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Talita J?ssica do Nascimento de Ara?jo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | An?lise de dados e probabilidade |
Distinguir termos introdut?rios de Estat?stica;
Construir e analisar tabelas de frequ?ncia;
Interpretar dados, construir gr?ficos estat?sticos;
Escolher medidas de tend?ncia central mais apropriadas aos dados de uma pesquisa.
Fra??o;
Representa??o decimal;
Porcentagem;
Plano cartesiano.
ATIVIDADE 1: CONHECENDO TERMOS ESTAT?STICOS E REALIZANDO UMA PESQUISA
Esta atividade se desenvolver? inicialmente no Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE). Com o objetivo de mostrar a import?ncia e a presen?a de conhecimentos estat?sticos no cotidiano, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: ?Quantos habitantes tem o Brasil??, "Como temos conhecimento desse n?mero??. Espera-se que os alunos respondam uma quantidade aproximada e indiquem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica) como fonte dessa informa??o. Em seguida, o professor dever? explicar que este ? um dos institutos brasileiros respons?veis por desenvolver este tipo de atividade no pa?s e instigar os alunos a relatarem outras pesquisas desenvolvidas ou n?o por este instituto.
Ap?s essa conversa introdut?ria, os alunos dever?o acessar o seguinte endere?o eletr?nico: http://www.uff.br/cdme/pesqest/pesqest-html/pesqest01.html. O professor dever? utilizar as abas contidas nessa p?gina para mostrar a defini??o de pesquisa estat?stica, poss?veis pesquisas que n?o tenham sido mencionadas no momento anterior, e explorar essas pesquisas para explicar os seguintes termos estat?sticos: amostra, popula??o, vari?vel qualitativa e quantitativa e frequ?ncia absoluta e relativa. Como por exemplo, na aba ?elei??es? (ver imagem 1), h? uma pesquisa de inten??o de votos com 928 entrevistados. Este n?mero representa a amostra, e o n?mero de habitantes da cidade do Rio de Janeiro, a popula??o. Na aba ?torcidas?, o professor poder? utilizar a pergunta sobre o time de prefer?ncia dos brasileiros para definir a vari?vel de uma pesquisa.
IMAGEM 1: Aba Elei??es
Fonte:http://www.uff.br/cdme/pesqest/pesqest-html/pesqest08.html
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Ap?s o estudo dos temos estat?sticos mencionados acima, o professor dever? abordar a utilidade destes na constru??o de tabelas de frequ?ncias, como est? descrito na pr?xima etapa dessa atividade.
1.1 CONSTRUINDO UMA TABELA DE FREQU?NCIAS
Nesse momento, o professor ir? utilizar os termos definidos anteriormente na constru??o de uma TABELA DE FREQU?NCIAS. Para isso, ele realizar? uma pesquisa com os alunos. Seguem algumas sugest?es de vari?veis a serem exploradas: time de prefer?ncia, sabor de sorvete e disciplina favorita. Na medida em que os alunos responderem a pergunta de pesquisa, os dados dever?o ser colocados no quadro para que os alunos visualizem e auxiliem na contagem e determina??o das porcentagens, relacionadas respectivamente ?s frequ?ncias, absoluta e relativa.
A partir da organiza??o de dados realizada anteriormente, os alunos dever?o utilizar esse conhecimento em uma pesquisa mais ampla a ser desenvolvida por eles na rede social Facebook.
1.2 CRIANDO UM GRUPO NO FACEBOOK
O professor dever? propor a turma que criem um grupo no Facebook para a realiza??o de uma pesquisa nessa rede social. Desse modo, em primeiro lugar, os alunos dever?o escolher, por meio de uma vota??o, o nome do grupo. Em seguida, professor e alunos dever?o criar o grupo(ver imagem 2). Seguem abaixo links importantes para esse procedimento:
1. http://webzoon.blogspot.com.br/2012/02/como-criar-e-o-que-sao-grupos-no.html- Tutorial sobre a cria??o de um grupo;
2. https://www.facebook.com/about/groups- P?gina para a cria??o do grupo.
