Portal do Professor

Início do Conteúdo

Atitude filos?fica e Senso comum

Autor e Co-autor(es)

Elisandra Angrewski imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Rosangela Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Filosofia Hist?ria da filosofia
Ensino M?dio Filosofia O que ? filosofia
Ensino M?dio Filosofia Teoria do conhecimento

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar atitudes filos?ficas;

- Diferenciar atitude filos?fica de senso comum;

- Refletir sobre as atitudes cotidianas.

Duração das atividades

Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

?

Iniciar a aula apresentando aos alunos as imagens abaixo e solicitar que falem sobre outras quest?es que despertam a curiosidade, a d?vida ou a admira??o.

Fonte: Adaptado de http://blogmail.com.br/o-que-sao-os-memes-da-internet/. Acesso em ago de 2012.

?

Depois dessa conversa inicial apresente a tira seguinte que prop?e uma reflex?o sobre o tempo e pergunte se os alunos j? haviam pensado sobre o assunto nessa perspectiva.

?

Sobre a recurso:

O recurso se trata de uma tirinha, na qual est?o sendo abordadas as tem?ticas da fluidez e velocidade do tempo na vida.

?

Ao iniciar a aula levando o aluno a pensar sobre essas quest?es promove-se a reflex?o sobre o cotidiano.

Explique que diante das situa??es corriqueiras os indiv?duos s?o levados a se posicionar passivamente, sem questionamento, ou ativamente, questionando. Essas duas formas definem, em grande medida, o que ? o senso comum e o que ? a atitude filos?fica.

Na sequ?ncia proponha aos alunos a seguinte quest?o: como voc? se coloca frente aos acontecimentos di?rios?

Solicite que os alunos reflitam sobre isso durante todo o percurso dessa sequ?ncia de aulas.

?
ATIVIDADE 1

?

A atitude filos?fica exige um certo distanciamento do cotidiano. Para facilitar o entendimento do que ? esse distanciamento pode-se utilizar o v?deo "Zoom do Cosmos" com intuito de promover a percep??o do Cosmos como algo infinitamente maior do que os fatos e os atos do cotidiano.

Pedir que os alunos, durante a exibi??o do v?deo,  reflitam sobre aquilo que definem como verdade absoluta.

Zoom do cosmos

Descri??o: Esse v?deo apresenta uma sequ?ncia de imagens e tem in?cio com a unidade de medida de 10 milh?es de anos luz (Cosmos) e se encerra com a aproxima??o em 1 femtometer (composi??o de uma folha).

Tempo: 1' 31?

Fonte: Portal Dia a Dia Educa??o

Dispon?vel em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_08/singlefile.php?cid=10&lid=106. Acesso em ago 2012.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Na sequ?ncia apresente o v?deo "Voc? sabe com quem est? falando?"

Solicite que os alunos observem como as rela??es entre as pessoas muitas vezes ? pautada em rela??es autorit?rias, preconceituosas e superficiais.

Descri??o: Este v?deo ? um trecho de uma palestra proferida pelo fil?sofo Mario S?rgio Cortella em 2007.

Tempo: 9' 34?

Fonte: YouTube

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ. Acesso em ago 2012

?

Depois de ver os v?deos os alunos dever?o, em duplas, elencar acontecimentos que considerem importantes para a humanidade. Na sequ?ncia as anota??es dever?o ser trocadas entre as duplas, que ir?o justificar como esses acontecimentos, apontados pelos colegas como importantes, afetam o seu dia a dia.

Finalmente as anota??es ser?o socializadas e o professor deve conduzir o debate com objetivo de promover o pensamento cr?tico sobre os fatos relatados como importantes.

Quest?es como as que seguem devem ser as norteadoras da atividade:

  • Qual ? a fonte da informa??o sobre o acontecimento?

  • Porque afeta seu dia a dia?

  • S? alterou o seu dia a dia?

  • Onde aconteceu?

