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Como alterar a velocidade das rea??es qu?micas?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conceituar as teorias das colis?es, energia de ativa??o e complexo ativado;

- Identificar os fatores que alteram a velocidade das rea??es qu?micas;

- Perceber o uso e a a??o dos catalisadores.

Duração das atividades

25 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula, os alunos dever?o ter conhecimentos sobre rea??es qu?micas: ?tomos, mol?culas e liga??es qu?micas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: TEORIAS DAS COLIS?ES, ENERGIA DE ATIVA??O E COMPLEXO ATIVADO EM QUADRINHOS

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade ocorrer? no Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE) e ser?o utilizados os seguintes recursos: computadores com acesso ? Internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. A turma dever? ser dividida em quatro grupos.

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

Nesta atividade ser? utilizado o objeto Rea??es qu?micas - Fatores que contribuem para a rea??o entre duas ou mais subst?ncias, dispon?vel para download na p?gina do Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o eletr?nico:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19367. A anima??o apresenta dois fatores necess?rios para a ocorr?ncia de rea??es qu?micas: afinidade qu?mica e contato.

O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso, sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s realizar a extra??o mencionada, o usu?rio deve clicar no arquivo HTML para dar in?cio ? anima??o.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor dever? conhecer o que os alunos sabem a respeito de rea??es qu?micas, tema da aula. Para isso, ele dever? questionar os alunos: ?Voc?s j? ouviram falar em teoria das colis?es?? e ?Conhecem as condi??es para a ocorr?ncia de uma rea??o qu?mica? Quais??. Em seguida, o professor dever? informar aos alunos (caso j? n?o tenha sido comentado no momento anterior) que alguns fatores s?o essenciais para a realiza??o de uma rea??o qu?mica e convid?-los a aprender mais sobre cada um destes.

Ap?s a conversa introdut?ria com os alunos, o docente dever? dividir a turma e definir os respectivos temas para cada equipe:

1.Teoria das colis?es

2.Condi??es de ocorr?ncia de uma rea??o

3.Energia de ativa??o

4.Complexo ativado

Cada grupo dever? pesquisar sobre os seus temas nos links indicados abaixo:

1.Teoria das colis?es

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.htm

http://www.colegioweb.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.html       

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2.Condi??es de ocorr?ncia de uma rea??o

T?pico: Contato entre os reagentes e Natureza dos reagentes ou a "afinidade qu?mica"

http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/condicoes.html

http://www.alunosonline.com.br/quimica/condicoes-para-ocorrencia-reacoes.htmlhttp://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf

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3.Energia de ativa??o

http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat.htm

http://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf

http://www.infoescola.com/quimica/energia-de-ativacao/

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4.Complexo ativado

http://www.infoescola.com/quimica/teoria-do-complexo-ativado/

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/energia-ativacao-complexo-ativado.htm

http://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf

*Todos os sites acessados em15/mar?o/2012.

Ap?s a pesquisa, os alunos dever?o visualizar o objeto Rea??es qu?micas - Fatores que contribuem para a rea??o entre duas ou mais subst?ncias. O professor dever? solicitar aos alunos que anotem suas percep??es acerca do conte?do da anima??o e estabele?am liga??es com o que foi pesquisado nos links disponibilizados para pesquisa. 

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Ap?s retirar as d?vidas surgidas at? o momento e com o objetivo de explorar o que foi compreendido pelos alunos, o professor solicitar? a cada grupo a produ??o de uma hist?ria em quadrinhos (HQ) que apresente o tema estudado. Este projeto ser? desenvolvido com a utiliza??o do programa Hag?Qu?, dispon?vel para download no endere?o http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necess?rios). Para facilitar o processo de cria??o, o docente dever? orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que dever? conter os textos da hist?ria e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cen?rio e os personagens no computador. O programa possui um acervo de imagens, mas tamb?m permite importar imagens do computador. Cada equipe dever? fazer uma hist?ria com no m?nimo duas p?ginas e com 6 quadrinhos em cada uma. Um v?deo com orienta??es sobre como utilizar o software est? dispon?vel no endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80

Observa??o: estas hist?rias dever?o ser publicadas em uma coluna, denominada ?Qu?mica em quadrinhos?, do Jornal Escolar que ser? elaborado na Atividade 4.