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IMAGEM 2: P?gina para a cria??o de grupos no Facebook
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Fonte: https://www.facebook.com/about/groups
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1.3 ELABORANDO O QUESTION?RIO
Neste momento, o professor dever? informar que o objetivo da pesquisa proposta ser? determinar o perfil dos alunos da escola que utilizam o Facebook. Desse modo, os alunos dever?o elaborar as perguntas que ir?o compor a entrevista a ser utilizada na pesquisa. Seguem abaixo algumas sugest?es:
PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS ALUNOS DO __? ANO |
1. Qual ? a sua idade? |
2. Qual ? o seu sexo? |
3. Com quantos anos voc? come?ou a utilizar a internet? |
4. Quantas s?o as redes sociais acessadas por voc? (exceto Facebook)? |
5. Quais s?o as redes sociais acessadas por voc? atualmente (exceto Facebook)? a. Orkut b. MySpace c. Twitter d. Badoo e. Google + |
6. H? quanto tempo (meses) voc? utiliza o Facebook? |
7. Quantas horas di?rias voc? passa utilizando o Facebook? |
8. Quais s?o os principais fatores que o levaram a utilizar o Facebook? |
9. Quais os seus objetivos ao utiliz?-lo? |
As perguntas ser?o respondidas atrav?s de coment?rios e o t?tulo da postagem dever? conter o ano da turma que est? sendo pesquisada, como mostra a figura abaixo:
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IMAGEM 3: Modelo para pesquisa no grupo
Fonte: Cria??o do autor
1.4 REALIZANDO A PESQUISA
Para a realiza??o das pr?ximas etapas dessa atividade, o professor dividir? a turma em 5 equipes e sortear? os anos (caso a escola tenha muitas turmas de um mesmo ano, fica a crit?rio do professor a distribui??o destas entre as equipes) a serem pesquisados ou seguir? a sugest?o abaixo:
Equipe 1: 8? ano;
Equipe 2: 9? ano;
Equipe 3: 1? ano (Ensino M?dio);
Equipe 4: 2? ano (Ensino M?dio);
Equipe 5: 3? ano (Ensino M?dio).
Os convites para os alunos que far?o parte da pesquisa ser?o feitos da seguinte maneira: cada grupo dever? ficar respons?vel pelo convite aos alunos de sua amostra na pesquisa, por exemplo, a equipe 1 ir? convidar os alunos do 8? ano e assim por diante. O professor dever? combinar com os alunos o tempo m?ximo para a obten??o dos dados da pesquisa.
1.5 ORGANIZANDO OS DADOS EM TABELAS DE FREQU?NCIAS
Com os dados j? coletados, os alunos dever?o construir gr?ficos para analisar os dados e montar um perfil de usu?rio do Facebook com a sua respectiva amostra (tarefas a serem desenvolvidas na atividade 2). Para isso, recomenda-se a elabora??o de tabelas de frequ?ncias, com os resultados obtidos na enquete, utilizando a planilha eletr?nica Calc do OpenOffice (ver imagem 4):
IMAGEM 4: Tabelas de Frequ?ncias
Fonte: Cria??o do autor
Para a observa??o de modelos de tabelas de frequ?ncias, recomenda-se o seguinte endere?o eletr?nico: https://docs.google.com/open?id=0B2QqMDjjx-kFUEFFX1RhTHBlLTA.
ATIVIDADE 2: CONSTRUINDO GR?FICOS E ANALISANDO DADOS
No laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), os alunos dever?o conhecer os diversos tipos de gr?ficos que poder?o ser utilizados para a apresenta??o dos dados de uma pesquisa, desse modo, o professor dever?, inicialmente, explorar as caracter?sticas e analisar os dados contidos no gr?fico abaixo:
IMAGEM 5: Gr?fico de segmentos
Este gr?fico apresenta a inten??o de votos nas elei??es presidenciais de 2010, realizada em setembro pelo instituto Vox Populi, contida no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisas_de_opini%C3%A3o_na_elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_brasileira_de_2010.
Para introduzir o assunto desta atividade, o professor dever? debater com os alunos sobre as informa??es contidas nessa pesquisa, como a inten??o de votos dos eleitores pesquisados no dia 17.03. Al?m de perguntar sobre o que o gr?fico est? indicando em rela??o ? possibilidade de elei??o de alguns candidatos, e indagar sobre o que realmente aconteceu, se a pesquisa condiz com quem posteriormente foi eleito presidente nesta vota??o.
