o objetivo de informar a comunidade escolar a respeito do v?rus da AIDS, e, desse modo, dever?o ser escritos em uma linguagem f?cil, ou seja, sob orienta??o do professor, os alunos dever?o apresentar as informa??es cient?ficas sobre a doen?a de uma maneira que possibilite uma melhor compreens?o do seu p?blico-alvo, os participantes da comunidade escolar. A turma ser? dividida em 5 (cinco) equipes e o professor sortear? sub-temas para cada uma das forma??es. Sugerem-se os seguintes sites para pesquisa:

Seguem os subtemas e sugest?es de roteiros para os textos que as equipes dever?o escrever:

Equipe 1: INTRODU??O A DOEN?A

  1. Falar sobre as estat?sticas dos casos de AIDS no Brasil e no mundo.
  2. O que significa a sigla AIDS?
  3. Qual o v?rus que causa a AIDS? (sigla e seu significado).
  4. Quando foi anunciada a descoberta e a identifica??o do v?rus como agente causador da AIDS?
  5. Inicialmente a quem ou a que grupos de pessoas a AIDS era associada?

?

Equipe 2: ESTRUTURA E MULTIPLICA??O DO V?RUS HIV

  1. Qual a estrutura do v?rus HIV? (exemplifique com imagens)
  2. Explicar a entrada do v?rus na c?lula e as etapas da sua multiplica??o.

?

Equipe 3: A??O, TRANSMISS?O E SINTOMAS DA AIDS

  1. Como ocorre a transmiss?o do v?rus HIV?
  2. Citar os sintomas que surgem no in?cio da infec??o at? o seu est?gio mais avan?ado.
  3. Indicar as c?lulas que s?o afetadas pelo v?rus, e como isso pode estar relacionado ? dificuldade na obten??o da cura da AIDS.

?

Equipe 4: EST?GIOS MAIS AVAN?ADOS DA INFEC??O PELO HIV: AIDS

  1. Em que est?gio da infec??o pode-se considerar que uma pessoa est? com a AIDS?
  2. O que s?o as infec??es oportunistas e como elas podem se tornar agravantes da AIDS?

?

Equipe 5: PREVEN??O E TRATAMENTO DA AIDS

  1. Quais as medidas profil?ticas da AIDS?
  2. Quanto ao tratamento:
    ?
  • Falar sobre as chances de descoberta da cura.
  • Explicar como agem, no organismo humano, as drogas (coquet?is) utilizadas no tratamento da AIDS.
  • Falar sobre as vantagens e desvantagens da utiliza??o dos coquet?is.


Observa??o: o blog servir? como fonte de informa??o a respeito da AIDS, portanto, o professor dever? sempre verificar as postagens dos alunos. Caso seja encontrado algum erro ou conte?do inadequado, ele poder? levantar um debate virtual, a partir dessas informa??es, solicitando, principalmente, aos integrantes da equipe respons?vel pela postagem/coment?rio que se manifestem/argumentem atrav?s de coment?rios acerca da informa??o divulgada, e, ao final dessa etapa de discuss?o, ser? apresentada a informa??o correta.

3.4 DISCUTINDO SOBRE O TEMA

Para discutir sobre as caracter?sticas que tornam a AIDS uma doen?a de alcance mundial, o docente dever? iniciar um debate a partir do seguinte questionamento: ?Por que a AIDS virou uma epidemia pelo mundo? Por que ainda n?o conseguimos frear essa dissemina??o??.

3.5 AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Os alunos desenvolver?o um trabalho de campo. Nesta etapa, os alunos dever?o buscar ?materiais? sobre a AIDS para serem publicados no blog. Cada equipe ficar? respons?vel por coletar os seguintes tipos de informa??es:

Equipe 1: Depoimentos de pessoas que tiveram experi?ncias com pessoas aid?ticas, incluindo volunt?rios que fazem companhias a pessoas internadas com HIV;

Equipe 2: Depoimentos dos profissionais de postos de sa?de e hospitais;

Equipe 3:  Campanhas existentes no seu munic?pio para a preven??o da AIDS;

Equipe 4: Estat?sticas de casos de AIDS no Brasil, Estado e Munic?pio;

Equipe 5:Informa??es novas, curiosidades ou not?cias recentes que tratem do assunto.

O professor dever? estipular um per?odo de duas semanas para que os alunos organizem estas informa??es, analisem e selecionem o que dever? ser postado no blog. Para auxiliar na an?lise do material pelos alunos, o docente dever? colocar no blog da turma propostas de discuss?o relacionadas ao material que foi obtido nessa segunda etapa de pesquisa. 
?

ATIVIDADE 4: EST? NA HORA DE TODOS OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR CONHECEREM  E DISCUTIREM MAIS SOBRE OBESIDADE, DENGUE E AIDS

Esta atividade dever? ocorrer no p?tio da escola, com o apoio da coordena??o pedag?gica e sob a orienta??o do professor da turma com o objetivo de apresentar a todos os integrantes da escola todo o conhecimento e conte?do elaborado pelos alunos acerca dos tr?s temas abordado nesta aula: obesidade, dengue e AIDS.

Inicialmente, os alunos devem apresentar o painel produzido na atividade 1, buscando informar os principais aspectos relacionados ? obesidade e incentivando o p?blico a mudar h?bitos que favore?am o aumento exagerado de peso. Em seguida, ser? apresentada a dramatiza??o elaborada na atividade 2 e, em seguida, o blog sobre a AIDS. Neste momento, o blog se transformar? em um recurso de socializa??o de informa??es n?o s? sobre a AIDS, mas tamb?m sobre os outros dois temas abordados. Recomenda-se a cria??o da semana da sa?de, intitulada: Vamos conversar sobre obesidade, dengue e AIDS! Nesta semana, todos os alunos e demais integrantes da comunidade escolar dever?o postar coment?rios a respeito desses temas, contando experi?ncias, indicando fontes de informa??es, discutindo tem?ticas.

Ap?s essa semana, sugere-se que o blog seja utilizado para fins semelhantes a estes. Desse modo, espera-se que n?o s? os alunos, mas todos que fazem parte da escola possam conscientizar-se e busquem conscientizar outras pessoas a respeito de temas de interesse comum.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Dengue Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

- Sugest?es de links para alunos:

?

- Sugest?es de links para professor:

?

- Lins do Portal que podem ser usados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos constru?ram uma vis?o geral da Obesidade, conhecendo suas causas, tratamento e profilaxia, a partir das informa??es apresentadas no painel e das discuss?es realizadas. Na atividade 2, sugere-se ao professor averiguar se os alunos compreenderam origem, sintomas, tratamento e preven??o da Dengue atrav?s do estudo realizado nas fontes de pesquisa e da informa??es apresentadas na dramatiza??o. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conhecem diversos aspectos relacionados a AIDS a partir do conte?do produzido por eles para postagem no blog da turma.