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MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta.

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DISCUSS?O:

Os grupos dever?o apresentar as hist?rias em quadrinhos para o restante da turma e para o professor. Recomenda-se que, de acordo com a adequa??o ao tema da feira de ci?ncias da escola, estas produ??es sejam exibidas neste evento. Ap?s as apresenta??es, o docente dever? propor uma discuss?o aos alunos, a partir dos seguintes questionamentos: ?Existe alguma rela??o entre os temas estudados at? o momento nessa atividade? Qual? Expliquem?.

Ap?s algumas respostas, o docente dever?, ent?o, com o aux?lio do projetor, mostrar aos alunos o esquema abaixo:

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Fonte: Imagem criada pelo autor.

Este esquema representa a mistura de dois gases que possuem afinidade dentro de um cilindro. O professor dever? questionar os alunos a respeito do que ocorreria com a velocidade da rea??o qu?mica entre os gases nas duas situa??es exibidas:

A) Fixando o pist?o na posi??o original e aquecendo o cilindro.

B) Colocando um peso sobre o pist?o, fazendo o volume que cont?m os gases diminuir.

Os discentes dever?o continuar discutindo a rela??o entre os temas da atividade, analisando as duas situa??es e apresentando suas hip?teses, baseando-se no conte?do abordado nessa atividade.

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SISTEMATIZA??O:

Ap?s a discuss?o com os alunos, o professor dever? formalizar o conte?do. Para isso, o docente apresentar? imagens na lousa, atrav?s do uso do projetor data-show, para os alunos, que devem ajud?-lo a solucionar cada situa??o. Lembrando que, a cada resposta dada pelos alunos o professor dever? revisar o respectivo assunto.

-Em quais situa??es existem rea??o?Justifique sua resposta.

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Fonte:Autor                         

- Identifique o que est? ocorrendo nas lacunas vazias do gr?fico da rea??o dada abaixo:

AULAS

Fonte:Autor            

- Determine o momento em que ocorre a energia de ativa??o nas duas rea??es qu?micas abaixo:

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Fonte :Autor            

ATIVIDADE 2: QUAIS S?O OS FATORES QUE INFLUENCIAM UMA REA??O QU?MICA?

INSTRU??ES INICIAIS:

Esta atividade ocorrer? no LIE, e ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta, l?pis e papel toalha ou outro material de limpeza (momento posterior ? realiza??o do experimento). Seguem abaixo os materiais necess?rios para a execu??o do experimento pr?tico:

Figura 1: Materiais para experimento

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SOBRE O HIPERTEXTO...

Nesta atividade,ser? utilizado um experimento pr?tico,Bomba efervescente: parte 1: experimento pr?tico, demonstrando a a??o de alguns fatores que afetam a velocida de de uma rea??o qu?mica. O objeto est? dispon?vel para download na p?gina do Banco Internacional de Objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14527.

Observa??o: para ter acesso ao conte?do do v?deo que est? no final deste hipertexto, o objeto deve ser visualizado diretamente atrav?s endere?o http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=108&BOMBA+EFERVESCENTE (acesso 12/junho/2012).

FAMILIARIZANDO-SE COM O TEMA

Inicialmente, o professor deve apresentar no projetor data-show o v?deo Sonridor dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=ptnNJp2f9zw. Finalizado o v?deo, o docente dever? perguntar aos alunos: ?Por que o comprimido efervescente (sonridor) ? absorvido mais rapidamente do que o comprimido comum??, ?Ser? que a superf?cie de contato tem alguma rela??o com esse processo? Como??. E em seguida, convidar os alunos a conhecerem fatores que influem na velocidade da rea??o, destacando que at? a temperatura e a press?o podem interferir na rea??o. 