  • Quando aconteceu?

?

As apresenta??es tendem a refor?ar a ideia de que mesmo quando nos propomos a pensar sobre os acontecimentos que interferem no nosso cotidiano, a reflex?o ? extremamente dif?cil e complexa e, muitas vezes, percebemos que acontecimentos propagandeados como relevantes em nada afetam a vida das pessoas.

ATIVIDADE 2 - Leitura de texto

?

Leitura da parte 1 intitulada "(...) O problema crucial ? o seguinte: a filosofia  aspira ? verdade total, que o mundo n?o quer. A filosofia, ?, portanto, perturbadora da paz" do texto sobre atitude filos?fica e senso comum dispon?vel em http://ialexandria.sites.uol.com.br/textos/israel_textos/que_e_filosofia.htm. Acesso em ago 2012.

Para realiza??o da leitura ? poss?vel conduzir os alunos ao laborat?rio de inform?tica para que acessem o site e leiam o texto ou, conforme o quadro ao lado, tamb?m ? poss?vel fotocopiar o texto e distribuir aos alunos.

Reproduza para os alunos o texto indicado no link acima e solicite a leitura silenciosa.

?

?

Em seguida, pe?a que um ou mais alunos realizem a leitura oral e discuta com a turma o conte?do do texto, fazendo as seguintes perguntas:

  1. Qual o assunto do texto?

  2. Qual a opini?o do autor sobre o tema?

  3. Para que p?blico leitor ele foi escrito?

  4. Que mensagem o texto transmite?

  5. Qual a sua opini?o sobre as ideias apresentadas no texto?

Sugira que os alunos tamb?m elaborem perguntas durante essa conversa, buscando compreender o texto.

Terminado o "bate papo" sobre o texto, disponha os alunos em pequenos grupos (duplas ou trios), pe?a que eles identifiquem a principal informa??o de cada par?grafo e a resumam em uma frase (escrita com as palavras deles).

No momento da socializa??o, selecione um grupo para apresentar a frase do primeiro par?grafo, outro para o segundo, e assim sucessivamente, at? terminar o texto. V? anotando no quadro as frases citadas pelos alunos. Depois de terminar a transcri??o no quadro, pe?a que os alunos leiam os enunciados na ordem e verifiquem se a sequ?ncia est? de acordo com a do texto e se as informa??es mais significativas est?o contempladas.

Ap?s a reflex?o dos alunos, explique-lhes que acabaram de sintetizar um texto, a partir das ideias principais dos seus par?grafos. Argumente que este tipo de atividade ? importante para sistematizar os conhecimentos adquiridos, ajuda a compreender os textos lidos e serve como aliada no estudo.

Depois da leitura do texto os alunos dever?o estabelecer as diferen?as entre atitude filos?fica e senso comum. Pode-se fazer um quadro contendo as caracter?sticas de cada uma das formas de conhecimento.

Senso Comum

Atitude Filos?fica

?

?

?

?

?

?

?

?


O professor dever? sistematizar no quadro de giz as diferen?as entre senso comum e atitude filos?fica.
?

ATIVIDADE 3

?

Na sequ?ncia, para auxiliar no entendimento da diferen?a entre esses dois tipos de conhecimento pode-se utilizar o trecho do filme "A Ilha", que mostra a inquietude que se afirma na negatividade pr?pria do fil?sofo em contraposi??o ao conformismo e aceita??o acerca do estado das coisas.

Fonte: Portal Dia a Dia Educa??o

Sobre o filme "A Ilha" - 

EUA, 2005, 127 min, Fic??o Cient?fica. Dire??o: Michael Bay

Lincoln Six Echo reside num centro de alta tecnologia, dotado de um grande sistema de seguran?a que controla cada passo. Todos os residentes nesse centro acreditam que est?o ali por serem os ?nicos sobreviventes de uma contamina??o que devastou o resto da popula??o e o mundo. Os sobreviventes esperam ?ganhar na loteria?, o que significa ser enviado para uma ilha paradis?aca - ?nico local que n?o foi atingido pela suposta contamina??o. Por?m, o mundo em que vivem, assim como a ilha, n?o passam de uma inven??o.

