![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
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![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Yasmin Pinheiro Vidal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Qu?mica | Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas |
- Conceituar as teorias das colis?es, energia de ativa??o e complexo ativado;
- Identificar os fatores que alteram a velocidade das rea??es qu?micas;
- Perceber o uso e a a??o dos catalisadores.
Para a realiza??o desta aula, os alunos dever?o ter conhecimentos sobre rea??es qu?micas: ?tomos, mol?culas e liga??es qu?micas.
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Esta atividade ocorrer? no Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE) e ser?o utilizados os seguintes recursos: computadores com acesso ? Internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. A turma dever? ser dividida em quatro grupos.
ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:
Nesta atividade ser? utilizado o objeto Rea??es qu?micas - Fatores que contribuem para a rea??o entre duas ou mais subst?ncias, dispon?vel para download na p?gina do Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o eletr?nico:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19367. A anima??o apresenta dois fatores necess?rios para a ocorr?ncia de rea??es qu?micas: afinidade qu?mica e contato.
O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, ? necess?rio extrair os arquivos, para isso, sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Ap?s realizar a extra??o mencionada, o usu?rio deve clicar no arquivo HTML para dar in?cio ? anima??o.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor dever? conhecer o que os alunos sabem a respeito de rea??es qu?micas, tema da aula. Para isso, ele dever? questionar os alunos: ?Voc?s j? ouviram falar em teoria das colis?es?? e ?Conhecem as condi??es para a ocorr?ncia de uma rea??o qu?mica? Quais??. Em seguida, o professor dever? informar aos alunos (caso j? n?o tenha sido comentado no momento anterior) que alguns fatores s?o essenciais para a realiza??o de uma rea??o qu?mica e convid?-los a aprender mais sobre cada um destes.
Ap?s a conversa introdut?ria com os alunos, o docente dever? dividir a turma e definir os respectivos temas para cada equipe:
1.Teoria das colis?es
2.Condi??es de ocorr?ncia de uma rea??o
3.Energia de ativa??o
4.Complexo ativado
Cada grupo dever? pesquisar sobre os seus temas nos links indicados abaixo:
1.Teoria das colis?es
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.htm
http://www.colegioweb.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.html
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2.Condi??es de ocorr?ncia de uma rea??o
T?pico: Contato entre os reagentes e Natureza dos reagentes ou a "afinidade qu?mica"
http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/condicoes.html
http://www.alunosonline.com.br/quimica/condicoes-para-ocorrencia-reacoes.htmlhttp://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf
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3.Energia de ativa??o
http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat.htm
http://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf
http://www.infoescola.com/quimica/energia-de-ativacao/
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4.Complexo ativado
http://www.infoescola.com/quimica/teoria-do-complexo-ativado/
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/energia-ativacao-complexo-ativado.htm
http://semente.pro.br/cinetica/cineticaquimica.swf
*Todos os sites acessados em15/mar?o/2012.
Ap?s a pesquisa, os alunos dever?o visualizar o objeto Rea??es qu?micas - Fatores que contribuem para a rea??o entre duas ou mais subst?ncias. O professor dever? solicitar aos alunos que anotem suas percep??es acerca do conte?do da anima??o e estabele?am liga??es com o que foi pesquisado nos links disponibilizados para pesquisa.
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Ap?s retirar as d?vidas surgidas at? o momento e com o objetivo de explorar o que foi compreendido pelos alunos, o professor solicitar? a cada grupo a produ??o de uma hist?ria em quadrinhos (HQ) que apresente o tema estudado. Este projeto ser? desenvolvido com a utiliza??o do programa Hag?Qu?, dispon?vel para download no endere?o http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necess?rios). Para facilitar o processo de cria??o, o docente dever? orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que dever? conter os textos da hist?ria e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cen?rio e os personagens no computador. O programa possui um acervo de imagens, mas tamb?m permite importar imagens do computador. Cada equipe dever? fazer uma hist?ria com no m?nimo duas p?ginas e com 6 quadrinhos em cada uma. Um v?deo com orienta??es sobre como utilizar o software est? dispon?vel no endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80.