BUSCANDO INFORMA??ES

Inicialmente, a turma dever? ser dividida em cinco grupos, e cada um destes ficar? respons?vel por conhecer mais acerca de um determinado fator de influ?ncia na velocidade de uma rea??o qu?mica. Seguem os fatores e links que dever?o ser distribu?dos entre os grupos: 

1.Concentra??o dos reagentes:

http://www.brasilescola.com/quimica/cinetica-quimica.htm Acesso em 01/mar?o/2012

2.Press?o:

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/velocidade-das-reacoes-quimicas.htm Acesso em 01/mar?o/2012

1.Temperatura:

http://www.infoescola.com/quimica/cinetica/  Acesso em 01/mar?o/2012


4.Catalisador:

http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html  Acesso em 01/mar?o/2012


5.Superf?cie de contato:

http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php  Acesso em 01/mar?o/2012

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REALIZANDO EXPERIMENTOS

Ap?s a pesquisa, o professor apresentar? no projetor data-show os passos para a realiza??o do experimento pr?tico Bomba efervescente: parte 1 . Desse modo, a turma dever? ser reorganizada em quatro grupos, de forma que cada um destes contenha, na medida do poss?vel, alunos que pesquisaram temas diferentes para que os conhecimentos de cada fator possam ser compartilhados entre eles. 

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Cada grupo dever? apresentar o experimento para o restante da turma.  Observa??o: o experimento deve ser feito em um local reservado do LIE, caso n?o tenha esse espa?o no laborat?rio, os alunos dever?o fazer o experimento na sala de aula.

ANALISANDO OBSERVA??ES

Nesse momento, o professor dever? estimular os alunos a interpretarem os fen?menos observados perguntando o porqu? de cada resultado obtido ao final dos experimentos. Ressalta-se que ? importante instig?-los a estabelecerem uma rela??o com o conte?do pesquisado nos textos propostos.

VELOCIDADE DAS REA??ES EM NOSSO COTIDIANO

Ap?s a realiza??o do experimento, o professor dever? intermediar uma discuss?o entre os alunos a partir dos seguintes questionamentos: ?Quais fatores que influenciam na velocidade das rea??es utilizados na conserva??o de alimentos s?o mais adequados para o nosso cotidiano e para a nossa sa?de? Como eles agem??

COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E ESTIMULANDO A CURIOSIDADE

Com o intuito de utilizar o jornal (que ser? elaborado na atividade 3) para estimular a curiosidade dos alunos de outras turmas acerca da velocidade das rea??es qu?micas, os grupos dever?o elaborar um pequeno texto divulgando o que aprenderam com a pesquisa e o experimento realizado. Esta produ??o ser? a introdu??o de uma coluna intitulada: ?Voc? sabe explicar??. O texto dever? ser seguido das situa??es que est?o descritas nos itens de 1 a 4. Sob a orienta??o do professor, cada um dos grupos dever? ficar respons?vel por pesquisar, discutir e elaborar as respostas para cada um dos questionamentos. Este retorno dos grupos dever? ser publicado na edi??o posterior do jornal.    

1) Em qual situa??o a carne ser? degradada mais rapidamente? Expliquem.

Figura 2:Carne ? temperatura ambiente

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Fonte: http://www.medicsupply.com.br/pacientes/blog/carne-vermelha-em-excesso-causa-diabetes/ Acesso em 01/mar?o/2012

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Figura 3:Carne mantida sob refrigera??o adequada

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Fonte: http://www.aveworld.com.br/noticias/post/parana-informa-ser-lider-na-exportacao-de-congelados Acesso em 01/mar?o/2012

2)Qual tipo de ado?ante reagir? mais rapidamente com a ?gua? Expliquem.

Figura 4: Ado?ante em cubos

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Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=3959 Acesso em 01/mar?o/2012
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Figura 5: Ado?ante em p?

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Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/semanal/familia3006102/area-familia.html Acesso em 01/mar?o/2012.

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3)Um peda?o de ferro reagir? mais rapidamente com o ?cido clor?drico, HCl, concentrado ou dilu?do? Expliquem. 

Figura 6: peda?o de ferro

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Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/por-que-ima-atrai-ferro.htm Acesso em 01/mar?o/2012

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4)Em qual recipiente a comida ir? cozinhar mais rapidamente? Expliquem.