Palavras-chave: atitude filos?fica, passividade, d?vida, ingenuidade, inquietude.

Dispon?vel em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20338 Acesso em ago 2012.

?

?

Depois de ver o trecho do filme os alunos, individualmente, dever?o identificar e registrar em seus cadernos qual personagem apresenta atitude filos?fica e qual parece agir de acordo com o senso comum, para ent?o, socializarem suas informa??es com os demais colegas.


ATIVIDADE 4

Os alunos organizados em grupos dever?o selecionar um objeto, uma ideia e um valor e, a partir disso, empreender as tr?s perguntas que constituem as caracter?sticas b?sicas da atitude filos?fica:

O que ?? Como ?? Por que ??

Sugest?o para organizar a atividade

1. Organize as duplas atrav?s de sorteio.
2. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos dessa atividade.
3. Os alunos dever?o anotar no caderno os resultados da atividade.


Depois de conclu?da a atividade ? hora de socializar as reflex?es dessa sequ?ncia de aulas.

?

?

No laborat?rio de inform?tica os alunos organizados em grupos de 3 ou 4 membros produzir?o um folder sobre o conte?do trabalhado nas aulas.

?

Esse material poder?  ser impresso e distribu?do aos demais alunos da escola. Se n?o for poss?vel fazer um grande n?mero de c?pias, sugerimos coloc?-lo em locais estrat?gicos como biblioteca, sala do Gr?mio Estudantil ou refeit?rio/cantina.

?

Sobre o Folder:   ? um impresso pequeno, constitu?do de uma s? folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conte?do informativo ou publicit?rio.

?

Para a produ??o desse material sugerimos que os grupos definam quais elementos constituir?o o folder. 

?

Por exemplo: esquema, quadro, caracter?stica da atitude filos?fica e do senso comum, reflex?es pr?prias, situa??es, imagens (ser?o pesquisadas na internet) lembrando que a resposta da pergunta inicial (Como nos posicionamos frente aos acontecimentos do cotidiano?) dever? estar presente nesse material.

?

Depois dessa etapa, os grupos definir?o o layout (estrutura) do folder, ou seja, como se dar? a disposi??o das informa??es no material.

?

Assim que conclu?rem seus rascunhos os alunos, utilizando o software livre Scribus, passar?o a produzir seu pr?prio material informativo.

?

Para a pesquisa de imagens sugerimos a utiliza??o do Google Imagens. O professor poder? indicar combina??es de palavras para a busca.

?

Sobre o Scribus:  ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
O tempo Imagem

Recursos Complementares

?

Trecho de Filme


Sugest?o de not?cia

?

Sites

Avaliação

Durante o processo o professor dever? estar atento ? participa??o dos alunos e ao final, solicitar que os alunos fa?am uma auto-avalia??o levando em considera??o:

  • Compreens?o das caracter?sticas das atitudes filos?ficas em contraposi??o ao senso comum.
  • Participa??o nos debates em sala de aula.
  • Participa??o ativa nos trabalhos em grupo.

O professor dever? contrapor suas anota??es ?s auto-avalia??es e repassar aos alunos suas observa??es do processo, apontando a coer?ncia ou a incoer?ncia das auto-avalia??es.

?

Refer?ncias

Alexandria. I. Que ? filosofia? Dispon?vel em: http://ialexandria.sites.uol.com.br/textos/israel_textos/que_e_filosofia.htm. Acesso em set 2012

Jaspers, Karl. Introdu??o ao pensamento filos?fico. S?o Paulo: Cultrix, 1971.

Souza F. F., Caroline. Produ??o de s?nteses: Esquema e mapa mental.  Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28438. acesso em set 2012.