Ap?s essa breve an?lise gr?fica e com o intuito de destacar caracter?sticas dos gr?ficos mais comumente utilizados, o professor dever? mostrar os v?rios tipos de representa??o gr?fica que seguem abaixo:
IMAGEM 6 : Gr?fico de barras
Fonte: http://cbv8anod.blogspot.com.br/2012/04/matematica-grafico-de-barras-e-de.html
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Os gr?ficos de barras s?o muito usados para comparar quantidades. As barras podem ser horizontais ou verticais, quando tamb?m s?o chamadas de colunas. Seja na horizontal ou na vertical, quanto maior o comprimento de uma barra, maior o valor que representa.
IMAGEM 7 : Gr?fico circular (de setor)
Fonte: Cria??o do autor
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Este modelo de gr?fico torna mais f?cil a visualiza??o dos dados, afinal, consegue dividir bem cada peda?o para uma determinada propor??o. ? geralmente utilizado quando os dados se apresentam em porcentagens.
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IMAGEM 8 : Gr?fico de linha e ponto
Fonte: Cria??o do autor
O gr?fico em linha constitui uma aplica??o do processo de representa??o das fun??es no sistema de coordenadas cartesianas ortogonais. Normalmente, ? mais utilizado nas s?ries cronol?gicas, onde a vari?vel tempo ? representada no eixo horizontal e as quantidades respectivas no eixo vertical.
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Ap?s a abordagem dos tipos de gr?ficos, o professor dever? propor aos alunos a constru??o de gr?ficos, na planilha eletr?nica Calc (nos Recursos Complementares desta aula, segue um tutorial com informa??es importantes sobre esse programa), com os dados coletados na pesquisa realizada sobre o perfil dos usu?rios do Facebook, a partir de tabelas elaboradas no formato apresentado na atividade 1. Cada equipe dever? escolher o(s) tipo(s) de gr?fico(s) que julgar mais apropriado.
ATIVIDADE 3:UTILIZANDO A ESTAT?STICA PARA REALIZAR VENDAS
PREPARA??O DO AMBIENTE
Esta atividade ocorrer? no laborat?rio de inform?tica educativa, ser?o utilizados os seguintes recursos: computador, cartolina, canetinhas e data-show. Recomendam-se as seguintes regras:
- Participa??o nas atividades;
- Respeito ? opini?o dos colegas;
- Aten??o e sil?ncio durante a apresenta??o do v?deo;
-Divis?o da turma em 5 equipes (a mesma forma??o da atividade 1).
O objeto educacional a ser utilizado ? intitulado ?OLHA O SANDU?CHE!? e est? dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do seguinte endere?o: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17173. Este v?deo aborda a import?ncia da organiza??o e an?lise de dados, estruturada na chamada pesquisa de mercado, como tamb?m o uso de medidas estat?sticas (m?dia, mediana e moda) a partir de uma problematiza??o simples, vinculada ao cotidiano de um casal que est? iniciando uma venda de sandu?ches.
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IMAGEM 9: V?deo ?OLHA O SANDU?CHE!?
Fonte: Cria??o do autor
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DESCRI??O DA ATIVIDADE
ETAPA 1 ? CONHECENDO UMA AN?LISE DE CRIT?RIOS PARA A ESCOLHA DE MEDIDAS DE TEND?NCIA CENTRAL
Inicialmente, o professor dever? abordar os conceitos de m?dia, mediana e moda, utilizando os dados obtidos na pesquisa realizada pelos alunos. Como por exemplo, caso o twitter tenha sido a rede social mais utilizada (fora o Facebook), ent?o, o twitter ? a moda desta distribui??o de dados. Sugere-se, ainda, fazer a m?dia de idade com a qual os alunos da pesquisa come?aram a utilizar redes sociais.
Ap?s a defini??o e exemplifica??o das medidas estat?sticas mencionadas acima, os alunos dever?o ver o v?deo proposto para essa atividade e analisar, principalmente, os crit?rios de utiliza??o de cada medida de tend?ncia central relacionados aos dados coletados na pesquisa. As d?vidas e aspectos interessantes do v?deo devem ser anotados pelos alunos para uma posterior discuss?o com o professor e os demais colegas.
ETAPA 2 ? PLANEJANDO A VENDA DE UM PRODUTO
O professor dever? propor o seguinte desafio aos discentes: a partir das observa??es feitas no v?deo eles dever?o elaborar um question?rio para uma nova pesquisa no Facebook (o n?mero de perguntas depender? do produto a ser vendido), a qual servir? como base de dados para a venda de um produto, este poder? existir no mercado, como caneta, livro, computador, ou poder? ser uma inven??o da equipe. Cada equipe dever? escolher uma ou mais medidas de tend?ncia central para analisar as respostas obtidas na pesquisa.