Figura 7: Na panela comum

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Fonte: http://www.dicasecia.com/limpeza-panelas/ Acesso em 01/mar?o/2012

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Figura 8: Na panela de press?o

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Fonte:http://www.euroferragens.com.br/loja.phtml?f=1&cprod=1661 Acesso em 01/mar?o/2012

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ATIVIDADE 3: CONHECENDO A A??O DOS CATALISADORES

INSTRU??ES INICIAIS: 

Esta atividade ocorrer? no LIE, e ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, caderno para anota??es, m?quina digital ou celular com c?mera, caneta e l?pis. 

COMO AS FRUTAS AMADURECEM? CONTE SUA T?CNICA. 

Inicialmente, o professor questionar? os alunos: ?Como acelerar o amadurecimento das frutas??. ? importante estimular os alunos a refletirem sobre as t?cnicas que eles descreveram, buscando o porqu? do sucesso de tal t?cnica. Em seguida, os alunos dever?o ler a reportagem Como as frutas ficam maduras? Pergunte ao etileno dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/como_as_frutas_ficam_maduras__pergunte_ao_etileno.html (acesso em 13/maio/2012).

Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? chamar a aten??o dos alunos para o fato de que o amadurecimento das frutas ? acelerado devido ? presen?a do etileno, o catalisador da rea??o, informando que este tipo de subst?ncia ser? abordado nesta atividade.

PRODUZINDO UMA NOT?CIA PARA O JORNAL ESCOLAR ? MANCHETE: OS CATALISADORES EM NOSSO COTIDIANO

Com a turma organizada em quatro grupos, o professor dever? propor a elabora??o de uma not?cia sobre os catalisadores para apresentar a a??o dessas subst?ncias em nosso cotidiano, como por exemplo, na produ??o de anticoncepcional, materiais de limpeza e at? um tipo de sangue. 

PESQUISANDO...

Seguem abaixo temas, links e orienta??es para a pesquisa que reunir? as principais informa??es sobre o assunto:

Tema 1: O que ? um Catalisador?

http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php

 http://www.alunosonline.com.br/quimica/catalisadores.html

 http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html

Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito e a??o dos catalisadores nas rea??es qu?micas.

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Tema 2: As enzimas

- Catalisadores no corpo humano: as enzimas e a digest?o

 A boa digest?o depende das Enzimas - http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/66-a-boa-digestao-depende-das-enzimas.html

O poder milagroso das enzimas - http://curiosidades-galeriacores.blogspot.com.br/2007/10/o-poder-milagroso-das-enzimas.html

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- Not?cia- Curiosidades: Novo anticoncepcional usa enzimas no lugar de horm?nios :

http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=5715

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- Not?cia- Curiosidades: Descoberto enzimas para criar sangue universal zero

http://lambaritalia.blogspot.com.br/2010/04/descoberto-enzimas-para-criar-sangue.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Lambaritlia+(LAMBARIT%C3%81LIA)

Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito das enzimas, sua import?ncia na digest?o e as curiosidades sobre as enzimas. Lembrando que os textos sobre as curiosidades devem ser em forma de not?cia.

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Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza

Aplica??o de enzimas em produtos de limpeza: http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/slides/285.pps

Orienta??o: o grupo dever? abordar a rela??o das enzimas e sua import?ncia nos produtos de limpeza.

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Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas

A qu?mica por detr?s do amadurecimento das frutas: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/01/quimica-por-detras-do-amadurecimento-da.html

Orienta??o: o grupo dever? abordar a influ?ncia dos catalisadores no amadurecimento das frutas.

* Todos os sites tiveram acesso em 11/julho/2012.

Ap?s a pesquisa, cada um dos grupos dever? apresentar ao restante da turma os t?picos que pretendem abordar em seu texto para o jornal, assim como as poss?veis d?vidas surgidas acerca do respectivo tema. O professor verificar? a relev?ncia dos t?picos e tirar? as d?vidas do grupo.

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REALIZANDO EXPERIMENTOS RELACIONADOS AO AMADURECIMENTO DE FRUTAS

Com o objetivo de explorar a a??o de catalisadores de forma experimental, os alunos dever?o realizar algumas a??es relacionadas ao amadurecimento das frutas. Estes experimentos tamb?m ser?o publicados no Jornal Escolar. Sugere-se a seguinte divis?o de experimentos:

Grupo 1: Tema 1: O que ? um Catalisador? + Experimento A.1

Grupo 2: Tema 2: As enzimas + Experimento A.2

Grupo 3: Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza + Experimento B.1

Grupo 4: Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas + Experimento B.2

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Experimento A: Amadurecimento das frutas A

Material necess?rio:

- 4 bananas verdes;

- 4 sacos pl?sticos;

- 4 folhas jornal.