Observa??o: estas hist?rias dever?o ser publicadas em uma coluna, denominada ?Qu?mica em quadrinhos?, do Jornal Escolar que ser? elaborado na Atividade 4.
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MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta.
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DISCUSS?O:
Os grupos dever?o apresentar as hist?rias em quadrinhos para o restante da turma e para o professor. Recomenda-se que, de acordo com a adequa??o ao tema da feira de ci?ncias da escola, estas produ??es sejam exibidas neste evento. Ap?s as apresenta??es, o docente dever? propor uma discuss?o aos alunos, a partir dos seguintes questionamentos: ?Existe alguma rela??o entre os temas estudados at? o momento nessa atividade? Qual? Expliquem?.
Ap?s algumas respostas, o docente dever?, ent?o, com o aux?lio do projetor, mostrar aos alunos o esquema abaixo:
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Fonte: Imagem criada pelo autor.
Este esquema representa a mistura de dois gases que possuem afinidade dentro de um cilindro. O professor dever? questionar os alunos a respeito do que ocorreria com a velocidade da rea??o qu?mica entre os gases nas duas situa??es exibidas:
A) Fixando o pist?o na posi??o original e aquecendo o cilindro.
B) Colocando um peso sobre o pist?o, fazendo o volume que cont?m os gases diminuir.
Os discentes dever?o continuar discutindo a rela??o entre os temas da atividade, analisando as duas situa??es e apresentando suas hip?teses, baseando-se no conte?do abordado nessa atividade.
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SISTEMATIZA??O:
Ap?s a discuss?o com os alunos, o professor dever? formalizar o conte?do. Para isso, o docente apresentar? imagens na lousa, atrav?s do uso do projetor data-show, para os alunos, que devem ajud?-lo a solucionar cada situa??o. Lembrando que, a cada resposta dada pelos alunos o professor dever? revisar o respectivo assunto.
-Em quais situa??es existem rea??o?Justifique sua resposta.
Fonte:Autor
- Identifique o que est? ocorrendo nas lacunas vazias do gr?fico da rea??o dada abaixo:
Fonte:Autor
- Determine o momento em que ocorre a energia de ativa??o nas duas rea??es qu?micas abaixo:
Fonte :Autor
INSTRU??ES INICIAIS:
Esta atividade ocorrer? no LIE, e ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta, l?pis e papel toalha ou outro material de limpeza (momento posterior ? realiza??o do experimento). Seguem abaixo os materiais necess?rios para a execu??o do experimento pr?tico:
Figura 1: Materiais para experimento
SOBRE O HIPERTEXTO...
Nesta atividade,ser? utilizado um experimento pr?tico,Bomba efervescente: parte 1: experimento pr?tico, demonstrando a a??o de alguns fatores que afetam a velocida de de uma rea??o qu?mica. O objeto est? dispon?vel para download na p?gina do Banco Internacional de Objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14527.
Observa??o: para ter acesso ao conte?do do v?deo que est? no final deste hipertexto, o objeto deve ser visualizado diretamente atrav?s endere?o http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=108&BOMBA+EFERVESCENTE (acesso 12/junho/2012).
FAMILIARIZANDO-SE COM O TEMA
Inicialmente, o professor deve apresentar no projetor data-show o v?deo Sonridor dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=ptnNJp2f9zw. Finalizado o v?deo, o docente dever? perguntar aos alunos: ?Por que o comprimido efervescente (sonridor) ? absorvido mais rapidamente do que o comprimido comum??, ?Ser? que a superf?cie de contato tem alguma rela??o com esse processo? Como??. E em seguida, convidar os alunos a conhecerem fatores que influem na velocidade da rea??o, destacando que at? a temperatura e a press?o podem interferir na rea??o.