ETAPA 3 ? APRESENTANDO O PRODUTO
Ap?s a escolha desse produto, os alunos dever?o apresent?-los (foto, desenho ou apenas descri??o) no grupo do Facebook, de modo a tentar ?vend?-lo? aos demais alunos. A pseudovenda ser? realizada atrav?s do pr?prio Facebook da seguinte forma:
1. A equipe dever? anunciar e expor o produto, da forma que julgar mais eficaz, no grupo do Facebook;
2. Os alunos restantes devem comentar, caso gostem do produto e queiram ?compr?-lo?.
Fica a crit?rio do professor e dos alunos a determina??o do tempo m?ximo para a venda dos produtos pelas equipes.
MOMENTO DO ALUNO: Neste momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta.
DISCUSS?O:
As equipes dever?o apresentar, ao restante da turma, uma imagem e a descri??o do produto colocado ? venda, bem como um pequeno relato sobre os dados da pesquisa utilizados na escolha ou cria??o do produto, al?m de mostrar como escolheram a medida de tend?ncia central (moda, m?dia e mediana) mais eficaz para analisar as respostas obtidas na pesquisa. O professor dever? solicitar que eles exponham os dados da pesquisa utilizando o modelo apresentado no v?deo. Ap?s esse momento, o docente dever? abordar o significado da medida de tend?ncia central mais utilizada no cotidiano dos alunos, a partir de situa??es como esta: ?Em uma negocia??o entre governo e sindicato de uma determinada categoria, anuncia-se pelo poder p?blico um sal?rio m?dio de valor x, este acima da m?dia nacional, e, desse modo, a categoria n?o teria o que reclamar (considerando a m?dia nacional um valor justo para a atividade exercida). Pergunta-se, todos os profissionais desta categoria n?o tem mesmo o que reivindicar? Por qu???.
IMAGEM 10: Tabela de pesquisa-?Quantos sandu?ches voc? compra na praia??
Fonte: Cria??o do autor
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O docente poder? premiar as equipes que conseguiram ?vender? mais produtos virtualmente, sugere-se a utiliza??o de brindes educativos, como o Tangram ou o Cubo M?gico.
SISTEMATIZA??O:
Neste momento, o professor formalizar? o assunto abordado na atividade juntamente com os alunos. O docente dever? escolher a equipe que vendeu mais produtos e mostrar os aspectos, como, por exemplo, perguntas elaboradas pela equipe na pesquisa, a organiza??o dos dados e a escolha da medida de tend?ncia centralque foram importantes nesse processo. Em seguida, os alunos dever?o analisar os aspectos referentes ao processo de venda das outras equipes analisando esses e outros aspectos que julgarem importantes.
Sugest?o de links para os alunos:
?Site que disponibiliza v?rias pesquisas estat?sticas: http://www.ibge.gov.br/home/?
?Site contendo um gr?fico sobre uma pesquisa de opini?o p?blica:http://datafolha.folha.uol.com.br/
?Tutorial sobre o Calc:http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/celsonunes/openoffice009.asp
?Tutorial sobrea Microsoft Office Excel: http://www.bertolo.pro.br/FinEst/Estatistica/Basic%C3%A3o%20de%20Estat%C3%ADstica.pdf
Sugest?o de links para o professor:
?P?gina contendo v?rias no??es de estat?stica:
http://matematica.com.br/site/ensino-medio/117-estatistica/404-nocoes-de-estatistica.html
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
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?Projeto de ensino de Estat?stica:
?Aula explorando termos estat?sticos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20643;
?Tutorial sobre Grupos no Facebook:
http://guiadoiniciante.blogspot.com.br/2009/12/tutorial-facebook-grupos.html;
?P?gina que cont?m dicas sobre grupos no Facebook: http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2012/04/tudo-sobre-os-grupos-do-facebook/
O professor poder? investigar, nas atividades 1 e 2, se os alunos conseguiram compreender os conceitos estat?sticos, bem como a constru??o e an?lise de dados de uma tabela de frequ?ncias e dos gr?ficos solicitados, a partir da adequa??o do perfil de usu?rios do Facebook estabelecido pelas equipes aos dados coletados na pesquisa realizada com os alunos da escola. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram escolher a medida de tend?ncia central mais apropriada aos dados da pesquisa a partir das escolhas realizadas no processo de venda de produtos pelas equipes.