Duas equipes ficar?o com este experimento.

Procedimentos:

A.1 Uma equipe dever? realizar o seguinte procedimento: os alunos devem embrulhar uma das frutas verdes com jornal e outra com o saco pl?stico, a terceira n?o deve ser envolvida em nada, ela amadurecer? normalmente. As frutas devem ser mantidas em um local ? temperatura ambiente. Qual banana amadureceu mais r?pido? Como o saco pl?stico e o jornal influenciaram no amadurecimento das frutas?

A.2 A outra equipe dever? realizar o mesmo procedimento, mas a banana deve ser mantida em um local mais quente. Ser? que o calor influenciou no amadurecimento da fruta? Em quantos dias a banana ficou amarela e madura? Houve diferen?a entre a banana que ficou no calor e a que ficou em temperatura ambiente?

Os alunos dever?o fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condi??o o amadurecimento ? mais r?pido: embalada com jornal, saco pl?stico ou ao natural (sem embalagem). A equipe dever? fazer anota??es sobre o experimento e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.

Experimento baseado em Eteno e o amadurecimento de frutas dispon?vel no seguinte endere?o: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/eteno-amadurecimento-frutas.htm.

* Acesso em 11/julho/2012.

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Experimento B: Amadurecimento das frutas B

Material necess?rio:

- 2 bananas verdes;

- 1 saco de papel (saco de p?o);

- 1 tomate maduro;

- 1 ma?? madura;

- 1 bandeja.

Duas equipes ficar?o com este experimento.

B.1 Uma equipe dever? colocar no saco de papel as bananas verdes, o tomate maduro e a ma?? madura. Fechar o saco e colocar em um local com temperatura ambiente. Em quantos dias a banana ir? amadurecer? O saco ir? influenciar neste amadurecimento? E como o tomate e a ma?? contribu?ram para o amadurecimento da banana?

B.2 A outra equipe dever? colocar as bananas verdes, o tomate maduro e a ma?? madura juntos em uma bandeja. N?o coloque nada cobrindo as frutas e o tomate. Em quantos dias a banana amadureceu? O tomate e a ma?? foram determinantes para acelerar este amadurecimento?

Os alunos dever?o fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condi??o o amadurecimento ? mais r?pido: no saco de papel com o tomate e ma?? maduros ou na bandeja. A equipe dever? fazer anota??es sobre o experimento, e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.

Experimento baseado em Como Amadurecer uma Banana dispon?vel no seguinte endere?o: http://pt.wikihow.com/Amadurecer-uma-Banana

Ap?s um per?odo a ser determinado pelo professor, os alunos devem se reunir para discutir os resultados. Entre as quatro equipes, qual banana amadureceu mais r?pido? Qual o motivo desta ter amadurecido mais r?pido em rela??o ?s outras? Alguma continuou verde? Qual banana ficou amarela mais devagar? Ap?s conhecerem os resultados das outras equipes, os alunos devem construir juntos as observa??es e elaborar um texto para ser publicado no jornal.

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ATIVIDADE 4: CRIANDO UM JORNAL ESCOLAR

O professor dever? propor aos alunos a cria??o de um Jornal Escolar, este dever? conter informa??es interessantes sobre assuntos de Qu?mica. Sua primeira edi??o apresentar? mat?rias sobre a velocidade das rea??es qu?micas, envolvendo os catalisadores, suas curiosidades e tamb?m os fatores determinantes e influentes em uma rea??o qu?mica, assuntos explorados nas atividades anteriores.

No t?pico Produ??o de jornal na escola, localizado no site: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=textoapoio.ds_home&id_comunidade=15#146, ? poss?vel encontrar dois modelos de jornal para download. No hipertexto http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3/writer_praticas/writer_pratica2.htm (Sugest?o do Portal do Professor) h? informa??es para a constru??o de um jornal escolar no Writer.