BUSCANDO INFORMA??ES
Inicialmente, a turma dever? ser dividida em cinco grupos, e cada um destes ficar? respons?vel por conhecer mais acerca de um determinado fator de influ?ncia na velocidade de uma rea??o qu?mica. Seguem os fatores e links que dever?o ser distribu?dos entre os grupos:
1.Concentra??o dos reagentes:
http://www.brasilescola.com/quimica/cinetica-quimica.htm Acesso em 01/mar?o/2012
2.Press?o:
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/velocidade-das-reacoes-quimicas.htm Acesso em 01/mar?o/2012
1.Temperatura:
http://www.infoescola.com/quimica/cinetica/ Acesso em 01/mar?o/2012
4.Catalisador:
http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html Acesso em 01/mar?o/2012
5.Superf?cie de contato:
http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php Acesso em 01/mar?o/2012
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REALIZANDO EXPERIMENTOS
Ap?s a pesquisa, o professor apresentar? no projetor data-show os passos para a realiza??o do experimento pr?tico Bomba efervescente: parte 1 . Desse modo, a turma dever? ser reorganizada em quatro grupos, de forma que cada um destes contenha, na medida do poss?vel, alunos que pesquisaram temas diferentes para que os conhecimentos de cada fator possam ser compartilhados entre eles.
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Cada grupo dever? apresentar o experimento para o restante da turma. Observa??o: o experimento deve ser feito em um local reservado do LIE, caso n?o tenha esse espa?o no laborat?rio, os alunos dever?o fazer o experimento na sala de aula.
ANALISANDO OBSERVA??ES
Nesse momento, o professor dever? estimular os alunos a interpretarem os fen?menos observados perguntando o porqu? de cada resultado obtido ao final dos experimentos. Ressalta-se que ? importante instig?-los a estabelecerem uma rela??o com o conte?do pesquisado nos textos propostos.
VELOCIDADE DAS REA??ES EM NOSSO COTIDIANO
Ap?s a realiza??o do experimento, o professor dever? intermediar uma discuss?o entre os alunos a partir dos seguintes questionamentos: ?Quais fatores que influenciam na velocidade das rea??es utilizados na conserva??o de alimentos s?o mais adequados para o nosso cotidiano e para a nossa sa?de? Como eles agem??
COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E ESTIMULANDO A CURIOSIDADE
Com o intuito de utilizar o jornal (que ser? elaborado na atividade 3) para estimular a curiosidade dos alunos de outras turmas acerca da velocidade das rea??es qu?micas, os grupos dever?o elaborar um pequeno texto divulgando o que aprenderam com a pesquisa e o experimento realizado. Esta produ??o ser? a introdu??o de uma coluna intitulada: ?Voc? sabe explicar??. O texto dever? ser seguido das situa??es que est?o descritas nos itens de 1 a 4. Sob a orienta??o do professor, cada um dos grupos dever? ficar respons?vel por pesquisar, discutir e elaborar as respostas para cada um dos questionamentos. Este retorno dos grupos dever? ser publicado na edi??o posterior do jornal.
1) Em qual situa??o a carne ser? degradada mais rapidamente? Expliquem.
Figura 2:Carne ? temperatura ambiente
Fonte: http://www.medicsupply.com.br/pacientes/blog/carne-vermelha-em-excesso-causa-diabetes/ Acesso em 01/mar?o/2012
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Figura 3:Carne mantida sob refrigera??o adequada
Fonte: http://www.aveworld.com.br/noticias/post/parana-informa-ser-lider-na-exportacao-de-congelados Acesso em 01/mar?o/2012
Figura 4: Ado?ante em cubos
Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=3959 Acesso em 01/mar?o/2012
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Figura 5: Ado?ante em p?
Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/semanal/familia3006102/area-familia.html Acesso em 01/mar?o/2012.
Figura 6: peda?o de ferro
Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/por-que-ima-atrai-ferro.htm Acesso em 01/mar?o/2012
Figura 7: Na panela comum
Fonte: http://www.dicasecia.com/limpeza-panelas/ Acesso em 01/mar?o/2012
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Figura 8: Na panela de press?o
Fonte:http://www.euroferragens.com.br/loja.phtml?f=1&cprod=1661 Acesso em 01/mar?o/2012
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INSTRU??ES INICIAIS:
Esta atividade ocorrer? no LIE, e ser?o utilizados computadores com acesso ? Internet, caderno para anota??es, m?quina digital ou celular com c?mera, caneta e l?pis.