 E na se??o Recursos Complementares, h? mais dicas de como fazer um jornal escolar!

Seguem abaixo algumas sugest?es para a estrutura??o do jornal:

- Os grupos ter?o uma semana para produzirem os textos;

- Os textos poder?o ser produzidos extrassala, mas depois devem ser revisados pelo professor;

- Ficar? a crit?rio do professor a determina??o do tamanho dos textos e demais elementos a serem acrescentados ao jornal;

- Os alunos devem ter aten??o para a linguagem usada em jornais;

- Al?m dos textos, os discentes podem pesquisar na Internet outros dados sobre o seu tema como, fotos, imagens, gr?ficos;

- Dever? ser criada uma se??o para o Experimento Amadurecimento das Frutas, com as fotos, as observa??es e os textos do experimento feitos pelos alunos;

- As fotos das frutas devem ser organizadas em sequ?ncia, de forma que se perceba o processo de amadurecimento da fruta ao longo dos dias;

- As bananas devem ser fotografadas todos os dias em todos os experimentos.

Com os textos finalizados, o professor dever? propor uma discuss?o com os alunos a respeito da seguinte indaga??o:?Seria poss?vel acontecer algumas rea??es sem a a??o dos catalisadores, como por exemplo, a a??o do suco g?strico na digest?o? Explique?. Esse tema ser? discutido entre os alunos e as respostas ser?o postadas em um F?rum no Jornal.

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FINALIZA??O

Reunido todo o material textual e gr?fico produzido at? o momento, professor e alunos dever?o buscar promover uma divulga??o do jornal entre os alunos da escola. Recomenda-se que as redes sociais e cartazes sejam utilizados com esse objetivo. Posteriormente, o jornal poder? ser impresso e distribu?do para toda a escola com o apoio da coordena??o pedag?gica.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Bomba efervescente: parte 1: experimento pr?tico Experimento pr?tico
Rea??es qu?micas - A? tem qu?mica - Fatores que contribuem para a rea??o entre duas ou mais subst?ncias Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos

-V?deos

Cin?tica Qu?mica - Catalisador

http://www.youtube.com/watch?v=HQUyMSYKIuw&feature=related

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Colis?es e Complexo Ativado

http://www.youtube.com/watch?v=FwCsAzpUgT4

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Colis?es, Complexo Ativado e Energia de ativa??o

http://www.youtube.com/watch?v=FJpaf7Z7u94

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- Artigos

Como fazer Hist?ria em Quadrinhos

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/

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- Como fazer um jornal na escola?

http://www.leioeescrevomeufuturo.com.br/index.php/noticias/641-como-fazer-um-jornal-na-escola

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- Saiba como fazer um jornal escolar (Sugest?o do Portal do Professor)

http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/

?

Jornal Escola (Sugest?o do Portal do Professor)

http://jornalescola.blogspot.com.br/

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Tutorial Br.Office. Write

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/write/

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Sugest?es de links para professores

-V?deo

Cin?tica Qu?mica - Aula 4: Catalisador - Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=IjB5jEjaKaE

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- Reportagens / Artigos:


HQs digitais como recursos para dinamizar a constru??o de narrativas

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/hqs-digitais-como-recursos-para-dinamizar-a-construcao-de-narrativas/

?

Hist?rias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5692937-EI8266,00-Historias+em+quadrinhos+facilitam+o+aprendizado+em+aula.html

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Historias em quadrinhos uma ferramenta para o ensino de Qu?mica

http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/60-5668.htm

Jornal da escola. Tudo de bom!

http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

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Jornal Escola

http://jornalescola.blogspot.com.br/

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Jornal na escola

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o a teoria das colis?es, a energia de ativa??o e o complexo ativado atrav?s do conte?do exibido nas Hist?rias em Quadrinhos produzidas. J? na atividade 2, sugere-se ao professor averiguar se os alunos compreenderam como os fatores abordados influenciam nas rea??es qu?micas, a partir das observa??es que eles indicaram na realiza??o experimento pr?tico. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes entenderam a a??o e o uso dos catalisadores nas rea??es qu?micas por meio da realiza??o do experimento do amadurecimento da banana e da elabora??o e desenvolvimento da mat?ria a ser publicada no jornal escolar.