COMO AS FRUTAS AMADURECEM? CONTE SUA T?CNICA.
Inicialmente, o professor questionar? os alunos: ?Como acelerar o amadurecimento das frutas??. ? importante estimular os alunos a refletirem sobre as t?cnicas que eles descreveram, buscando o porqu? do sucesso de tal t?cnica. Em seguida, os alunos dever?o ler a reportagem Como as frutas ficam maduras? Pergunte ao etileno dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/como_as_frutas_ficam_maduras__pergunte_ao_etileno.html (acesso em 13/maio/2012).
Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? chamar a aten??o dos alunos para o fato de que o amadurecimento das frutas ? acelerado devido ? presen?a do etileno, o catalisador da rea??o, informando que este tipo de subst?ncia ser? abordado nesta atividade.
PRODUZINDO UMA NOT?CIA PARA O JORNAL ESCOLAR ? MANCHETE: OS CATALISADORES EM NOSSO COTIDIANO
Com a turma organizada em quatro grupos, o professor dever? propor a elabora??o de uma not?cia sobre os catalisadores para apresentar a a??o dessas subst?ncias em nosso cotidiano, como por exemplo, na produ??o de anticoncepcional, materiais de limpeza e at? um tipo de sangue.
PESQUISANDO...
Seguem abaixo temas, links e orienta??es para a pesquisa que reunir? as principais informa??es sobre o assunto:
Tema 1: O que ? um Catalisador?
http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php
http://www.alunosonline.com.br/quimica/catalisadores.html
http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html
Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito e a??o dos catalisadores nas rea??es qu?micas.
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Tema 2: As enzimas
- Catalisadores no corpo humano: as enzimas e a digest?o
A boa digest?o depende das Enzimas - http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/66-a-boa-digestao-depende-das-enzimas.html
O poder milagroso das enzimas - http://curiosidades-galeriacores.blogspot.com.br/2007/10/o-poder-milagroso-das-enzimas.html
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- Not?cia- Curiosidades: Novo anticoncepcional usa enzimas no lugar de horm?nios :
http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=5715
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- Not?cia- Curiosidades: Descoberto enzimas para criar sangue universal zero
Orienta??o: o grupo dever? abordar o conceito das enzimas, sua import?ncia na digest?o e as curiosidades sobre as enzimas. Lembrando que os textos sobre as curiosidades devem ser em forma de not?cia.
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Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza
Aplica??o de enzimas em produtos de limpeza: http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/slides/285.pps
Orienta??o: o grupo dever? abordar a rela??o das enzimas e sua import?ncia nos produtos de limpeza.
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Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas
A qu?mica por detr?s do amadurecimento das frutas: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/01/quimica-por-detras-do-amadurecimento-da.html
Orienta??o: o grupo dever? abordar a influ?ncia dos catalisadores no amadurecimento das frutas.
* Todos os sites tiveram acesso em 11/julho/2012.
Ap?s a pesquisa, cada um dos grupos dever? apresentar ao restante da turma os t?picos que pretendem abordar em seu texto para o jornal, assim como as poss?veis d?vidas surgidas acerca do respectivo tema. O professor verificar? a relev?ncia dos t?picos e tirar? as d?vidas do grupo.
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REALIZANDO EXPERIMENTOS RELACIONADOS AO AMADURECIMENTO DE FRUTAS
Com o objetivo de explorar a a??o de catalisadores de forma experimental, os alunos dever?o realizar algumas a??es relacionadas ao amadurecimento das frutas. Estes experimentos tamb?m ser?o publicados no Jornal Escolar. Sugere-se a seguinte divis?o de experimentos:
Grupo 1: Tema 1: O que ? um Catalisador? + Experimento A.1
Grupo 2: Tema 2: As enzimas + Experimento A.2
Grupo 3: Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza + Experimento B.1
Grupo 4: Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas + Experimento B.2
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Experimento A: Amadurecimento das frutas A
Material necess?rio:
- 4 bananas verdes;
- 4 sacos pl?sticos;
- 4 folhas jornal.
Duas equipes ficar?o com este experimento.
Procedimentos:
A.1 Uma equipe dever? realizar o seguinte procedimento: os alunos devem embrulhar uma das frutas verdes com jornal e outra com o saco pl?stico, a terceira n?o deve ser envolvida em nada, ela amadurecer? normalmente. As frutas devem ser mantidas em um local ? temperatura ambiente. Qual banana amadureceu mais r?pido? Como o saco pl?stico e o jornal influenciaram no amadurecimento das frutas?
A.2 A outra equipe dever? realizar o mesmo procedimento, mas a banana deve ser mantida em um local mais quente. Ser? que o calor influenciou no amadurecimento da fruta? Em quantos dias a banana ficou amarela e madura? Houve diferen?a entre a banana que ficou no calor e a que ficou em temperatura ambiente?
Os alunos dever?o fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condi??o o amadurecimento ? mais r?pido: embalada com jornal, saco pl?stico ou ao natural (sem embalagem). A equipe dever? fazer anota??es sobre o experimento e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.
Experimento baseado em Eteno e o amadurecimento de frutas dispon?vel no seguinte endere?o: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/eteno-amadurecimento-frutas.htm.
* Acesso em 11/julho/2012.
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Experimento B: Amadurecimento das frutas B
Material necess?rio:
- 2 bananas verdes;
- 1 saco de papel (saco de p?o);
- 1 tomate maduro;
- 1 ma?? madura;
- 1 bandeja.
Duas equipes ficar?o com este experimento.
B.1 Uma equipe dever? colocar no saco de papel as bananas verdes, o tomate maduro e a ma?? madura. Fechar o saco e colocar em um local com temperatura ambiente. Em quantos dias a banana ir? amadurecer? O saco ir? influenciar neste amadurecimento? E como o tomate e a ma?? contribu?ram para o amadurecimento da banana?
B.2 A outra equipe dever? colocar as bananas verdes, o tomate maduro e a ma?? madura juntos em uma bandeja. N?o coloque nada cobrindo as frutas e o tomate. Em quantos dias a banana amadureceu? O tomate e a ma?? foram determinantes para acelerar este amadurecimento?
Os alunos dever?o fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condi??o o amadurecimento ? mais r?pido: no saco de papel com o tomate e ma?? maduros ou na bandeja. A equipe dever? fazer anota??es sobre o experimento, e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.
Experimento baseado em Como Amadurecer uma Banana dispon?vel no seguinte endere?o: http://pt.wikihow.com/Amadurecer-uma-Banana
Ap?s um per?odo a ser determinado pelo professor, os alunos devem se reunir para discutir os resultados. Entre as quatro equipes, qual banana amadureceu mais r?pido? Qual o motivo desta ter amadurecido mais r?pido em rela??o ?s outras? Alguma continuou verde? Qual banana ficou amarela mais devagar? Ap?s conhecerem os resultados das outras equipes, os alunos devem construir juntos as observa??es e elaborar um texto para ser publicado no jornal.
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O professor dever? propor aos alunos a cria??o de um Jornal Escolar, este dever? conter informa??es interessantes sobre assuntos de Qu?mica. Sua primeira edi??o apresentar? mat?rias sobre a velocidade das rea??es qu?micas, envolvendo os catalisadores, suas curiosidades e tamb?m os fatores determinantes e influentes em uma rea??o qu?mica, assuntos explorados nas atividades anteriores.
No t?pico Produ??o de jornal na escola, localizado no site: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=textoapoio.ds_home&id_comunidade=15#146, ? poss?vel encontrar dois modelos de jornal para download. No hipertexto http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3/writer_praticas/writer_pratica2.htm (Sugest?o do Portal do Professor) h? informa??es para a constru??o de um jornal escolar no Writer.
E na se??o Recursos Complementares, h? mais dicas de como fazer um jornal escolar!
Seguem abaixo algumas sugest?es para a estrutura??o do jornal:
- Os grupos ter?o uma semana para produzirem os textos;
- Os textos poder?o ser produzidos extrassala, mas depois devem ser revisados pelo professor;
- Ficar? a crit?rio do professor a determina??o do tamanho dos textos e demais elementos a serem acrescentados ao jornal;
- Os alunos devem ter aten??o para a linguagem usada em jornais;
- Al?m dos textos, os discentes podem pesquisar na Internet outros dados sobre o seu tema como, fotos, imagens, gr?ficos;
- Dever? ser criada uma se??o para o Experimento Amadurecimento das Frutas, com as fotos, as observa??es e os textos do experimento feitos pelos alunos;
- As fotos das frutas devem ser organizadas em sequ?ncia, de forma que se perceba o processo de amadurecimento da fruta ao longo dos dias;
- As bananas devem ser fotografadas todos os dias em todos os experimentos.
Com os textos finalizados, o professor dever? propor uma discuss?o com os alunos a respeito da seguinte indaga??o:?Seria poss?vel acontecer algumas rea??es sem a a??o dos catalisadores, como por exemplo, a a??o do suco g?strico na digest?o? Explique?. Esse tema ser? discutido entre os alunos e as respostas ser?o postadas em um F?rum no Jornal.
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FINALIZA??O
Reunido todo o material textual e gr?fico produzido at? o momento, professor e alunos dever?o buscar promover uma divulga??o do jornal entre os alunos da escola. Recomenda-se que as redes sociais e cartazes sejam utilizados com esse objetivo. Posteriormente, o jornal poder? ser impresso e distribu?do para toda a escola com o apoio da coordena??o pedag?gica.
Nome | Tipo |
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Bomba efervescente: parte 1: experimento pr?tico | Experimento pr?tico |
Rea??es qu?micas - A? tem qu?mica - Fatores que contribuem para a rea??o entre duas ou mais subst?ncias | Anima??o/simula??o |
Sugest?es de links para alunos
-V?deos
Cin?tica Qu?mica - Catalisador
http://www.youtube.com/watch?v=HQUyMSYKIuw&feature=related
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Colis?es e Complexo Ativado
http://www.youtube.com/watch?v=FwCsAzpUgT4
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Colis?es, Complexo Ativado e Energia de ativa??o
http://www.youtube.com/watch?v=FJpaf7Z7u94
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- Artigos
Como fazer Hist?ria em Quadrinhos
http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/
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- Como fazer um jornal na escola?
http://www.leioeescrevomeufuturo.com.br/index.php/noticias/641-como-fazer-um-jornal-na-escola
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- Saiba como fazer um jornal escolar (Sugest?o do Portal do Professor)
http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/
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Jornal Escola (Sugest?o do Portal do Professor)
http://jornalescola.blogspot.com.br/
?
Tutorial Br.Office. Write
http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/write/
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Sugest?es de links para professores
-V?deo
Cin?tica Qu?mica - Aula 4: Catalisador - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=IjB5jEjaKaE
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- Reportagens / Artigos:
HQs digitais como recursos para dinamizar a constru??o de narrativas
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Hist?rias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula
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Historias em quadrinhos uma ferramenta para o ensino de Qu?mica
http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/60-5668.htm
Jornal da escola. Tudo de bom!
http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar
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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
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Jornal Escola
http://jornalescola.blogspot.com.br/
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Jornal na escola
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=809
Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o a teoria das colis?es, a energia de ativa??o e o complexo ativado atrav?s do conte?do exibido nas Hist?rias em Quadrinhos produzidas. J? na atividade 2, sugere-se ao professor averiguar se os alunos compreenderam como os fatores abordados influenciam nas rea??es qu?micas, a partir das observa??es que eles indicaram na realiza??o experimento pr?tico. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes entenderam a a??o e o uso dos catalisadores nas rea??es qu?micas por meio da realiza??o do experimento do amadurecimento da banana e da elabora??o e desenvolvimento da mat?ria a ser publicada no jornal escolar.